A outra atleta japonesa em prova foi Rika Hongo que conseguiu o segundo lugar no programa curto, com uma prestação sólida. Todos os peões (total de 10.76pts) e a sequência de passos (4.90pts) conseguiram cumprir os requisitos do nível 4. Em termos de saltos, Hongo apresentou uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (9.70pts) logo na abertura do esquema. Na segunda metade do programa ela executou um triplo lutz (6.20pts) e um duplo axel (4.13pts). O triplo lutz foi punido com grau de execução negativo, tendo perdido 0.40 do valor base de 6.60, devido ao facto da entrada no salto não ter sido definida com clareza. Na segunda nota, o painel de juízes foi coerente e ela conseguiu médias de 7.54 na perícia, 7.36 nas transições/passos de ligação, 7.54 na performance/execução, 7.57 na coreografia/composição e 7.61 na interpretação.
As russas Elena Radionova e Anna Pogorilaya cometeram erros no programa curto que lhes custaram bastantes pontos.
Anna Pogorilaya caiu no segundo salto da combinação de triplo lutz-triplo toe loop (6.90pts). A terceira rotação do toe loop não foi realmente completa e a queda foi bastante feia. Foi-lhe aplicado automaticamente um ponto de dedução pela queda para além de ter perdido 2.10 pts do valor base de 9.00pts por causa do grau de execução negativo. O peão de combinação também não lhe correu bem. Esse peão foi apenas de nível 2 e foi punido com grau de execução negativo, perdendo 0.26 do valor base de 2.50. O problema é que quando ela ia fixar o pé de base para fazer a posição de "avião" perdeu o apoio e teve de improvisar daí para a frente. Os seus outros elementos foram o triplo loop (5.60pts), o peão com entrada saltada de nível 4 (4.06pts), o duplo axel (3.87pts), a sequência de passos de nível 4 (5.00pts) e o peão layback de nível 4 (3.70pts). Foi uma pena ela ter cometido erros técnicos pois este programa está bem desenhado e tem imenso potencial. Nos segmentos dos componentes, Pogorilaya ficou com 7.89 na períca, 7.64 nas transições/passos de ligação, 7.64 na performance/execução, 7.79 na coreografia/composição e 7.93 na interpretação.
Elena Radionova cometeu erros nos saltos todos. No programa curto é obrigatório que as atletas apresentem um axel duplo ou triplo. No entanto, Radionova apenas realizou um axel simples e, em consequência, esse elemento foi considerado inválido pelo que ela não recebeu aí qualquer ponto. A combinação de saltos era suposto ter sido o primeiro elemento técnico com triplo lutz-triplo toe loop. Só que a recepção no triplo lutz foi um pouco imperfeita e Radionova decidiu não arriscar o toe loop, pelo que o lutz (4.70pts) ficou cotado como o salto isolado. O elemento foi punido com grau de execução negativo, perdendo 1.30 do valor base de 6.00. Radionova acabou por improvisar uma combinação de saltos na segunda metade do esquema com triplo loop-triplo toe loop (7.81pts). Acontece que a terceira volta no toe loop não foi efectivamente completa e o elemento acabou punido com grau de execução negativo. O peão de combinação (3.07pts) e a sequência de passos (4.01pts) foram de nível 3. O peão com entrada saltada (3.70pts) e o peão layback (3.77pts) foram classificados com o nível 4. Nos componentes do programa, Radionova conquistou as médias de 8.00 na perícia, 7.68 nas transições/passos de ligação, 7.64 na performance/execução, 7.89 na coreografia/composição e 8.11 na interpretação.
Videos do programa curto
Asada
Hongo
Hicks
Pogorilaya
Li
Radionova
Chen
Miller
Rajicova
Park
Zhao
Zheng
A japonesa Rika Hongo foi a surpreendente vencedora do programa livre com uma nota de 129.97pts, apesar de três dos elementos técnicos terem sofrido com grau de execução negativo. No que toca aos peões, todos eles chegaram ao nível 4 e totalizam 11.20pts. Na sequência de passos de nível 3, Hongo obteve 4.16pts e na sequência coreográfica arrecadou mais 3.70pts. Quanto a saltos ela executou os seguintes: combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts), triplo salchow (5.60pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop (6.90pts), combinação de duplo axel-triplo toe loop-duplo toe loop (10.69pts), triplo loop (4.31pts), triplo lutz (3.52pts) e duplo axel (4.13pts). A combinação de triplo lutz-duplo toe loop e o triplo lutz isolado foram punidos com grau de execução negativo. O lutz da combinação não teve a entrada definida de modo completamente perceptível e no lutz isolado a definição de entrada foi definitivamente incorrecta. O triplo loop foi o outro elemento a ser punido com grau de execução negativo, perdendo 1.30pts do valor base de 5.61pts. Nos componentes do programa livre, Hongo ficou com 8.04 na perícia, 7.82 nas transições/passos de ligação, 8.25 na performance/execução, 8.32 na coreografia/composição e 8.36 na interpretação. Rika Hongo normalmente não é referida nas previsões das competições como uma das favoritas mas a verdade é que ela tem demonstrado que é capaz de se intrometer nas batalhas pelas medalhas em competições importantes.
Elena Radionova fez uma boa recuperação no programa livre em termos de classificação. Ela foi segunda no programa curto. As suas médias nos componentes do programa foram de 8.25 na perícia, 8.00 nas transições/passos de ligação, 8.18 na performance/execução, 8.18 na coreografia/composição e 8.32 na interpretação. No que diz respeito aos peões, o primeiro foi de nível 2 (3.07pts), o segundo foi de nível 3 (3.50pts) e o último foi de nível 4 (3.70pts). A sequência de passos foi de nível 3 (4.16pts). Na sequência coreográfica ela conquistou mais 3.00pts para a nota técnica. O seu plano de saltos foi o seguinte, por esta ordem: combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.20pts), triplo flip (5.10pts), triplo lutz isolado (3.90pts), combinação de triplo loop-loop simples-triplo salchow (10.39pts), duplo axel (3.99pts), triplo loop (4.21pts) e combinação de duplo axel-duplo toe loop (5.06pts). No entanto, quatro dos elementos de saltos foram penalizados com grau de execução negativo e ela perdeu 4.20pts só por causa disso. Além disso foi-lhe aplicado um ponto de dedução automática devido a uma queda no triplo lutz. Radionova está mais crescida e é possível que a sua técnica de salto tenha sido afectada. É bem possível que ela necessite de mais algum tempo para ajustar o seu eixo de rotação. Para já não é motivo para alarme. É uma fase e temos de nos lembrar que Radionova ainda é adolescente.
Mao Asada foi terceira no programa livre mas conseguiu terminar com a medalha de ouro graças à vantagem pontual que obteve no programa curto. Nos segmentos dos componentes do programa, Asada obteve médias consistentes de 8.71 na perícia, 8.50 nas transições/passos de ligação, 8.54 na performance/execução, 8.82 na coreografia/composição e 8.93 na interpretação. A sequência de passos (5.50pts), o peão com entrada saltada (3.70pts) e o peão layback (3.63pts) foram todos de nível 4. O peão de combinação (4.00pts) foi de nível 3. A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.30pts. Em termos de saltos, Asada começou por executar um triplo axel (10.36pts) que obteve bons graus de execução. Seguidamente foi a vez da combinação de triplo lutz-triplo loop (6.90pts). No entanto, a última rotação do loop não foi realmente completa e por isso o elemento foi punido com grau de execução negativo. Além disso, Asada caiu na recepção do loop fazendo com que também fosse automaticamente aplicado um ponto de dedução. Era suposto que o terceiro elemento de salto no esquema fosse um triplo lutz isolado mas o salto acabou por ser cotado apenas como duplo (1.41pts) pois a patinadora não conseguiu elevação suficiente para completar três rotações no ar e chegou ao gelo sem ter tempo sequer de improvisar uma melhor recepção. Este lutz foi igualmente punido com grau de execução negativo. A combinação de duplo axel-triplo toe loop (6.79pts) acabou ser punida com grau de execução negativo pois no toe loop a terceira volta não foi efectivamente realizada. Depois foi a vez de um triplo salchow (5.34pts) e um flip simples (0.51pts). O flip simples também foi punido com grau de execução negativo. O seu último salto foi um triplo loop (6.71pts). Pode não ter sido o seu melhor programa livre mas temos de levar em consideração que Asada está a regressar à competição após uma época inteira de ausência e por isso ainda está a reencontrar o seu ritmo competitivo. Asada foi ainda penalizada com um ponto de dedução devido a ter iniciado o programa após ter sido ultrapassado o tempo regulamentar de preparação depois da chamada à pista de gelo.
Anna Pogorilaya terminou à beira do pódio. Pogorilaya foi quarta no programa livre onde conquistou as seguintes médias nos segmentos dos componentes: 8.18 na perícia, 7.96 nas transições/passos de ligação, 8.00 na performance/execução, 8.21 na coreografia/composição e 8.29 na interpretação. Desta vez ela conseguiu amealhar uma boa pontuação nos peões, totalizando 12.35pts, sendo que todos foram de nível 4. A sequência coreográfica rendeu-lhe 2.70pts e a sequência de passos (4.23pts) foi de nível 3. Os saltos que ela realizou com sucesso foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.70pts), a combinação de triplo loop-loop simples-triplo salchow (10.40pts), duplo axel (4.20pts) e o segundo duplo axel isolado (4.20pts). O triplo lutz isolado (3.90pts), o triplo loop (3.51pts) e o triplo flip (2.47pts) foram punidos com grau de execução negativo. Foram ainda aplicados dois pontos de dedução automática devido a quedas na recepção de saltos como poderão conferir no vídeo em baixo.
Vídeos do programa livre
Hongo
Radionova
Asada
Pogorilaya
Chen
Park
Rajicova
Hicks
Li
Miller
Zhao
Zheng
Tabela com o resultado final
Sem comentários:
Enviar um comentário