terça-feira, 3 de setembro de 2013

Notícias - Alterações nas regras

A ISU (Internacional Skating Union), organismo que controla a patinagem artística de competição, apresentou uma importante alteração nas regras para as situações em que hajam interrupções durante a execução do programa do patinador ou par que estiver em prova.
Na sequência de algumas situações que ocorreram em provas oficiais, em que potenciais medalhados fizeram paragens nas suas danças livres sem que lhes tivesse sido aplicada qualquer penalização objectiva em consequência, e dos comentários negativos que se geraram, a ISU decidiu agir.
A partir desta temporada, surge a ideia de que poderá ser aplicada uma penalização de -5pts. Se ocorrer um problema que não possa ser remediado imediatamente e o patinador se dirigir ao arbitro nos 40 segundos seguintes ao problema, o arbitro poderá conceder até cerca de 3 minutos para o patinador se recompor. Esse período extra de tempo que pode ir até 3 minutos começará a contar a partir do momento em que o patinador se dirigiu ao arbitro para reportar o problema. A interrupção inteira implicará que o arbitro aplique uma penalização de -5 pontos ao patinador ou par em causa. Esta regra aplica-se aos pares e ao patinadores que competem nas categorias individuais.
Caso o patinador não se dirija ao arbitro nos 40 segundos imediatamente a seguir ao problema ou não recomece o seu programa dentro do limite dos tais 3 minutos, o arbitro considerará esse comportamento como desistência oficial.
Para o recomeço do programa, o arbitro deverá decidir e indicar, consultando o controlador técnico, qual o ponto onde se considerou que o programa foi de facto interrompido.  O ponto de recomeço do programa será comunicado ao patinador e se a interrupção tiver ocorrido durante um elemento, ele já não o poderá repetir e se o fizer os juízes irão ignorá-lo não lhe podendo dar pontuação por ele.
Por exemplo, no vídeo do par canadiano Virtue & Moir, a patinadora teve uma caibra na entrada para uma figura de elevação. Pelas novas regras, este par já não podia repetir esse elemento e se o fizesse os juízes não poderiam avaliá-lo. Para além da penalização obrigatória pela interrupção ainda perderiam os pontos dessa figura de elevação pois ela seria considerada inexistente.
 
Virtue & Moir - Camps. dos 4 Continentes 2013 - Dança livre
 
Maia e Alex Shibutani - Taça da Russia 2012 - Dança livre
 
Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron - Mundiais juniores 2013 - Dança livre
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário