terça-feira, 1 de outubro de 2013

Notícias - Jogos Olímpicos de Inverno 2014 (lugares)

Depois dos resultados dos campeonatos mundiais de 2013 e do troféu Nebelhorn 2013 ficaram apuradas as nações para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, nas 4 disciplinas em patinagem artística, levando em consideração que o número de vagas era muito limitado.

No dia 1 de Outubro de 2013, a ISU (União Internacional de patinagem) publicou um comunicado oficial explicando vários aspectos relacionados com os Jogos Olímpicos 2014.

Um dos aspectos focados nesse comunicado tem a ver com a lista de nações e respectivo número de participante por disciplina. As listas são as seguintes:

SENHORAS

Coreia do Sul - 3 lugares
Japão - 3 lugares
Estados Unidos - 3 lugares
Itália - 2 lugares
China - 2 lugares
Canadá - 2 lugares
Rússia - 2 lugares
França - 1 lugar
Suécia - 1 lugar
Ucrânia - 1 lugar
Estónia - 1 lugar
Eslováquia - 1 lugar
Alemanha - 1 lugar
Grã-Bretanha - 1 lugar
Austrália - 1 lugar
Geórgia - 1 lugar
Noruega - 1 lugar
Áustria - 1 lugar
Rep. Checa - 1 lugar
Brasil - 1 lugar

HOMENS

Canadá - 3 lugares
Japão - 3 lugares
Cazaquistão - 2 lugares
Espanha - 2 lugares
Estados Unidos - 2 lugares
França - 2 lugares
Rep. Checa - 2 lugares
Alemanha - 1 lugar
Uzbequistão - 1 lugar
China - 1 lugar
Rússia - 1 lugar
Suécia - 1 lugar
Bélgica - 1 lugar
Áustria - 1 lugar
Estónia - 1 lugar
Israel - 1 lugar
Roménia - 1 lugar
Filipinas - 1 lugar
Austrália - 1 lugar
Ucrânia - 1 lugar
Itália - 1 lugar


PARES

Rússia - 3 lugares
Canadá - 3 lugares
Alemanha - 2 lugares
China - 2 lugares
França - 2 lugares
Estados Unidos - 2 lugares
Itália - 2 lugares
Grã-Bretanha - 1 lugar
Ucrânia - 1 lugar
Estónia - 1 lugar
Israel - 1 lugar

DANÇA

Estados Unidos - 3 lugares
Canadá - 3 lugares
Rússia - 3 lugares
Itália - 2 lugares
França - 2 lugares
Alemanha - 2 lugares
Grã-Bretanha - 1 lugar
Ucrânia - 1 lugar
Lituânia - 1 lugar
Azerbaijão - 1 lugar
China - 1 lugar
Turquia - 1 lugar
Austrália - 1 lugar
Japão - 1 lugar
Espanha - 1 lugar

Para o caso de ocorrer algum problema com qualquer dos países que fazem parte dos qualificados, a ISU já publicou a lista dos que ficam em prevenção para eventual repescagem. Por que é que esta lista existe? Para prevenir algumas situações. No caso dos pares e da dança é cada vez mais usual ver os patinadores e patinadores buscarem parceiros sem olhar à nacionalidade. Para as competições normais basta que esses atletas tenham a autorização da federação do seu país de origem e/ou autorização de residência do país que passam a representar. Mas para os Jogos Olímpicos isso só não chega pois é necessário que ambos os elementos da parceria tenham a nacionalidade do país de que representam. Este é um problema que o par de dança da Lituânia Isabella Tobias & Deividas Stagniunas tem tentado resolver sem sucesso. Isabella Tobias nasceu nos Estados Unidos e, apesar das tentativas de pedido de nacionalidade lituana, o governo da Lituânia tem sistematicamente recusado esse pedido. Problema semelhante tem o par Daria Popova & Bruno Massot pois Daria não tem nacionalidade francesa. Outro par com problema igual é Nelli Zhiganshina & Alexander Gazsi. Nelli ainda está à espera de obter passaporte alemão.
Para além das questões de nacionalidades podem existir outras situações. Uma delas é nenhum dos atletas de um dos países que já está na lista obter as notas técnicas mínimas para poder competir nos Jogos Olímpicos.
Outra situação que pode acontecer é um certo país ter mais do que um lugar disponível mas não ter atletas seniores suficientemente boas para participarem. Estou a pensar especificamente no caso da Coreia do Sul que tem três lugares. Yuna Kim é a sua grande estrela e é a actual campeã olímpica (titulo conquistado em 2010). No entanto, as outras atletas da Coreia do Sul estão muito longe do nível de Yuna Kim e terão poucas oportunidades de participarem em eventos internacionais (ainda lhe falta ranking) para obter as notas técnicas mínimas de referência. Isto pode fazer com que a Coreia do Sul possa abdicar de um dos três lugares que tem disponíveis na categoria de senhoras.

Listas de países que ficam em prevenção para o caso de necessidade de substituição de algum dos países automaticamente qualificados que sejam obrigados a abdicar da sua vaga. (por ordem de classificação):

SENHORAS

Lituânia, Finlândia, Luxemburgo, México, Letónia, Filipinas, Eslovénia, Taipé, Bulgária, Bélgica, Suíça, Holanda, Dinamarca, Espanha, Israel, Roménia, Grécia, India, África do Sul, Turquia, Republica da Irlanda, Hungria, Sérvia;

HOMENS

Polónia, Brasil, Dinamarca, Mónaco, Suíça, Bielorrússia, Finlândia, Coreia do Sul, Bulgária, Coreia do Norte, Grã-Bretanha, Hong Kong, Taipé, Arménia, Turquia, Lituânia, Hungria, México, Croácia, Republica da Irlanda;

PARES

Japão, Áustria, Coreia do Norte, Bielorrússia, Polónia, Bulgária, Suécia, Espanha, Turquia;

DANÇA
Eslováquia, Polónia, Geórgia, Finlândia, Suíça, Rep. Checa, Hungria, Estónia, Áustria, México, Bielorrússia;





Sem comentários:

Enviar um comentário