sábado, 26 de outubro de 2013

Skate Canada 2013 - Homens (Curto)

O segundo troféu que faz parte do circuito do grande prémio sénior é o Skate Canada. A edição de 2013 está a decorrer em Saint John, na pista de gelo Harbour Station.
O programa curto masculino realizou-se no dia 25-10-2013.

TABELA COM RESULTADOS

1.ºPatrick Chan

Canadá
88.10pts

2.ºNobunari Oda

Japão
80.82pts

3.ºYuzuru Hanyu

Japão
80.40pts

4.ºJeremy Abbott

EUA
74.58pts

5.ºTakahito Mura

Japão
73.08pts

6.ºElladj Baldé

Canadá
72.35pts

7.ºMichal Brezina

Rep. Checa
71.71pts

8.ºJoshua Farris

EUA
69.14pts

9.ºAndrei Rogozine

Canadá
68.31pts

10.ºRoss Miner

EUA
66.71pts

ANÁLISE


Antes da competição começar praticamente toda a gente apontava um duelo entre Patrick Chan e Yuzuru Hanyu como sendo o prato principal desta prova. Também havia muita curiosidade em saber como Nobunari Oda ia ser capaz de se intrometer ou não nessa luta. Paralelamente, esperava-se uma luta interessante entre os patinadores japoneses na luta pela supremacia a nível da selecção nacional nipónica.
O programa curto masculino foi pautado por alguns erros nas tentativas de saltos quádruplos e isso, de certa maneira, minou a qualidade geral da competição.
O patinador Patrick Chan, actual campeão do mundo, contou com o apoio incondicional do público canadiano mas não esteve absolutamente perfeito no seu programa. O principal erro de Chan aconteceu na combinação. Ele efectuou uma combinação de triplo toe loop com triplo toe loop mas na realidade ele queria executar uma combinação de quadruplo-triplo. Todos os seus elementos foram classificados de nível 4, com excepção do primeiro peão que se ficou pelo nível 3. No que toca aos componentes, houve um juiz que ousou atribuir-lhe um 10.00 na escala do segmento de interpretação, comparando com outros juízes que lhe atribuíram 8.00, 8.25 e 8.50. Aquele 10.00 parece-me manifestamente exagerado.
Nobunari Oda patinou no primeiro grupo e como sabemos os juízes tendem a "guardar notas" nos segmentos que compõem os componentes do programa, pois têm de manter uma margem para os que patinam de seguida, tendo em mente que possam aparecer patinadores melhores. Este sistema de pontuação foi desenhado para evitar esses comportamentos por parte dos juízes mas a verdade é que as mentalidades não mudaram e continuar a existir essa atitude de "guardar notas". Oda cometeu um erro grave ao cair na tentativa de quadruplo toe loop. Por causa da queda foi automaticamente penalizado com um ponto de dedução. O triplo axel que ele executou foi muito bom e a combinação de triplo lutz com triplo toe loop não teve problemas. Mas nos componentes, apesar de Oda ser um bom performer, os juízes foram rígidos e ele teve um total de 38.21pts na segunda nota.
Yuzuru Hanyu não esteve nos seus melhores dias e pareceu que faltou um pouco de ataque durante todo o programa. Hanyu foi penalizado com grau de execução negativo em dois elementos de saltos: o quadruplo toe loop (por causa da recepção deficiente) e na combinação. Hanyu pretendia executar uma combinação de triplo lutz com triplo toe loop mas apenas fez um lutz simples seguido de triplo. Esse erro custou-lhe a liderança nesta fase da competição. O triplo axel foi óptimo e foi realizado na sequência de uma entrada muito difícil.
Jeremy Abbott ficou em quarto lugar e a nota dos componentes foi superior à nota técnica (35.30 contra 39.28). Todos os elementos de saltos realizados por Abbott foram penalizados com grau de execução negativo. Mesmo assim, o quadruplo toe loop foi o seu melhor salto. Na combinação, ele tinha planeado fazer triplo-triplo mas apenas fez duplo lutz com duplo toe loop. Todos os peões e sequência de passos foram de nível 4.
Takahito Mura podia ter tido uma classificação bastante superior não tivesse sido o facto do seu quadruplo toe loop ter sido desconsiderado pelos juízes. Ou seja, ele tentou o quadruplo mas os juízes verificaram que a quarta rotação não foi de facto completa e cotaram o salto como triplo para além de lhe aplicarem -3 em toda a linha de escala do grau de execução. Isso fê-lo perder imensos pontos. O seu triplo axel foi bom. Na combinação, Mura executou um triplo lutz com triplo toe loop. Os graus de execução de praticamente todos os seus elementos foram medianos. No que diz respeito aos componentes, parece que os juízes ficaram divididos quanto ao que viram no programa. No segmento da interpretação, por exemplo, um juiz atribuiu-lhe 5.50 enquanto outro lhe deu 8.25. No segmento da performance/execução, um juiz deu-lhe 6.50 mas outro deu-lhe 8.00. O total da nota dos componentes de Mura foi de 34.52pts.
Michal Brezina é o único patinador europeu nesta prova. O seu maior erro foi falhar o quadruplo salchow que tinha planeado fazer. Brezina acabou por fazer somente um duplo salchow que apenas tem um valor base de 1.30pts, sendo que ainda por cima perdeu 0,60 por causa do grau de execução negativo, ficando apenas com 0,70pts nesse elemento. Brezina realizou também um triplo axel e uma combinação de triplo flip com triplo toe loop. Todos os peões foram de nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3.

VIDEOS
 
Patrick Chan
 
Nobunari Oda
 
Yuzuru Hanyu
 
Jeremy Abbott
 
Michal Brezina



Sem comentários:

Enviar um comentário