terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sochi 2014 - Competição por equipas (Parte 2)

SOCHI 2014

COMPETIÇÃO POR EQUIPAS


Competição por equipas - Parte 1: 
http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2014/02/sochi-2014-competicao-por-equipas-parte.html


A competição por equipas em patinagem artística iniciou a sua segunda fase após a realização do programa curto em todas as disciplinas. As selecções apuradas para a final foram a Rússia, o Canadá, os Estados Unidos da América, a Itália e o Japão. 

PROGRAMA LIVRE - HOMENS
Evgeny Plushenko foi o centro das atenções pois muito se especulou se ele conseguiria aguentar o ritmo e duração do programa livre. Na verdade, ele pareceu estar em forma apesar das limitações físicas com que tem de lidar devido à operação às costas. Ele não se escondeu por trás dessa justificação e começou o seu programa livre em grande com a execução de um quadruplo toe loop (12.16pts). Logo de seguida, Plushenko realizou um triplo lutz (7.50pts) e um triplo axel (10.64pts). Os restantes saltos foram executados na segunda metade do esquema para garantir alguma pontução extra. Nessa fase ele fez uma combinação de triplo axel-duplo toe loop-duplo loop (12.90pts) e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.31pts). O grau de execução da combinação do triplo axel podia ter sido melhor caso Plushenko tivesse agarrado a saída do duplo loop com mais segurança. A partir dessas duas combinações muita gente ficou com a sensação que Plushenko sentiu que podia resguardar-se pois já tinha garantido uma pontuação suficiente para ajudar a Rússia. Em termos de saltos, Plushenko finalizou com um duplo salchow (1.37pts), um duplo loop (2.11pts) e um duplo axel (4.20pts). O duplo salchow foi o seu único elemento penalizado com grau de execução negativo. A sequência coreográfica permitiu-lhe ficar com mais 3.40pts. A sequência de passos foi de nível 3 (4.30pts). O primeiro e o último peão foram de nível 3 (3.37pts + 3.79pts) e o segundo foi de nível 4 (3.43pts). Os seus segmentos dos componentes cifraram-se em 8.75 na perícia, 7.54 nas transições/passos de ligação, 9.14 na performance/execução, 8.79 na coreografia/composição e 9.14 na interpretação. 
Kevin Reynolds conseguiu obter 9 pontos para o Canadá ao ficar em segundo lugar no programa livre. O seu esquema foi muito ambicioso em termos de saltos mas na comparação directa com Plushenko verificamos que Reynolds conseguiu uma nota técnica superior, tendo ficado atrás do russo devido à nota dos componentes. De facto, nem poderia ser de outra forma visto que há uma diferença abismal entre Reynolds e Plushenko em tudo o que tenha a ver com performance e interpretação. Os saltos que Reynolds executou foram os seguintes: quadruplo salchow (12.07pts), combinação de quadruplo toe loop-triplo toe loop (16.11pts), triplo axel punido com grau de execução negativo (6.50pts), quadruplo toe loop (12.19pts), duplo axel (3.99pts), combinação de triplo flip com duplo loop (8.41pts), triplo lutz (7.00pts) e combinação de triplo salchow com duplo toe loop (6.05pts). Os seus dois primeiros peões foram de nível 3 (2.80pts + 3.57pts) e o último foi classificado de nível 4 (3.71pts). A sequência de passos foi de nível 3 (3.80pts). A sequência coreográfica rendeu-lhe 2.80pts. Nos segmentos dos componentes este patinador ficou com 7.93 na perícia, 7.64 nas transições/passos de ligação, 8.00 na performance/execução, 7.96 na coreografia/composição e 7.93 na interpretação. 

PROGRAMA LIVRE DE PARES
Stolbova & Klimov arrasaram durante o seu programa livre. Apenas um dos seus elementos técnicos foi punido com grau de execução negativo: era suposto terem feito uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo toe loop, mas Stolbova não fez o segundo salto devido a uma recepção defeituosa no triplo. Ela conseguiu recuperar bem mas o erro foi bem notório. O restante programa foi patinado com muita personalidade e garra, com linhas limpas e bem definidas. A sua vitória no programa livre fez com que a Rússia ficasse em boa posição para garantir um lugar no pódio.
Moore-Towers & Moscovitch apresentaram um bom programa livre mas em comparação com os russos demonstraram menos definição nos movimentos e pior postura geral. Este par é fortíssimo nas figuras de elevação e desta vez não foi excepção. O triplo salchow lado-a-lado foi o único elemento punido com grau de execução negativo. 
Berton & Hotarek tiveram 3 elementos com grau de execução negativo: a espiral da morte, o peão em combinação e o triplo salchow lado-a-lado. Berton deu uma enorme queda durante o programa e saiu da pista visivelmente combalida. Esperemos que esta situação não a venha a apoquentar durante a prova normal de pares. 
Menção especial para o par Castelli & Shnapir por terem tentado executar um quadruplo salchow no seu esquema. 

PROGRAMA LIVRE DE SENHORAS
Julia Lipnitskaya entrou em pista com uma enorme pressão sobre os ombros pois foi o seu programa foi determinante para garantir a medalha de ouro para a Rússia. Apesar de apenas ter 15 anos e ser estreante em Jogos Olímpicos, Lipnitskaya correspondeu completamente. Apenas um dos seus elementos sofreu uma penalização no grau de execução. Foi o que aconteceu na combinação de triplo lutz com duplo toe loop pois a posição da aresta na entrada do lutz não foi correcta. No final do dia de competição, Vladimir Putin foi pessoalmente cumprimentar a jovem atleta (a foto está disponível no nosso facebook).
Gracie Gold também esteve fantástica e fez um programa bastante consistente. O único senão ocorreu no triplo flip. Esse elemento foi punido com grau de execução negativo devido à definição de entrada no salto não ter sido correcta. Esta atleta deixou boas indicações para a prova individual.
Valentina Marchei ficou surpreendentemente em terceiro lugar nesta fase da competição. A impressão geral do seu programa foi a de que ela patinou como uma verdadeira mulher, esbanjando personalidade pela pista durante todo o esquema. Tecnicamente, ela viu três dos seus elementos serem punidos com grau de execução negativo: o triplo flip (definição de entrada incorrecta), a combinação de duplo axel-duplo toe loop e a combinação de triplo salchow com duplo duplo toe loop e duplo toe loop (faltou um pouco de rotação para que a terceira volta do salchow se pudesse considerar completa). 
Akiko Suzuki esteve longe do seu melhor. Dos doze elementos técnicos do seu esquema, cinco foram punidos com grau de execução negativo. Foi uma pena mas penso que ela talvez não tenha atacado o programa com tanta intensidade visto que o Japão já não estava em condições de lutar pelas medalhas. Com certeza que na prova individual veremos uma atitude diferente por parte desta patinadora.

DANÇA LIVRE
Davis & White dominaram completamente a dança livre e alcançaram uma nota enorme. Nada mais nada menos do que 114.34pts! Os seus twizzles não estiveram tão precisos como habitualmente mas a maior parte dos juízes ignorou tal circunstância e atribui-lhe bons graus de execução à mesma. Mas não se pense que eles foram beneficiados em relação a Virtue & Moir pois os canadianos tiveram uma ligeira falha na entrada para a primeira figura de elevação e os juízes também não os penalizaram. Ficaram quites em termos de erros e vista grossa dos juízes. :P No entanto, penso que este dois pares ficaram justamente nas duas primeiras posições.
Ilinykh & Katsalapov apresentaram-se em grande forma e desta vez não houve lugar a nenhuma surpresa desagradável como nos campeonatos da Europa (Janeiro 2014). O nível geral de execução foi altíssimo e as figuras de elevação foram os elementos que mais deram nas vistas tecnicamente. Este par sofreu uma penalização de um ponto devido a um problema com o fato de Ilinykh. 

NOTAS FINAIS
Antes da competição por equipas se iniciar muitos pensaram que a luta pelas medalhas iria ocorrer entre o Canadá, os Estados Unidos e o Japão. Muita gente descartou a Rússia devido a terem dúvidas sobre a condição física de Plushenko. Na verdade, o Japão acabou por ficar bastante longe do pódio. A grande esperança dos japoneses seria ganhar todos os componentes em individuais (programa curto e livre em Homens e Senhoras), para tentar compensar a falta de um par desportivo e de um par de dança mais competitivos. 
No que diz respeito aos alemães, Savchenko & Szolkowy abdicaram de participar nesta prova e não integraram a selecção nacional. 
A Itália foi a grande surpresa ao acabar na quarta posição ficando à frente de tradicionais potências da patinagem como a China, o Japão e até a França.


DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS APÓS O PROGRAMA LIVRE EM TODAS AS DISCIPLINAS

Homens
Rússia - 10pts
Canadá - 9pts
Japão - 8pts
Estados Unidos - 7pts
Itália - 6pts

Pares
Rússia - 10pts
Canadá - 9pts
Itália - 8pts
Estados Unidos - 7pts
Japão - 6pts

Senhoras
Rússia - 10pts
Estados Unidos - 9pts
Itália - 8pts
Japão - 7pts
Canadá - 6pts

Dança
Estados Unidos - 10pts
Canadá - 9pts
Rússia - 8pts
Itália - 7pts
Japão - 6pts

RESULTADO FINAL
1.º - Rússia - 75pts (medalha de ouro)
2.º - Canadá - 65pts (medalha de prata)
3.º - Estados Unidos - 60pts (medalha de bronze)
4.º - Itália - 52pts
5.º - Japão - 51pts



Sem comentários:

Enviar um comentário