quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Troféu Lombardia 2015

O Troféu Lombardia 2015 decorreu em Itália na localidade de Sesto San Giovanni, entre os dias 17 a 20 de Setembro. 
A principal atracção desta prova foi a estreia de Anna Cappellini & Luca Lanotte na temporada 2015/2016. Eles venceram a medalha de ouro deixando a concorrência a grande distância e impressionaram pela boa forma. Esta estreia de Cappellini & Lanotte é auspiciosa para o resto da temporada e os seus novos programas convenceram. 
Na dança curta, Cappellini & Lanotte obtiveram uma nota de 69.72pts, apesar de terem sofrido um ponto de dedução devido a ultrapassarem o tempo limite permitido para a figura de elevação. Três dos cinco elementos técnicos foram classificados de nível 4: twizzles (8.00pts), primeira sequência obrigatória de valsa ravensburger (6.00pts) e figura de elevação em rotação (5.70pts). A sequência de passos (9.30pts) e a segunda sequência obrigatória de valsa ravensburger (5.60pts) foram de nível 3. Todos os elementos técnicos beneficiaram de bons graus de execução. As suas médias nos componentes foram de 9.00 na perícia, 8.83 nas transições/passos de ligação/movimento, 9.00 performance/execução, 9.33 na coreografia/composição e 9.00 na interpretação/timing. 

Video da dança curta de Cappellini & Lanotte

Na dança livre, Cappellini & Lanotte também beneficiaram de graus de execução positivos em todos os elementos técnicos. O elemento técnico que mais me chamou a atenção foi a primeira figura de elevação que eles executaram, com uma posição complicada e perigosa. 
As duas sequências de passos foram de nível 3, num total de 17,50pts. Os restantes elementos alcançaram todos o nível 4. Nos twizzles eles conseguiram obter 7.80pts e a tal primeira figura de elevação (6.30pts) impressionante conquistou os juízes e todos marcaram +3 no grau de execução. No elemento opcional, eles apresentaram twizzles coreográficos. 
Em termos artísticos, a dança livre deste par é despretensiosa e conservadora, não trazendo nada de novo em termos de conceito ou de interpretação. Essa é talvez a maior critica que se lhes pode apontar nesta altura. É um programa para agradar e jogar pelo seguro. Mas resultou em termos de competição e os juízes recompensaram-nos com as seguintes médias nos segmentos dos componentes: 9.25 na perícia, 9.17 nas transições/passos de ligação/movimento, 9.42 na performance/execução, 9.25 na coreografia/composição e 9.33 na interpretação/timing. 



Video da dança livre de Cappellini & Lanotte

A Itália conseguiu o feito de conquistar as três medalhas em disputa na categoria de dança e ainda colocar mais um par em sexto lugar. Em termos gerais foi um excelente resultado para a federação italiana. Destaque também para a estreia internacional do par russo Maria Stavitskaya e Anton Shibnev que estão juntos há poucos meses. Maria costumava competir na categoria de individuais femininos e era bastante promissora. No entanto, depois de ter partido a perna numa sessão de treinos, Maria teve bastante dificuldade em voltar a executar saltos como fazia dantes. Com esse condicionante e com a enorme concorrência que há na Rússia na categoria de individuais femininos, Maria decidiu tentar a sua sorte na parte da dança. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE DANÇA

Os italianos também tiveram razões para sorrir na categoria de pares pois Valentina Marchei & Ondrej Hotarek venceram a prova com uma margem de pontos bastante confortável.
No programa curto, Marchei & Hotarek obtiveram uma nota de 63.85pts. Eles executaram um triplo salchow lado-a-lado (5.33pts), um triplo twist de nível 1 (5.17pts), uma figura de elevação de nível 4 (4.83pts), um triplo lutz lançado (5.73pts), uma espiral da morte de nível 2 (4.20pts), uma sequência de passos de nível 3 (4.30pts) e um peão de nível 3 (4.67pts). O triplo twist foi penalizado em grau de execução negativo e eles perderam 0.23pts do valor base do elemento. A verdade é que eles ainda demonstram pouco à vontade no twist. Enquanto estava a assistir ao programa deles estava a fazer figas para que este elemento corresse bem. A disciplina de pares é bastante perigosa mas se há elemento que ninguém quer ver a correr mal é o twist. 
No que respeita às médias nos segmentos do programa eles ficaram com 7.42 na perícia, 7.17 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.50 na performance/execução, 7.50 na coreografia/composição e 7.42 na interpretação. 


Video do programa curto de Marchei & Hotarek

Valentina Marchei & Ondrej Hotarek fizeram um programa livre consistente mas não se livraram de serem penalizados com graus de execução negativos em dois elementos. Foi o que aconteceu no triplo loop lançado (queda da parte da patinadora na recepção) e na combinação lado-a-lado de duplo salchow com toe loop simples. A queda valeu-lhes ainda um ponto de dedução automático. No caso da combinação, ela ainda fez um toe loop duplo mas ele fez um segundo salto simples e as regras mandam que se considere o elemento com valor mais baixo nesse tipo de situações. Eles decidiram não arriscar no twist e apenas apresentaram um duplo. O twist foi de nível 1 e ela praticamente não teve elevação nenhuma para conseguir completar as rotações. O primeiro peão foi de nível 3 e o último foi de nível 4. A espiral da morte foi de nível 3. A primeira figura de elevação foi de nível 4 e as restantes foram de nível 3. Esta par ainda apresentou um triplo lutz lado-a-lado e um triplo flip lançado. 
Nos componentes do programa, as suas médias voltaram a ser consistentes: 7.50 na perícia, 7.08 nas transições/passos de ligação, 7.67 na performance/execução, 7.42 na coreografia/composição e 7.75 na interpretação. 
Este foi um bom teste para Marchei & Hotarek ganharem ritmo competitivo e garantirem uma medalha de ouro. 

Video do programa livre de Marchei & Hotarek

Quanto à restante prova gostei de ver a participação do par da Lituânia e do par da Croácia. É muito bom para a modalidade que apareçam pares de nações que ainda não têm muita tradição nesta categoria. Tanto Butkute & Ermolaev como Petranovic & Lueck são pares modestos em termos de habilidades técnicas mas esta terá sido uma óptima hipótese de ganharem experiência competitiva. 

RESULTADO FINAL DA CATEGORIA DE PARES


Michal Brezina da Republica Checa era o grande favorito à vitória na categoria de individuais masculinos mas acabou por ser surpreendido pelo francês Chaffik Besseghier. Brezina começou a sua participação de forma um pouco atabalhoada e não foi além do quarto lugar no programa curto com uma nota de apenas 62.54pts. No programa curto, Brezina começou por tentar um triplo axel mas a recepção do salto foi completamente desequilibrada. Claro está que o elemento foi punido com grau de execução negativo. Ele tentou ainda efectuar um quádruplo salchow mas caiu na recepção do mesmo. Além disso, a quarta rotação não foi efectivamente completa. No que diz respeito à combinação de saltos, que é obrigatória no programa curto, Brezina tinha previsto apresentar um triplo flip com triplo toe loop. No entanto, o primeiro salto da combinação saiu apenas como simples e isso fez com que o elemento fosse inválido automaticamente não podendo receber qualquer ponto. No que diz respeito a peões, um deles foi de nível 4 e os outros dois foram de nível 3. As suas médias nos componentes do programa foram de 7.50 na perícia, 7.42 nas transições/passos de ligação, 7.42 na performance/execução, 7.83 na coreografia/composição e 7.67 na interpretação. Brezina teve sorte porque alguns juízes o seguraram nos componentes. Houve mesmo um juiz que lhe atribuiu 8.00 no segmento de performance/execução! Mas nesse mesmo segmento houve um juiz que lhe aplicou apenas 5.75. 


Programa curto de Michal Brezina

Michal Brezina foi primeiro no programa livre mas isso não foi suficiente para conseguir alcançar a medalha de ouro visto que a sua desvantagem pontual no curto foi significativa. Brezina acabou por ter de se contentar com a medalha de prata. Em termos de saltos no programa livre, Brezina apresentou: um triplo axel, un triplo toe loop, um quádruplo salchow (grau de execução negativo), outro quádruplo salchow que era suposto ser em combinação (queda na recepção, última rotação incompleta e grau de execução negativo), combinação de triplo axel-duplo toe loop, triplo lutz (grau de execução negativo), loop simples, combinação de duplo flip-loop simples-duplo salchow. A sequência de passos foi de nível 4 e nos peões ele totalizou 10.33pts. Na sequência coreográfica não teve problemas. Nos componentes do programa, este patinador obteve médias de 7.83 na perícia, 7.33 nas transições/passos de ligação, 7.55 na performance/execução, 8.08 na coreografia/composição e 7.75 na interpretação.


Video do programa livre de Michal Brezina

Video do programa livre de Chafik Besseghier

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE HOMENS SENIORES

A italiana Roberta Rodeghiero levou a melhor sobre a favorita Joshi Helgesson na categoria de senhoras, em séniores. Rodeghiero foi segunda no programa curto apenas a 1.07pts de distância da sueca Joshi Helgesson. Redeghiero executou uma combinação de triplo toe loop-triplo toe loop, um triplo flip e um duplo axel. A sequência de passos, o peão layback e o peão de combinação foram de nível 4. O último peão foi de nível 2. Nos segmentos dos componentes do programa curto, Rodeghiero alcançou médias de 6.67 na perícia, 6.67 nas transições/passos de ligação, 6.75 na performance/execução, 6.92 na coreografia/composição e 6.92 na interpretação.

Video do programa curto de Roberta Rodeghiero

Joshi Helgesson deu nas vistas no programa curto pela escolha musical diferente e pela sua atitude em termos de apresentação do programa. Pessoalmente adorei a escolha da música e penso que é de louvar que haja alguém a tentar trazer algo de novo para a competição. 

Vídeo do programa curto de Joshi Helgesson

No programa livre, Roberta Rodeghiero venceu confortavelmente pois Helgesson apenas foi quarta nessa fase. Apesar da primeira combinação de saltos do programa ter sido penalizada com grau de execução negativo, os restantes elementos receberam graus de execução medianos e a prestação de Rodeghiero foi consistente. Os saltos que ela realizou foram os seguintes: combinação de triplo lutz-duplo toe loop (grau de execução negativo porque a definição de entrada do lutz não foi bem perceptível), triplo flip, sequência triplo toe loop-duplo axel, combinação de triplo flip-duplo toe loop, duplo toe loop, axel simples e triplo salchow. A sequência de passos e o peão layback foram de nível 3. Os outros dois peões foram de nível 4. As suas médias nos componentes do programa foram de 6.67 na perícia, 6.75 nas transições/passos de ligação, 6.83 na performance/execução, 7.08 na coreografia/composição e 7.00 na interpretação.

Vídeo do programa livre de Roberta Rodeghiero

Elene Gedevanishvili da Geórgia teve uma participação discreta nesta prova. Ela foi quarta classificada no programa curto mas no programa livre foi apenas décima primeira. Gedevanishvili terminou na oitava posição na tabela final. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE SENHORAS EM SÉNIORES

No Troféu Lombardia também estiveram em discussão medalhas nas categorias de senhoras e homens nos escalões juniores e advanced novice. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE HOMENS EM JUNIORES

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE SENHORAS EM JUNIORES










Sem comentários:

Enviar um comentário