sábado, 24 de outubro de 2015

Juniores - Grande Prémio de Zagreb 2015

O grande prémio júnior de Zagreb realizou-se entre os dias 7 e 10 de Outubro de 2015. Este foi o sétimo e último grande prémio do circuito júnior da temporada 2015/2016. Houve disputa de medalhas nas categorias de senhoras, homens e dança. A disciplina de pares ficou de fora. 
Na disciplina de senhoras, as japonesas Marin Honda e Wakaba Higuchi brilharam e ficaram com a medalhas de ouro e de prata respectivamente. A medalha de bronze ficou para a russa Diana Pervushkina. 
Marin Honda foi terceira no programa curto e venceu o programa livre. O seu total final de pontos foi de 181.22. No programa curto, Honda executou uma combinação de triplo loop-triplo toe loop, duplo axel e duplo flip. O peão de combinação foi de nível 4 e os restantes elementos foram de nível 3. As suas médias nos componentes ficaram entre 6.43 e 6.89. Todos os elementos receberam grau de execução positivo. O seu maior erro foi ter transformado o que era suposto ser um triplo flip em apenas um duplo. No programa livre, o seu esquema de saltos foi de colocar um triplo lutz e uma combinação de triplo salchow-triplo toe loop na primeira parte. Na segunda metade do esquema, Honda executou um duplo axel, uma combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo loop, triplo loop, combinação de duplo axel-triplo toe loop e triplo flip isolado. Os peões foram todos de nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3. O seu plano técnico de saltos não é tão ambicioso como o de algumas patinadoras russas como Polina Tsurskaya mas Honda obteve grau de execução positivo em todos os seus elementos técnicos. Nos componentes do programa livre ela ficou com médias entre 6.64 e 7.14.
Higuchi liderou no programa curto mas no programa livre foi segunda. A jovem japonesa realizou todos os seus saltos do programa curto na segunda metade do esquema para beneficiar de pontuação bónus. Ela executou uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop, triplo flip e duplo axel. O peão layback e a sequência de passos foram de nível 4 e os restantes peões foram de nível 3. Nos componentes, as suas médias ficaram balizadas entre 6.14 e 6.82.
No programa livre, Higuchi teve um elemento penalizado com grau de execução negativo: foi o flip simples. Era suposto que esse salto tivesse sido um triplo e ainda por cima ela não conseguiu definir a entrada com clareza. Os seus outros saltos no programa livre foram uma combinação de triplo lutz-triplo loop. triplo salchow, combinação de triplo lutz-triplo toe loop, duplo axel, triplo loop e combinação de duplo axel-duplo toe loop-duplo loop. O primeiro peão e o peão layback foram classificados de nível 4 enquanto que o peão de combinação e a sequência de passos foram de nível 3. Higuchi obteve médias entre 6.21 e 7.11 nos componentes do programa.  
Pervushkina não esteve no seu melhor. A jovem russa foi segunda no programa curto mas no programa livre foi quarta, tendo perdido muitos pontos e ficado longe da luta pela medalha de ouro. No programa curto, o peão layback foi de nivel 3 enquanto que o peão de combinação, o peão com entrada saltada e a sequência de passos foram de nível 4. O triplo flip e o duplo axel receberam grau de execução positivo mas a combinação de triplo lutz-triplo toe loop foi punida com grau de execução negativo. No triplo loop faltou um pouco para que a terceira volta tivesse sido efectivamente completa. Nos componentes, Pervushkina obteve médias entre 6.36 e 6.68. 
No programa livre, Pervushkina sofreu uma queda na tentativa de triplo loop que lhe valeu uma dedução automática de um ponto e a aplicação de grau de execução negativo. A combinação de triplo salchow-duplo toe loop e o duplo flip (que era suposto ser um triplo) também foram penalizados com grau de execução negativo. Os saltos que receberam grau de execução positivo foram a combinação de duplo lutz-duplo toe loop (estava planeado que o lutz fosse triplo), combinação de triplo flip-loop simples-triplo salchow e os dois duplo axel isolados. O peão de combinação e a sequência de passos foram de nível 4 e os outros dois peões foram de nível 3. Nos componentes, as médias de Pervushkina ficaram-se entre 5.79 e 6.25.  
Os Estados Unidos estiveram representados por Paige Rydberg e Sarah Nunez que ficaram respectivamente no 10.º e no 11.º lugares. A austríaca Lara Roth e a australiana Amelia Scarlett Jackson desistiram após o programa curto. 
Na categoria masculina, Alexander Samarin (Rússia) venceu a medalha de ouro por uma "unha negra". A pontuação total de Samarin foi de 223.84 pontos enquanto Nicolas Nadeau (Canadá) obteve 223.46 pontos, tendo este ficado com a medalha de prata. A medalha de bronze foi conquistada por Tomoki Hiwatashi (Estados Unidos) que conseguiu um total de 197.62 pontos. Os japoneses Koshiro Shimada e Daichi Miyata ficaram em 5.º e 6.º lugar respectivamente. Shimada fez uma boa recuperação no programa livre, onde foi quarto classificado, mas isso não chegou para cobrir a desvantagem pontual que ele trazia do curto (onde foi apenas oitavo). Alexander Samarin efectuou um programa curto consistente apesar do triplo flip ter sido punido com grau de execução negativo. Todos os seus peões foram de nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3. Samarin apresentou ainda um triplo axel e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop. As suas médias nos componentes do programa curto ficaram-se entre 5.93 e 6.61. O jovem patinador russo voltou a ser consistente no programa livre e dessa vez todos os elementos beneficiaram de grau de execução positivo e receberam a classificação de nível 4. Os saltos executados por Samarin no programa livre foram o quádruplo toe loop, combinação de triplo axel-duplo toe loop, triplo flip, triplo salchow, triplo axel isolado, combinação de triplo lutz-triplo toe loop, triplo lutz isolado e combinação de duplo axel-duplo toe loop. Nos componentes do programa as suas médias ficaram balizadas entre 6.29 e 6.93. 
Nicolas Nadeau foi primeiro no programa curto com uma prestação sólida, em que todos os elementos foram cotados com grau de execução positivo. O primeiro e o último peões foram de nível 4 e o segundo peão e a sequência de passos alcançaram o nível 3. Em termos de saltos, Nadeau apresentou um triplo axel, combinação de triplo lutz-triplo toe loop e triplo flip. Nos componentes, as suas médias estabeleceram-se entre 6.89 e 7.46. No programa livre, o seu esquema de saltos foi apresentado por esta ordem: combinação triplo axel-triplo toe loop, triplo axel, duplo toe loop, triplo salchow, triplo loop, combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo loop, triplo lutz e uma sequência de dois duplo axel. O peão com entrada saltada e a sequência de passos alcançaram o nível 3. O primeiro e o último peões foram de nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes balizaram-se entre 6.79 e 7.43. Nadeau perdeu para Samarin por causa da nota técnica no programa livre. Samarin obteve uma nota técnica de 84.16 pontos enquanto que Nadeau atingiu uma nota técnica de 72.42 pontos. Isso fez toda a diferença no resultado final. 
Na categoria de dança, Rachel e Michael Parsons (Estados Unidos) dominaram totalmente a prova. Este dueto composto por dois irmãos conseguiu excelentes graus de execução em todos os elementos técnicos dos dois programas. Na dança curta a sua nota técnica de partida foi de 29.70 e eles obtiveram 36.18 devido aos graus de execução positivos. Todos os elementos técnicos na dança curta alcançaram o nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 7.64 na perícia, 7.50 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.54 na performance/execução, 7.57 na coreografia/composição e 7.64 na interpretação/timing. A dança livre correu-lhes muito bem. As duas sequências de passos foram de nível 3 mas tudo o resto chegou ao nível 4. A sua nota técnica de partida na dança livre foi de 36.00 e foi melhorada para 46.65. Nos segmentos dos componentes da dança livre, Parsons & Parsons obtiveram 7.96 na perícia, 7.79 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.96 na performance/execução, 7.93 na coreografia/composição e 8.07 na interpretação/timing. A sua nota final nesta competição, após as duas fases da prova, foi de 160.79 pontos. 
A medalha de prata ficou nas mãos do par russo Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin, que foram segundos quer na dança curta como na dança livre. Eles portaram-se bem na dança curta beneficiando de graus de execução positivos em todos os elementos. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 3 e os outros elementos todos chegaram ao nível 4. A sua nota técnica de partida na dança curta foi de 28.20 e acabou por ser de 32.85. As suas médias nos segmentos foram as seguintes: 6.93 na perícia, 6.82 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.04 na performance/execução, 7.07 na coreografia/composição e 7.07 na interpretação/timing. Olhando para a escala individual de cada juiz, houve um deles que destoou do restante painel pois atribuiu uma nota de apenas 5.75 nas transições/passos de ligação/movimento. Já na dança livre, Skoptcova & Aleshin partiram com uma nota técnica base de 36.00 e conseguiram melhorá-la para 43.53, sendo que todos os elementos beneficiaram de grau de execução positivo. Todos os elementos alcançaram o nível 4, com excepção das duas sequências de passos que foram de nível 3. As suas médias nos segmentos dos componentes foram consistentes: 7.36 na perícia, 7.25 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.43 na performance/execução, 7.43 na composição/coreografia e 7.54 na interpretação/timing. 
O outro par russo em competição foi Sofia Shevchenko & Igor Eremenko que venceu a medalha de bronze com uma nota total de 143.87 pontos. Eles foram terceiros na dança curta e quartos na dança livre. Tecnicamente eles até estiveram bem na dança curta e conseguiram fazer com que todos os elementos alcançassem graus de execução positivos. No entanto, os seus twizzles foram meramente de nível 1 e isso fê-los perder imensos pontos. O valor base dos twizzles de nível 1 é de 3.10 enquanto que o valor base dos twizzles de nível 4 é de 6.60. Nos segmentos dos componentes este par logrou obter 6.89 na perícia, 6.75 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.04 na performance/execução, 6.93 na coreografia/composição e 7.14 na interpretação/timing. No que diz respeito à dança livre, Sofia e Igor conseguiram executar as duas sequências de passos com o nível 3 e os restantes elementos com nível 4. A sua nota técnica de partida foi de 36.00 e os graus de execução positivos permitiram-lhes amealhar um total de 42.87. As suas médias nos segmentos da dança livre foram de 7.14 na perícia, 7.07 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.29 na performance/execução, 7.18 na coreografia/composição e 7.32 na interpretação/timing.
O par francês Abachkina & Thauron ficou à beira de conseguir a medalha de bronze ao obter uma nota total combinada de 142.85 pontos. 


IMAGENS DA DISCIPLINA DE SENHORAS

Marin Honda (Japão)

Marin Honda (Japão)

Marin Honda (Japão)

Wakaba Higuchi (Japão)

Wakaba Higuchi (Japão)

Wakaba Higuchi (Japão) preparando a entrada num salto lutz

Wakaba Higuchi (Japão)

Diana Pervushkina (Rússia)

Diana Pervushkina (Rússia)

Ji Hyun Byun (Coreia do Sul)

Ji Hyun Byun (Coreia do Sul)

Ji Hyun Byun (Coreia do Sul)

Ji Hyun Byun (Coreia do Sul)

Sara Casella (Itália)

Ivett Toth (Hungria)

Matilda Algotsson (Suécia)

Michaela Lucie Hanzlikova (Rep. Checa)

Kim Decelles (Canadá)

Kim Decelles (Canadá)

Payge Rydberg (Estados Unidos)

Payge Rydberg (Estados Unidos)

Payge Rydberg (Estados Unidos)

Sarah Nunez (Estados Unidos)

Maria-Katharina Herceg (Alemanha)

Maria-Katharina Herceg (Alemanha)

Karoliina Luhtonen (Finlândia)

Karoliina Luhtonen (Finlândia)

Elif Erdem (Turquia)

Elif Erdem (Turquia)


Elif Erdem (Turquia)

Minglu Zhao (China)

Amanda Stan (Roménia)

Teodora Markova (Bulgária)

Nina Letenayova (Eslováquia)

Elizabete Jubkane (Letónia)

Alina Sydykova (Cazaquistão)

Alina Sydykova (Cazaquistão)

Thita Lamsam (Tailândia)

Christina Lillian Baker (Croácia)

Phoebe Wang (Singapura)

Mihaela Stimac Rojtinic (Croácia)

Mihaela Stimac Rojtinic (Croácia)

Brooke Tamepo (Nova Zelândia)

Zona Apostolovic (Sérvia)

Zona Apostolovic (Sérvia)

Zona Apostolovic (Sérvia)

Patricia Skopancic (Croácia)

Patricia Skopancic (Croácia)

IMAGENS DA CATEGORIA DE DANÇA

Rachel Parsons & Michael Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Parsons & Parsons (Estados Unidos)

Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin (Russia)

Skoptcova & Aleshin (Russia)

Skoptcova & Aleshin (Rússia)

Skoptcova & Aleshin (Rússia)

Sofia Sevchenko & Igor Eremenko (Rússia)

Sofia Sevchenko & Igor Eremenko (Rússia)

Angelique Abachkina & Louis Thauron (França)

Abachkina & Thauron (França)

Abachkina & Thauron (França)

Abachkina & Thauron (França)

Sara Ghislandi & Giona Terzo Ortenzi (Itália)

Ghislandi & Ortenzi (Itália)

Ghislandi & Ortenzi (Itália)

Ghislandi & Ortenzi (Itália)

Ghislandi & Ortenzi (Itália)

Gigi Becker & Luca Becker (Estados Unidos)

Becker & Becker (Estados Unidos)

Becker & Becker (Estados Unidos)

Becker & Becker (Estados Unidos)








Sem comentários:

Enviar um comentário