terça-feira, 3 de outubro de 2017

Challenger Series - Troféu Nebelhorn 2017

Challenger Series 2017/2018


Troféu Nebelhorn 2017







A 49.ª edição do Troféu Nebelborn realizou-se na Alemanha entre os dias 27 e 30 de Setembro de 2017. Como já ocorreu em anos anteriores, o prestigiado Troféu Nebelhorn serviu como evento de qualificação olímpica para os países que ainda não tinham assegurado uma vaga após os resultados dos últimos mundiais. As vagas em aberto foram apuradas por disciplina.


A edição deste ano também ficou marcada pelo regresso do par britânico Coomes & Buckland após prolongada ausência devido a uma lesão grave da patinadora e pelo embate entre Tarasova & Morozov e Savchenko & Massot que são nomes maiores da categoria de pares a nível mundial.


Outra curiosidade da edição de 2017 é que Jorik Hendrickx tornou-se o primeiro patinador belga a conquistar o Troféu Nebelhorn.


Os responsáveis da federação australiana é que devem ter ficado super contentes pois Kailani Crane tornou-se a primeira australiana a sagrar-se vencedora no Troféu Nebelhorn. Além disso, Alexandrovskaya & Windsor ficaram com a medalha de bronze na categoria de pares, tornando-se o primeiro par australiano a ficar no pódio nesta competição.


Então vamos lá responder à questão central da edição deste ano – Quem ficou com os lugares olímpicos que ainda se encontravam em disputa?


Na categoria de homens, os lugares em aberto foram atribuídos à Bélgica, Suécia, Itália, Coreia do Sul, Malásia e Ucrânia. Cada um destes países poderá indicar um patinador nesta disciplina nos Jogos Olímpicos de 2018.


Na categoria de senhoras, os países que se apuraram foram a Austrália, a Suécia, a Suíça, a Finlândia, a Ucrânia e o Brasil. Cada um destes países poderá escalar uma patinadora nesta disciplina para os próximos Jogos Olímpicos.


Na categoria de dança, os lugares disponíveis foram atribuídos à Grã-Bretanha, ao Japão, à Alemanha, à Coreia do Sul, à Rep. Checa e à Eslováquia. Cada um destes países poderá enviar um par.


Na categoria de pares os lugares vagos foram conquistados pela Austrália, pela Áustria, pela Coreia do Norte, por Israel e pela Rep. Checa. A dinâmica é a mesma das outras disciplinas, sendo que cada um destes países poderá seleccionar um par para os próximos Jogos Olímpicos.


O Japão é que complicou a sua própria vida visto que  Suto & Boudreau-Audet falharam a qualificação na categoria de pares. O Japão é um dos principais países desta modalidade e precisava de qualificar atletas em todas as categorias para ter hipóteses de medalhar na competição olímpica por equipas. Não sei como é que vão resolver esta situação…


Olhando especialmente para a categoria de pares, os russos Tarasova & Morozov venceram os alemães Savchenko & Massot na sua própria casa, tendo liderado ambas as fases da competição.


No programa curto, Tarasova & Morozov, actuais campeões da Europa e do Grande Prémio,  ficaram em primeiro lugar com uma nota de 77.52pts. Este par conseguiu graus de execução positivos em todos os elementos, com vários +2 e +3 por parte de todos os juízes. Eles realizaram um triplo twist de nível 4 (8.60pts), um triplo toeloop lado-a-lado (5.70pts), um triplo loop lançado (7.00pts), uma espiral da morte de nível 4 (5.00pts), um peão de nível 4 (5.43pts), uma figura de elevação de nível 3 (5.00pts) e uma sequência de passos de nível 4 (4.90pts). Nos componentes que fazem parte da segunda nota, as médias apuradas em cada segmento foram de 9.36 na perícia, 9.11 nas transições, 9.29 na performance, 9.21 na composição e 9.14 na interpretação da música. No entanto, este par sofreu uma dedução automática de um ponto devido a violação das regras de tempo.


Já os alemães Savchenko & Massot, vice-campeões mundiais em 2017, tiveram um programa curto atribulado que mesmo assim lhes permitiu obter uma nota de 72.99pts. Eles tiveram dois elementos punidos com grau de execução negativo: o triplo axel lançado e o triplo salchow lado-a-lado. No triplo axel lançado, eles ficaram sem 3.00pts do valor base de 7.00pts devido ao facto de Aliona ter caído na recepção do salto. A queda fez com que também tivesse de ser aplicada uma dedução automática de um ponto. No triplo salchow lado-a-lado perderam 1.10pts do valor base de 4.40pts porque Aliona fez uma má recepção. Os restantes elementos realizados no esquema foram um triplo twist de nível 3 (8.00pts), uma espiral da morte de nível 4 (5.20pts), um peão de nível 4 (5.43pts), uma sequência de passos de nível 4 (5.50pts) e uma figura de elevação de nível 3 (5.29pts). As médias nos segmentos dos componentes foram excelentes e fixaram-se em 9.18 na perícia, 9.07 nas transições, 9.11 na performance, 9.14 na composição e 9.21 na interpretação da música.


No programa livre, Tarasova & Morozov ficaram à frente com uma nota de 140.94pts, enquanto Savchenko & Massot foram segundos com uma pontuação de 138.09pts.


O esquema dos russos foi iniciado com uma tentativa de quádruplo twist que teve uma recepção um pouco “pesada” por parte da patinadora. O twist foi de nível 3 e conseguiu um ligeiro grau de execução positivo. Eu teria deixado esse elemento apenas com o valor base. Mesmo assim o erro mais grave no esquema ocorreu na tentativa de combinação de triplo toeloop+duplo toeloop. Isso era o que estava planeado mas Evgenia apenas fez um duplo toeloop+toeloop simples. Essa combinação acabou punida com grau de execução negativo como não podia deixar de ser. Houve ainda mais um ligeiro erro por parte de Evgenia quando ela tocou com o pé livre no gelo na recepção do triplo loop lançado. Alguns juízes não devem ter reparado nisso pois atribuíram grau de execução positivo na sua escala individual, sendo que apenas dois juízes marcaram 0. Eu penso que o 0 era o mais indicado nesta situação e eles deveriam ter ficado apenas com o valor base do triplo loop lançado. De resto o programa foi impecável. Em termos coreográficos eles optaram por seguir a linha do programa curto da época passada. A coreografia é da responsabilidade de Peter Tchernyshev e é muito melhor da que eles tiveram no livre da temporada passada, demonstrando uma boa evolução das capacidades artísticas deste par.


Aliona e Bruno também iniciaram o seu esquema com o triplo twist. Este par consegue dar uma amplitude a este elemento que é verdadeiramente impressionante. Aliona voa! Eles conseguiram +3 por parte de todos os juízes no twist mas eu teria colocado +2 ou até mesmo apenas +1 pois a recepção foi feita com ajuda do ombro de Bruno. Não é suposto que o elemento masculino apanhe a parceira com ajuda do ombro. A “apanhada” tem de ser feita com as mãos do patinador na cintura/anca da patinadora, sem ajudas de outra parte do corpo. Depois do twist sucederam-se quatro elementos punidos com grau de execução negativo: o triplo axel lançado, a sequência de dois triplos toeloop, o duplo salchow lado-a-lado e o triplo salchow lançado. Aliona caiu na recepção do triplo axel lançado e Bruno caiu no segundo salto da sequência de triplos toeloop. Duas quedas equivaleram à aplicação de duas deduções automáticas de um ponto cada uma. O salchow lado-a-lado era suposto ter sido triplo mas Bruno apenas realizou um duplo. No salchow lançado, Aliona fez a recepção com os dois pés. Apesar destes erros todos, Aliona e Bruno não se desconcentraram e avançaram para uma segunda metade fabulosa. Se só pudesse usar uma palavra para descrever este programa seria com certeza ÉPICO. Com o decorrer da temporada e com uma melhoria na sua forma física, este programa tem tudo para colocá-los na luta pela medalha de ouro nos próximos Jogos Olímpicos.


Os resultados completos e os vídeos em todas as categorias podem ser vistos em baixo.




Senhoras


Videos

Kailani Crane
Curto

Livre



Matilda Algotsson
Curto


Alexia Paganini
Curto

Livre


Nathalie Weinzierl
Curto

Livre


Isadora Williams
Curto

Livre

Viveca Lindfors
Curto

Livre



Resultado final




Homens


Videos

Jorik Hendrickx
Curto

Livre


Alexander Johnson
Curto

Livre


Alexander Majorov
Curto

Livre


Matteo Rizzo
Curto
 
Livre


June Hyoung Lee
Curto

Livre


Julian Zhie Jie Yee
Curto

Livre



Resultado final




Dança


Videos

Coomes & Buckland
Curta

Livre


Muramoto & Reed
Curta

Livre


Lorenz & Polizoakis
Curta

Livre


Min & Gamelin
Curta

Livre



Resultado final




Pares


Videos


Tarasova & Morozov
Livre



Savchenko & Massot
Curto


Livre



Alexandrovskaya & Windsor
Curto


Livre


Ziegler & Kiefer 
Livre 


Hocke & Blommaert 
Curto


Livre 


Ryom & Kim
Curto


Livre


Cain & LeDuc
Curto 


Livre 


Duskova & Bidar 
Curto 


Livre 


Barquero & Maestu
Curto 


Livre 


Resultado final



Sem comentários:

Enviar um comentário