A revista russa FSRussia conduziu recentemente uma entrevista com o par Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin. A entrevista foi feita em Moscovo durante uma breve visita dos patinadores a essa cidade para a realização de testes médicos. Elena e Ruslan mudaram de treinador ainda durante a temporada 2015/2016. Eles deixaram o grupo de Elena Kustarova e são actualmente orientados por Igor Shpilband nos Estados Unidos. O link original é este: http://www.fsrussia.ru/intervyu/2165-elena-ilinykh-ruslan-zhiganshin-v-iyune-my-otpravimsya-v-madrid-k-antonio-nakharro.html (contem fotos do par)
O par russo Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin
Em baixo podem ler a tradução dessa entrevista de russo para PT-PT.
TRADUÇÃO
P - O vosso actual treinador Igor Shpilband já disse que vocês vão continuar a trabalhar com ele. Por que é que vocês decidiram ficar nos Estados Unidos? Elena - A decisão foi tomada em conjunto com o nosso patrocinador. Nós decidimos ficar e tentar evoluir através de um novo sistema. P - Teve a ver com o facto de vocês serem a melhor parceria em Moscovo no vosso grupo enquanto que nos Estados Unidos vocês vão patinar ao lado dos vossos experientes rivais estrangeiros? Ruslan - Não, isso não pesou na decisão. No entanto, claro que nós vamos ter ganhos de ter bons parceiros de luta.
Elena e Ruslan
P - Em que medida os treinos no grupo de Shpilband são diferentes? Elena - É um sistema diferente, uma abordagem diferente. Não se pode comparar o sistema dos Estados Unidos com o da Rússia. São diferentes mas os dois permitem alcançar os resultados mais altos. P - Para além do Igor, quem é que trabalha na vossa equipa? Ruslan - Todos os especialistas - toda a equipa que está em Novi. Para além do Igor, nós trabalhamos muito com o patinador francês Fabian Bourzat. P - Onde é que vocês vivem? Elena - A dez minutos do rinque; nós arrendámos apartamentos pequenos. O mais importante é ter uma cama apropriada para dormirmos o suficiente e descansarmos depois do treino até à manhã seguinte.
Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin durante uma gala de exibição P - Vocês já têm ideias para os programas novos, vão continuar a trabalhar com António Najarro que criou os vossos coloridos programas nas duas últimas temporadas? Elena - Os esqueletos dos programas estão feitos, a música está escolhida e os elementos estão incluídos. Antes de viajarmos para Moscovo nós patinámos a dança curta duas vezes. No dia 5 de Junho nós vamos voar para Madrid para trabalharmos uma semana com António Najarro. Daí nós vamos regressar aos Estados Unidos onde temos um calendário muito rigoroso à nossa espera. P - O que é que sucedeu na temporada passada e como é que tu a avalias? Ruslan - Eu não quero avaliá-la. Nós não queremos olhar para trás. Nós precisamos de olhar para a frente. Nós sabemos o que é que temos de trabalhar e temos um plano. P - O que é que querem mudar na vossa patinagem e talvez em vocês próprios? Elena - Nós patinamos juntos apenas há dois anos. Seria errado falar de mudanças. Nós apenas teremos de progredir, desenvolver, fazer as coisas mais depressa. Nós precisamos de ser confiáveis e consistentes e mesmo assim não perder as nossas personalidades.
Elena e Ruslan patinam juntos à cerca de duas temporadas
A patinadora dos Estados Unidos Ashley Cain decidiu fazer várias mudanças na sua carreira. Ela foi 14.ª classificada nos campeonatos nacionais dos Estados Unidos da temporada 2015/2016 e isso fez com que as suas oportunidades de competir internacionalmente na temporada 2016/2017 fossem reduzidas. Então, Cain optou por voltar para a disciplina de pares, onde ela já havia formado parceria com Joshua Reagan. Agora foi anunciado que Cain passará a competir com Timothy LeDuc. Ele já competiu internacionalmente com outras parceiras.
Ashley Cain durante a execução de um salto (foto encontrada através de pesquisa no google)
Daniel Samohin tornou-se o primeiro patinador israelita a vencer o título mundial de júniores nesta categoria. Israel nunca sequer tinha conseguido uma medalha na história desta competição.
Tabela com resultado final
Tabela com os atletas que não se qualificaram para o programa livre após o curto
Vídeos do Programa curto
(Por ordem de classificação nesta fase da competição)
Dmitri Aliev (Rússia) - 80.74pts
Alexander Samarin (Rússia) - 80.31pts
Deniss Vasiljevs (Letónia) - 78.78pts
Vincent Zhou (Estados Unidos) - 77.31pts
Kevin Aymoz (França) - 75.53pts
Tomoki Hiwatashi (Estados Unidos) - 74.97pts
Jun Hwan Cha (Coreia do Sul) - 74.38pts
Nicolas Nadeau (Canadá) - 73.90pts
Daniel Samohin (Israel) - 71.27pts
He Zhang (China) - 70.85pts
Shu Nakamura (Japão) - 66.05pts
Daichi Miyata (Japão) - 59.10pts
Kazuki Tomono (Japão) - 58.33pts
Sondre Oddvoll Boe (Noruega) - 57.72pts
Hector Alonso Serrano (Espanha) - 51.41pts
Videos do programa livre
(Por ordem de classificação nesta fase da competição)
Anna Duskova e Martin Bidar conseguiram a medalha de ouro e fizeram história ao tornar-se o primeiro par da Rep. Checa a conquistar o título mundial de júniores nesta categoria. Desde 1978 que este país não conseguia sequer uma medalha em pares nesta competição. Resulto fantástico.
Tabela com o resultado final
Vídeos do programa curto
(Por ordem de classificação nesta fase da prova)
Anna Duskova & Martin Bidar (Rep. Checa) - 64.71pts
A patinadora japonesa Rika Hongo já está a trabalhar afincadamente na preparação da temporada 2015/2016. Para o programa curto novo foi escolhido o poderoso tema "Carmina Burana" de Carl Orff. O programa livre será patinado ao som da banda sonora do filme "Lawrence of Arabia" e a responsável pela coreografia vai ser Akiko Suzuki (medalha de bronze nos mundiais 2012). O bichinho da curiosidade já está activo mas ainda vamos ter de esperar um pouco até ver Rika executar estes programas completos em público.
Os russos Irina Slutskaya e Alexei Yagudin marcaram uma geração de fãs na patinagem artística que ainda hoje se interessa por eles e está sempre à espera de saber o que é que eles andam a fazer profissionalmente. Ambos continuam a patinar em espectáculos na Rússia mas têm carreiras na televisão e no teatro. Neste post podem ver algumas fotos dos dois referente a um programa de tv na Rússia sobre patinagem artística. Espero que gostem de matar saudades da Irina e do Alexei.