segunda-feira, 16 de abril de 2012

CM - Homens - Análise programa livre

Campeonatos do Mundo 2012

Categoria: Homens


Patrick Chan - O patinador canadiano revalidou o seu título mundial com um programa livre patinado ao som de "Adagio - Concierto de Aranjuez".
Nunca é demais referir que Chan tem um deslizar no gelo com uma qualidade base verdadeiramente incrível. Nesse segmento da nota dos componentes, os juízes atribuiram-lhe 9.11 pontos. Ainda na nota dos componentes, Chan obteve 9.00 na execução do programa e 8.96 na coreografia. No entanto discordamos dos 9.21 pontos que lhe foram atribuídos na interpretação. Chan é muito bom tecnicamente mas não é um prodigio artistico. Não é aquele tipo de atleta que provoca emoções ao espectador. Talvez com mais trabalho e maturidade consiga evoluir favoravelmente. Takahashi parece-nos muito superior artisticamente e apenas conseguiu 8.82 pontos na interpretação. Não conseguimos entender o porquê dessa situação. Quando se percebeu que Chan era o vencedor ouviram-se muitos assobios no pavilhão. Na cerimónia de entrega de medalhas voltaram-se a escutar assobios a Chan enquanto o aplauso para Takahashi foi muito convicto.
Do ponto de vista técnico, Chan iniciou o seu programa livre com a execução de um quaduplo toe loop que lhe rendeu 12.73 pontos. Seguidamente avançou para uma óptima combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop (16.69 pontos). No triplo axel isolado conseguiu 10.07 pontos. Foi um início impressionante. A sua sequência de passos na circular foi classificada de nível 4. O primeiro peão do seu esquema não foi perfeito pois durante a mudança de posições, Chan não o centrou muito bem. Mesmo assim, os juízes entenderam dar-lhe um grau de execução positivo no elemento. Na combinação de triplo lutz, loop simples e duplo salchow pareceu tudo atrapalhado. Aí já foi penalizado com um grau de execução negativo. Esse último salchow era suposto ser um triplo mas os juízes consideraram que as três rotações não foram cumpridas na totalidade. No triplo loop isolado não teve problemas (6.41 pontos). O triplo flip foi bom e rendeu-lhe 6.93 pontos. Logo depois realizou um peão em baixo, com boa velocidade de rotação e bem centrado, que foi classificado de nível 4. No triplo lutz isolado não teve problemas (7.80 pontos). Quando Chan se preparava para realizar um novo axel apenas conseguiu fazer um salto simples com a entrada mal definida e ainda por cima caíu. Para além de não ter recebido qualquer ponto por essa tentativa, Chan foi penalizado automaticamente em -1 ponto por causa da queda. Depois de mais uma sequência de passos, o último elemento técnico do programa foi um peão de nível 4. Chamamos a atenção para o facto de Chan ter terminado o seu esquema depois da música ter acabado. Por causa disso foi penalizado automaticamente em -1 ponto.
A nós deixou-nos a impressão de que é um tecnicista mas que lhe falta o factor X do ponto de vista artistico.

                                              Pose inicial de Patrick Chan

Daisuke Takahashi - O campeão do mundo do 2010 mostrou-se determinado em ficar no pódio novamente e assim foi. Tecnicamente teve duas pequenas falhas. A primeira delas ocorreu na realização do triplo loop com a recepção do salto a ser feita com ênfase na parte da frente da lâmina do patim. Devido ao grau de execução negativo, Takahashi perdeu -0.20 do valor base do elemento (5.61) ficando com um total de 5.41 pontos. O segundo erro apareceu no triplo flip isolado pois os juízes entenderam que a terceira volta não foi de facto completa e então classificaram o salto como duplo e com um grau de execução negativo (ficou com 3.27 pontos no elemento). Executou também um quadruplo toe loop (10.44), um triplo axel (10.36), um triplo salchow (4.90), combinação de triplo axel com triplo toe loop (14.00), combinação de triplo flip com duplo toe loop (7.76) e combinação de triplo lutz com duplo toe loop e duplo loop (10.41). Chamamos a atenção para o facto de as combinações de saltos terem sido todas realizadas na segunda metade do esquema. Este patinador não caíu.
Tal como a sequência de passos na circular, também os seus três peões foram classificados de nível 4.
Parece-nos que na nota dos componentes os juízes foram sovinas na atribuição de pontos nos segmentos de coreografia e de interpretação com 8.61 e 8.82 pontos respectivamente. É que Takahashi esteve brilhante nesses segmentos. Então a interpretação foi um primor. Ao som de "Blues for Klook", Takahashi criou magia. Foi praticamente impossível deixar de olhar para ele durante todo o programa. Cativou o público do princípio ao fim. Foi intenso e sensual. As nuances da música foram bem trabalhadas coreograficamente e os passos foram todos bem integrados traduzindo a linguagem musical em movimento. Bravo Takahashi. Foi uma apresentação de um verdadeiro artista!
                                                      Daisuke Takahashi

Yuzuru Hanyu - Este adolescente japonês foi uma das pessoas afectadas pelo sismo e tsunami que abalaram o Japão em Março de 2011. É com grande satisfação que vemos Hanyu recuperado, focado no desporto e a vencer uma medalha em mundiais.
Hanyu entrou a matar. Logo de rajada executou um quadruplo toe loop (12.73 pontos), um triplo axel (10.64 pontos) e um triplo flip (6.50 pontos), todos com um grau de execução fantástico. Depois executou um peão de nível 4 que lhe rendeu 4.00 pontos. A primeira combinação de saltos no seu esquema foi um triplo lutz com duplo toe loop (7.80 pontos). Na repecção desse triplo lutz, Hanyu foi um pouco lento a posicionar a perna livre mas mesmo assim conseguiu fazer o segundo salto com os dois braços completamente esticados para cima. Logo de seguida realizou uma sequência de passos de nível três, onde alcançou 4.23 pontos, mas teve uma queda e foi automaticamente penalizado em -1.00 ponto. Essa queda parece que não o afectou psicologicamente pois o seu elemento seguinte foi uma enorme combinação de triplo axel com triplo toe loop (15.43 pontos). Depois executou uma combinação de três saltos: triplo lutz com duplo toe loop e duplo toe loop (9.56 pontos). No triplo loop e no triplo sachow não teve problemas e amealhou respectivamente 6.01 e 4.62 pontos. Fez ainda mais dois peões (um com nível 4 e outro com nível 2) e outra sequência de passos.
Na nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o de interpretação com 8.43 pontos. Nota-se que ele ainda não tem um lado artistico muito maduro mas soube interpretar as nuances da música com convicção e com certeza que no futuro vai evoluir. Achamos que este patinador é muito carismático. Apesar de só ter 17 anos, nota-se que Hanyu tem nervo e personalidade para dar e vender. No segmento de qualidade base da sua patinagem obteve 8.39 pontos.
Hanyu, tal como Chan, tem uns joelhos de "manteiga" e isso permite-lhe deslizar no gelo com muita suavidade. A velocidade de execução de passos e outros elementos é óptima.
No final, muitos espectadores aplaudiram-no de pé e Hanyu estava muito emocionado. Pensamos que este menino de ouro japonês tem todas as condições para num futuro próximo se sagrar campeão do mundo e quem sabe não estará na luta pelo título olímpico em Sochi em 2014.

                                                      Pose inicial de Hanyu

Brian Joubert - Foi tão bom ver Joubert de volta à ribalta em campeonatos do mundo! Ao som de um tema bem conhecido e que lhe é muito familiar - banda sonora do filme "The Matrix" - o campeão do mundo de 2007 teve um programa longo excelente.
Na nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o da interpretação com 8.39. Nos segmentos de coreografia e execução do programa obteve 8.29 em cada um. As transições foram o seu componente mais modesto (7.79).
Tecnicamente, Joubert esteve seguro, tendo iniciado o seu esquema com um quadruplo toe loop (12.01 pontos). Seguiram-se um triplo salchow (5.10 pontos) e uma excelente combinação de triplo axel com triplo toe loop (13.89 pontos). Depois voltou a fazer um triplo axel mas desta feita isolado (8.79 pontos). Joubert executou também uma combinação de triplo salchow com duplo toe loop (6.65 pontos). No triplo loop os juízes atribuiram-lhe um grau de execução negativo pois acharam que a terceira volta não tinha sido verdadeiramente completa - ficou com 3.26 pontos. No triplo lutz não teve qualquer problema e amealhou 7.20 pontos. Os saltos que fez para fechar o programa foram numa sequência de triplo flip com duplo axel. O grau de execução dessa sequência de saltos foi negativo porque os juízes fizeram uma chamada de atenção para o facto da entrada do flip não ter sido feita correctamente. Mesmo assim recebeu 6.77 pontos.
O valor final da sua nota técnica foi um pouco afectado pelo facto de Joubert não ter realizado nenhum peão e sequência de passos que fosse classificado de nível 4. Este patinador não caiu.
A impressão final do programa foi muito boa e ficou-nos na memória a alegria de Joubert por ter conseguido patinar sem erros graves perante os seus compatriotas que encheram a arena de Nice.
                                           Joubert no início do seu esquema

Sem comentários:

Enviar um comentário