segunda-feira, 2 de abril de 2012

CM - Senhoras - Análise do programa longo

Campeonatos do Mundo 2012

Categoria: Inviduais femininos

Análise do programa longo

Carolina Kostner - Nestes campeonatos do mundo foi feita história na categoria de individuais femininos. Pela primeira vez uma atleta italiana venceu a medalha de ouro. Carolina Kostner esteve excelente e redimiu-se de falhanços em épocas passadas. Desta vez conseguiu manter a calma e a concentração necessárias para conseguir um bom programa livre. Iniciou o seu esquema com um triplo loop excelente. Depois seguiu para um triplo flip com um óptimo grau de execução. Após ter efectuado a sua sequência de passos na circular, Carolina executou uma excelente combinação de duplo axel com triplo toe loop. Era suposto ter avançado para uma outra combinação, desta vez composta por triplo flip e duplo toe loop mas Carolina apenas fez duplo-duplo. Foi talvez o seu maior erro. No final do programa viria a conseguir executar uma combinação de três saltos (triplo salchow com duplo toe loop e duplo toe loop). Também realizou o triplo salchow isolado bem como o duplo axel isolado. Dos 63.22 pontos que obteve na nota técnica, cerca de 42 disseram respeito aos saltos. Nos peões que realizou, todos tiveram a classificação de nível 4. Durante todo o programa longo, Carolina teve uma velocidade incrível e conseguiu posições lindissimas ao som da música de Mozart. Aliás, essa música foi perfeita para realçar o seu estilo clássico. Na segunda nota (a dos componentes), o seu melhor segmento foi o da qualidade base do seu deslizar.


                                                            Carolina Kostner


Alena Leonova - A russa de apenas 21 anos liderou no programa curto mas perdeu a primeira posição no programa livre. Mesmo assim pode ficar contente com a sua prestação pois segurou a medalha de prata. Este foi o seu melhor resultado de sempre em campeonatos do mundo. Numa mudança radical na apresentação e coreografia quando comparada com o programa curto, Alena mostrou a sua versatilidade ao patinar ao som de "Adagio for strings" e de "Requiem for a Tower". A coreografia e a interpretação foram os seus melhores segmentos na segunda nota. Quanto ao lado técnico, Leonova começou o seu esquema com uma extraordinária combinação de triplo toe loop com triplo toe loop e recebeu 9.50 pontos por ela. Ao nível dos saltos também realizou com sucesso um duplo axel isolado e um triplo flip isolado. Efectuou uma combinação de triplo flip com duplo toe loop e outra combinação de triplo salchow com duplo toe loop. No entanto teve erros no triplo lutz e no triplo loop e, nesses dois saltos, perdeu pontos devido ao grau de execução negativo. Ao nível dos peões, dois deles alcançaram o nível 4. A sua sequência de passos foi de nível 3 e rendeu-lhe 4.09 pontos.
Alena Leonova

Akiko Suzuki - A atleta japonesa que já conta com 27 primaveras não tem assim muita experiência em campeonatos do mundo. Em termos de apresentação é uma patinadora espectacular de se observar. Suzuki tem sempre muita energia e alegria nas suas apresentações. No programa livre patinou ao som da famosa música "Die Fledermaus Overture" de J. Strauss. Os juízes gostaram da sua coreografia e interpretação e atribuíram-lhe nestes segmentos, respectivamente, 7.32 e 7.54 pontos. A óptima qualidade base da patinagem de Suzuki rendeu-lhe 7.64 pontos. O seu esquema foi iniciado, em força, com a execução de um triplo lutz de excelente qualidade. Seguiu-se a realização de uma combinação de duplo axel com triplo toe loop onde obteve 8.50 pontos. O triplo flip isolado também lhe correu bem. O seu primeiro grande erro ocorreu na combinação de triplo loop com duplo toe loop e duplo loop. Nesta combinação, os juízes consideraram que o grau de execução foi negativo e Suzuki perdeu -0.90 pontos do valor base do elemento. O outro erro grave ocorreu aquando da tentativa de realização de triplo lutz com duplo toe loop. Suzuki não conseguiu sucesso nessa combinação pois fez apenas um lutz simples com duplo toe loop. Ainda por cima teve grau de execução negativo. Nos triplo loop e salchow realizados isoladamente não houve problemas. Os seus peões tiveram posições bonitas e foram feitos tendo em conta as nuances da música. A sequência de passos obrigatória foi dificil e adorável.

                                                         Akiko Suzuki
Ashley Wagner - A americana que apenas ficou em 8.º lugar no programa curto conseguiu uma boa remontada no programa livre. Treinada pelo veteranissimo John Nicks, Wagner patinou ao som da banda sonora do filme "Cisne Negro". Ashley esteve bem artisticamente mas, quando comparada com as atletas que ficaram no pódio, ainda lhe falta um pouco mais de brilho e maturidade. Tecnicamente, no que respeita aos peões, dois deles foram considerados de nível 4. A sua sequência de passos foi de nível 3. Quanto aos saltos, Ashley começou muito bem com uma boa combinação de triplo flip com duplo toe loop e duplo loop. Teve ainda sucesso na combinação de triplo loop com duplo toe loop e nos triplos loop, salchow e flip que foram realizados isoladamente. No triplo lutz, os juízes fizeram uma chamada de atenção para o facto de Ashley não ter definido correctamente a entrada do salto. Em consequência Ashley perdeu alguns pontos na nota técnica. Já na execução da combinação de duplo axel com triplo toe loop, os juízes consideraram que faltou um pouco para que a terceira rotação pudesse ter sido efectivemente completa e penalizaram-na com um grau de execução negativo. No cômputo geral foi uma boa prova.
                                                      Ashley Wagner
Kanako Murakami - A oitava classificada dos campeonatos do mundo da época transacta esteve desta vez na discussão das medalhas mas acabou por se ficar pelo quinto posto. A música que escolheu interpretar no seu programa livre foi "Concerto para violino" de F. Mendelsson. Nos segmentos de interpretação e coreografia na nota dos componentes do programa, Murakami arrecadou 14.22 pontos. O seu melhor segmento nos componentes foi o que respeita à qualidade base da sua patinagem (7.39 pontos). Na nota técnica o elemento que lhe rendeu mais pontos (8.88) foi uma combinação de triplo salchow com duplo loop e duplo loop. O seu programa não teve sucesso absoluto pois Murakami cometeu erros nos seguintes saltos: triplo lutz (grau de execução negativo e chamada de atenção para a entrada mal feita), triplo flip (não completou as três voltas completas e grau de execução negativo), no axel fez um salto simples em vez de duplo e na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop (ultima volta não foi completa e grau de execução negativo). Parece-nos que esta patinadora vai ter grandes hipóteses de vencer medalhas em competições futuras desde que consiga dominar o seu sistema nervoso.
                                       Murakami com a sua treinadora
Mao Asada - A célebre patinadora japonesa tem tido uma temporada dificil e este programa livre foi um exemplo disso. No passado já demonstrou grande mestria técnica nomeadamente na execução do triplo axel. No entanto, nestes campeonatos do mundo acabou por cometer alguns erros. Iniciou o seu esquema com um axel simples que deveria ter sido triplo. Seguidamente avançou para uma linda e bem sucedida combinação de triplo flip com duplo loop (8.00 pontos). A recepção do triplo lutz foi suave mas a entrada do salto não foi correctamente definida e os juízes penalizaram-na nalgumas décimas por causa disso. Depois efectuou um duplo axel com duplo toe loop em combinação mas este segundo salto era suposto ter sido um triplo. Ao nível de saltos, Asada ainda fez um duplo flip e um loop simples. No triplo salchow perdeu algumas décimas por não ter efectuado as três rotações completas. A sua sequência de passos foi classificada de nível 4. Ao nível da nota dos componentes, o melhor segmento de Asada foi o da qualidade base da sua patinagem (7.64 pontos). Esperemos que na próxima época Asada consiga voltar a apresentar-se no seu melhor.

                                                            Mao Asada

Sem comentários:

Enviar um comentário