sábado, 8 de dezembro de 2012

Final do Grande Prémio 2012/13 - Senhoras (Resultados Finais + Análise)

Eis os resultados finais da categoria de individuais femininos na final do grande prémio que decorreu em Sochi na Russia.
 
OURO - Mao Asada (Japão) --- 196.80pts
PRATA - Ashley Wagner (Estados Unidos) --- 181.93pts
BRONZE - Akiko Suzuki (Japão) --- 180.77pts
4.º - Kiira Korpi (Finlândia) --- 174.94pts
5.º - Elizaveta Tuktamysheva (Russia) --- 173.75pts
6.º - Christina Gao (Estados Unidos) --- 154.54pts
 
Análise
Ashley Wagner parecia imparável no circuito do grande prémio, Akiko Suzuki parecia estar num grande momento de forma e depois do Troféu NHK ninguém pensava que Mao Asada estaria na corrida para o primeiro lugar. No entanto, a bi-campeã do mundo Asada chegou, viu e venceu de maneira convincente e foi a patinadora mais consistente da prova.
Mao Asada não cometeu nenhum erro grosseiro nem teve qualquer queda. O programa livre não foi absolutamente perfeito e limpo por causa de alguns problemas nestes elementos:
a) combinação de duplo axel com triplo toe loop - os juízes consideraram que a última rotação no triplo toe loop não foi bem completa;
b) no triplo flip também faltou um pouquinho para que a terceira volta fosse completa;
c) no triplo lutz a patinadora arrancou para o salto com a lâmina do pé base na posição errada;
d) o triplo salchow que estava planeado foi transformado em duplo;
Os restantes elementos técnicos de saltos foram realizados com sucesso e boa qualidade: triplo loop (6.40pts), combinação de triplo loop com duplo loop e duplo loop (10.37pts), combinação de triplo flip com duplo toe loop (8.51pts). Todos os peões foram de nível 4 (12.56pts). A sequência de passos e a sequência coreográfica foram extraordinárias (9.40pts). Os componentes situaram-se entre 8.04 e 8.50. Ver Mao Asada a patinar é uma experiência magnifica. Ela tem uma leveza e uma definição limpa dos movimentos incríveis. Asada parece que voa! Ainda por cima ela tem uma musicalidade enorme e isso permite-lhe fazer uma obra de arte de um elemento técnico como é a sequência de passos.
Ashley Wagner dos Estados Unidos não conseguiu estar ao nível a que nos habituou no circuito do grande prémio. O programa livre dela é muito bom e está desenhado para ir buscar muitos pontos extra devido a saltos previstos na segunda metade do esquema e a coreografia destaca a garra que Ashley tem naturalmente. Ela acabou por segurar a medalha de prata muito à custa também do resultado que já trazia do programa curto pois na fase do programa livre apenas ficou em 4.º lugar. Ashley cometeu dois erros bem grosseiros ao cair no triplo salchow a no duplo axel que estava em sequência com o triplo loop. Foi um choque ver Ashley a cair no salchow. Ninguém estava à espera que ela falhasse nada. Já a queda no duplo axel doeu só de olhar pois ela caiu de uma forma um pouco estranha e ficou aleijada na anca. Mesmo assim Ashley continuou o programa. Um outro erro que cometeu foi na definição da entrada para o triplo lutz e foi penalizada com um grau de execução negativo nesse elemento. Os elementos de salto em que Ashley teve sucesso foram os seguintes: combinação de triplo flip com duplo toe loop e duplo toe loop (9.30pts), combinação de duplo axel com duplo toe loop (5.46pts), triplo loop isolado (6.71pts) e triplo flip isoldado (6.63pts). Nos peões apenas o peão layback recebeu a classificação de nível 4 e os restantes foram de nível 3 (9.94pts). A sequência de passos foi de nível 2 (3.03pts). Os componentes balizaram-se entre 7.64 e 8.00.
Akiko Suzuki não esteve muito feliz no seu programa livre que por acaso até começou bem com a realização de uma combinação de triplo flip com duplo toe loop e duplo loop (9.10pts). Seguidamente ela fez outra bela combinação desta feita de duplo axel com triplo toe loop (8.50pts). Só que depois apenas fez um lutz simples, teve uma queda violenta no triplo flip isolado e também caiu no triplo loop isolado. Estes três erros custaram-lhe muitos pontos na nota técnica. Suzuki fez ainda uma combinação de triplo loop com duplo (7.54pts) e um triplo salchow (5.32pts). Todos os peões e a sequência de passos foram classificados de nível 4. Na nota dos componentes, os seus segmentos ficaram entre 7.39 e 7.68.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário