quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alexei Yagudin

O que é feito de Alexei Yagudin? Esta pergunta aparece frequentemente no feedback que recebo a propósito do blog. Assim sendo era quase inevitável que fizesse este post.
Toda a gente se recorda das fantásticas prestações de Alexei Yagudin na patinagem artística de competição na categoria de individuais masculinos. Ele marcou uma era e tornou-se num símbolo do que deve ser a patinagem masculina.
Em termos de títulos mais marcantes, Yagudin venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City em 2002, foi quatro vezes campeão do mundo, duas vezes campeão da final do grande prémio e tri-campeão da Europa. Pode-se dizer que Yagudin só não ganhou mais títulos devido a um tal senhor chamado Evgeni Plushenko com quem manteve uma rivalidade intensa e nem sempre amigável.
Yagudin realizou imensos programas espectaculares e apeteceu-me selecionar estes para colocar no post:



Yagudin queria ter continuado a sua carreira na competição até 2006 mas isso foi impossível devido a uma grave lesão na anca. Ele teve de ser operado e passou por um longo período de reabilitação. Isto podia ter sido o fim dele mas assim não aconteceu. Alexei Yagudin tornou-se entretanto um dos desportistas mais acarinhados na Rússia mas também uma celebridade tal que já chegou a ser perseguido por jornalistas e fotógrafos em várias ocasiões. Essa perseguição da imprensa também foi justificada pela fama de D. Juan de Alexei Yagudin. Entre as suas conquistas estão nomes como os de Victoria Daineko e Alexandra Savelieva (cantoras pop muito famosas na Russia). Yagudin também teve alguns episódios públicos em que revelou não ser nenhum santo. Houve uma ocasião, por exemplo, em que se embebedou num restaurante com o actor russo Marat Basharov e acabaram os dois por causar distúrbios e danos materiais de valores elevados.

Alexei Yagudin participou em inúmeros programas de televisão russos em que ensinou celebridades a patinar numa espécie de versão do "Dança Comigo no Gelo". Podem ver alguns exemplos dessas participações nestes vídeos:



 
Em vários desses programas de tv em que participou, Yagudin também se arriscou a dançar sem patins e a fazer coreografias com concorrentes. Quem tem curiosidade em ver uma performance de Yagudin sem patins pode ver estes vídeos:
 
 
Mas as participações na tv não se têm ficado sobre este tipo de programas. Yagudin também tem apresentado vários programas na tv russa.
Além disso ele representou um dos papéis principais numa telenovela russa sobre patinagem artística e tem feito imenso teatro. Podem ver aqui um vídeo amador numa peça onde Yagudin participou:
 
A título de curiosidade deixo aqui o videoclip de uma música de Victoria Daineko com a participação especial de Alexei Yagudin
 
Como podem verificar pelas amostras deste post, Yagudin tem andado tudo menos parado. Aliás ele continua a fazer digressões pela Russia inteira, Europa de leste e Àsia todos os anos.
 
A nível pessoal, Yagudin casou com a patinadora Tatiana Totmianina e tem uma filha muito querida chamada Liza.
 
Liza Yagudina
Uma família linda
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário