segunda-feira, 3 de junho de 2013

Notícias - Skate America 2013

No dia 03-06-2013 foi anunciada oficialmente a lista de atletas que irão competir no Troféu Skate América, no próximo mês de Outubro. Esta prova será a primeira do calendário do circuito do grande prémio da temporada 2013/2014 e vai decorrer em Detroit (Estados Unidos) entre os dias 18 e 20 de Outubro.
Para além do troféu em disputa, os patinadores vão tentar amealhar pontos para tentarem uma eventual qualificação para a final do grande prémio.

HOMENS
 
Esta categoria promete uma competição bastante renhida pois estarão em prova vários atletas de grande nomeada. Evan Lysacek (Estados Unidos) foi campeão olímpico em 2010 e este evento marcará o seu regresso à competição. Será muito interessante ver em que estado é que Lysacek se apresentará pois já na época passada era suposto ter competido acabando por não o fazer. Será que ele ainda tem capacidade para competir? Pois é... teremos de esperar para ver. Denis Ten (Cazaquistão) causou sensação nos mundiais de 2013 ao ganhar a medalha de prata com duas fabulosas prestações. Agora terá de lidar com o facto do seu nome se ter tornado famoso e das pessoas terem expectativas em relação a ele. Um patinador de quem se espera muito é Daisuke Takahashi. O japonês venceu o título mundial em 2010 e tem aspirações ao título olímpico em 2014. Outro antigo campeão mundial que vai competir na edição 2013 do Skate América é o francês Brian Joubert. Takahiko Kozuka (Japão) e Artur Gachinski (Russia) foram respectivamente medalha de prata e bronze nos mundiais de 2011 mas têm tido alguns problemas físicos que têm atrapalhado a sua evolução. Veremos como é que Kozuka e Gachinski se portarão no Skate América, sendo certo que em teoria são patinadores para discutir as medalhas. Tatsuki Machida (Japão) e Max Aaron (EUA) não podem ser desprezados e é melhor não esquecê-los. A lista de participantes é fechada por Alexander Majorov da Suécia. A vaga que estava em aberto foi atribuída a Adam Rippon (Estados Unidos)
Actualizado em 30-09-2013: Lysacek anunciou a sua desistência devido a lesão. A vaga deixada em aberto deverá ser atribuída a Jason Brown.
Actualizado em 14-10-2013: A federação francesa de patinagem decidiu excluir Brian Joubert deste evento.

PARES
 
Os russos Tatiana Volosozhar & Maxim Trankov, que na temporada passada venceram todas as provas em que participaram, serão com certeza os grandes favoritos à medalha de ouro nesta competição. A medir forças com eles estarão Kirsten Moore-Towers & Dylan Moscovitch (Canadá), Ksenia Stolbova & Fedor Klimov (Russia), Stefania Berton & Ondrej Hotarek (Itália), Vanessa James & Morgan Ciprés (França), Marissa Castelli & Simon Shnapir (EUA), Caydee Denney & John Coughlin (EUA) e Felicia Zhang & Nathan Bartholomay (EUA)
Actualizado em 30-09-2013: James & Ciprés desistiram e foram substituídos pelo par canadiano Purdy & Marinaro.

SENHORAS
A prova de individuais femininos também será interessante pois estarão em acção Mao Asada do Japão e Ashley Wagner dos Estados Unidos. Poder-se-á pensar que essas duas patinadoras irão garantir os dois primeiros lugares mas pode não ser bem assim pois Elizaveta Tuktamysheva e Elena Radionova, ambas da Rússia, também estarão presentes neste troféu. Radionova venceu o título mundial de juniores em 2013 e fará aqui a sua estreia no circuito sénior do grande prémio. No Skate América 2013 veremos também Valentina Marchei (Itália), Caroline Zhang (Estados Unidos), Mae Berenice Meite (França), Elene Gedevanishvili (Geórgia) e Viktoria Helgesson (Suécia). A vaga que estava em aberto foi preenchida pela estado-unidense Samantha Cesario.
 
DANÇA
 
Meryl Davis & Charlie White (campeões do mundo em 2013) e Maia Shibutani & Alex Shibutani (medalhas de bronze nos mundiais de 2011) serão os pares da casa. Eles irão medir forças com Anna Cappellini & Luca Lanotte (Itália), Isabella Tobias & Deividas Stagniunas (Lituânia), Julia Zlobina & Alexei Sitnikov (Azerbaijão), Pernelle Carron & Lloyd Jones (França) e Cathy Reed & Chris Reed (Japão). A vaga que estava em aberto foi, entretanto, atribuída a Madison Hubbell e Zachary Donohue (Estados Unidos).

Sem comentários:

Enviar um comentário