segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Notícias - Taça da China 2014

O grande prémio Taça da China 2014 que decorreu entre 7 e 9 de Novembro de 2014 continua a dar que falar.

Na categoria de individuais femininos, a jovem russa Julia Lipnitskaya, actual campeã da Europa, faltou à cerimónia de entrega de medalhas sem apresentar qualquer justificação. Soube-se agora que, por esse motivo, Lipnitskaya foi multada numa quantia monetária, embora não tenha sido divulgado o montante exacto. No entanto, à chegada ao aeroporto de Moscovo, Lipnitskaya foi entrevistada e explicou que pediu desculpas à organização e que não fez de propósito. Ela referiu que estava muito chateada com a sua própria prestação no programa livre e que foi para o hotel descansar, tendo-se esquecido da hora marcada para a cerimónia. 

Julia Lipnitskaya

Na categoria de individuais masculinos, a prova ficou marcada pela colisão entre Han Yan e Yuzuru Hanyu ocorrida durante a sessão de aquecimento no gelo antes do programa livre. Ambos os patinadores ficaram afectados fisicamente. Sabe-se agora que Yan ficou mais queixoso do maxilar e do peito, tendo ficado com dificuldades em respirar. Ele também se queixou de ter ficado com "visão dupla" durante alguns momentos. Depois do programa livre, a estação de televisão CCTV 5 mostrou imagens de Yan a ser transportado para o hospital numa ambulância. No dia 10-11-2014 ficou a saber-se que Yan recebeu alta e que já se está a sentir melhor, planeando continuar a competir normalmente. Através de uma mensagem na rede social Weibo, Yan expressou o seu agradecimento a todos os fãs que ficaram preocupados com ele. 
Yuzuru Hanyu ficou pior do que Yan devido a ter embatido violentamente com a cabeça no gelo. Ele teve de ser suturado no queixo e na cabeça. Para além disso Hanyu ficou com dores nas costas e no abdómen. Ele também se aleijou no tornozelo direito durante a prestação no programa livre (possivelmente numa das várias quedas que teve). Yuzuru já regressou ao Japão e os médicos aconselharam-no a descansar durante 2 a 3 semanas. Isto coloca em risco a sua participação no GP Troféu NHK. 
A colisão entre Yuzuru Hanyu e Han Yan lançou um debate no mundo da patinagem artística. A imprensa japonesa levantou a questão de por que é que os patinadores da selecção japonesa não estarem acompanhados de um médico próprio nessa prova. A assistência médica prestada a Hanyu quando ele foi retirado da pista foi realizada pelos médicos que estava a acompanhar a equipa dos Estados Unidos. A questão essencial é esta: tendo um atleta uma suspeita de traumatismo craniano deverá ser impedido de patinar? Hanyu esteve vários momentos completamente desorientado mas acabou por entrar em pista para cumprir um programa livre com saltos quádruplos e peões que são elementos que colocam grande pressão na cervical e na caixa craniana por causa das rotações tão rápidas. 
Muitos fãs estão a questionar também a atitude dos treinadores. Será que eles deviam ter impedido os seus pupilos de patinar por uma questão de precaução? Devia o juiz-árbitro ter tido intervenção? 
Um debate que certamente vai continuar durante alguns dias. 


Yuzuru Hanyu

Sem comentários:

Enviar um comentário