domingo, 16 de novembro de 2014

GP Taça Rostelecom Rússia 2014 - Homens (Final)

No dia 15-11-2014 realizou-se em Moscovo o programa livre masculino referente ao grande prémio Taça Rostelecom Rússia 2014.

RESULTADO FINAL


1.ºJavier Fernandez
Espanha
265.01pts
2.ºSergei Voronov
Rússia
252.00pts
3.ºMichal Brezina
Rep. Checa
241.23pts
4.ºMisha Ge
Uzbequistão
238.05pts
5.ºJason Brown
EUA
235.56pts
6.ºTakahiko Kozuka
Japão
216.80pts
7.ºMax Aaron
EUA
212.60pts
8.ºArtur Gachinski
Rússia
201.26pts
9.ºStephen Carriera
EUA
201.24pts
10.ºJeremy Ten
Canadá
198.50pts
11.ºIvan Righini
Itália
195.07pts
12.ºMoris Kvitelashvili
Rússia
174.25pts


COMENTÁRIO
O espanhol Javier Fernandez venceu a medalha de ouro com uma margem confortável de pontos sobre os seus adversários. Fernandez tem uma estrutura de programa livre bastante difícil e conseguiu ser bem sucedido em praticamente todos os elementos. Apenas o quádruplo salchow isolado, a combinação de quádruplo salchow com duplo toe loop e a combinação de triplo flip-loop-duplo salchow foram punidos com grau de execução negativo. Fernandez também transformou o que era suposto ser um triplo loop isolado num salto duplo. O quádruplo toe loop isolado logo no início do programa foi extraordinário. Ele executou ainda um triplo axel (em que ficou só com o valor base), uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop e um triplo toe loop. Nos peões ele amealhou um total de 11.00pts. A sequência de passos foi de nível 3 e rendeu-lhe 4.51pts. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.64 na perícia, 8.61 nas transições/passos de ligação, 8.61 na performance/execução, 9.00 na coreografia e 9.00 na interpretação.
O russo Sergei Voronov espantou toda a gente com a qualidade dos seus saltos no programa curto, principalmente a combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop. No programa livre ele voltou a repetir a façanha e executou essa mesma combinação novamente com grande qualidade, arrebatando 16.40pts só com esse elemento. Os seus únicos erros técnicos foi abdicar do quádruplo toe loop isolado, tendo feito apenas um triplo embora com boa qualidade e ter transformado o que era suposto ser um triplo lutz num duplo. Voronov também executou um triplo axel isolado, uma combinação de triplo axel com duplo toe loop, um triplo salchow, uma combinação de triplo loop-duplo toe loop-duplo loop e um duplo axel. Nos peões ele totalizou 11.21pts. A sequência de passos foi de nível 3 e rendeu-lhe 4.09pts. Nos componentes, ele obteve 8.14 na perícia, 7.46 nas transições, 8.29 na performance/execução, 8.04 na coreografia e 8.29 na interpretação. 
Voronov melhorou muito tecnicamente desde que passou a ser treinado por Eteri Tutberidze e Sergei Dudakov. No entanto, enquanto Fernandez tem mestria técnica conjugada com um lado de "homem do espetáculo", Voronov é claramente um atleta. Se Voronov tivesse umas aulas de dança fora do gelo talvez conseguisse desenvolver mais a sua versatilidade e capacidade de projectar emoções durante os seus programas. 
Michal Brezina ascendeu à terceira posição final graças a uma prestação sólida no programa livre. Brezina iniciou o seu esquema com um triplo axel enorme (10.36pts), tendo de seguida realizado um triplo toe loop isolado e uma combinação de quadruplo salchow-duplo toe loop. Já na segunda metade do esquema ele quis executar um quadruplo salchow mas não conseguiu efectivamente completar a quarta volta e tendo caído na recepção. Ele também efectuou uma combinação de triplo axel com duplo toe loop, um triplo lutz, um triplo loop e uma combinação de triplo flip-loop-duplo salchow. Tanto o primeiro como o último peão foram punidos com grau de execução negativo. A sequência de passos foi classificada de nível 3 e rendeu-lhe 4.16pts. Nos componentes ele obteve as seguintes médias: 8.04 na períca, 7.75 nas transições, 8.14 na performance/execução, 8.14 na coreografia e 8.14 na interpretação. Esta é a sua segunda medalha neste grande prémio. Na temporada 2012-2013 Brezina também conquistou a medalha de bronze na Taça Rostelecom Rússia. 
Misha Ge está a ter uma época excelente e tem impressionado toda a gente com a sua consistência. Ele parece estar na sua melhor forma física até agora. O único elemento técnico que foi punido com grau de execução negativo no programa livre foi a combinação de triplo axel-duplo toe loop. Ge não incluiu nenhum salto quadruplo no seu programa mas mesmo assim conseguiu uma nota técnica de 80.58pts muito graças à boa execução e qualidade dos elementos que apresentou. No seu programa livre ele foi punido com um ponto de dedução devido a "violação de tempo", ou seja, por não ter respeitado completamente os limites de tempo impostos pelas regras. 
Jason Brown esteve um pouco abaixo daquilo que é capaz de fazer e cometeu um erro incaracterístico no triplo lutz que costuma ser um salto em que ele tem muita segurança. No final do seu programa livre, Brown estava um pouco emocionado. A sua participação nesta competição foi possivelmente um momento difícil para ele devido ao falecimento do seu agente. 
Takahiko Kozuka foi terceiro no programa curto mas no programa livre apenas foi sétimo, tendo desperdiçado a possibilidade de ficar no pódio. Kozuka tem lidado com uma lesão na anca que já o apoquenta há muito tempo mas tem tentado evitar a cirurgia. Se esta é ou não a decisão certa só o tempo o dirá. Kozuka tem também testado em competição um formato novo de lâminas para os patins no âmbito de um projecto que ele próprio está a desenvolver. 
Artur Gachinski continua numa fase de travessia do deserto após ter tido excelentes prestações em épocas anteriores. Recordo-vos de que Gachinski foi medalha de bronze nos mundiais de 2011 e vice-campeão da Europa em 2012. Penso que toda a gente que acompanha esta modalidade com atenção sabe que Gachinski tem uma enorme qualidade. No entanto, nestes últimos tempos parece que ele anda sempre a lutar com ele próprio. A sua reacção no final do programa livre na Taça Rostelecom Russia 2014 é demonstrativa disso mesmo. Pode ser que com o auxílio da experiente Tatiana Tarasova ele consiga vencer os "seus demónios" e voltar à ribalta. 


VIDEOS


Fernandez


Voronov


Brezina


Ge


Brown


Kozuka


Aaron


Gachinski


Carriere


Righini


Kvitelashvili

Sem comentários:

Enviar um comentário