quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Competição Glacier Falls 2015

Em Anaheim (Estados Unidos) realizou-se uma competição de patinagem artística, entre os dias 30 de Julho e 2 de Agosto de 2015.
Jason Brown, Gracie Gold e Polina Edmunds foram os cabeças-de-cartaz desta competição. A luta entre Gracie Gold e Polina Edmunds no programa curto foi um bom aperitivo para o que podemos esperar na temporada 2015/2016. Gracie Gold levou a melhor nesta primeira ronda ao conquistar a medalha de ouro com uma nota total de 202.54 pontos.
Polina Edmunds entrou a matar e fez um programa curto excelente patinado ao som de "Moonlight Sonata" de Beethoven. Se ela patinar desta forma em competições mais importantes de certeza que ficará entre as melhores classificadas. Os saltos que ela fez foram triplo lutz-triplo toe loop em combinação, um triplo flip e um duplo axel (na segunda metade do programa). Gostei bastante do peão de combinação. O último elemento que ela apresentou foi o peão layback. A sua nota técnica foi de 39.59pts. A coreografia foi feita por Rudy Galindo (medalha de bronze nos mundiais de 1996 na categoria de individuais masculinos). Penso que esta opção musical e coreográfica demonstra uma evolução positiva por parte de Polina pois parece que ela alcançou alguma maturidade artística. Na época passada ela ainda tinha uma presença muito júnior quando comparada com as outras atletas. As médias conseguidas por ela nos componentes dos segmentos do programa foram boas : 7.94 na perícia, 7.69 nas transições, 8.38 na performance/execução, 8.38 na coreografia e 8.19 na interpretação. A sua nota combinada foi de 72.04pts. 






Gracie Gold foi segunda classificada no programa curto. A sua nota técnica foi de 36.99pts, ou seja, foi inferior à de Polina. No entanto, Gold obteve médias melhores nos segmentos dos componentes com 8.25 na perícia, 7.94 nas transições, 8.38 na performance/execução, 8.56 na coreografia e 8.63 na interpretação. A sua nota total combinada foi de 70.39pts. Para esta temporada, Gold decidiu aventurar-se na interpretação do tema argentino "El Choclo". A coreografia deste programa foi criada por Lori Nichol. Talvez este seja um bom programa para que Gold possa demonstrar outra faceta em programas de competição. Em relação à parte técnica, Gold executou uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop, triplo flip e duplo axel (segunda metade do esquema). No entanto, ela cometeu um erro na recepção do segundo salto da combinação pois estava um pouco desequilibrada e necessitou de colocar uma mão no gelo para evitar uma queda. Isso ajudou Edmunds a ficar com a liderança na prova.
No entanto, o programa livre mudou tudo. Polina Edmunds patinou o seu programa livre ao som da banda sonora do clássico "E Tudo o Vento Levou". Esta coreografia também foi elaborada por Rudy Galindo. Edmunds foi apenas sexta classificada no programa livre com uma nota combinada de 88.05pts. O seu total nos componentes foi de 60.10pts mas a nota técnica foi meramente de 27.95pts! Em muitas partes ela optou por apenas marcar os saltos, ou seja, não os executou efectivamente. Claro que isso prejudicou imenso a sua nota final. Não obstante penso que não há razão para alarme pois pode ter sido uma decisão da equipa técnica da atleta. Como se trata de uma competição pequena e o principal objectivo é testar a aceitação dos programas, Edmunds pode simplesmente ter jogado pelo seguro. Não penso que tenha sido qualquer problema físico ou de nervos. 
Gold acabou por ser a patinadora vitoriosa neste evento. No seu programa livre, ela conseguiu 63.64pts na nota técnica e 69.51pts na nota artística e devia ter ficado com um total de 133.15pts. Mas como lhe foi aplicada uma dedução de um ponto, a sua nota combinada acabou por ser 132.15pts. A música usada por Gold no programa livre é o famoso tema "O pássaro de fogo" de Igor Stravinsky. Esta coreografia também é da responsabilidade de Lori Nichol. 
Os restantes lugares no pódio na categoria de senhoras foram ocupados por Courtney Hicks e Mariah Bell. 
A competição masculina iniciou-se com uma enorme surpresa. Jason Brown era considerado o super favorito para ficar em primeiro lugar mas acabou por ser o último classificado no programa curto. A coreografia do seu programa curto é giríssima e assenta que nem uma luva às qualidades de Jason Brown. As suas médias nos componentes desse programa foram razoáveis mesmo tendo em conta que ainda estamos numa fase muito inicial da temporada e que ele cometeu diversos erros técnicos (7.63 na perícia, 7.75 nas transições, 7.25 na performance/execução, 7.94 na coreografia e 7.75 na interpretação). A sua nota técnica no programa curto ficou-se pelos meros 20.34 pts. Ele foi punido com três pontos de dedução pois caiu em todas as tentativas de salto. A sua nota técnica também se ressentiu com a falta de combinação de saltos, sendo que é obrigatório apresentar uma combinação no programa curto. A sua nota combinada no programa curto foi de 55.66 pts.
Jason Brown conseguiu recuperar bastante no programa livre mas não foi o suficiente para chegar ao pódio. Ele terminou na sexta posição com uma nota total de 191.90 pts. O programa livre deste atleta foi patinado ao som de uma música belíssima mas com poucas variações. O programa pareceu um pouco monótono comparado com outras coreografias que Jason Brown já teve oportunidade de patinar. Não obstante, é inegável que Jason Brown conseguiu proporcionar bons momentos de patinagem apesar de o seu estado de forma ainda não ser o melhor (como é normal nesta fase). Ele tem uma tremenda flexibilidade, as extensões bem feitas, as mãos elegantes e bem colocadas e define muito bem movimentos em espiral. Aliás, um dos melhores aspectos do seu programa livre foi precisamente o controlo extraordinário na colocação das lâminas dos patins em posições bastante difíceis e isso é uma grande demonstração de perícia. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.13 na perícia, 8.31 nas transições/passos de ligação, 7.31 na performance/execução, 8.31 na coreografia e 8.56 na interpretação.
Tecnicamente Brown teve alguns problemas com os saltos e foi penalizado com dois pontos de dedução devido a duas quedas. Ele caiu na recepção do segundo triplo axel e também no flip. De momento não é preocupante que os saltos não estejam afinados pois as competições principais só aparecem no calendário a partir de Setembro e até lá ele terá tempo de evoluir. 
O jovem Nathan Chen (16 anos) venceu a competição com uma nota total de 253.71pts. No que diz respeito ao programa curto, Chen esteve seguro nos saltos, tendo apresentado um quádruplo toe loop, um triplo axel e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (na segunda metade do programa). A sua nota técnica foi de 84.45pts. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 7.56 na perícia, 7.25 nas transições, 7.75 na performance/execução, 7.81 na coreografia e 7.63 na interpretação. O programa foi patinado ao som de uma música de Michael Jackson e Nathan chegou a incluir um pequeno segmento na sequência de passos a imitar o famoso "moonwalk". O seu programa livre foi bem diferente do curto. No livre, Chen utilizou a música "Sinfonia n.º 3 para órgão" de Camille Saint Saens, sendo que a coreografia por ele interpretada é da autoria de Nikolai Morozov. Infelizmente não consegui encontrar um video desta prova para disponibilizar aqui. Posso dizer-vos que a nota técnica obtida por este patinador foi de 87.26pts e que as suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.19 na perícia, 8.00 nas transições, 8.25 na performance/execução, 8.31 na coreografia e 8.25 na interpretação. Vamos ver como é que ele vai progredir durante a temporada e quais os resultados que irá obter nas principais competições do escalão júnior a nível internacional. 
Grant Hochstein ficou com a medalha de prata e Tim Dolensky ficou com a medalha de bronze. O australiano Brendan Kerry ficou em quinto lugar e o israelita Daniel Samohin ficou em oitavo. O patinador Richard Dornbush desistiu. 


VIDEOS

Polina Edmunds
Programa curto
Programa livre (excerto)

Gracie Gold
Programa curto
Programa livre (excerto)


Nathan Chen
Programa curto
Jason Brown
Programa curto
Programa livre









Sem comentários:

Enviar um comentário