quarta-feira, 5 de abril de 2017

Notícias da Rússia - O "golpe de teatro" de Plushenko e outras novidades

O lendário patinador Evgeny Plushenko aproveitou a semana em que decorreram os campeonatos do mundo de 2017 para anunciar formalmente a sua retirada da patinagem de competição. Depois da lesão gravíssima que ele sofreu nas costas e das operações cirúrgicas a que foi sujeito, esta notícia não surpreende. Se não fosse esse problema físico penso que ele ainda arriscaria participar na temporada olímpica 2017/2018.
No entanto, os fãs de Plushenko não devem ficar tristes. Ele planeia continuar a abrilhantar diversos espectáculos nomeadamente com a famosa digressão Kings on Ice.
As novidades sobre Plushenko não se ficam por aqui. Plushenko inaugurou a sua própria academia de patinagem artística em Moscovo. São inúmeros os jovens que já se apresentaram a testes para ingressar na nova academia.
Evgeny Plushenko está a abraçar uma nova fase da sua vida mas a patinagem de competição vai continuar a ter um lugar muito importante na sua vida. É que ele pretende tornar-se treinador.
Numa conferência de imprensa realizada em 05-04-2017, Evgeny Plushenko confirmou os rumores que tinham começado a circular de que ele é o novo treinador de Adelina Sotnikova!
Adelina Sotnikova, campeã olímpica em 2014, praticamente abdicou da temporada 2016/2017 e nem sequer participou nos campeonatos nacionais. Ela esteve ocupada com o popular programa de televisão "Ice Age" onde formou parceria com um famoso actor russo. A participação neste programa de tv não caiu bem junto da sua então treinadora Elena Buianova. Essa treinadora foi uma das principais responsáveis pela sucesso de Adelina tanto no escalão júnior como na conquista do título olímpico em 2014. Consta que Buianova se sentiu atraiçoada por Adelina por esta ter decidido participar no programa de tv sem o seu conhecimento ou consentimento. Este mal-estar levou a que Adelina saísse do seu clube de sempre: o CSKA de Moscovo. A jovem russa parece estar determinada em regressar à patinagem de competição e contará com o apoio de Plushenko. Se isto vai resultar, só o tempo nos dirá...


Adelina Sotnikova



No rescaldo dos mundiais 2017, a patinadora Anna Pogorilaya foi excluída da selecção russa para o próximo World Team Trophy que decorrerá no Japão durante o mês de Abril. As coisas não correram bem a Pogorilaya durante os mundiais e ela desperdiçou uma excelente hipótese de conquistar a medalha de prata depois de falhar redondamente no programa livre. Parece que os responsáveis da Federação Russa não gostaram nada desse desaire e a exclusão de Anna da selecção nacional para esse evento é uma punição. Quem vai beneficiar com isto tudo é a patinadora Elena Radionova pois já foi anunciado que o lugar na selecção é oficialmente dela.


Elena Radionova


Se seguem o blog Magia Gelada no facebook e no twitter, já devem ter lido diversos posts meus sobre as mais recentes notícias do par Tatiana Volosozhar & Maxim Trankov. O casal está radiante com o nascimento da sua filha Angelika e já baptizou a menina numa cerimónia que decorreu na Igreja Ortodoxa. O patinador Fedor Klimov é o padrinho da menina. Entretanto, Tatiana e Maxim regressaram aos treinos. Mas calma... ainda é só para espectáculos :)


Volosozhar & Trankov


É sabido que os russos vivem a patinagem artística com muita intensidade. Mais uma prova disso é que nem no que diz respeito a comentadores ficam livres de polémicas. A veterana treinadora/coreografa Tatiana Tarasova, figura muito respeitada, tem assegurado os comentários em várias transmissões televisivas de campeonatos de patinagem artística, incluindo os mundiais 2017. Ora, depois do final dos mundiais desta temporada, Tarasova denunciou que está a ser "perseguida" pela ex-campeã do mundo de pares Irina Rodnina. Consta que Rodnina, que por sinal já exerceu cargos políticos, não gostou de certos comentários de Tarasova durante as transmissões televisivas e pretende que ela seja substituída! Tarasova, com a frontalidade que sempre lhe foi reconhecida, afirmou que Rodnina não é exactamente muito inteligente. Alguém quer ir buscar as pipocas?

Tatiana Tarasova





Sem comentários:

Enviar um comentário