terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Campeonatos Nacionais da Rússia 2017 - Dança

Campeonatos Nacionais da Rússia 2017




Categoria de Dança

Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev entraram na história da patinagem russa ao conquistarem o sétimo título de campeões nacionais. As coisas não foram fáceis apesar de terem arrecadado a medalha de ouro com mais de quatro pontos de vantagem sobre Stepanova & Bukin. Na dança curta, Ekaterina e Dmitri receberam 77.55pts mas o programa não foi isento de erros. É que Ekaterina entrou mal nos twizzles de nível 4 e falhou o timing na primeira sequência - isso levou a que a sincronização entre ela e Dmitri se perdesse. Todos os juízes marcaram +2 no grau de execução desse elemento mas eu teria marcado 0. Nos passos obrigatórios de rumba, que foram classificados com o nível 3, eles falharam a marcação do primeiro ponto-chave e acertaram nos outros dois. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam e a sequência parcial de passos também foram de nível 3. A figura de elevação foi de nível 4. Nos segmentos dos componentes, as suas médias balizaram-se entre 9.43 (nas transições) e 9.64 (performance e composição). Ekaterina pareceu-me muito nervosa e isso retirou um pouco de brilho à sua actuação.
Em contraste, a sua prestação foi fantástica na dança livre. O programa foi sublime! O equilíbrio entre a parte técnica e a parte artística foi maravilhoso. Tudo correu bem desta vez. Eles coleccionaram graus de execução positivos elevados em todos os elementos técnicos, tendo a nota técnica de partida sido melhorada de 41.90pts para 57.72pts. Os twizzles, o peão e todas as figuras de elevação atingiram o nível 4. As duas sequências de passos foram de nível 3. Os dois elementos coreográficos correram muito bem. Na nota de apresentação, este par recebeu três notas de 10.00 - dois na performance e outro na interpretação da música. As médias apuradas nos segmentos dos componentes balizaram-se entre 9.43 (perícia) e 9.71 (performance e interpretação da música/timing).
Quando eles acabaram de patinar a dança livre foi visível a emoção não só de Ekaterina e Dmitri mas também da sua equipa técnica. É que o pai do treinador Alexander Zhulin falaceu recentemente. Ele era um fã incondicional de Ekaterina e Dmitri e costumava acompanhar as suas sessões de treinos para lhes transmitir força.
Além disso, é possível que esta tenha sido a última vez que Ekaterina e Dmitri patinaram nos campeonatos nacionais da Rússia enquanto par. É que Ekaterina tem falado abertamente sobre a possibilidade de parar durante uma temporada ou abandonar a patinagem de competição pois tem o desejo de ser mãe. Entretanto, Dmitri já admitiu publicamente que gostaria de continuar na patinagem de competição e que pondera encontrar uma nova parceira para esse efeito. Seja qual for a sua decisão, espero que eles tenham sorte.

Alexandra Stepanova & Ivan Bukin patinaram a dança curta com o fogo todo e conquistaram 76.97pts. Na minha opinião, este par é que devia ter vencido a dança curta. Os twizzles foram impecáveis e atingiram o nível 4 tal como a figura de elevação em curva. Os passos obrigatórios de rumba, a sequência de passos em que os patinadores não se tocam e a sequência parcial de passos foram de nível 3. No que fiz respeito aos passos obrigatórios de rumba, Alexandra e Ivan cometeram exactamente o mesmo erro que Ekaterina e Dmitri: falharam o primeiro ponto-chave. Em termos de segmentos de componentes, as suas médias balizaram-se entre 9.25 (transições) e 9.54 (performance). Eu adorei esta dança curta. A coreografia resultou plenamente, houve variações de tempo e a interpretação foi impecável. Eles tiveram aquele extra que os deveria ter colocado à frente nessa fase da competição com pelo menos dois pontos de vantagem face a Ekaterina e Dmitri, tendo em conta o erro que o outro par cometeu nos twizzles.
Na dança livre foi a vez de Alexandra cometer um erro bem visível na segunda sequência dos twizzles. O desequilíbrio dela foi bem perceptível. O elemento ainda conquistou grau de execução positivo mas quatro juízes marcaram grau 0. Além disso, o nível foi baixado de 4 para 3, o que fez diminuir o valor base dos twizzles. As duas sequências de passos também foram de nível 3 mas isso já era esperado por eles. Os restantes elementos cumpriram os critérios estabelecidos para o nível 4. A sua coreografia é bonita e eles estiveram bem na interpretação do tema. As médias apuradas nos segmentos dos componentes ficaram entre 9.29 (perícia, transições) e 9.54 (interpretação da música/timing).

Apesar de ter discordado do resultado da dança curta no que diz respeito a estes dois pares, acho que o resultado final foi justo, embora para mim a diferença pontual final entre eles pudesse ter sido mais próxima.

Depois da desilusão no troféu Golden Spin of Zagreb, Tiffani Zagorski & Jonathan Guerreio apresentaram-se muito motivados nos campeonatos nacionais e conquistaram a medalha de bronze. Até agora o seu melhor resultado nesta prova tinha sido o quinto lugar. Na dança curta eles impuseram-se face a Sinitisina & Katsalapov com uma pontuação de 71.52pts. Os twizzles, os passos obrigatórios de rumba e a figura de elevação foram classificados com o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam e a sequência parcial de passos foram de nível 3. Quanto aos passos obrigatórios de rumba é de salientar que eles tiveram sucesso na marcação de todos os pontos-chave. Nos segmentos dos componentes que com.põem a segunda nota, as médias obtidas fixaram-se entre 8.46 (transições) e 8.79 (interpretação da música/timing). Na dança livre eles tremeram um pouquinho e apenas ficaram em quarto lugar nessa fase da competição. Eles seguraram a medalha de bronze graças à vantagem pontual alcançada na dança curta. Um dos problemas na dança livre ocorreu quando Tiffani se desequilibrou na sequência de passos em círculo. Por causa disso eles ficaram com média de 0 no grau de execução, pelo que não foi acrescentado qualquer ponto ao valor base. A meu ver Tiffani aldrabou um pouquinho na execução da terceira sequência dos twizzles. Quanto à figura de elevação em rotação, eles estavam à espera de conseguir alcançar o nível 4 mas a figura foi classificada com o nível 3 e por isso o valor base foi inferior. As médias nos segmentos dos componentes foram boas e balizaram-se entre 8.57 (transições) e 8.82 (perícia e interpretação da música/timing). A dança livre é boa mas penso que ainda lhe falta um pouco mais de refinamento na execução. Este resultado garantiu-lhe um lugar na selecção russa para os próximos campeonatos da Europa. Trata-se de mais um passo em frente na sua carreira.

Betina Popova & Sergei Mozgov confirmaram aqui a sua temporada de afirmação. Ambos tiveram sucesso no escalão júnior com outras parcerias e chegaram a ponderar terminar as suas carreiras. Ainda bem que eles decidiram juntar-se e continuar pois têm muito potencial. Este par ficou com a fava no sorteio realizado para estabelecer a ordem de apresentação da dança curta. É que eles foram os primeiros a patinar na dança curta e parece-me que Betina se deixou afectar pelos nervos. Além disso, os juízes têm tendência para "guardar as notas". Betina e Sergei ficaram com uma nota de 63.27pts que os colocou na quinta posição. Betina oscilou um pouco nos twizzles e a execução não foi suave. Nos twizzles só houve um juiz que marcou -1 no grau de execução mas o elemento ainda conseguiu amealhar +0.26 para juntar ao valor base de 5.60pts. Os twizzles, os passos obrigatórios de rumba, a sequência parcial de passos e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3. A figura de elevação foi o único elemento da dança curta classificado com o nível 4. Quanto aos pontos-chave nos passos de rumba, Betina e Sergei não acertaram no primeiro mas estiveram bem nos outros dois. As pontuações atribuídas pelos juízes nos segmentos dos componentes foram bem razoáveis e situaram-se entre 7.57 (transições) e 8.00 (interpretação da música/timing). Em contraste, este par brilhou na dança livre onde alcançou a terceira posição! A sua dança livre assenta-lhes que nem uma luva e o coreógrafo foi inteligente ao destacar Betina pois ela é das atletas mais expressivas na categoria de dança e adequa-se bem à intensidade que a história de "Carmen" exige. Um dos destaques do programa foi o peão devido á boa execução e alguma originalidade nas posições realizadas pela patinadora. As figuras de elevação também resultaram bem integradas com a música. Os twizzles, o peão e todas as figuras de elevação foram de nível 4 enquanto as duas sequências de passos foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram melhores do que na dança curta e balizaram-se entre 8.29 (transições) e 8.54 (interpretação da música/timing). Eu penso que para a próxima época eles poderiam ter menos momentos em dois pés durante a dança livre para tornar o desenho do esquema mais difícil. De resto estão no bom caminho.

Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov foram os grandes azarados da competição. O par ficou em quarto lugar na dança curta embora aspirasse a muito mais. A nota de 68.46pts foi decepcionante para eles. Victoria teve um grande desequilíbrio na segunda sequência dos twizzles e os juízes e o controlador técnico não perdoaram. Os twizzles ficaram apenas com o valor base correspondente ao nível 1 e foram penalizados com grau de execução negativo. Isto matou completamente as expectativas deles de lutar pelo título nacional. A figura de elevação atingiu o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam, os passos obrigatórios de rumba e a sequência parcial de passos foram classificados com o nível 3. Sucede que eles também não acertaram no primeiro ponto-chave dos passos de rumba. As médias nos segmentos dos componentes foram muito boas à mesma e situaram-se entre 8.93 (transições) e 9.25 (interpretação da música/timing).
Na dança livre, Victoria e Nikita realizaram uns twizzles maravilhosos. Do melhor que já se viu nesta temporada por qualquer par. O programa estava a ser espectacular até o inesperado ter acontecido na figura de elevação em linha. Nikita agravou uma lesão no tornozelo durante a execução da figura. Em consequência disso ele não conseguiu continuar e o par desistiu da competição. Nikita foi levado para o hospital para ser submetido a exames médicos. Entretanto foi anunciado na imprensa russa que ele ficou com um problema nos ligamentos do tornozelo direito e que pode ficar de fora das pistas entre 2 a 12 semanas. A desistência nos campeonatos nacionais faz com que eles sejam carta fora do baralho para a federação russa e praticamente ditou o fim da sua temporada. Talvez ainda possam ser incluídos na equipa de reservas para os mundiais caso Nikita recupere até lá mas o sonho olímpico acabou. Foi uma pena que as coisas tenham acontecido assim porque Alexander Zhulin deu-lhes excelentes programas esta temporada. Esta situação veio agravar os rumores de que Victoria possa vir a ser a eleita para patinar com Dmitri Soloviev na próxima época.

Sofia Evdokimova & Egor Bazin protagonizaram uma pequena vingança nos nacionais. Sofia e Egor tinham sido escalados para o grande prémio Taça Rostelecom mas a federação decidiu substituí-los à última da hora, tendo oferecido a vaga a Popova & Mozgov. No que diz respeito a outras competições internacionais, a federação optou por apostar em Alla Loboda e Pavel Drodz. Mas Sofia e Egor convenceram o público e conseguiram classificar-se à frente de Alla e Pavel, garantindo assim um lugar na equipa de reservas para os campeonatos da Europa. Sofia e Egor ficaram em 7.º lugar na dança curta com uma nota de 62.18pts. Eles podiam ter obtido uma nota melhor não fora o erro que Egor cometeu nos twizzles. Em resultado, esse elemento ficou apenas com o nível 2 e foi punido com grau de execução negativo. Os passos obrigatórios de rumba, a sequência parcial de passos e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3. A figura de elevação foi espectacular, difícil e original e atingiu o nível 4. As médias apuradas nos segmentos dos componentes ficaram entre 7.57 (transições) e 7.86 (interpretação da música/timing). Na dança livre Sofia e Egor ficaram em quinto lugar. Eles patinaram ao som de uma versão de "Ave Maria" que foi utilizada pelo par Ilinykh & Katsalapov aqui há uns tempos. O programa resultou lindamente e foi bem executado. As figuras de elevação estiveram em destaque e ele é claramente um patinador muito forte. A nota técnica de partida foi de 39.90 e eles conseguiram melhorá-la para 50.19pts graças aos graus de execução positivos que amealharam em todos os elementos. As figuras de elevação e os twizzles foram classificados com o nível 4 enquanto as duas sequências de passos foram de nível 3. Infelizmente o peão apenas serviu para o nível 2. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação eles conseguiram médias entre 7.89 (transições) e 8.29 (performance e interpretação da música/timing). Eu gostei bastante da prestação deste par na dança livre pois eles demonstraram classe, velocidade e fluidez de movimentos. Além disso estão muito bem um para o outro. É pena é que eles tenham pouco apoio interno para conseguirem ter mais oportunidades para competir internacionalmente e ganhar rodagem. De qualquer modo é um par a manter debaixo de olho.

Alla Loboda e Pavel Drodz têm tido uma época complicada quanto a resultados. Eles estão a fazer a transição para o escalão sénior nesta temporada mas parece que estão a demorar a adaptar-se. Isso nota-se principalmente nas prestações de Alla. A época até começou bem e eles conquistaram a medalha de prata no Troféu da Lombardia. Só que depois parece que não desenvolveram. Eles eram muito mais consistentes no escalão júnior. Nesta competição, eles ficaram em sexto lugar na dança curta com uma nota de 63.07pts. Os twizzles e a figura de elevação foram de nível 4. Os passos obrigatórios de rumba e a sequência parcial de passos foram de nível 3. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi meramente de nível 2. No que diz respeito aos segmentos dos componentes, este par ficou com médias entre 7.57 (transições) e 7.79 (performance). Na dança livre Alla e Pavel ficaram em sexto lugar. As figuras de elevação foram todas de nível 4 assim como os twizzles e o peão. A sequência de passos em círculo foi de nível 3 mas a sequência de passos na diagonal foi de nível 2. Na nota de apresentação as suas médias balizaram-se entre 7.75 (transições) e 8.04 (interpretação da música/timing). Quanto a Loboda & Drodz, e aos seus companheiros de treino Popova & Mozgov, é de referir que eles só têm acesso a duas horas por dia de treino no gelo enquanto outros pares têm acesso a cinco horas. Estes pormenores que muitas vezes passam despercebidos do grande público têm influência no modo como os pares mais jovens conseguem evoluir ou não.

Com base nos resultados dos campeonatos nacionais, a federação russa de patinagem decidiu nomear Bobrova & Soloviev, Stepanova & Bukin e Zagorski & Guerreiro para a selecção nacional que irá competir nos próximos campeonatos da Europa, que se vão realizar em Janeiro. Os pares Popova & Mozgov e Evdokimova & Bazin foram escalados para a equipa de reservas e ficarão de prevenção para o caso de ser necessário fazer alguma substituição de última hora.

Resultado Final




Vídeos

Bobrova & Soloviev
Dança curta


Dança livre



Stepanova & Bukin
Dança curta


Dança livre



Zagorski & Guerreiro
Dança curta


Dança livre


Popova & Mozgov
Dança curta


Dança livre



Evdokimova & Bazin
Dança curta


Dança livre



Loboda & Drodz
Dança curta


Dança livre




Solovieva & Vlasenko
Dança curta


Dança livre






Sem comentários:

Enviar um comentário