sábado, 16 de dezembro de 2017

Challenger Series - Golden Spin of Zagreb 2017

Challenger Series 2017/2018


Golden Spin of Zagreb 2017


Senhoras




A competição feminina foi dominada pelas atletas russas como já se esperava. No entanto houve alguma surpresa quanto à vencedora. Toda a gente apostava numa vitória de Elizaveta Tuktamysheva mas quem levou a medalha de ouro para casa foi Stanislava Konstantinova. Elizaveta teve de contentar-se com a medalha de bronze pois a sua compatriota Alisa Fedichkina é que ficou com a prata.


Stanislava Konstantinova ainda não teve oportunidade de competir nos campeonatos da Europa e do mundo mas é uma atleta com muita qualidade. Stanislava foi segunda classificada no programa curto com uma pontuação de 67.47pts. Ela efectuou um duplo axel (3.80pts) na abertura do esquema e deixou os outros saltos para a segunda metade do programa para beneficiar de pontuação bónus no valor base. A combinação de triplo lutz+triplo toeloop (8.92pts) foi o único elemento punido com grau de execução negativo. É que Stanislava não completou efectivamente a terceira rotação do toeloop. O salto isolado foi o triplo flip que obteve 7.09pts. A sequência de passos (5.30pts) atingiu o nível 4, tal como todos os peões. O total de pontos que ela conseguiu amealhar nos peões foi de 11.60pts. O juiz n.º 5 não foi muito generoso na marcação das notas nos segmentos dos componentes e só lhe marcou notas entre 6.00 e 6.75. O restante painel optou por notas entre 7.00 e 8.75. As médias apuradas fixaram-se em 7.65 na perícia, 7.50 nas transições, 7.75 na performance, 7.75 na composição e 7.80 na interpretação da música. No programa livre, a nota de Stanislava foi de 132.21pts. O programa não foi completamente limpo e houve três saltos punidos com grau de execução negativo: a combinação de triplo flip+loop simples+triplo salchow (10.41pts), o flip simples (0.47pts) que era suposto ter sido um triplo e a combinação de duplo axel+duplo toeloop (4.96pts). Os saltos que conquistaram grau de execução positivo foram a combinação de triplo lutz+triplo toeloop (12.12pts), triplo loop (6.08pts), triplo lutz (7.72pts) e duplo axel isolado (4.13pts). Os peões totalizaram 12.70pts e foram todos classificados com o nível 4. A sequência de passos foi de nível 4 e obteve 5.58pts enquanto a sequência coreográfica recebeu 2.84pts. Nos segmentos dos componentes, as médias de Stanislava situaram-se em 8.10 na perícia, 7.90 nas transições, 8.20 na performance, 8.25 na composição e 8.30 na interpretação da música.


Elizaveta Tuktamysheva liderou o programa curto com uma pontuação de 68.47pts. O plano de saltos cumpridos foi uma combinação de triplo toeloop+triplo toeloop (10.00pts), um triplo lutz (7.86pts) e um duplo axel (4.53pts). O lutz e o axel foram realizados na segunda metade do esquema. O peão layback (2.80pts) foi de nível 3 enquanto o peão em baixo com entrada saltada (3.50pts) e o peão de combinação com mudança de pé (4.00pts) foram de nível 4. A sequência de passos também foi de nível 4 e recebeu 5.30pts. Na nota de apresentação, as médias foram as seguintes: 7.80 na perícia, 7.55 nas transições, 7.95 na performance, 7.90 na composição e 8.15 na interpretação da música. Neste programa ela foi penalizada num ponto devido ao facto de ter ultrapassado o tempo previsto para o início do esquema. No programa livre, a campeã mundial de 2015 ficou em quinto lugar com uma pontuação de 107.43pts. Ela arriscou o triplo axel no início do programa mas caiu. Além disso faltou cerca de ¼ de volta para o triplo ser concluído. Claro que o elemento foi punido com grau de execução negativo. Foi ainda aplicada uma dedução automática de um ponto devido à queda. Os outros elementos punidos com grau de execução negativo foram a combinação de triplo toeloop+triplo toeloop (6.91pts) e o triplo loop (1.08pts). Na combinação, a rotação do primeiro toeloop foi incompleta e faltou cerca de ¼ de volta. No loop também faltou rotação para que o salto fosse efectivamente completo e ele acabou cotado como duplo. O duplo flip, que era suposto ter sido um triplo, e a sequência de duplo axel-duplo axel ficaram apenas com o valor base de 2.09pts e 4.05pts respectivamente. A combinação de triplo lutz+duplo toeloop (7.44pts) e o triplo lutz isolado (6.70pts) foram os únicos saltos que beneficiaram de grau de execução positivo. O peão em baixo com entrada saltada (3.80pts) e o peão de combinação com mudança de pé (4.20pts) foram classificados com o nível 4 enquanto o peão layback (2.40pts) foi meramente de nível 2. A sequência de passos só cumpriu os critérios suficientes para o nível 2 e recebeu 3.50pts. A sequência coreográfica obteve 3.12pts. As médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 7.60 na perícia, 7.25 nas transições, 7.40 na performance, 7.70 na composição e 7.70 na interpretação da música.


Alisa Fedichkina esteve num nível razoável mas faltou-lhe capitalizar nos graus de execução. Os elementos técnicos foram quase todos apenas medianos. Mesmo assim as suas prestações foram suficientes para o segundo lugar final.


 



Vídeos

Stanislava Konstantinova
Programa curto
Programa livre

Elizaveta Tuktamysheva
Programa curto
Programa livre

Resultado Final


Homens


A competição masculina foi uma montanha russa. Alexei Bychenko (Israel) era o grande favorito à vitória graças à sua prestação no circuito do grande prémio desta temporada, incluindo a medalha de bronze no Troféu NHK. No entanto, Bychenko ficou com a medalha de prata depois de ter sido quarto classificado no programa curto e terceiro no programa livre. Denis Ten (Cazaquistão) liderou o programa curto mas no livre apenas foi quinto. O italiano Ivan Righini foi segundo classificado no curto mas no livre desceu para oitavo lugar. Alexander Johnson (Estados Unidos) foi terceiro no programa curto mas afundou-se no programa livre...

Com tanta oscilação de resultados, a vitória final sorriu a Moris Kvitelashvili (Geórgia). Moris ficou em sexto lugar no programa curto com uma nota de 76.24pts. Ele sofreu duas quedas que implicaram deduções automáticas de um ponto por cada queda. As quedas ocorreram na tentativa de triplo axel e no quádruplo salchow. Ele realizou com sucesso uma combinação de quádruplo toeloop+triplo toeloop na segunda metade do esquema. Os peões e a sequência de passos atingiram o nível 4. Nos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 7.40 na perícia, 7.50 nas transições, 7.05 na performance, 7.65 na composição e 7.50 na interpretação da música. No programa livre, Moris ascendeu ao primeiro lugar com uma pontuação de 160.43pts. No entanto, o esquema não foi perfeito. Este patinador transformou o triplo axel que deveria ter sido colocado em combinação num axel simples. Depois houve três elementos punidos com grau de execução negativo: o triplo axel isolado, uma combinação de quádruplo toeloop+toeloop simples e o quádruplo toeloop isolado. Os saltos que conquistaram grau de execução positivo foram o quádruplo salchow, o triplo loop, a combinação de triplo flip+triplo toeloop e o triplo salchow. O peão em baixo com mudança de pé, o peão de combinação e a sequência de passos foram de nível 3. O peão camel com entrada saltada foi de nível 4. A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.12pts. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 7.95 na perícia, 7.70 nas transições, 7.90 na performance, 7.95 na composição e 7.95 na interpretação da música.

Tanto no programa curto como livre, o painel de juízes esteve em completo desacordo quanto às notas nos componentes. Como exemplo, no segmento de transições, ele teve notas entre 6.50 e 8.25 no curto e notas entre 5.50 e 8.25 no livre…

Alexei Bychenko obteve uma nota de 77.88pts no programa curto. Nenhum elemento foi punido com grau de execução negativo mas o peão de combinação com mudança de pé de nível 3, o peão em baixo com mudança de pé de nível 3 e a combinação de duplo lutz+triplo toeloop ficaram meramente com o valor base. Claro que na combinação ele pretendia realizar um triplo lutz como primeiro salto mas não deu. Os outros saltos foram um triplo axel e um quádruplo toeloop. O peão camel com entrada saltada e a sequência de passos apenas cumpriram critérios suficientes para o nível 2. Na nota de apresentação, as médias nos segmentos dos componentes ficaram-se por 7.60 na perícia, 7.45 nas transições, 7.70 na performance, 7.60 na composição e 7.65 na interpretação da música. No programa livre, Alexei Bychenko ficou com uma pontuação de 153.93pts que lhe permitiu ficar em terceiro lugar nessa fase da competição. As duas tentativas de quádruplo toeloop colocadas no início do esquema não resultaram e foram punidas com grau de execução negativo. Os outros saltos foram o triplo loop, triplo axel, combinação de triplo axel+duplo toeloop, triplo lutz, combinação de triplo flip+loop simples+triplo salchow e duplo axel. A sequência de passos, o peão camel com entrada saltada e o peão em baixo com mudança de pé foram de nível 2. O peão de combinação com mudança de pé foi o único elemento que atingiu o nível 4. A sequência coreográfica recebeu 2.70pts. Nos componentes que fazem parte da segunda nota, as médias nos segmentos fixaram-se em 7.75 na perícia, 7.60 nas transições, 7.60 na performance, 7.85 na composição e 7.75 na interpretação da música.

O russo Artur Dmitriev tem tido poucas oportunidades para competir internacionalmente mas conseguiu levar a medalha de bronze para casa. Andrei Lazukin, o namorado de Elizaveta Tuktamysheva, foi segundo classificado no programa livre mas não chegou para ficar no pódio porque no curto ele foi apenas nono e perdeu muitos pontos.


Videos

Moris Kvitelashvili
Programa curto
Programa livre

Alexey Bychenko
Programa curto
Programa livre

Artur Dmitriev
Programa curto
Programa livre

Denis Ten
Programa curto
Programa livre

Ivan Righini
Programa curto
Programa livre

Resultado Final


Dança


A categoria de dança foi vencida pelos russos Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev que se impuseram com naturalidade perante a concorrência. Este par obteve uma pontuação de 75.50pts na dança curta, onde conseguiram graus de execução positivos em todos os elementos técnicos. Os twizzles (7.80pts), a figura de elevação (5.94pts) e os passos obrigatórios de rumba (6.08pts) foram classificados com o nível máximo que é o 4. É de salientar que nos passos de rumba, eles conseguiram acertar em todos os pontos-chave. Por sua vez, a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.30pts) e a sequência parcial de passos (9.30pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes que compõem a nota de apresentação, as médias apuradas foram as seguintes: 9.25 na perícia, 9.10 nas transições, 9.35 na performance, 9.25 na composição e 9.40 na interpretação da música/timing. A juiz espanhola Marta Olozagarre marcou-lhe notas entre 8.25 e 8.50 em claro contraste com o restante painel.

Na dança livre, Ekaterina e Dmitri voltaram a beneficiar de graus de execução positivo em todos os elementos técnicos e concluíram esta fase da prova com uma pontuação de 111.16pts. Tanto a sequência de passos em círculo (9.30pts) como a sequência de passos na diagonal (9.30pts) foram classificadas com o nível 3. Os twizzles (8.28pts), o peão (6.92pts) e as figuras de elevação (total de 17.58pts) cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. Como elementos coreográficos, eles apresentaram um peão (1.98pts) como elemento n.º6 e uma elevação (2.12pts) como elemento final. As médias apuradas nos segmentos dos componentes fixaram-se em 9.10 na perícia, 9.10 nas transições, 9.35 na performance, 9.35 na composição e 9.50 na interpretação da música/timing. A juiz russa Maira Abasova marcou-lhes a nota 10.00 no segmento de interpretação da música/timing.

A medalha de prata ficou nas mãos dos italianos Charlene Guignard & Marco Fabbri que continuam a apresentar uma boa forma física. Na dança curta este par obteve uma nota de 71.78pts e na dança livre conquistaram uma pontuação de 106.38pts. No que diz respeito à dança livre, este resultado corresponde a uma melhoria face ao seu resultado no Troféu de Shanghai onde ficaram com 102.96pts.

Kaitlyn Hawayek & Jean-Luc Baker (Estados Unidos) arrecadaram a medalha de bronze por uma unha negra. Eles ficaram em quarto lugar na dança curta com uma nota de 63.58pts e subiram ao terceiro posto na dança livre com uma pontuação de 100.30pts.

Mas há muito mais a dizer sobre a categoria de dança nesta competição pois esta ficou manchada pela polémica, tudo por causa da disputa entre os pares espanhóis Sara Hurtado & Kirill Khaliavin e Olivia Smart & Adriá Diaz. Para perceber o enquadramento desta situação é preciso recuar à temporada passada em que a federação espanhola estabeleceu certos critérios para escolher qual dos pares iria aos campeonatos do mundo. Sara e Kirill cumpriram os critérios impostos nomeadamente com a conquista do título nacional. Num volte-face surpreendente, a federação espanhola alterou os critérios à última da hora e ofereceu a vaga a Olivia e Adriá. Essa situação gerou constrangimento mas Sara e Kirill evitaram fazer comentários públicos sobre o assunto e manifestaram fair-play nas suas parcas palavras sobre esse assunto.

Esta temporada há muito mais em jogo pois está em causa um lugar na selecção espanhola para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno. O resultado destes dois pares no Golden Spin of Zagreb foi apontado pela federação espanhola como importante para essa decisão. Ora Sara e Kirill ficaram à frente de Olivia e Adriá tanto na dança curta como na dança livre. A diferença pontual entre eles foi de cerca de quatro pontos. A polémica surgiu com uma queixa formulada contra o juiz Alexandre Gorojdanov (Bielorrússia). Consta que a queixa terá partido de alguém ligado à federação espanhola com a afirmação que este juiz estava deliberadamente a beneficiar Sara e Kirill contra Olivia e Adriá. Não há grandes confirmações sobre este assunto mas há um facto relevante: Alexandre Gorojdanov foi afastado do painel após a dança curta e na dança livre foi substituído pelo israelita Alexei Beletski sem ter sido dada uma justificação oficial. Analisando as notas dadas por esse juiz, de facto ele deu notas superiores a Sara e Kirill em comparação com Olivia e Adriá. Mas não foi o único no painel a preferir Sara e Kirill nos segmentos dos componentes e não houve discrepâncias significativas. No que diz respeito à aplicação do grau de execução é que as coisas são um pouco diferentes. Alexandre Gorojdanov marcou-lhe os graus de execução positivos mais elevados do que os restantes: +3 nos twizzles e +2 em todos os outros elementos. Uma coisa que me deixou de boca aberta foi que ele marcou os twizzles de Sara e Kirill com grau de execução superior ao de Ekaterina e Dmitri que foram os vencedores. No que diz respeito a Olivia e Adriá, Alexander Gorojdanov marcou-lhes graus de execução mais baixos do que o restante painel mas ainda assim positivos, com excepção do 0 na sequência parcial de passos em contraste com o +1 dos restantes juízes. No que diz respeito aos componentes, Alexander Gorojdanov nem sequer foi o que lhes marcou notas mais baixas. Por exemplo, ele atribuiu 7.00 a Olivia e Adriá no segmento de transições mas a juiz da Alemanha marcou 6.75 nesse mesmo segmento.

Mais tarde surgiu a informação de que teria sido captado um vídeo demonstrativo de um comportamento suspeito por parte de Alexander Gorojdanov durante o ajuizamento da dança curta. No vídeo parece que Gorojdanov tenta falar com a juiz que está sentada no seu lado direito. Os regulamentos proíbem qualquer conversa entre juízes durante o ajuizamento das provas. Só os especialistas técnicos é que podem trocar impressões quanto aos níveis a atribuir – os especialistas estão sentados noutra fila para não se misturarem com os juízes. Por causa do vídeo, a ISU abriu um inquérito para investigar a situação. Ainda não se conhece o resultado dessa investigação. Esta informação parece ter muito mais fundamento do que um suposto favorecimento a Sara e Kirill.

Sinceramente, as notas atribuídas ao par Zagorski & Guerreiro pareceram-me bem mais bizarras. Parece-me que eles foram prejudicados em benefício dos turcos Agafonova & Ucar. A juiz turca Ece Esen marcou-lhes notas entre 5.50 e 6.00 (apenas na interpretação da música/timing) em completa discrepância com o restante painel que atribuiu notas de 7.00 ou mais. Ece Esen não foi nada discreta ao atribuir duas notas de 7.75 e três notas de 8.00 nos componentes dos seus compatriotas Agafonova & Ucar, mais uma vez em total discordância dos seus parceiros de painel. Eu gostava que me explicassem como é possível marcar 8.00 no segmento da perícia para Agafonova & Ucar e atribuir apenas 5.75 no mesmo segmento a Zagorski & Guerreiro… É que isso não reflectiu minimamente o que foi feito em pista. Na dança livre Ece Esen teve uma atitude semelhante embora menos drástica.

Espero sinceramente que estas situações não voltem a repetir-se.


Videos

Bobrova & Soloviev
Dança curta
Dança livre

Guignard & Fabbri
Dança curta
Dança livre

Hawayek & Baker
Dança curta
Dança livre

Hurtado & Khaliavin
Dança curta
Dança livre

Smart & Diaz
Dança curta
Dança livre

Zagorski & Guerreiro
Dança curta
Dança livre

Parsons & Parsons
Dança curta
Dança livre

Loboda & Drodz
Dança curta
Dança livre

Resultado Final


Pares


Na categoria de pares a disputa pela medalha de ouro ocorreu entre dois pares russos, com Zabiiako & Enbert a levar a melhor sobre Astakhova & Rogonov.

No programa curto, Zabiiako & Enbert receberam 68.76pts enquanto Astakhova & Rogonov obtiveram 66.30pts. No que diz respeito ao salto lado-a-lado, Zabiiako & Enbert fizeram um triplo toeloop (4.02pts) e Astakhova & Rogonov apresentaram um triplo salchow (3.70pts), sendo que ambos foram punidos com grau de execução negativo. Como salto lançado, Zabiiako & Enbert realizaram um triplo loop (6.40pts), tendo Astakhova & Rogonov efectuado um triplo lutz (6.48pts). O triplo twist de Zabiiako & Enbert foi de nível 2 e ficou com 6.50pts enquanto o de Astakhova & Rogonov foi de nível 3 e recebeu 6.62pts. Os dois pares realizaram uma espiral da morte interior para a frente de nível 4, tendo Zabiiako & Enbert ficado com 4.90pts e Astakhova & Rogonov com 4.20pts. No que concerne à figura de elevação, os dois pares conseguiram atingir o nível 4 e receberam 5.50pts para Zabiiako & Enbert e 5.40pts para Astakhova & Rogonov. No peão, Zabiiako & Enbert conquistaram 5.00pts sendo que Astakhova & Rogonov receberam 5.10pts, tendo ambos alcançado o nível 4 neste elemento. A sequência de passos de Zabiiako & Enbert (4.20pts) foi de nível 3 e a de Astakhova & Rogonov (3.60pts) ficou-se pelo nível 2.

Quanto às médias apuradas nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação, Zabiiako & Enbert obtiveram 8.05 na perícia, 7.80 nas transições, 8.10 na performance, 8.20 na composição e 8.15 na interpretação da música. Astakhova & Rogonov ficaram com médias de 7.65 na perícia, 7.55 nas transições, 7.90 na performance, 7.90 na composição e 8.00 na interpretação da música.

O programa livre foi vencido por Zabiiako & Enbert com uma pontuação de 134.20pts e Astakhova & Rogonov ficaram em segundo lugar com uma nota de 120.32pts.

Zabiiako & Enbert tiveram dois elementos punidos com grau de execução negativo: a combinação de triplo toeloop+duplo toeloop+loop simples (4.56pts) e o triplo salchow (4.26pts). Esses dois elementos corresponderam aos saltos lado-a-lado. Como saltos lançados, este par efectuou um triplo lutz (6.48pts) e um triplo loop (5.56pts). As figuras de elevação foram todas classificadas com o nível 4 e totalizaram 22.96pts. O peão lado-a-lado foi de nível 4 e recebeu 4.40pts e o peão de par foi de nível 3 e obteve 3.40pts. A espiral da morte exterior para trás foi classificada com o nível 2 e rendeu-lhes 4.34pts. Na sequência coreográfica, eles obtiveram 3.12pts. As médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.35 na perícia, 8.15 nas transições, 8.50 na performance, 8.45 na composição e 8.50 na interpretação da música.

Astakhova & Rogonov tiveram quatro elementos com grau de execução negativo: a tentativa inicial de triplo toeloop com outro salto (2.48pts), o duplo salchow lado-a-lado (0.98pts), o triplo loop lançado (4.02pts) e o peão lado-a-lado de nível 3 (2.88pts). As duas figuras de elevação do grupo 5 atingiram o nível 4 e última figura de elevação foi de nível 3, para um total de 21.42pts. O peão de par (4.90pts) e o triplo twist (7.02pts) foram de nível 4. A espiral da morte exterior para trás foi de nível 3 e obteve 4.84pts. O triplo lutz lançado ficou com 5.64pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 3.26pts. Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas foram as seguintes: 7.70 na perícia, 7.70 nas transições, 7.80 na performance, 8.00 na composição e 8.10 na interpretação da música.

O par Tarah Kayne & Danny O’Shea (Estados Unidos) fechou o pódio com a medalha de bronze.


Videos

Zabiiako & Enbert
Programa curto
Programa livre

Astakhova & Rogonov
Programa curto
Programa livre

Kayne & O'Shea
Programa curto
Programa livre

Resultado Final


Sem comentários:

Enviar um comentário