terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Campeonatos Nacionais da Rússia 2017 - Homens

Campeonatos Nacionais da Rússia 2017



Categoria de Homens

Mikhail Kolyada sagrou-se campeão russo pelo segundo ano consecutivo. Kolyada é, na minha opinião, o melhor patinador russo da actualidade e era claramente o favorito à vitória. Mas como a vida é dinâmica nem sempre o caminho é linear, Kolyada terminou o programa curto na segunda posição com uma pontuação de 101.62pts. Ele arriscou o quádruplo lutz mas não segurou a saída e os juízes não tiveram outra alternativa senão a de aplicar grau de execução negativo. A recepção do triplo axel foi um pouquinho tremida e ele teve de colocar uma mão no gelo para se equilibrar. Claro que esse elemento também acabou punido com grau de execução negativo. Em contraste, a combinação de quádruplo toeloop+triplo toeloop foi praticamente perfeita. Todos os peões e a sequência de passos foram classificados com o nível 4. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota, as médias apuradas foram excelentes e situaram-se entre 9.21 (transições) e 9.43 (perícia). 
No programa livre Kolyada alcançou a liderança de forma categórica e garantiu a medalha de ouro. No início do esquema Kolyada tremeu um bocadinho devido a uma recepção desequilibrada no quádruplo lutz e de uma queda no quádruplo salchow. Na segunda metade do programa, ele tinha planeado efectuar um quádruplo toeloop e, logo de seguida, um triplo axel mas transformou esses saltos num triplo toeloop e num axel simples. O triplo loop previsto foi alterado para um duplo loop. Os saltos realizados com sucesso foram a combinação de triplo axel+triplo toeloop, uma combinação de triplo lutz+loop simples+triplo salchow e um triplo lutz. No entanto, faltou-lhe uma combinação. Pois ele apenas realizou duas em vez de três. A sequência de passos foi de nível 3. Todos os peões atingiram o nível 4. Os segmentos dos componentes ficaram com médias que se balizaram entre 9.32 (transições) e 9.57 (interpretação da música). No segmento de performance ele ficou com uma média de 9.36 mas com todos aqueles erros eu não teria sido tão generosa. 

Alexander Samarin ficou com a medalha de prata pela segunda vez consecutiva nos campeonatos nacionais. O jovem venceu mesmo o programa curto com uma pontuação de 103.11pts. Ele atacou o programa com unhas e dentes e teve sucesso na realização de uma combinação de quádruplo lutz+triplo toeloop, um quádruplo toeloop e um triplo axel. Quanto aos peões, o peão em baixo com mudança de pé foi de nível 3 enquanto o peão camel com entrada saltada e o peão de combinação com mudança de pé atingiram o nível 4. Foi pena que a sequência de passos apenas tenha cumprido os critérios para o nível 2. As médias nos segmentos dos componentes fixaram-se entre 8.61 (transições) e 9.18 (performance).
 Samarin cometeu vários erros no programa livre e foi apenas quarto classificado nessa fase da competição. No livre, os saltos punidos com grau de execução negativo foram o quádruplo lutz, o duplo toeloop e a combinação de triplo lutz+triplo toeloop. Samarin caiu no quádruplo lutz e ficou sem quatro pontos do valor base de 13.60pts e ainda foi penalizado com uma dedução automática de um ponto pela queda. O duplo toeloop era suposto ter sido um quádruplo mas Samarin não conseguiu a tensão suficiente para realizar as quatro voltas. Além disso, o eixo de rotação do salto estava torto e a recepção foi desequilibrada. Na combinação de triplo lutz+triplo toeloop, a recepção do toeloop foi feita com os dois pés. Houve também dois saltos que ficaram apenas com o valor base: o duplo lutz e o triplo flip. Esse duplo lutz era suposto ter sido um quádruplo. Quanto ao triplo flip foi considerado que a definição de entrada não foi clara. O triplo axel, o duplo axel e o triplo salchow obtiveram grau de execução positivo. O peão em baixo com mudança de pé ficou-se pelo nível 2. O peão camel com entrada saltada e o peão de combinação com mudança de pé foram classificados com o nível máximo. A sequência de passos foi de nível 3. Nos segmentos dos componentes, as suas médias situaram-se entre 8.64 (transições) e 9.00 (perícia). 

A medalha de bronze ficou nas mãos do jovem Dmitri Aliev que está em processo de transição do escalão júnior para o sénior. Ele tem sido afectado por uma lesão que há uns tempos o obrigou a desistir da sua participação no Troféu Ondrej Nepela. A forma como ele se iria apresentar nos nacionais era uma incógnita mas as coisas acabaram por ter um final feliz. Este resultado vai, sem dúvida, obrigar a federação russa a considera-lo como um factor para a selecção nacional. Aliev terminou o programa curto na terceira posição com uma nota de 91.95pts. Os saltos efectuados foram um quádruplo toeloop, um triplo axel e uma combinação de triplo lutz+triplo toeloop. A combinação foi realizada na segunda metade do esquema e por esse motivo recebeu bónus no valor base. O peão camel com entrada saltada foi de nível 3. O peão em baixo com mudança de pé, o peão de combinação com mudança de pé e a sequência de passos foram de nível 4. Nos segmentos dos componentes, a média maior foi de 8.57 (composição) e a média mais baixa foi de 8.21 (transições).
Aliev ficou em segundo lugar no programa livre. Ele cometeu alguns erros nos saltos e sofreu uma queda esquisita, sem mais nem menos, enquanto deslizava para trás. Os saltos punidos com grau de execução negativo foram o triplo lutz, o axel simples que deveria ter sido um triplo, o triplo flip e a combinação de duplo axel+triplo toeloop. A recepção do flip foi má e ele acabou por cair. Além disso ele não realizou completamente a terceira rotação do flip. A combinação de axel+toeloop perdeu pontos do valor base porque a terceira volta do toeloop foi incompleta e a recepção não foi completamente correcta. O quádruplo toeloop e o triplo axel foram os melhores elementos do programa. Houve ainda dois elementos de salto que não foram punidos no grau de execução mas que não corresponderam ao que estava planeado. Foi o que sucedeu na combinação de quádruplo toeloop+toeloop simples (o segundo salto devia ter sido um duplo ou um triplo) e a combinação de duplo loop+loop simples+triplo salchow (o primeiro salto devia ter sido um triplo). O peão em baixo com mudança de pé e a sequência de passos foram de nível 3. O peão camel com entrada saltada e o peão de combinação com mudança de pé atingiram o nível 4. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram consistentes e balizaram-se entre 8.50 (performance) e 8.79 (interpretação da música). Na minha opinião, Aliev é um patinador que tem muito mais para oferecer em termos artísticos do que Samarin. No entanto, ele tem mesmo de estabilizar os saltos porque em vídeos dos treinos dele, já o viu fazer combinações dificílimas com o maior sucesso. 

Sergei Voronov, campeão nacional da Rússia em 2008 e 2009, terminou no quarto lugar e deixou muitos fãs tristes com isso. No programa curto, Voronov recebeu 90.23pts. Ele patinou bem e todos os elementos apresentados obtiveram grau de execução positivo. Os saltos efectuados foram a combinação de quádruplo toeloop+duplo toeloop, triplo lutz e triplo axel. Eu fiquei intrigada com o facto do juiz n.º 9 ter decidido marcar -2 no grau de execução do lutz. Eu vi repetição do salto várias vezes e não consegui perceber por que é que isso ocorreu. Felizmente que os restantes juízes estavam mais atentos e o elemento acabou por conseguir grau de execução positivo à mesma. Os peões foram todos classificados com o nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3. Nos segmentos dos componentes as suas médias situaram-se entre 8.46 (transições) e 8.75 (interpretação da música). No programa livre ele ascendeu à terceira posição parcial mas o esquema não foi isento de erros. Voronov sofreu uma queda no quádruplo toeloop inicial e transformou o triplo axel num salto simples. Ele realizou um quádruplo toeloop como terceiro elemento mas deveria tê-lo colocado em combinação. Por causa disso, ele decidiu improvisar um pouco na segunda metade do esquema mas correu-lhe mal. Tanto o primeiro como o segundo quádruplo toeloop foram punidos com grau de execução negativo. A queda valeu-lhe a aplicação de uma dedução automática de um ponto. Na segunda metade do esquema Voronov violou as regras para as repetições de saltos. É que ele realizou três combinações em que um dos saltos foi um duplo toeloop. Ele só podia ter repetido esse salto duas vezes. As combinações que Voronov apresentou foram de triplo lutz+duplo toeloop, triplo axel+duplo toeloop+duplo loop e duplo axel+duplo toeloop. Na combinação de axel+toeloop, o segundo salto foi considerado inválido e não pode ser cotado. A sequência de passos foi de nível 3 e todos os peões cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. Na nota de apresentação, as médias conquistadas situaram-se entre 8.39 (transições) e 8.82 (interpretação da música). 

Maxim Kovtun sagrou-se campeão nacional da Rússia três vezes consecutivas (2014, 2015 e 2016) mas desta vez teve de desistir. Esta foi uma temporada perdida. Devido a lesão ele não teve a possibilidade de competir no circuito do grande prémio da maneira que pretendia nem pôde apresentar-se no circuito do Challenger Series. Foi feito um grande esforço da parte de Kovtun e da sua equipa técnica para que ele pudesse comparecer nos campeonatos nacionais, numa tentativa algo desesperada de ainda tentar lutar por uma vaga na selecção russa para as competições mais relevantes da época. Kovtun chegou a apresentar-se no programa curto. No curto, este patinador fez uma combinação de quádruplo salchow+duplo toeloop com sucesso. No entanto, ele caiu no triplo axel e transformou o quádruplo toeloop num salto duplo. Como as regras mandam que o salto isolado no programa curto seja no mínimo um triplo, o duplo toeloop foi considerado inválido e não recebeu qualquer ponto. A desistência deste patinador foi oficialmente anunciada antes do programa livre. Esta situação deitou por terra as aspirações de poder estar presente nos Jogos Olímpicos de 2018.

Outra desistência de peso foi a de Alexander Petrov. Ele participou no programa curto, tendo terminado na 15.ª posição com uma nota de 65.08pts. Petrov iniciou o esquema com um triplo axel que foi punido com grau de execução negativo devido a uma recepção defeituosa. No plano de saltos de Petrov estava prevista a realização de uma combinação de triplo lutz+triplo toeloop e um triplo loop como salto isolado. No entanto, após cometer o erro de realizar apenas um duplo lutz, Petrov teve de pensar rápido e fazer alterações ao programa. Ele percebeu logo que não valia a pena realizar o triplo toeloop porque senão a combinação seria considerada inválida e assim perdia muitos mais pontos. Então Petrov deixou o duplo lutz para ser cotado como salto isolado, com a consciência de não receberia qualquer ponto nesse elemento. Mais à frente ele acrescentou um duplo toeloop ao triplo loop e conseguiu salvar os pontos da combinação. Em termos de peões, o peão em baixo com mudança de pé foi de nível 2, o peão camel com entrada saltada foi de nível 3 e o peão de combinação com mudança de pé foi de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. As médias apuradas nos segmentos dos componentes situaram-se entre 7.32 (transições) e 7.68 (perícia).

A federação russa de patinagem decidiu entregar os lugares para os próximos campeonatos da Europa a Mikhail Kolyada, Alexander Samarin e Dmitri Aliev. Sergei Voronov e Artur Dmitriev foram designados para a equipa de reservas. Normalmente só os dois primeiros classificados nos campeonatos nacionais é que têm um lugar assegurado na selecção nacional para competições mais importantes. Quanto ao último lugar em aberto, normalmente é feita uma ponderação entre o terceiro e o quarto/quinto classificados nos nacionais, tendo em conta quais as suas melhores notas e as melhores classificações internacionais durante a temporada. Ora, Sergei Voronov teve uma boa época até aos nacionais, com destaque para a vitória no Troféu NHK e para a qualificação para a Final do Grande Prémio. Neste caso, a federação russa optou por seguir meramente os resultados dos nacionais e deu a última vaga a Dmitri Aliev. Esta decisão deixou Voronov um pouco frustrado. Os fãs dele até lançaram uma petição na internet para a federação alterar a sua resolução.
No entanto, ainda há uma possibilidade de Voronov competir nos campeonatos da Europa porque Aliev tem andado lesionado e não se sabe ele terá alguma recaída entretanto.

Resultado Final




Vídeos

Mikhail Kolyada
Programa curto

Programa livre


Alexander Samarin
Programa curto

Programa livre


Dmitri Aliev
Programa curto

Programa livre


Sergei Voronov
Programa curto

Programa livre


Artur Dmitriev
Programa curto

Programa livre


Sem comentários:

Enviar um comentário