segunda-feira, 7 de maio de 2018

Novidades sobre Evgenia Medvedeva e outras coisas

No nosso universo da patinagem artística de competição pouca gente ficou indiferente à notícia que deu conta que Evgenia Medvedeva decidiu abandonar Eteri Tutberidze após mais de 10 anos de colaboração próxima. O post no blogue com a notícia pode ser lido aqui: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2018/05/evgenia-medvedeva-abandona-eteri.html

Evgenia Medvedeva

Durante o fim-de-semana surgiram mais informações sobre esta ruptura inesperada. O canal 1 da Rússia transmitiu uma reportagem sobre esta situação e divulgou declarações exclusivas da treinadora Eteri Tutberidze. Na reportagem também foram mostradas mensagens de texto que a treinadora enviou a Evgenia durante o mês de Abril sem que a patinadora tivesse respondido. Eteri contou que Evgenia a confrontou após os Jogos Olímpicos de PeyongChang sobre o porquê de Alina Zagitova não ter sido retida no escalão júnior por mais uma temporada. 
Eteri foi mais longe e revelou que só soube da decisão de Evgenia pela comunicação social. 

Vídeo da reportagem transmitida no principal telejornal da TV russa

Entretanto, no Sábado dia 5 de Maio já havia sido transmitida uma reportagem sobre o assunto no canal Moscovo 24 embora sem grandes pormenores. 

Vídeo da reportagem transmitida no canal Moscovo 24

Dos vários artigos publicados destaca-se este da CBC: http://www.cbc.ca/sports/olympics/figureskating/relations-turn-bitter-between-russia-top-figure-skaters-1.4651286

Em termos de linha cronológica as declarações de Eteri Tutberidze parecem fazer sentido pois é sabido que neste momento Alina Zagitova já tem um novo programa curto. Ou seja, o grupo de Eteri Tutberidze já se encontra a preparar a próxima temporada desde Abril mas não houve qualquer vislumbre de Evgenia. 

Alina Zagitova e o coreógrafo e assistente Daniil Gleykhenhauz
Fonte: Instagram do Daniil

No dia 07 de Abril foi confirmado o rumor de que Evgenia Medvedeva vai passar a treinar sob o comando de Brian Orser. Isto significa que Evgenia passará a ser parceira de treinos do bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu de quem é amiga. 
Em declarações publicadas pela agência TASS, Evgenia referiu que quer ter uma carreira longa e é por isso que quer fazer estas mudanças na sua vida. Evgenia mencionou ainda que está mais motivada do que nunca e que não tem medo da mudança para o Canadá. 

Link para o artigo da agência TASS: http://tass.ru/sport/5181784

No dia 07 de Abril soube-se que Evgenia pretende manter a ligação com o clube Sambo 70. Esta ligação deve ser meramente simbólica para garantir um financiamento interno e um lugar para treinar quando se deslocar à Rússia para as competições ou apresentações nacionais. 

Evgenia agradeceu todo o trabalho realizado por Eteri Tutberidze e a sua equipa mas salientou que esta era a solução possível. 

Estas declarações foram publicadas pelo Sports.ru. Aqui está o link: https://www.sports.ru/figure-skating/1062938321.html

Eu estive a espreitar os comentários publicados nessa notícia e o público não está a gostar da forma como a patinadora está a gerir a situação. Alguns comentários são mais duros e acusam-na de ter sido hipócrita durante toda a temporada no que diz respeito a Alina Zagitova. 

Até agora não há reacção por parte de Eteri Tutberidze. A treinadora e a campeã olímpica Alina Zagitova marcaram presença na cerimónia em que Vladimir Putin tomou posse para mais um mandato como Presidente. Apesar de estarem num sítio com muitos jornalistas não falaram no assunto. 

Alina e Eteri na tomada de posse de Vladimir Putin


O lendário treinador Alexei Mishin, actualmente responsável por Elizaveta Tuktamysheva, saiu em defesa de Evgenia Medvedeva dizendo que ela está numa situação difícil e que é preciso ter calma. Mishin deixou elogios quer a Evgenia quer a Brian Orser. 
Evgeni Plushenko também fez uma breve declaração em sentido semelhante às de Mishin
O coreógrafo Ilya Averbukh tem sido muito requisitado pela imprensa mas tem optado por manter uma postura diplomática. Em declarações à RSport, Ilya disse que se trata de uma situação dolorosa para ambas as partes e que é necessário apoiar Evgenia e Eteri. 
Brian Orser já se pronunciou sobre este assunto. Foi divulgado que Evgenia o contactou em 2 de Abril e que ambos se reuniram no dia 22 do mesmo mês. O grande treinador canadiano deixou claro que o objectivo é a conquista do título olímpico e que se encontra a elaborar um plano de trabalho específico para Evgenia na técnica no lutz. 

Link para as declarações de Mishin: https://www.sports.ru/figure-skating/1062940168.html
Link para as declarações de Plushenko: https://www.sports.ru/figure-skating/1062933847.html
Link para as declarações de Ilya Averbukh: https://rsport.ria.ru/figure_skating/20180507/1136561722.html
Link para as declarações de Brian Orser: https://www.sports.ru/figure-skating/1062950291.html

Mas o turbilhão trazido pela mudança de Evgenia Medvedeva não é a única situação a afectar o grupo liderado por Eteri Tutberidze. Agora foi confirmada a saída de Polina Tsurskaya. 

Polina Tsurskaya

Polina declarou que decidiu sair por sua iniciativa. Esta notícia causou estranheza porque ainda há pouco tempo Polina esteve no clube Sambo 70 a trabalhar no novo programa curto com Eteri e Daniil. Por isso alguns rumores dão conta de que Polina foi expulsa do grupo. 
Ainda não se sabe quem será a nova equipa técnica de Polina. 
Esperemos por desenvolvimentos em breve. 













Sem comentários:

Enviar um comentário