terça-feira, 29 de maio de 2018

O grupo de Brian Orser continua a crescer...

Olá a todos! 


Bem-vindos ao blogue para mais uma dose de patinagem artística no gelo.


A última semana de Maio trouxe duas notícias muito importantes na categoria masculina. Boyang Jin (China) mudou-se para o Canadá para se juntar ao grupo liderado pelo treinador Brian Orser. Esta mudança acontece com a bênção da federação chinesa no âmbito do projecto olímpico para 2022. É que as próximas olimpíadas de Inverno vão ocorrer precisamente em Pequim e por isso a federação chinesa tem todo o interesse em investir o máximo na preparação dos seus atletas. Boyang Jin já é um atleta com um palmarés significativo apesar da sua juventude. Boyang sagrou-se campeão dos Campeonatos dos 4 Continentes 2018 e já conquistou duas medalhas de bronze nos mundiais (2016 e 2017). Ele foi 4.º classificado nos Jogos Olímpicos 2018. 
Boyang tem uma excelente técnica de base nos saltos mas ainda tem uma grande margem de progressão a nível artístico.
Penso que este é um passo bastante positivo na carreira do patinador japonês.

Boyang Jin

Mas esta não é a única novidade no grupo de Brian Orser. 
É que o estadunidense Jason Brown também está a caminho de Toronto para abraçar uma nova fase na sua carreira. Jason esteve ligado à treinadora Kori Ade durante várias temporadas e a relação deles parecia ser excelente quer a nível profissional como pessoal. 
Jason está no polo oposto de Jin pois tem excelentes qualidades artísticas mas no que diz respeito aos saltos ainda tem muito trabalho pela frente, nomeadamente no que diz respeito ao triplo axel e às tentativas de quádruplos. 

Jason Brown

Isto significa que o grupo liderado por Brian Orser em Toronto continua a crescer. 

O treinador Brian Orser tem uma excelente reputação a nível internacional muito graças ao seu papel no êxito de Yuzuru Hanyu e Javier Fernandez durante várias temporadas. Ele também foi treinador da sul-coreana Yuna Kim com grande sucesso. 
No entanto vai ser interessante ver como é que Brian vai conseguir gerir um grupo tão grande e com vários nomes sonantes. 

Quanto aos atletas masculinos, Brian está mais do que habituado a ter dois atletas de primeira categoria. A rivalidade de Yuzuru Hanyu e Javier Fernandez ocorria apenas nas pistas de gelo, sendo que os dois têm uma boa relação pessoal. Penso que Yuzuru não terá problemas em dividir a atenção do treinador principal com o recém-chegado Boyang,
A situação de Jason Brown é mais intrigrante. Brian Orser é um treinador com muita experiência mas dá-se melhor com atletas que já cheguem até si com a técnica base sólida. 
Há aqueles treinadores que são excelentes a desenvolver o talento de um atleta e há outros que são bons a fazer a gestão do esforço e a coordenar as ferramentas que os atletas já têm consigo. Parece-me que Brian é um treinador do segundo tipo. Yuna Kim, Yuzuru Hanyu e Javier Fernandez já eram patinadores sólidos quando começaram a trabalhar com Brian. Na sua carreira existem os casos de Nam Nguyen e de Adam Rippon em que as coisas simplesmente não resultaram porque eles estavam numa fase em que precisavam de um treinador de desenvolvimento. 

Algo semelhante se passa com as atletas femininas. Quando Yuna Kim começou a trabalhar com Orser já tinha uma excelente técnica base. O que mudou para melhor foi a gestão de esforço e a coreografia dos programas. Outra coisa que mudou para melhor foi o facto de Yuna encontrar sossego no grupo de Brian Orser pois o seu nível de estrelato na Coreia do Sul estava tão elevado que a comunicação social e os fás não lhe davam descanso. Esta menção a Yuna Kim é importante porque Brian Orser vai passar a treinar Evgenia Medvedeva a partir de Junho. Tal como Yuna no seu tempo, Evgenia vai chegar ao grupo de Orser como uma patinadora experiente e completa. Por isso penso que esta nova fase na carreira de Evgenia tem tudo para correr bem pois ela terá paz a treinar no Canadá longe do escrutínio e da pressão mediática de que ela é alvo na Rússia. A oportunidade de trabalhar com coreógrafos como David Wilson também é aliciante. 

Evgenia Medvedeva


Com a chegada de Medvedeva ao grupo de Orser, há quem tenha questões quanto ao futuro de Gabrielle Daleman e de Elizabet Tursynbaeva. 
Quanto a Gabrielle penso que não haverá grande problema pois de qualquer maneira ela tem trabalhado mais com o assistente Lee Barkell. 
No que diz respeito a Elizabet é que é se levantam algumas interrogações. Ela parecia destinada a uma grande carreira enquanto foi treinada por Eteri Tutberidze. Desde que está com Orser parece que estagnou nas duas últimas temporadas.  

Para além dos atletas já mencionados, Brian Orser também trabalha com Cha-Jun Hwan (Coreia do Sul), Michaela du Toit (África do Sul) e Stephen Gogolev (Canadá).

Até à próxima! 






Sem comentários:

Enviar um comentário