terça-feira, 25 de setembro de 2018

CS Troféu Ondrej Nepela 2018

O Troféu Ondrej Nepela 2018 decorreu em Bratislava entre os dias 20 e 22 de Setembro. Esta competição faz parte do circuito Challenger Series da temporada 2018/2019.


Categoria masculina

Mikhail Kolyada venceu o Troféu Ondrej Nepela com mais de 34 pontos de avanço sobre o seu compatriota Sergei Voronov. A medalha de bronze ficou para o japonês Keiji Tanaka. Alexander Samarin chegou a esta competição com algumas aspirações mas não foi além da quinta posição.

Mikhail fez uma prestação muito certinha no programa curto em que se destacou uma combinação impecável de quádruplo toe loop+triplo toe loop. O triplo axel foi o único elemento um pouquinho tremido mas ele salvou a situação de forma subtil. 
No programa livre Mikhail voltou a acertar na combinação de quádruplo toe loop+triplo toe loop mas o elemento estrela foi o triplo axel isolado. O único erro ocorreu no quádruplo toe loop na segunda metade do esquema em que o patinador acabou por cair. 
A excelente qualidade base da sua patinagem sobressaiu nos dois programas bem como as suas excelentes linhas corporais. 

Sergei Voronov alguns problemas nos saltos efectuados no programa curto mas isso não o impediu de se manter na luta por uma medalha. No programa livre o grande destaque foi a tentativa de quádruplo loop que acabou punida com grau de execução negativo devido ao facto da última rotação ter sido incompleta e a recepção ter sido má. 

O Troféu Ondrej Nepela pode revelar-se importante para a decisão da composição da selecção russa para as competições mais relevantes da temporada. Estiveram três russos em prova no Ondrej Nepela e este resultado poderá ser utilizado como critério de desempate na formação da decisão. Kolyada saiu daqui claramente em vantagem para o duelo Voronov vs Alexander Samarin vai depender muito dos campeonatos nacionais. Alexander Samarin acabou longe do pódio no Troféu Ondrej Nepela e vai ter que provar à sua própria federação que isso não passou de acidente de percurso.

O japonês Keiji Tanaka salvou o seu terceiro lugar por pouco mas pode ficar contente com o seu resultado. Na temporada passada ele ficou-se pela oitava posição neste Troféu.

O georgiano Moris Kvitelashvili ficou em terceiro no programa livre mas isso não foi suficiente para coloca-lo no pódio. Ele perdeu a medalha de bronze ao cair numa tentativa de quádruplo toe loop na segunda metade do livre. 


Resultado final


Videos

Mikhail Kolyada

Programa curto


Programa livre


Sergei Voronov

Programa curto


Programa livre


Keiji Tanaka

Programa curto


Programa livre


Alexander Samarin

Programa curto



Categoria feminina


A russa Polina Tsurskaya foi apontada como a favorita à vitória depois da sua compatriota Alina Zagitova se ter visto obrigada a desistir da sua inscrição devido a problemas burocráticos que a impediram de sair da Rússia. No entanto Polina acabou na quarta posição e ficou pontualmente longe da luta pelas medalhas. Polina mudou de treinadora no final da temporada passada mas, de momento, essa mudança não lhe parece ter sido favorável. Polina trocou o grupo de Eteri Tutberidze pelo de Elena Buianova mas agora apresenta problemas técnicos que não tinha antes. No programa curto foi evidente a falta de rotação no triplo flip e em ambos os saltos da combinação de triplo lutz+triplo toe loop. A sequência de passos foi de nível 2 e dois piões foram de nível 3. No programa livre faltou-lhe brilho e também se verificaram problemas técnicos. Polina caiu no triplo lutz inicial e perdeu a combinação que tinha previsto fazer. No segundo lutz, em vez de fazer um triplo ela apenas realizou um salto simples. Quanto ao loop, era suposto que Polina tivesse efectuado um triplo mas só fez um duplo. A sequência de passos voltou a ser meramente de nível 2 e dois piões foram de nível 3. Espero que ela consiga melhorar para as próximas competições.

Rika Kihira estava a passar um pouco despercebida antes da competição se iniciar e eis que acabou por vencer este Troféu de forma enfática. A jovem japonesa fez-se notar pela execução do triplo axel quer no programa curto como no programa livre. No programa curto Rika caiu no triplo axel mas não deixou dúvidas que as três voltas e meia foram realmente completas. No programa livre ela arrasou com uma combinação de triplo axel+triplo toe loop e um triplo axel isolado. Se ela conseguir ser consistente nestes saltos durante toda a temporada pode tornar-se um caso sério de sucesso. 
No programa livre também de destacaram as combinações de triplo lutz+duplo toe loop e de triplo lutz+duplo toe loop+duplo loop. 
O único elemento penalizado em sede de grau de execução no livre foi o triplo salchow. 
A boa temporada que Rika tem estado a fazer deixa-me curiosa sobre a sua posição no grupo liderado pela treinadora Mie Hamada. É que ela é companheira de treinos de Satoko Miyahara que até agora tem sido a atleta principal nesse grupo. Talvez as coisas mudem…

A medalha de prata foi conquistada por Elizabet Tursynbaeva que surpreendentemente ficou à frente de Stanislava Konstantinova. 


Resultado final


Videos

Rika Kihira

Programa curto


Programa livre


Elizabet Tursynbaeva

Programa curto


Programa livre


Stanislava Konstantinova

Programa curto


Programa livre


Polina Tsurskaya

Programa curto


Programa livre



Categoria de pares

Esta categoria foi ganha pelos estadunidenses Ashley Cain & Timothy LeDuc. No entanto esta vitória foi agridoce para eles. O circuito Challenger Series é muito importante para conquistar pontos para o ranking da ISU. A posição de cada par/atleta no ranking da ISU pode trazer vantagens como, por exemplo, no sorteio para a ordem de patinar noutras provas. Sucede que as competições que fazem parte do Challenger Series só atribuem pontos para o ranking caso haja mais do que cinco inscritos na disciplina em causa. Na edição deste ano do Troféu Ondrej Nepela só competiram quatro pares. Por isso a vitória de Ashley e Timothy não lhes permitirá acumular pontos para o ranking oficial da ISU. 

 Ashley & Timothy levaram a melhor sobre os seus compatriotas Deanna Stellato & Nathan Bartholomay que ficaram com a medalha de prata. Os pares dos Estados Unidos estão a digladiar-se para marcarem posição na selecção nacional e até agora as coisas têm corrido bem a Ashley & Timothy na afirmação como par líder do seu país.

O jovem par russo Lina Kudriavtseva & Ilia Spiridonov terminaram com a medalha de bronze. Eles estão a ser orientados pelo experiente Artur Dmitriev e por Nodari Maisuradze e demonstraram algum potencial. Este resultado foi bom para eles mas não me parece que a federação russa lhes vá dar muitas possibilidades para competir internacionalmente esta temporada. 


Resultado final



Categoria de dança

Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov venceram o Troféu Ondrej Nepela 2018 sem dificuldades. Eles eram os favoritos à partida e corresponderam às expectativas. Talvez esta vitória seja um prenúncio para altos voos esta temporada. Ambos os programas têm imenso potencial e têm margem para melhorar significativamente com o desenrolar da temporada. Mas nem tudo foi perfeito e este par leva daqui indicações do trabalho de casa que tem para fazer. 

O principal problema com Victoria e Nikita foram os níveis. Na dança rítmica, a primeira sequência obrigatória de Tango Romantica foi classificada com o nível 3 mas a segunda sequência ficou-se apenas pelo nível 1. A diferença entre o nível 3 e o nível 1 é de um ponto no valor base. O valor base no nível 1 é de 5.35 enquanto para o nível 3 é de 6.35. A execução das duas sequências de Tango Romantica também tem de ser corrigida porque dos oito pontos-chave exigidos, eles só conseguiram acertar em metade. A sequência de passos foi de nível 2 e a figura de elevação em rotação foi de nível 3. 

Na dança livre, tanto a sequência de passos em serpentina como a sequência de passos em que os patinadores se apoiam apenas num pé só cumpriram os requisitos suficientes para a classificação com o nível 2. A figura de elevação em rotação voltou a ser de nível 3.

Houve ainda um problema comum aos dois programas: os níveis nos twizzles. Em ambas ocasiões, os Twizzles de Victoria foram de nível 4 mas os de Nikita foram de nível 3. 

No que toca aos componentes, Victoria e Nikita conseguiram médias acima de 9.05 nos dois programas. No que diz respeito à dança rítmica, a juíza britânica Sarah Hanrahan discordou enfaticamente dos seus colegas de painel ao marcar notas entre 8.00 e 8.50 enquanto os outros optaram por 9.00 ou mais. Mas nesta situação até concordo com Sarah Hanrahan em alguns aspectos. Por exemplo, no segmento de interpretação da música/timing, os outros juízes marcaram notas entre 9.25 e 9.75 enquanto Sarah Hanrahan se ficou pela nota 8.00. Ora a interpretação foi muito boa mas não nos podemos esquecer das exigências para o timing e Victoria e Nikita falharam metade dos pontos-chave das sequências obrigatórias de Tango Romantica… 

Lorraine Mcnamara & Quinn Carpenter conquistaram a sua segunda medalha da temporada. Em Julho eles arrecadaram o ouro no Lake Placid Ice Dance International e aqui ficaram com a medalha de prata. Eu tenho acompanhado a evolução deste par desde o escalão júnior e fico contente de vê-los tentar afirmar-se nos seniores. 

No que diz respeito à dança rítmica confesso que não gostei muito da composição do programa. Na primeira parte, a música faz-nos lembrar uma valsa. Só depois do primeiro minuto do esquema é que a música se torna claramente um tango. Talvez a ideia seja contar uma história em dois momentos diferentes: o enamoramento - correspondente à parte que faz lembrar uma valsa - e a paixão/tensão na segunda metade do esquema. O problema é que em termos de expressão corporal não se nota muito essa diferença entre as duas supostas fases. O facto de terem havido algumas dessincronizações entre os parceiros também não ajudou à impressão geral do programa. Quanto aos níveis dos elementos, os twizzles e a figura de elevação atingiram o nível 4, a primeira sequência de Tango Romantica e a sequência de passos foram de nível 3 e a segunda sequência de Tango Romantica foi de nível 2. Em termos de pontos-chave das sequências de Tango Romantica, Lorraine e Quinn acertaram em cinco e falharam três. Nos segmentos que compõem a nota dos componentes, as médias apuradas fixaram-se entre 7.70 e 8.10. 

Na dança livre eles optaram por um estilo claramente inspirado nos franceses Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron. A música é bonita e a coreografia tem bons momentos mas não chega para dar-lhes destaque no conjunto… Falta um pouco de identidade própria. É uma pena que não lhe tenha sido atribuído um outro tipo de tema musical porque o programa tem momentos de qualidade nos elementos. Os maiores destaques vão para a sequência de passos em que os patinadores estão apoiados apenas num pé, a primeira figura de elevação e a figura de elevação em rotação. Gostei bastante deles terem patinado o programa em diagramas amplos. Outro dos aspectos positivos tem a ver com o facto deles terem conseguido o nível 4 nos twizzles, no pião, na sequência de passos com apoio só num pé e nas figuras de elevação. A sequência de passos em diagonal foi de nível 3. No entanto notou-se a falta de transições e alguma falta de "limpeza" na execução de certas variações de arestas. 
No que toca à segunda nota as médias apuradas fixaram-se entre 7.85 (transições) e 8.15 (interpretação da música/timing). 

Betina Popova & Sergey Mozgov repetiram a medalha de bronze da temporada anterior. Eles formam um bom par e têm uma excelente presença em pista. Betina é super expressiva mas Sergey consegue ter atitude suficiente para não se deixar ofuscar por ela. Isso foi bem visível nos dois programas.

Betina e Sergey patinaram a dança rítmica com muita energia e intensidade que resultou bem com o tema Tango. Os twizzles e a figura de elevação foram de encher o olho e eles conseguiram apresentar pormenores originais durante o esquema. 
No que diz respeito ao nível dos elementos, as duas sequências obrigatórias de Tango Romantica foram de nível 2, a sequência de passos foi de nível 3 enquanto os twizzles e a figura de elevação atingiram o nível 4. Quanto aos pontos-chave, dos oitos que são exigidos pelas regras, Betina e Sergey acertaram em quatro, tiveram problemas de timing em dois e falharam dois. Em termos de execução faltou um pouquinho mais de controlo de movimentos. Na figura de elevação, que foi muito difícil e original, seria mais bonito se a saída fosse feita com mais delicadeza por parte da patinadora. Na segunda nota, as médias apuradas nos segmentos dos componentes balizaram-se entre 7.75 (perícia e transições) e 8.15 (interpretação da música/timing). O juiz alemão portou-se um bocadinho mal ao marcar apenas 6.75 no segmento de performance, em total contraste com os restantes juízes no painel.

Na dança livre Betina e Sergey arriscaram uma coreografia tendo por base a história do livro "Master & Margarita". A música é fortíssima e complicada de interpretar mas eles deram-lhe a volta. O programa está bem construído e mostra-nos a identidade de Betina e Sergey como par. Felizmente que eles estão a tentar trilhar o seu próprio caminho em vez de se colarem ao estilo dos outros. 
Em termos de níveis, as duas sequências de passos foram de nível 2 tal como o pião. A figura de elevação em curva e a lateral foram de nível 3. A figura de elevação em rotação foi classificada com o nível 4 assim como os twizzles. 
Na sequência de passos em círculo gostaria que Betina patinasse mais próxima de Sergey em vários momentos e que eles acertassem as linhas das ancas. Se eles fizessem isso, o impacto seria completamente diferente para melhor.
As médias nos segmentos dos componentes ficaram entre 7.80 (transições) e 8.30 (interpretação da música/timing). 

Estou bastante curiosa para ver a evolução destes dois programas e se a treinadora deles vai decidir fazer algumas alterações para melhorar os níveis em futuras competições. 


Resultado final


Videos

Sinitsina & Katsalapov

Dança rítmica


Dança livre



Popova & Mozgov

Dança rítmica


Dança livre



Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue :)

Sem comentários:

Enviar um comentário