segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Notícias e testes na Rússia

Olá a todos e bem-vindos ao blogue.


A publicação de hoje é totalmente dedicada à patinagem russa. Têm acontecido tantas coisas na terra dos czares que tem sido difícil acompanhar todas as notícias. Por isso seleccionei apenas algumas coisas para partilhar aqui.

Vamos a isto!

O popular par composto por Ksenia Stolbova & Fedor Klimov separou-se, confirmando assim todos os rumores que andavam a ser comentados há vários meses.
Fedor Klimov foi o primeiro a falar à imprensa russa sobre a separação mas optou por não partilhar pormenores. O patinador está agora preparado para abraçar uma nova fase da sua carreira. Fedor optou por colocar um ponto final na sua carreira na patinagem de competição. O seu futuro passa por começar a trabalhar como treinador. 
Ksenia Stolbova planeia continuar a competir e tem estado a trabalhar com Andrei Novoselov. 
Quanto à separação, Ksenia mostrou-se um pouco desapontada com Fedor pelo facto dele não ter voltado a falar com ela desde que se soube que ela tinha sido impedida de participar nos Jogos Olímpicos 2018. Ksenia ficou um pouco ressentida por Fedor não lhe ter ligado sequer para averiguar sobre o seu estado de saúde, visto que Ksenia esteve lesionada algum tempo. 
Ela parece determinada em continuar a competir por muitos anos. 
Resta-nos desejar boa sorte para os dois.

Na categoria de dança andou a circular um boato que a jovem patinadora Sofia Polishchuk tinha sido agredida após uma sessão de treinos. O assunto chegou aos jornais e confirmou-se a sua veracidade. 
Para quem quiser ver o primeiro artigo russo que tocou neste assunto é só clicar aqui: https://www.championat.com/other/news-3533815-v-moskve-byla-izbita-figuristka-sofja-polischuk.html
Sofia terá sido agredida pelo ex-namorado que lhe tentou tirar o telemóvel aparentemente por causa de umas fotos que ela publicou nas redes sociais acompanhada de outro rapaz. O individuo agrediu-a na cara e apertou-lhe o pescoço. A jovem teve ir ao hospital e depois apresentou queixa na Polícia. 
Alexander Gorshkov, presidente da federação russa de patinagem, desvalorizou o incidente e disse à imprensa que estava tudo bem com Sofia e que ela ia retirar a queixa.
Curiosamente nenhuma das publicações divulgou o nome do agressor. Especula-se que o individuo possa ser alguém ligado à patinagem caso contrário não faria sentido que o próprio presidente da federação russa tenha falado sobre o facto de Sofia ir retirar a queixa. 
Na minha opinião, seja quem for o agressor, este é um sinal público negativo. Tudo aponta para que as agressões tenham mesmo existido e por isso o individuo devia ser responsabilizado criminalmente. 
Espero que Sofia recupere rapidamente deste acontecimento infeliz.

Os testes de avaliação organizados pela federação russa foram, sem dúvida, o acontecimento da semana. É incrível ver como estes testes geram mais interações e curiosidade do que muitas competições internacionais oficiais!
Este ano, os testes foram divididos entre Novogorsk e a arena Megasport em Moscovo. As únicas sessões abertas ao público em geral decorreram no dia 9 de Setembro. 
Nestes testes participaram os patinadores que fazem parte da selecção nacional russa de elite.
Dos patinadores convocados para se apresentarem nos testes houve algumas ausências. Na categoria masculina, Maxim Kovtun e Alexey Erokhov foram dispensados devido a lesão. Na categoria de dança destaca-se a ausência de Tiffany Zagorski & Jonathan Guerreiro. Este par patinou os seus programas à porta fechada perante especialistas mas foi dispensado de ficar até Domingo. A justificação para a dispensa tem a ver com uma lesão. Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin também deviam ter marcado presença nos testes mas a patinadora teve uma lesão num tornozelo e só regressou às pistas há pouco tempo. 
Na categoria de Senhoras salienta-se a ausência de dois nomes familiares: Anna Pogorilaya e Alena Leonova. Elas estão a treinar mas nem sequer foram convocadas pela federação para se apresentarem nestes testes. Isto é indicativo de que deixaram de ser prioridade para a federação. 
Na sessão final dos testes foi cumprido um minuto de silêncio na arena Megasport em homenagem ao patinador Denis Ten (Cazaquistão), que foi assassinado no passado mês de Julho. 


Quem quiser ver fotos profissionais do evento é só clicar nestes links: https://www.fsrussia.ru/intervyu/3862-kontrolnye-prokaty-fotoreportazh.html
https://rsport.ria.ru/photo/20180910/1141589606.html

E agora vamos aos vídeos e às primeiras impressões.


Alina Zagitova

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: o grau de dificuldade elevadíssimo; o encaixe dos movimentos e elementos com os assentos da música, especialmente o triplo flip (salto isolado) e a entrada para o peão de combinação; a entrada para o duplo axel é original e dificílima; as transições;

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: a colagem dos temas musicais soa-me muito brusca; a posição dos braços durante o movimento Ina Bauer devia ser corrigida; 

Programa livre


O que achei positivo: a coreografia, o encaixe dos saltos nos assentos e variações da música; a ambição técnica;

Dúvidas: a escolha de Carmen como tema principal do livre pode fazer com que muitos fãs tenham um preconceito com o programa; Carmen é um tema sobejamente conhecido e já foi interpretado por inúmeros patinadores; isso pode fazer com que muitas pessoas não manifestem abertura para apreciar este programa por já terem muitas outras referências. 

A ideia com que fiquei é que na sessão pública de Domingo, Alina limitou-se a marcar o programa. De certeza que ainda vão ser adicionados mais pormenores ao programa livre. A margem para melhorar a interpretação é enorme e teremos de aguardar para ver se ela fará justiça ao potencial do programa.

Evgenia Medvedeva

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: o duplo axel parece melhor em termos técnicos do que noutras ocasiões; a inclusão do triplo lutz como salto isolado em vez do triplo loop para aumentar a dificuldade; a sequência de passos; o facto dela parecer completamente à vontade com a coreografia e o tema; trabalho das arestas das lâminas;

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: algum vazio entre o início do programa e o triplo lutz; a definição de entrada no lutz; preparação longa na entrada da combinação de triplo flip+triplo toeloop; 

Programa livre


Pontos positivos: a sequência de passos;

Dúvidas: a definição de entrada no lutz; 

Sinceramente não tenho muito a dizer sobre a prestação dela neste programa.

A revelação do programa livre de Evgenia não causou o impacto esperado. No entanto é preciso compreender que o mais certo é que esta não seja a versão final do programa. Claro que nas temporadas anteriores estávamos todos habituados a ver esta patinadora em excelente forma desde o início da época. Mas ela está a passar por uma fase de transição e por isso é preciso dar-lhe tempo. 
Nas entrevistas concedidas por Evgenia à imprensa russa ela disse algumas coisas interessantes. Em primeiro lugar assumiu que o teste do programa livre na sessão de Domingo não correu conforme estava planeado, principalmente no que toca à coreografia. Evgenia também disse que de momento não está a trabalhar no quádruplo salchow. No entanto a patinadora deixou a porta aberta para pensar nisso no futuro.  


Maria Sotskova

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: a escolha da música e o facto do programa ser completamente diferente do que ela apresentou na temporada passada; a maturidade; a velocidade; 

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: a construção do esquema deixa muito espaço aberto até à entrada no flip; os níveis nos peões especialmente no último; 

Programa livre


Pontos positivos: gostei da escolha do tema "Summertime"; a maturidade; ela parecia muito à vontade na interpretação; tem tudo para resultar artisticamente; 

Dúvidas: os níveis nos peões;

Polina Tsurskaya

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: a coreografia elegante e sofisticada perfeitamente adequada ao estilo de Polina; a dificílima entrada para o triplo flip; a distribuição dos elementos técnicos no programa; 

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: nada; :)

Programa livre


Pontos positivos: programa bem construído de forma a realçar a elegância da patinadora;

Dúvidas: a sequência coreográfica não é nada de especial; parece-me que o programa precisa de mais transições; 

A minha primeira impressão é de que não há grande variação estilística entre o programa curto e o livre. Talvez tivesse sido boa ideia deixá-la mostrar evolução artística. 

Elena Radionova

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: originalidade no peão de combinação; atitude para dar e vender; escolha musical adequada a mostrar o carisma da patinadora; 

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: falta de limpeza no trabalho com as arestas das lâminas durante a sequência de passos; os saltos; 

Programa livre


Pontos positivos: o lado artístico forte a que Elena já nos habituou; 

Dúvidas: estou preocupada com a técnica de salto de Elena; ela parece ter regredido bastante. 

No final dos testes, a lendária treinadora/coreógrafa Tatiana Tarasova atirou-se a Elena na imprensa. Tarasova fez uma espécie de apelo a Elena para controlar melhor o seu peso pois as supostas oscilações estão, segundo ela, a prejudicar a sua qualidade técnica. Tarasova afirmou que Elena está a autodestruir-se. No entanto estas declarações não caíram bem junto de muitos fãs russos. 

Elizaveta Tuktamysheva

Programa curto


Coisas que mais gostei no programa curto: triplo lutz perfeito; o duplo axel; a velocidade em pista;

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: Elizaveta continua com um problema crónico de falta de transições que certamente irá afectar a nota dos componentes; muitos momentos em dois pés; 

Programa livre


Pontos positivos: esta patinadora voltou a arriscar o triplo axel; o triplo lutz impecável; a sequência de passos muito bem coordenada com a música; melhoria nos peões face à temporada passada; pareceu completamente à vontade na interpretação; 

Dúvidas: o mesmo problema evidenciado no curto com falta de transições; a sequência de passos é artisticamente eficaz mas tenho receio que não chegue para o nível 4 se não forem introduzidas algumas mudanças; 

Stanislava Konstantinova

Programa curto


Coisas que gostei no programa curto: beleza em pista, expressividade nos movimentos, excelente técnica base; velocidade na execução, os peões; 

Coisas que me deixaram dúvidas no programa curto: vazio no meio do esquema, entrada muito demorada no salto isolado; 

Programa livre


Pontos positivos: os peões, principalmente o maravilhoso peão de combinação e a originalidade no peão layback;

Dúvidas: em alguns momentos a preparação dos saltos é muito longa; o programa podia ter mais transições; 

Infelizmente Stanislava não foi capaz de demonstrar aqui qualquer evolução em comparação com a temporada passada. Talvez com o decorrer da época ela consiga melhorar nos saltos todos e acrescentar pormenores à coreografia. 

Sofia Samodurova

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: coreografia, interpretação, trabalho limpo nas arestas das lâminas, programa bem construído; 

Coisas que me deixaram dúvidas no curto: pouca variação na música ao longo de todo o programa; 

Programa livre



Pontos positivos: a coreografia e a interpretação; o carisma da patinadora;

Dúvidas: nada :)

Sofia está a fazer a transição do escalão júnior para o sénior e parece-me que este programa livre pode ajudá-la a dar nas vistas no circuito do grande prémio. Gostei bastante da escolha do tema e da desenvoltura demonstrada pela patinadora. 


Darya Panenkova

Programa curto


Coisas que mais gostei no curto: a sequência de passos; a velocidade, a garra e a amplitude nos movimentos; 

Coisas que me deixaram dúvidas: a expressão porque ela parece que está sempre a olhar para baixo. Isso tira um pouco de brilho à prestação. 

Programa livre


Pontos positivos: a velocidade; a eficiência técnica; o bom trabalho no domínio das arestas das lâminas; 

Dúvidas: a interpretação; Darya parecia que estava a patinar em piloto automático; 

Mikhail Kolyada

Programa curto



Programa livre


Gostei da escolha musical para o programa curto. O grupo Muse tem várias músicas que são excelentes para a patinagem artística e Mikhail descobriu um tema que lhe assenta muito bem. Quanto ao programa livre confesso que quando vi que Mikhail ia patinar ao som da famosa "Carmen" não fiquei muito entusiasmada com a ideia. Do ponto de vista artístico não há nada de particularmente inovador na coreografia ou na interpretação. Mas o programa está à mesma bem construído e tem potencial. 
Mikhail mantem uma técnica base fantástica e mostrou-se certinho na interpretação. Espero que com a adrenalina da competição ele consiga demonstrar um pouco mais de intensidade no livre para se ajustar melhor ao tema. 

Dmitri Aliev

Programa curto


Programa livre


Dmitri Aliev apresentou os meus dois programas favoritos nos testes. Duas maravilhas coreográficas que exaltam a excelente qualidade base do deslizar de Dmitri bem como as suas belas linhas corporais. São dois programas que nem precisavam de elementos técnicos… simplesmente espantosos. 
No programa curto é bom que ele tenha cuidado com o último peão. Aqui nos testes, conforme podem ver no vídeo, ele completou o elemento depois da música ter acabado. Se lhe acontecer o mesmo em competição ele ficará prejudicado na classificação do peão e também poderá sofrer uma dedução por ter terminado depois da música. 
No programa livre houve um problema óbvio com o peão em baixo com mudança de pé em que ele perdeu velocidade e perdeu o eixo. 
Em ambos os programas foram cometidos erros nos saltos. Espero que em competição as coisas lhe corram melhor. 

Alexander Samarin

Programa curto


Programa livre


Alexander Samarin surpreendeu com a escolha musical no programa curto que resulta muito bem. Gostei bastante da interpretação até porque ele parece identificar-se completamente com o tema. Espero é que a preparação para a entrada no quádruplo seja revista pois é muito longa e gostaria que fossem acrescentadas transições, para ajudá-lo a aumentar a nota dos componentes.
No programa livre destaco uma posição original no peão em baixo com mudança de pé e a iniciativa de trazer um tema diferente. O teste dele no livre começou bem mas após a sequência de passos ele perdeu-se um bocado. Claramente ainda falta rodagem.

Andrei Lazukin

Programa curto


Programa livre


O programa curto ao som de uma versão de "I put a spell on you" tem imenso potencial. A forma como o programa está construído ajuda a evidenciar a liberdade de movimentos do patinador e a qualidade do seu deslizar. O timing do peão com entrada saltada foi impecável. A sequência de passos é linda mas se calhar precisa de mais variações nas arestas para alcançar o nível 4. Quanto ao último peão, ele vai ter de ter cuidado para conseguir cumprir o elemento dentro da música. 
Para o programa livre a escolha recaiu sobre "Bells of Moscow" de Sergei Rachmaninov. Trata-se de um tema muito dramático e poderoso que já foi patinado no passado pela japonesa Mao Asada. Eu gostei do programa e daquilo que Andrei mostrou nos testes não ficaria surpreendida se ele conseguisse ultrapassar Alexander Samarin em termos de ranking interno durante esta temporada. A única coisa que não gostei no programa foi a pose final… Tanto pormenor impressionante para depois acabar assim!

Sergei Voronov

Programa curto


Programa livre


O veterano Sergei Voronov impressionou no programa curto com uma coreografia criada por Artur Gachinski e Maxim Zavozin. O programa é muito bonito e ele parece estar em excelente forma física. Gostei particularmente da desenvoltura dele nos saltos e no facto de ter apresentado uma patinagem muito limpa. 
O programa livre trouxe-me lágrimas aos olhos porque foi coreografado pelo malogrado Denis Ten. 
O grande destaque foi a tentativa de quádruplo loop! Vamos ver se ele vai mesmo arriscar esse salto em competição. 
A minha única crítica vai para a falta de mais transições no livre.


Artur Dmitriev

Programa curto


Gostei do programa curto patinado ao som da banda sonora do filme "Gladiador" e a sequência de passos foi o meu elemento favorito. Artur soube imprimir força e impetuosidade aos seus movimentos. No entanto não me parece que o que ele mostrou aqui seja suficiente para ambicionar um lugar na selecção nacional para as competições mais importantes.
Ah… e Artur não participou na sessão de Domingo pelo que não há vídeo do seu programa livre. 


Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov

Programa curto


Programa livre


O programa curto revelou uma nova faceta de Evgenia e Vladimir. A escolha musical recaiu sobre um tema de Lenny Kravitz e, sem dúvida, o estilo mais agressivo que eles tentaram até agora. O programa tem tudo para ter êxito mas aquela pose final deixa um bocado a desejar. Neste vídeo não deu para perceber muito bem as suas expressões mas espero que durante as competições eles sejam capazes de projectar a atitude rebelde que esta música inspira. 
A coreografia do livre parece bonita mas vai um bocado na onda do que os alemães Savchenko & Massot fizeram na temporada passada. Gostaria que eles mostrassem identidade própria em vez de ter programas que os façam parecer como seguidores em vez de líderes na disciplina.

Natalia Zabiiako & Alexander Enbert

Programa livre (parte)


Infelizmente não consegui encontrar um vídeo com o programa curto nem como o programa livre completo. Por esse motivo não dá para ter uma ideia da construção dos programas, coreografia e interpretação. O bocadinho que deu para ver do livre pareceu promissor. A escolha do tema "Toi et Moi" parece ser uma escolha acertada para catapultar este par para outro patamar artístico. 

Alexandra Boikova & Dmitry Kozlovskii

Programa livre


Eu já tinha visto este programa livre num vídeo de uma sessão de treinos aberta ao público que decorreu em São Petersburgo. A prestação deles nestes testes, pelo menos no que diz respeito ao livre, reforçou a impressão com que fiquei da primeira vez que vi o programa. É verdade que o estilo é clássico e já ouvimos Tchaikovsky milhares de vezes mas este par consegue mostrar personalidade e ter identidade própria. Alexandra e Dmitry estão a fazer a transição para o escalão sénior e este programa vai permitir-lhes exibir a velocidade, elegância, qualidade no deslizar, linhas corporais bonitas e controlo na execução dos elementos técnicos. Claro que o programa ainda precisa de rodagem mas tem muito potencial para trazer-lhe bons resultados assim que o seu estado de forma progrida na temporada.

Daria Pavliuchenko & Denis Khodykin 

Programa livre


O programa que menos gostei de todas as categorias. A colagem das músicas soa caótica… A coreografia indicia que eles estão a contar uma história mas não se percebe bem… Algum descontrolo na velocidade entre os parceiros… Daria e Denis mereciam melhor! 

Alisa Efimova & Alexander Korovin

Programa livre 


Belíssimo programa livre de Alisa e Alexander em termos coreográficos e de interpretação. É o tipo de programa que tem tudo para ser bem aceite pelo público e pelos juízes. 

Alexandra Stepanova & Ivan Bukin

Dança livre


Excelente dança livre! O programa está muitíssimo bem construído, as transições são suaves, existem toques originais e os patinadores estão completamente à vontade com a coreografia e interpretação. Destacam-se os momentos da primeira figura de elevação, os twizzles e o twizzle coreográfico. A integração dos elementos técnicos com a música também está muito boa. 

Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov

Dança livre


Victoria e Nikita demonstraram na época passada que conseguem finalmente patinar como um verdadeiro par. A nova dança livre é um bom exemplo da contínua evolução que eles têm feito. No caso de Victoria nota-se perfeitamente a melhoria no trabalho das arestas das lâminas pois as variações estão muito mais suaves. Este esquema é muito bom mas a parte final deixou-me algumas dúvidas visto que este perderam fluidez e os movimentos não foram tão limpos como na primeira metade. 

Betina Popova & Sergey Mozgov

Dança livre


Betina e Sergey escolheram um tema arriscado para a dança livre: a banda sonora de "The Master and Margarita". A música é poderosa, intensa e exigente e a coreografia espelha isso muito bem. Este par está à altura do desafio. Numa altura em que a maior parte das danças livres são muito "pão sem sal" e quase toda a gente está presa ao mesmo estilo ou a tentar copiar os franceses Papadakis & Cizeron, este programa é uma lufada de ar fresco. Os twizzles e as figuras de elevação são os grandes destaques técnicos. O único problema é que Betina ainda tem de trabalhar muito na técnica base para ficar ao nível do seu parceiro. No entanto ela é uma das patinadoras mais interessantes em termos artísticos.
Estou expectante para ver como é que eles se vão sair durante a temporada. 

Sofia Evdokimova & Egor Bazin

Dança livre


Fantástico programa livre no que diz respeito ao lado artístico e com muito potencial. Lamentavelmente parece faltar um pouco de risco técnico nas sequências de passos. Espero que este programa os ajude a conseguir mais oportunidades para competir internacionalmente. 

Anastasia Shpilevaya & Grigory Smirnov

Dança livre 


Excelente escolha musical e estilo coreográfico. Apesar de serem estreantes no escalão sénior, Anastasia e Grigory já têm elementos próprios e ambos brilharam neste programa. Exibiram um verdadeiro trabalho de equipa. No entanto há muitos momentos em dois pés e isso poderá prejudica-los quer na nota técnica quer na nota dos componentes. Mas é, com certeza, um bom programa para começar a dar nas vistas no escalão sénior.

Anabelle Morozov & Andrei Bagin

Dança livre


Infelizmente Andrei não estava nos seus melhores dias e sofreu duas quedas que retiraram brilho à sua prestação. Mesmo sem esses erros graves não me parece que este material seja suficiente para alavancar a sua carreira esta temporada. Provavelmente terão de contentar-se apenas com provas internas.

E vocês? Quais foram os vossos programas favoritos? Por quem é que vão torcer durante a temporada? Podem deixar as vossas opiniões nos comentários no blogue ou contactar-me no Facebook e/ou no Twitter.

Por agora é tudo e até à próxima.



1 comentário:

  1. 2 октября в матче третьего круга Открытого чемпионата Франции норвежец Каспер Рууд встретится с Домиником Тимом из Австрии.

    Эксперты ODDS.am считают, что в матче не будет сыграно больше 36 геймов. Доминик пока смотрится очень уверенно. На Открытом чемпионате Франции были обыграны Марин Чилич и Джек Сок. После победы на US Open австриец всерьез претендует на завоевание второго титула ТБШ. У Тима идет подача, Доминик отлично действует на задней линии. Скорее всего, фаворит выиграет в трех сетах.

    Другие доводы в пользу этого прогноза доступны на странице матча. https://odds.am/ru/news/6918/eksperti-oddsam-predlozhili-stavku-na-match-ruud---tim-na-rolan-garros/

    ResponderEliminar