Entre 26 e 29 de Setembro foi organizada a Bled Cup na Eslovénia. Esta competição faz parte do circuito junior do grande prémio. Na categoria de individuais femininos as medalhadas foram as seguintes:
A Bled Cup é um evento integrado no circuito do grande prémio junior e realizou-se na Eslovénia entre 26 e 29 de Setembro de 2012. Os medalhados na categoria de individuais masculinos foram os seguintes:
No troféu Nebelhorn 2012, que se realizou entre 26 e 29 de Setembro na Alemanha, contou com a participação de 15 pares de dança. No entanto, os hungaros Nagy & Fejes tiveram de desistir após a realização da short dance.
Estava prevista a participação de 9 pares na 44.ª edição do troféu Nebelhorn que se realizou na Alemanha entre 26 e 29 de Setembro 2012. No entanto, Bazarova & Larionov (Russia) e Vartmann & von Cleave (Alemanha) desistiram após a realização do programa curto.
Entre 26 e 29 de Setembro de 2012 realizou-se a 44.ª edição do troféu de Nebelhorn na Alemanha. Na categoria de individuais masculinos os resultados foram os seguintes:
A tensão crescente entre a China e o Japão que foi despoletada pela disputa de um arquipelago está a ter reflexos no desporto, tendo afectado provas de ciclismo e de ténis de mesa que se iam realizar em território chinês. Os atletas oriundos do Japão tiveram de desistir de participar nessas provas pois temia-se que a sua segurança estivesse em risco. Ora, este problema diplomático entre a China e o Japão poderá também ter reflexos na patinagem artistica. Uma das provas do circuito senior do grande prémio é precisamente a Taça da China cuja realização vai ocorrer no palácio do gelo de Shanghai. Nessa competição estava prevista a participação de vários atletas japoneses de renome: Mao Asada, Miki Ando, Daisuke Takahashi, Takahashi & Tran e Tatsuki Machida. A Federação japonesa de patinagem está agora a ponderar não permitir que esses atletas de desloquem à China para participar nesse grande prémio, caso não lhe sejam dadas garantias que a segurança dos atletas não estará em risco. Essa noticia foi disponibilizada pela Agência Reuters e podem conferi-la aqui: http://www.reuters.com/article/2012/09/23/us-figure-skating-japan-china-idUSBRE88M04D20120923
Se os atletas japoneses não puderem competir na Taça da China ficaremos a braços com outro problema: será que depois existirão condições para transferir estes atletas para outras provas do circuito do grande prémio? É que neste tipo de provas existe um limite de participantes por evento e, por esta altura do ano, as listas já estão feitas... Se os atletas japoneses não puderem participar na Taça da China, isso significará que Takahashi, Ando, Asada, Machida e Takahashi & Tran ficarão praticamente impossibilitados de se qualificar para a final do grande prémio pois só terão pontos de participação de 1 único evento. Ora, só se qualificam para a grande final os 6 atletas / pares que reunirem mais pontos durante o circuito. Quem participa apenas em 1 dos 6 grandes prémios não tem muita hipótese de chegar ao almejado top 6 em cada disciplina, visto que a maioria dos patinadores de topo participa em 2 eventos. Enfim... com esta trapalhada toda ficamos todos a perder. A disciplina de individuais femininos seria a mais prejudicada na Taça da China pois já se verificou o abandono de Carolina Kostner. Só faltava agora Mao Asada e Miki Ando não participarem. Quem já comprou bilhete a pensar que ia ver uma grande disputa entre três senhoras que já se sagraram campeãs mundiais, pode ficar com os planos furados. Esperemos que as coisas se apaziguem entre os dois países e que os atletas não fiquem prejudicados.
Os três primeiros classificados da disciplina de individuais masculinos no grande prémio junior que ocorreu na Turquia (20 a 22 de Setembro 2012) foram os seguintes:
As duplas que conseguiram arrecadar as medalhas no grande prémio junior que se realizou na Turquia, entre 20 e 22 de Setembro de 2012, foram as seguintes:
Já existiram desenvolvimentos no caso em que o treinador Genrikh Sretensky está a ser acusado de ter alegadamente tentado abusar sexualmente de uma jovem patinadora que era sua aluna. Sretensky foi então ouvido num tribunal nova-iorquino tendo negado todas as acusações. O treinador russo havia sido detido no estado norte-americano do Maryland mas foi agora libertado depois de ter pago 50.000 dólares de caução e ter dado a sua casa de morada de família como garantia. Sretensky saiu assim da audiência em liberdade, na companhia da sua mulher Yulia (também ela treinadora).
A categoria de individuais masculinos teve os seguintes medalhados no grande prémio junior que decorreu em Linz (Austria), entre 12 e 16 de Setembro de 2012:
Continuação da reportagem sobre a semana
de testes na Russia
Alena Leonova (individuais femininos) -Em 13-09-2012, Alena Leonova apresentou o seu novo programa curto. O tema principal é indiano e a coreografia tentar fazer essa ligação cultural. Uma das músicas usadas é a famosa "Jai Ho" da banda sonora do filme "Slumdog millionaire". O desenho do esquema propriamente dito não difere muito do programa curto que ela fez na época passada. Ou seja, a distribuição dos elementos técnicos pelo programa é mais ou menos a mesma. Já a coreografia é totalmente diferente. Gsotei do programa e acho que se adapta perfeitamente à personalidade vivaça de Leonova pois esta é capaz de imprimir grande alegria e exuberância nas suas interpretações. É, sem qualquer dúvida, uma programa curto candidato a ser um dos melhores da temporada 2012-2013. Quanto a roupas... não há novidades. Leonova apresentou-se toda vestida de preto com calças e camisola justas. Teremos que aguardar pelas competições .
Sofia Biryukova (individuais femininos) - Sofia é uma das grandes promessas russas para o futuro. No dia 13-09-2012 apresentou o seu programa curto. Reconheci uma parte da música que faz parte da banda sonora do filme "A máscara de Zorro". Em termos de saltos, o esquema foi iniciado com uma combinação de lutz com toe-loop, loop isolado e duplo axel saído de uma posição de águia. Achei que o programa é interessante e tem potencial. Sofia envergou um vestido preto simples (a cor dominante durante a sessão de testes lol) e julgo que não deverá ser o que vai usar em competição.
Adelina Sotnikova (individuais femininos) - Consegui arranjar um video amador com o teste do programa curto desta patinadora. Podem ver em baixo. Muito promissor :)
Ksenia Makarova (individuais femininos) - Felizmente esta patinadora decidiu manter o mesmo programa curto que usou na temporada passada. A música e a coreografia feita por Ilya Averbukh são ambas lindissimas. O vestido usado por Ksenia também é muito bonito. Podem ver o video amador aqui em baixo:
Kavaguti & Smirnov (pares) - No dia 13 de Setembro foi altura para este par apresentar o seu novo programa livre. A música, dominada pelo piano, tem uma melodia muito bonita e é adequada ao estilo harmonioso e clássico deste par. A coreografia é muito suave e aponta no mesmo sentido do programa que este dois interpretaram ao som de "Clair de Lune". No que toca à indumentária, Smirnov envergou umas calças pretas e uma camisa preta, com botões e cinto mais claros (não deu para perceber bem se era cinzentos ou brancos). Kavaguti bege muito bonito e com pedrinhas brilhantes junto no decote. Este programa tem um enorme potencial. Não foi possível perceber o desenho todo do esquema quanto a elementos técnicos pois, na segunda metade do programa, Smirnov ressentiu-se de uma lesão das costas. Embora tenha sido capaz de continuar, ele estava com algumas dificuldades e levava a mão à zona das costas com frequência. Por esse motivos acabaram por não mostrar algumas figuras de elevação que é suposto apresentarem no programa aquando das competições. Tirando esse problema físico que perturbou um pouco a apresentação, o resultado global foi muito bom.
Continuação da reportagem sobre a semana de testes na Russia
Starygina & Volobuiev (dança) - Ora aqui está um par que o ano passado deu nas vistas com a sua dança livre ao som de Walking in the Air dos Nightwish. A sua nova dança livre não podia ter uma conceito mais diferente. O tema escolhido é mantido do princípio ao fim e tem um toque de música tradicional cigana de origem romena. A musica é muito apelativa e alegre. Este par conseguiu acompanhar a alegria da música muito bem. A cor base dos seus fatos é o preto mas depois tem alguns elementos muito coloridos e vibrantes mas sem ser muito exagerado. As figuras de elevação foram espectaculares. A velocidade de execução dos elementos foi óptima, tendo este par demonstrado que está em boa forma física. Ainda lhe falta refinar a execução de alguns movimentos para mostrar que têm as linhas corporais muito bem definidas e em sintonia. Apesar disso, adorei esta dança livre embora pense que não será suficiente para levar os responsáveis russos a inclui-los na selecção nacional para as grandes competições internacionais. Mas lá que foi bonito de ver, isso foi.
Stepanova & Bukin (dança) - Este par causou sensação no circuito junior durante a época passada e a avaliar pela amostra deste teste vão repetir a proeza em 2012-2013. A sua short dance é um combinação de ritmos rock e blues, tendo a sequência de passos obrigatória do blues sido executada com grande amplitude e convicção. A coreografia é gira. Eles demonstraram que estão fortes fisicamente e atacaram todos os elementos, em especial os twizzles, como se estivessem numa competição a sério. Gostei dessa atitude. Com uma exibição tão forte, os seus compatriotas mais velhos já devem começar a fazer contas à vida com o que os espera assim que este par passar para a categoria senior. Cá estaremos para ver.
Monko & Khaliavin (dança) - Treinados por Alexander Zhulin, Monko e Khaliavin apresentaram a sua nova short dance. A indumentária é simples e bonita. Ele tinha calças pretas, colete preto e camisa branca por baixo. Ela tinha um vestido branco às pintas pretas, com cinto preto e um desenho na parte das costas também em preto. A roupa lembra-nos logo Paris nos anos 40 e não engana. O tema musical é mesmo francês. Portanto, o look escolhido está completamente de acordo com a música. A parte da Yankee Polka que é obrigatória em 2012-2013 está integrada na parte final do programa, com uma música bem alegre e que não destoa muito da primeira. Uma coisa que eu não entendi é por que é que a figura de elevação deles é praticamente igual a uma que é executada por Bobrova e Soloviev num dos seus programas. Monko & Khaliavin vão fazer a sua estreia no circuito senior do grande prémio em 2012-2013 e convinha que se destacassem com a apresentação de algum elemento diferente e não a copiar os mais velhos. Enfim... Zhulin lá saberá melhor do que ninguém o que está a fazer.
Sinitsina & Zhiganshin (dança) - Tal como Monko & Khaliavin, este par também fará a sua estreia no circuito senior do grande prémio na temporada 2012-2013. Em termos de guarda-roupa não há muito a dizer pois ela envergou um vestido preto com o forro da saia em vermelho e ele tinha umas calças e uma camisa preta. Tudo muito simples.O tema da sua nova dança livre é tango. Patinaram como se estivesse num treino e deu para perceber alguns desequilibrios. No entanto, mostraram potencial. A fluidez e amplitude de movimentos é boa assim como as transições entre elementos. A interpretação do tema só foi salientada em alguns momentos da dança. Talvez com mais treino as coisas melhorem. Gostei bastante das figuras de elevação e achei algumas delas muito originais.
Riazanova & Tkachenko (dança) - Mais um par vestido de preto... espero sinceramente que quando cheguem às competições as coisas mudem! Este par treinado por Alexander Gorshkov esteve a trabalhar com Igor Shpilband durante a pré-temporada e ele tinha-lhes coreografado uma dança livre ao som de Pink Floyd. Quando Riazanova & Tkachenko mostraram essa dança livre a Tatiana Tarasova, ela não gostou do que viu e disse-lhes que tinham de mudar tudo o quanto antes. Pois bem, Riazanova & Tkachenko mostraram em Setembro uma dança livre completamente refeita. O tema escolhido é muito famoso e trata-se da parte mais famosa da banda sonora do filme "O Padrinho". A expressão deles é bonita durante toda a dança e o tema assenta-lhes que nem uma luva. Neste teste mostraram que são capazes de executar os twizzles com maior velocidade e correcção quando comparado com o que fizeram na temporada passada. As figuras de elevação são bonitas como sempre mas algumas são completamente recicladas da dança livre que fizeram a época passada. Aliás, a parte final deste programa é exactamente igual à de 2011-2012. Não sei se não tiveram tempo de reconstruir toda a sua dança livre para 2012-2013 ou se é mesmo para ficar assim. O tempo o dirá.
Pushkash & Guerreiro (dança) - E não é que eles também patinaram vestidos de preto! Adiante... Na pré-temporada, este par abandonou a dupla de treinadores Linichuk & Karponosov para passar a ser treinado por Nikolai Morozov. A música escolhida é da banda sonora de "Tristão e Isolda" e é linda. Adorei a parte dos twizzles pois estão muito bem encaixados com a cadência da música. Também gostei das figuras de elevação. Já se nota a magia de Nikolai Morozov na evolução deste par. Em termos coreográficos nota-se que estão lá movimentos que ajudam a contar uma história e vão possibilitar a Pushkash e Guerreiro desenvolver os seus dotes interpretativos. Quanto à forma física, ainda não estão no ritmo ideal e isso foi bem visível durante a execução da sequência de passos final pois notou-se que perderam um pouco o folego. Mesmo assim mostraram muito potencial. Juntamente com Stepanova e Bukin foram dos meus preferidos.
Tarasova & Morozov (pares) - Este jovem par apresentou o seu novo programa livre ao som da banda sonora do filme "O Fantasma da Ópera" (embora não seja o trecho mais conhecido dessa obra). Esta demonstração foi suficiente para cativarem a minha atenção. Gostei particularmente da amplitude que são capazes de conferir aos elementos e mostram grande potencial para o futuro. Encontrei um video amador deste teste e podem vê-lo aqui em baixo. No entanto, parece-me que, apesar de parecerem muito promissores, ainda têm um longo caminho a percorrer antes de serem chamados à principal selecção da Russia para as grandes competições internacionais.
Continuação da reportagem sobre a semana de testes na Russia
Stolbova & Klimov (pares) - Durante a apresentação do seu novo programa curto, Stolbova vestiu um arrojado catsuit em negro e Klimov usou calças pretas com um colete sem mangas (maioritamente preto com enfeites dourados) por cima de uma camisa branca. A música escolhida saíu da banda sonora do filme "Entrevista com o Vampiro".A coreografia foi construída para apelar aos góticos e misturou o tom clássico com uma atitude moderna. Os elementos técnicos foram executados por esta ordem: salto assistido twist, espiral da morte, sequência de passos, figura de elevação difícil e com uma entrada muito arrojada, triplo toe loop lado a lado, peão lado a lado (com 3 mudanças de posição e mudança de pé), triplo flip lançado. Ao contrário de Martiusheva & Rogonov e Kavaguti & Smirnov, este par tem o esquema desenhado para ir tentar buscar uns pontos extra no salto lançado e nos saltos lado-a-lado pois terão de executar esses elementos na segunda metade do esquema.Gostei.
Ksenia Makarova (individuais femininos) - Foi uma surpresa vê-la com o cabelo preto mas está bem como sempre! Parece mais adulta e mais madura. O vestido que envergou durante a demonstração do seu novo programa livre misturava vários tons de cinzento, com predominância do escuro, e tinha uma pincelada de branco na parte da frente da saia. A coreografia foi elaborada por Ilya Averbukh e é linda. Não sei quem é o autor da música que ela usou mas gostei bastante do tema. Parece retirado de uma banda sonora. É emocional mas também arrebatador. A coreografia que Averbukh desenhou para este programa reflecte bem as nuances da músicas e, em termos interpretativos penso que Makarova não vai ter dificuldades em expressar o tema. Este é daqueles programas em que se correr tudo bem vai deixar uma lágrima no canto do olho a alguém. Gostei. Em termos de saltos, Makarova realizou o loop, o lutz e o toe-loop.Se a nível interpretativo tudo se mostra promissor, em termos de técnicos o mesmo já não sucede. Parece-me que Makarova continua a ter os mesmos problemas ao nível da técnica de saltos especialmente no lutz, não mostrando evolução quando relembramos o que ela fez na temporada passada.
Alena Leonova (individuais femininos) - A vencedora da medalha de prata nos mundiais em 2012, apresentou o seu novo programa livre envergando uma mera roupa de treino. Ou ainda não tem os fatos novos prontos ou então prefere surpreender em competição. A música escolhida é dramática e séria. Não deu para tirar grandes conclusões pois pareceu-me que ela se resguardou e não quis mostrar a versão definitiva da sua coreografia. Apenas deu alguma ideia onde vai realizar os saltos e os peões e pouco mais. Esta pode ter sido uma questão estratégica.
Konstantin Menshov (individuais masculinos) - tal como Leonova, Menshov não abriu o jogo quanto ao fato que vai usar em competição. Na demonstração do seu novo programa curto, Menshov vestiu umas calças pretas, camisola justa de gola alta também em preto e umas luvas. Mas em termos de atitude foi muito diferente de Leonova. Konstantin Menshov atacou todos os elementos do programa como se estivesse numa competição a sério. Os saltos e os peões foram muitos bons. As sequências de passos também. Menshov aproveitou para deixar a impressão de que está em boa forma física e está pronto para discutir um lugar na futura selecação russa para 2012-2013. A música escolhida para o programa curto de Menshov já é familiar para os fãs da patinagem, principalmente para os que seguiram as competições na época passada. Trata-se de um tema da banda sonora do filme "Pina" realizado por Wim Wenders e é o mesmo que também foi utilizado pelo par alemão Savchenko & Szolkowy.
Sergei Voronov (individuais masculinos) - Mais um patinador que não quis revelar qual o fato que irá usar em competição. Voronov, tal como Menshov e Leonova, apresentou-se todo vestido de preto. O tema do seu programa curto é música tradicional russa e durante o programa Voronov tenta demonstrar a energia e a força da música. Não é uma coreografia tão original como a de Menshov mas é bastante agradável de ver. Saliento que o programa foi desenhado para ter um salto a ser executado na segunda parte do esquema para tentar angariar alguns pontos extra. Voronov não foi tão assertivo quanto Menshov e no final da sua apresentação teve alguma dificuldade em concluir o último peão e nem sequer fez uma pose final.
Maxim Kovtun (individuais masculinos) - Felizmente encontrei um video amador da demonstração que este jovem patinador fez nos testes e aqui o partilho. Faço uma menção à forma como a música foi editada. Não entendi muito bem o conceito e, apesar de achar que o potencial técnico está lá, não percebo por que raio é misturaram o clássico "As time goes by" com acordes do hino francês que se ouvem no final do esquema (???)
Na Russia, o início de Setembro tem sido frenético. Muitos dos patinadores de elite têm estado a apresentar os seus novos programas em frente dos membros da federação russa de patinagem, para que estes tenham noção do trabalho que foi realizado durante a pré-temporada e tenham uma perspectiva sobre o que poderá ser feito durante a temporada 2012-2013. Além disso, entre esses membros encontramos nomes como Tatiana Tarasova e eles dão a sua opinião técnica aos patinadores e aos seus respectivos treinadores, chegando também a fazer sugestões sobre os aspectos a melhorar nomeadamente em termos coreográficos. Neste evento de testes, os patinadores não têm de se apresentar obrigatoriamente com uma forma igual há que é exigida em competição pois um dos objectivos principais é perceber qual o desenho dos esquemas a executar e potenciar o número de pontos que poderão vir a amealhar. São dias em que a matemática é rainha ... :)
IMPRESSÕES
Kavaguti & Smirnov (pares) - Em termos de guarda-roupa, este par apresentou-se de uma forma muito clássica: ele envergava um fraque e laço ao pescoço e ela tinha um vestido cor de rosa velho com folhos na parte da saia que era mais escura do que a parte do tronco. A roupa teve em completa sintonia com a música Danúbio Azul de Strauss e os movimentos deles também. Gostei bastante da apresentação.
Os elementos técnicos que executaram foram os seguintes: triplo twist, triplo toe-loop lado-a-lado, triplo loop lançado, espiral da morte, peão lado-a-lado (3 mudanças de posição e a seguir mudança de pé de apoio) com os dois patinadores muito próximos um do outro, figura de elevação e sequência de passos. Coreograficamente belos apesar de haver pormenores a afinar pois no final precipitaram completamente a pose final e acabaram muito antes da música. As posições intermédias entre os elementos técnicas foram bonitas e sempre a acentuar a cadência da música. Deixaram boa impressão.
Martiusheva & Rogonov (pares) - O seu programa curto foi patinado ao som de música clássica. Os elementos técnicos obrigatórios foram feitos nesta ordem: triplo salchow lado-a-lado, triplo loop lançado, salto twist assistido, peão lado-a-lado com mudança de posição e de pé, figura de elevação onde a patinadora demonstrou uma grande flexibilidade e com saída original, espiral da morte. Em termos de vestuário, ambos estavam muito simples e sem qualquer floreado: o vestido dela era vermelho e elegante e ele tinha uma calças e colete pretos com camisa branca. Este programa curto demonstrou ter algum potencial mas chamo a atenção para o facto dos elementos que podem dar mais pontos estarem na primeira metade do esquema e assim vão desperdiçar a hipótese de obter pontos extra. Em termos de interpretação ainda não deu para perceber até onde podem levar o programa.
Bobrova & Soloviev (dança) - estes dois fizeram uma grande mudança durante a pré-temporada e agora estão a ser treinados pelo criativo Alexander Zhulin. Esta parceria parece ter melhorado alguns aspectos nomeadamente a postura das costas de Bobrova.Este par apresentou a short dance e a dança livre. Na short dance, Bobrova apareceu com um vestido cor de rosa clarinho reminiscente daqueles filmes britânicos tipo "Orgulho e Preconceito". Já Soloviev envergou um traje um bocado esquisito. As calças eram pretas e o casaco azulão do género de um rico uniforme do século XIX. Como o casaco parecia estar desabotoado e na parte de trás tinha uma espécie de mini capa, a coisa não resultou muito bem aos meus olhos e nem é por questões de moda mas sim porque atrapalhava a definição das linhas do corpo. Espero sinceramente que ele mude de fatiota antes de chegar às provas oficiais... Não consegui identificar o nome e o autor da música mas é muito bonita. O programa está construído como se os dois fizessem parte de um conto de fadas e tem alturas em que parece que estamos a ouvir uma caixinha de música. Aprovo o conceito e penso que do ponto de vista interpretativo vão conseguir melhorar em relação a outros anos. No que toca à sequência de passos de Yankee Polka que tem de ser apresentada na Short dance na época 2012-2013, Bobrova e Soloviev mostraram potencial para obter bons níveis em competição. Aqui está a única foto que consegui arranjar do teste da short dance deles:
No que toca à dança livre, a primeira metade do esquema é interpretada ao som de um arranjo moderno de uma música de Ennio Morricone, passando depois para uns acordes da obra "Tosca" de Puccini e para um arranjo de Edvin Marton que já foi usado por Evgeni Plushenko. Sinceramente não gostei muito da colagem das músicas e não percebo a ligação. A primeira impressão com que fiquei foi que eles fizeram dois programas diferentes dentro da dança livre. A primeira parte resulta. Tem espaço para desenvolver uma história, é moderna e interessante, tem alguns movimentos diferentes. A segunda parte parece desligada da primeira e corta a atmosfera que estava a ser criada. Foi estranho. A nota de referência que obtiveram esteve na casa dos 92 pontos.Veremos se com o feedback que obtiveram vão realizar algumas alterações no programa antes de se estrearem no circuito do grande prémio.