sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Euro 2012 - Homens - Programa Curto

Campeonatos da Europa de Patinagem Artistica (época 2011/2012)

Categoria: individuais masculinos

Top 10 (após a realização do programa curto)

1 - Artur Gachinski (RUS) - - - 84.80pts
2 - Evgeni Plushenko (RUS) - - - 84.71pts
3 - Tomas Verner (CZE) - - - 81.14pts
4 - Javier Fernandez (ESP) - - - 80.11pts
5 - Florent Amodio (FRA) - - - 78.48pts
6 - Michal Brezina (CZE) - - - 76.13pts
7 - Kevin van der Perren (BEL) - - - 71.05pts
8 - Jorik Hendrickx (BEL) - - - 68.98pts
9 - Alexander Majorov (SUE) - - - 68.33pts
10 - Brian Joubert (FRA) - - - 67.92pts

Evgeni Plushenko decidiu regressar à competição nesta temporada tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos de 2014 que se vão realizar em Sochi (Russia). Apesar de se encontrar debilitado e de já ter anunciado que vai ser submetido a nova operação cirúrgica a um joelho, Plushenko apresentou-se muito sólido durante a realização do programa curto. Em termos de saltos, o patinador optou por não realizar nenhum quadruplo para poder protejer o seu joelho. Mesmo assim realizou um excelente triplo lutz em combinação com triplo toe loop, um triplo axel fenomenal e um triplo loop sem falhas. Sempre preciso, Plushenko patinou com muita mestria. Quanto a credenciais basta dizer que este senhor já venceu 9 medalhas em campeonatos da Europa em 9 participações, sendo que 6 delas são de ouro!

Outras notas:
Artur Gachinski lidera por menos de um ponto. Nos campeonatos do mundo da época passada, Artur conseguiu aguentar a enorme que pairava sobre os seus ombros durante a realização do programa livre e venceu a medalha de bronze. No entanto, esta temporada, o jovem russo ainda não conseguiu obter resultados internacionais de relevo. Será que ele nos vai surpreender?
Tomas Verner também ainda não conseguiu convencer esta temporada. Olhando para o seu historial competitivo vemos que este atleta por diversas vezes se apresentou muito forte no programa curto mas depois não correspondeu às expectativas no livre. Não podemos deixar de referir que Tomas têm tido uma época conturbada devido a lesões nas costas e nos joelhos.
Javier Fernandez têm tido uma época de sonho. Nenhum outro atleta espanhol tinha alguma vez alcançado resultados de grande nível internacional na patinagem artistica. Nesta temporada venceu a medalha de prata quer no grande prémio do Canadá (Skate Canada) quer no grande prémio da Rússia (Cup of Russia), logrando qualificar-se para a super final do grande prémio (Grand Prix Final) onde venceu o bronze. Portanto, as expectativas estavam bem altas quanto a este atleta e houve mesmo quem o apontasse como favorito neste europeu. Mas, talvez devido a estar a acusar a pressão, Javier não patinou tão bem no programa curto como nos eventos acima mencionados e parte do quarto lugar.
Michal Brezina, que já ficou duas vezes em quarto lugar em campeonatos do mundo, chegou a este europeu na qualidade de candidato a uma medalha. O patinador checo, que esta temporada venceu o grande prémio dos E.U.A (Skate America), realizou com perfeição o triplo axel mas teve uma recepção deficiente na parte final da combinação de triplo flip com triplo toe loop, tendo caído na tentativa de quaduplo salchow.
Florent Amodio, actual campeão da Europa, tem tido uma época para esquecer. Nestes europeus, Amodio nem sequer é à partida candidato a medalha. Este patinador francês de origem brasileira tem como grande vantagem saber ir buscar muitos pontos na segunda nota e isso talvez o possa ajudar a sonhar com uma melhor classificação.
A grande desilusão no programa curto foi o francês Brian Joubert. Claramente fora de forma, este atleta caiu na tentativa de realização de um salto quadruplo e falhou a recepção do triplo axel pois não foi capaz de segurar a posição de saída do elemento. A sua experiência em interpretar a coreografia ajudou-o muito a tentar compensar artisticamente os falhanços técnicos. Encontra-se a mais de 16 pontos de distância do primeiro lugar, mas Brian Joubert é forte do ponto de vista psicológico e dá sempre tudo para conseguir melhorar. Já o fez no passado. Veremos se será capaz de o fazer novamente.

Credenciais:
Artur Gachinki - medalha de bronze nos campeonatos do mundo na época 2010/2011;
Tomas Verner - detentor de 3 medalhas em campeonatos da Europa; Campeão europeu em 2007/2008.
Florent Amodio - campeão europeu da época 2010/2011.
Kevin van der Perren - detentor de duas medalhas de bronze nos campeonatos da Europa (épocas 2006/2007 e 2008/2009);
Brian Joubert - detentor de 10 medalhas conquistadas em campeonatos da Europa; 3 vezes campeão Europeu;




Sem comentários:

Enviar um comentário