quinta-feira, 27 de março de 2014

Mundiais 2014 - Homens (Curto)

CAMPEONATOS DO MUNDO 2014

CATEGORIA DE INDIVIDUAIS MASCULINOS

PROGRAMA CURTO

ANÁLISE

Patrick Chan, Denis Ten, Daisuke Takahashi, Florent Amodio, Jason Brown e Brian Joubert optaram por não estar presente nos campeonatos do mundo desta temporada. Brian Joubert terminou a carreira competitiva após os Jogos Olímpicos de Sochi. Florent Amodio está longe da sua melhor forma e está devastado psicologicamente. Jason Brown foi preterido pela sua própria federação. Ten e Takahashi estão lesionados e Chan preferiu ficar de fora.
Michal Brezina participou no programa curto mas acabou por desistir depois da prova. O programa correu-lhe muito mal sendo que ele apenas fez um duplo flip onde queria fazer triplo (caiu na recepção) e apenas fez um axel simples em vez de triplo. Esses erros custaram-lhe muito caro mas notou-se que ele devia estar com alguma limitação física. Tomas Verner, compatriota de Brezina, fez um programa curto fantástico e conseguiu colocar-se em quarto lugar. Antes da competição começar ninguém apontava para a hipótese de Verner lutar por uma medalha. O quadruplo toe loop, o triplo axel e a combinação de triplo lutz-triplo toe loop correram-lhe bem. Verner tinha anunciado no início da temporada que colocaria um ponto final na carreira após os Jogos Olímpicos de Sochi mas mudou de ideias ainda no mês de Fevereiro. Em boa hora o fez.
Verner não foi o único a surpreender. O japonês Tatsuki Machida acabou por ser um pouco esquecido após os Jogos Olímpicos pois toda a gente praticamente só falava em Yuzuru Hanyu e em Daisuke Takahashi. A verdade é que Machida fez um programa curto verdadeiramente brilhante e colocou-se na liderança da prova. A combinação de quadruplo toe loop-triplo toe loop, o triplo axel e o triplo lutz foram todos muito bem executados. A sua apresentação foi elegante e suave deixando uma excelente impressão do ponto de vista artístico. Veremos se ele conseguirá aguentar a pressão no programa livre. Os outros dois patinadores japoneses em prova foram Yuzuru Hanyu e Takahiko Kozuka. Hanyu sagrou-se campeão olímpico em Fevereiro deste ano, tornando-se o primeiro patinador japonês a conquistar esse título na categoria de individuais masculinos. Esse feito histórico gerou enorme interesse à sua volta e ele tem-se desdobrado em entrevistas e eventos públicos. A coreografia do programa curto de Yuzuru é excelente e a maior parte dos elementos técnicos correram-lhe bem. No entanto ele cometeu dois erros graves na tentativa de quadruplo toe loop: a rotação da quarta volta não foi efectivamente completa e ele caiu na recepção do salto. Takahiko Kozuka foi vice-campeão do mundo em 2011 mas desde então que a sua carreira tem tido vários altos e baixos. Ele tem vindo a sofrer algumas dores na anca já há bastante tempo e isso tem afectado a sua capacidade de executar saltos. Kozuka esteve bastante bem apesar de dois dos seus elementos de saltos terem sido penalizados com grau de execução negativo.
O jovem russo Maxim Kovtun tem um programa curto muitíssimo bem coreografado, onde os movimentos estão bem encaixados com a música. Do ponto de vista técnico ele mudou alguns aspectos: era suposto ter feito uma combinação de quadruplo salchow com toe loop duplo ou triplo e como salto isolado um quadruplo toe loop. A recepção do quadruplo salchow não foi perfeita e Kovtun optou por não colocar aí o segundo salto. Além disso, a quarta volta do salchow não foi efectivamente completa. Por estes motivos Kovtun viu-se obrigado a improvisar a combinação aquando da realização do quadruplo toe loop a que juntou um duplo toe loop. Em sede de componentes do programa, os juízes estiveram bastante divididos quanto a este atleta. Por exemplo, no segmento das transições/passos de ligação houve dois juizes que lhe atribuíram 9.25 enquanto outro juiz apenas lhe deu 7.00. Olhando para os critérios de atribuição de notas neste segmento, eu concordo com o juiz que lhe atribui 8.25...
Os dois norte-americanos estão separados por apenas 1,35pts. Jeremy Abbott caíu na tentativa de quadruplo toe loop mas levou vantagem sobre Max Aaron por causa da nota dos componentes.
E não posso terminar esta pequena análise sem mencionar o espanhol Javier Fernandez. O bicampeão da Europa fez um programa curto memorável e está apenas a 1,79pts de Machida. Portanto, a luta pelo ouro adivinha-se entusiasmante. Fernandez realizou um quadruplo salcho impecável, um triplo axel muito seguro e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (na segunda metade do esquema para garantir pontos extra). Do ponto de vista artístico penso que Fernandez cada vez se afirma com mestre do entretenimento e demonstra muito carisma. Vamos ver se ele consegue fazer história e tornar-se no primeiro espanhol a vencer um título mundial na patinagem artística... :)
Link para artigo disponível no jornal "A Marca": http://www.marca.com/2014/03/26/mas_deportes/otros_deportes/1395838592.html




Vídeos
Machida
Fernandez
Hanyu
Verner
Yan
Kozuka
Kovtun
Abbott
Besseghier
Righini
Nguyen
Caluza
Baldé
Lucine
Brezina

RESULTADO


1.ºTatsuki Machida
Japão
98.21pts
2.ºJavier Fernandez
Espanha
96.42pts
3.ºYuzuru Hanyu
Japão
91.24pts
4.ºTomas Verner
Rep. Checa
89.08pts
5.ºHan Yan
China
86.70pts
6.ºTakahiko Kozuka
Japão
85.54pts
7.ºMaxim Kovtun
Rússia
84.66pts
8.ºJeremy Abbott
EUA
79.67pts
9.ºMax Aaron
EUA
78.32pts
10.ºChafik Besseghier
França
76.80pts
11.ºPeter Liebers
Alemanha
74.02pts
12.ºAlexei Bychenko
Israel
69.73pts
13.ºJin Seo Kim
Coreia do Sul
69.56pts
14.ºIvan Righini
Itália
69.43pts
15.ºKevin Reynolds
Canadá
68.52pts
16.ºNam Nguyen
Canadá
66.75pts
17.ºJorik Hendrickx
Bélgica
65.56pts
18.ºChristopher Caluza
Filipinas
64.69pts
19.ºStephane Walker
Suíça
64.40pts
20.ºZoltan Kelemen
Roménia
63.23pts
21.ºMaciej Cieplucha
Polónia
63.07pts
22.ºElladj Balde
Canadá
62.84pts
24.ºAbzal Rakimgaliev
Cazaquistão
61.77pts
25.ºYakov Godorozha
Ucrânia
61.53pts
26.ºViktor Romanenkov
Estónia
61.14pts
27.ºMisha Ge
Uzbequistão
60.34pts
28.ºRonald Lam
Hong Kong
60.07pts
29.ºKim Lucine
Mónaco
58.19pts
30.ºViktor Pfeifer
Áustria
57.17pts
31.ºJustus Strid
Dinamarca
55.62pts
32.ºAlexander Majorov
Suécia
55.61pts
DesistiuMichal Brezina
Rep. Checa
 62.25pts*



Sem comentários:

Enviar um comentário