sexta-feira, 28 de março de 2014

Mundiais 2014 - Homens (Final)

CAMPEONATOS DO MUNDO 2014

CATEGORIA DE HOMENS

PROGRAMA LIVRE / FINAL


O programa livre na categoria de individuais masculinos foi bastante entusiasmante e os atletas proporcionaram vários momentos bastante emocionantes.


O japonês Yuzuru Hanyu venceu pela primeira vez o título mundial. O seu programa livre foi muitíssimo ambicioso: um quadruplo salchow, um quadruplo toe loop, um triplo axel combinado com triplo toe loop, um triplo axel combinado com duplo toe loop, um triplo lutz combinado com meio loop e triplo salchow, um triplo lutz isolado, um triplo flip e um triplo loop! Ele não esteve absolutamente perfeito em termos de execução e isso reflectiu-se numa penalização de grau de execução negativo no triplo flip devido à incorrecta definição de entrada no salto e na combinação de triplo lutz-meio loop-triplo salchow. No quadruplo salchow ficou meramente com o valor base do elemento. Nos peões, na sequência de passos e na sequência coreográfica não teve problemas. Hanyu tem uma qualidade base de patinagem que é fantástica e consegue deslizar com muita suavidade e aparente facilidade. A velocidade que consegue imprimir também é fenomenal. Mesmo com as pequenas incorreções nos elementos que foram punidos com grau de execução negativo, o programa foi excelente. Hanyu deu tudo por tudo apesar da enorme pressão de estar a patinar em casa e com os holofotes todos virados para ele. As suas médias finais nos segmentos dos componentes situaram-se 8.93 e 9.25. Na escala individual de cada juiz verificámos que ele recebeu duas notas de 10.00 (um na coreografia/composição e outro na performance/execução). Pessoalmente, penso que o 10.00 na performance/execução foi exagerado tendo em conta que dois dos seus elementos foram punidos com grau de execução negativo...


Tatsuki Machida participou pela primeira vez nos campeonatos do mundo. A diferença entre a medalha de ouro e a medalha de prata foi de apenas 0,33pts. Acho que ninguém estava à espera de que o resultado final fosse tão próximo. Olhando para as notas que ele recebeu em cada elemento verificámos que o que fez a diferença foi o triplo loop. Machida viu o seu triplo loop ser punido com grau de execução negativo, tendo perdido 0,70pts do valor base. Foi isso que marcou o resultado final. Para além do triplo loop, Machida também realizou um quadruplo toe loop, uma combinação de quadruplo toe loop-duplo toe loop, um triplo axel combinado com triplo toe loop, um triplo axel isolado, um triplo salchow, um triplo lutz e uma combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo loop. Nos componentes do programa ele ficou com médias entre 8.71 e 9.14. Na escala individual dos juízes, houve um juiz que premiou Machida com 10.00 no segmento de coreografia/composição. A sua prestação ao som da música "O Pássaro de Fogo" teve um grande impacto artístico. Nota-se que Machida tem alguma formação em ballet o que lhe permite exibir uma excelente postura e movimentos dos braços muito bem executados e elegantes.


Javier Fernandez repetiu o resultado que fez na temporada passada ao ficar classificado na terceira posição. O patinador espanhol já é uma estrela da patinagem artística mundial e tem-se consolidado com um grande performer. O seu programa livre foi tecnicamente muito ambicioso mas em termos de execução infelizmente houveram alguns erros. O erro principal ocorreu na combinação de lutz com duplo toe loop. Era suposto ele ter realizado um triplo lutz na primeira parte da combinação mas apenas conseguiu fazer um lutz simples. Fazendo as contas dá para perceber que se Fernandez tivesse feito esse triplo lutz teria se sagrado campeão do mundo. Às vezes é assim... apenas uma fracção de segundos fica ditada a diferença entre uma medalha de ouro e uma medalha de bronze. Fernandez efectuou ainda um quadruplo toe loop, uma combinação de quadruplo toe loop com duplo toe loop, um triplo axel, um quadruplo salchow na segunda metade do esquema, um triplo loop, uma combinação de triplo flip-meio loop-triplo salchow e um triplo salchow isolado. Nos segmentos dos componentes as suas médias oscilaram entre 8.96 e 9.21.


Maxim Kovtun e Jeremy Abbott recuperaram posições face ao programa curto. Kovtun demonstrou uma grande evolução esta temporada e parece que já está a sentir-se mais confortável no escalão sénior. Jeremy Abbott teve um dos melhores programas do dia em termos artísticos. A música, a coreografia e a interpretação foram sublimes. Esta talvez terá sido a última vez que vimos Abbott em competição. Quem também deverá colocar um ponto final na carreira nesta temporada é o checo Tomas Verner. O seu programa curto foi excelente e parecia que ele estava em boa forma física mas os nervos afectaram-no bastante no programa livre talvez por causa do facto de ter a noção de que poderia sonhar com uma medalha. No entanto, o programa livre de Verner ficou muito aquém do que ele pode e sabe fazer. No programa curto ele foi 4.º mas no livre foi 15.º, acabando por ficar no 10.º  lugar final.


Em termos de  conjugação de resultados das selecções nacionais tendo em vista as quotas para os mundiais de 2015, o Japão mantém a possibilidade de inscrever 3 atletas. A China conseguiu garantir a inscrição de 2 patinadores, assim como a França, a Espanha, a Rep. Checa e a Rússia. Os EUA aumentaram a sua quota de 2 para 3. O Canadá perdeu o direito de inscrever 3 atletas.







VIDEOS
Hanyu
Machida
Fernandez
Kovtun
Kozuka
Yan
Besseghier
Verner
Reynolds
Righini
Liebers
Bychenko
Caluza


RESULTADOS FINAIS


1.ºYuzuru Hanyu

Japão
282.59pts

2.ºTatsuki Machida

Japão
282.26pts

3.ºJavier Fernandez

Espanha
275.93pts

4.ºMaxim Kovtun

Rússia
247.37pts

5.ºJeremy Abbott

EUA
246.35pts

6.ºTakahiko Kozuka

Japão
238.02pts

7.ºHan Yan

China
231.91pts

8.ºMax Aaron

EUA
225.66pts

9.ºChafik Besseghier

França
224.19pts

10.ºTomas Verner

Rep. Checa
223.14pts

11.ºKevin Reynolds

Canadá
215.51pts

12.ºNam Nguyen

Canadá
214.06pts

13.ºIvan Righini

Itália
213.09pts

14.ºPeter Liebers

Alemanha
211.92pts

15.ºAlexei Bychenko

Israel
211.24pts

16.ºJin Seo Kim

Coreia do Sul
202.80pts

17.ºJorik Hendrickx

Bélgica
196.78pts

18.ºElladj Baldé

Canadá
195.39pts

19.ºChristopher Caluza

Filipinas
193.23pts

20.ºAbzal Rakimgaliev

Cazaquistão
183.55pts

21.ºZoltan Kelemen

Roménia
176.81pts
22.ºMaciej Cieplucha

Polónia
175.97pts

23.ºStephane Walker

Suíça
163.91pts

25.ºYakov Godorozha

Ucrânia
NQ

26.ºViktor Romanenkov

Estónia
NQ

27.ºMisha Ge

Uzbequistão
NQ

28.ºRonald Lam

Hong Kong
NQ

29.ºKim Lucine

Mónaco
NQ

30.ºViktor Pfeifer

Áustria
NQ

31.ºJustus Strid

Dinamarca
NQ

32.ºAlexander Majorov

Suécia
NQ

DesistiuMichal Brezina

Rep. Checa
 



Sem comentários:

Enviar um comentário