sábado, 25 de outubro de 2014

GP Skate America 2014 - Homens (Curto)





PROGRAMA CURTO (24-10-2014)

Tatsuki Machida presenteou os espectadores com uma prestação sublime. Elegante, maduro, com uma óptima postura e belas linhas corporais, Machida deslumbrou. No que diz respeito aos componentes do programa ele recebeu 8.71 na perícia, 8.64 nas transições/passos de ligação, 8.89 na performance/execução, 8.68 na coreografia/composição e 8.82 na interpretação. Pessoalmente, concordo com os juízes que, na sua escala individual, lhe atribuíram 9.00 tanto na coreografia como na interpretação. A execução técnica foi bastante boa. Na combinação de saltos ele realizou um quadruplo toe loop com triplo toe loop que teve um valor base de 14.40pts, a que se acrescentaram mais 1.29pts devido ao grau de execução positivo. No triplo axel ele obteve 10.36pts e no triplo lutz executado na segunda metade do esquema ficou com 8.00pts. O seu total nos peões foi de 11.30pts. A sequência de passos foi classificada de nível 3 e rendeu-lhe 4.30pts.
Jeremy Abbott apresentou-se com estilo, demonstrando uma capacidade de interpretação excelente e com uma grande maturidade artística. A escolha de música foi fora do vulgar e isso jogou a favor dele. Tecnicamente ele começou bastante bem com a execução de uma combinação de triplo flip com triplo toe loop (10.20pts) e com um triplo lutz (7.30pts). A sequência de passos foi um dos momentos altos do seu programa e foi classificada com o nível 4 (5.30pts). O seu total nos peões foi de 9.29pts. No entanto, ele não conseguiu segurar bem a saída do triplo axel (8.21pts), tendo esse salto sido penalizado com grau de execução negativo. Chamo a vossa atenção para o facto do peão de combinação feito por Abbott ter apenas um valor base de 2.00pts. A sua boa execução permitiu-lhe obter mais 0,79pts por causa do grau de execução positivo. No entanto, como o nível do peão foi mais baixo isso fez com que Abbott perde-se pontos no geral. Recordo-vos que quanto maior for o nível de classificação de um elemento maior será o seu valor base. Nos componentes do programa as suas médias foram de 8.25 na perícia, 7.96 nas transições/passos de ligação, 8.21 na performance/execução, 8.46 na coreografia/composição e 8.64 na interpretação.
Jason Brown é espantoso em termos de carisma e personalidade mas lamentavelmente caiu no triplo axel (5.50pts), tendo esse elemento sido punido com -3 em toda a linha no que diz respeito ao grau de execução. A queda custou-lhe também um ponto de dedução na nota final. A combinação de triplo flip com triplo toe loop (10.60pts) e o triplo lutz isolado (7.40pts) foram sólidos. Um aspecto que valorizou o triplo lutz foi a posição de um braço acima da cabeça - o chamado "lutz à Boitano" - pois isso aumenta o grau de dificuldade do elemento. Nos peões o seu total foi de 12.07pts. A sequência de passos foi de nível 3 (4.37pts). Nos segmentos dos componentes do programa Brown alcançou 7.96 na perícia, 8.00 nas transições/passos de ligação, 8.14 na performance/execução, 8.32 coreografia/composição e 8.39 na interpretação.
O vice-campeão do mundo em 2013 Denis Ten não esteve ao seu melhor nível. Ele sofreu uma queda aparatosa no quadruplo toe loop (7.30pts), tendo sido penalizado com -3 no grau de execução e com um ponto de dedução devido à queda. A recepção do triplo axel (6.64pts) foi defeituosa e isso fez com que o elemento fosse penalizado com grau de execução negativo. A combinação de triplo lutz com triplo toe loop (11.41pts) foi efectuada na segunda metade do esquema e teve um grau de execução mediano. Outro aspecto que o fez ficar em desvantagem na nota técnica é que os seus dois primeiros peões apenas foram de nível 2. A sequência de passos foi o seu melhor elemento e rendeu-lhe 4.23pts. Nos componentes do programa, o patinador do Cazaquistão ficou com 8.25 na perícia, 7.93 nas transições/passos de ligação, 7.75 na performance/execução, 8.21 na coreografia/composição e 8.14 na interpretação. Apesar dos erros técnicos terem manchado a sua prestação, Ten ainda está na luta por um lugar no pódio e nota-se que este programa curto tem imenso potencial.
O jovem russo Adian Pitkeev, que tem apenas 16 anos, estreou-se no circuito sénior do grande prémio com um programa curto ambicioso. Memorizem este nome pois acho que vamos ouvir falar muito dele no futuro. Outro jovem que convém manter debaixo de olho é o canadiano Nam Nguyen.
Artur Gachinski, medalha de bronze nos mundiais 2011 e vice-campeão europeu em 2012, parece estar a fazer um grande esforço para regressar à sua melhor forma. Nesta temporada ele está a ser acompanhado por uma equipa técnica nova e notam-se algumas melhorias na sua confiança e expressão. Foi pena que ele tivesse caído estrondosamente no quadruplo toe loop.


Videos


Machida
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=3KDApNdT8XM


Abbott
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=vOEVeG366rQ


Brown
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=3sg8jy5EZCM


Ten
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=DEmFDkNGVck


Pitkeev
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=C0f1ApU9h2E


Gachinsky
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=3yGN-xxbBj8


Ngyuen
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=kq5thhJB3Cc


Besseghier
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=rFlp4YAQYJw


Martinez
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=Rqwlgdh_PDw


Razzano
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=elb6fxIMurQ


Bychenko
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=kTwWUCZh4D8


Hendrickx
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=6tQ2bbX634c


Sem comentários:

Enviar um comentário