sábado, 19 de novembro de 2016

GP Taça da China 2016 - Dança

GP Taça da China 2016


Em Pequim

Nos dias 18 e 19 de Novembro



Análise


Maia e Alex Shibutani conquistaram a medalha de ouro nesta competição e ao fazê-lo garantiram um lugar na final do grande prémio que se vai realizar em Dezembro.

Os irmãos Maia e Alex Shibutani ficaram em segundo lugar na dança curta com uma pontuação de 73.23pts. A dança foi bem apresentada mas a sequência parcial de passos foi apenas classificada com o nível 2 e, como consequência, o valor base do elemento foi mais baixo. Os twizzles (8.14pts) e os passos obrigatórios (5.94pts) cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. A figura de elevação (5.54pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.61pts) foram de nível 3. As suas médias nos segmentos da nota de apresentação foram fixadas em 8.96 na perícia, 8.93 nas transições, 9.25 na performance, 9.14 na composição e 9.18 na interpretação da música/timing.


Na dança livre, Maia e Alex obtiveram uma pontuação de 111.90pts que lhes permitiu fazer uma remontada e ascender à liderança. A sua nota técnica de partida foi de 39.80pts e foi melhorada para 55.59pts graças aos excelentes graus de execução em todos os elementos. Os twizzles (8.23pts), o peão (7.40pts), as figuras de elevação (17.95pts) preencheram os critérios exigidos para o nível 4. A sequência de passos na diagonal foi classificada com o nível 3 e recebeu 9.30pts. O único senão no programa ocorreu na primeira sequência de passos pois a mesma foi meramente de nível 2, tendo amealhado 8.11pts. Os dois elementos coreográficos foram deixados para o final do programa e trataram-se de uma figura de elevação (2.10pts) e um twizzle (2.50pts). Quanto à escala individual de cada juiz para os segmentos dos componentes, destaco a juiz australiana Patricia Moritz que lhes marcou a nota de 10.00 na performance, na composição e interpretação da música/timing. As suas médias foram muito altas: 9.39 na perícia, 9.21 nas transições, 9.50 na performance, 9.39 na composição e 9.43 na interpretação da música/timing.  




Kaitlyn Weaver & Andrew Poje conseguiram uma pontuação de 73.78pts na dança curta e ficaram em primeiro lugar nessa fase da competição. Esta pontuação bem como a liderança foi uma surpresa. É que Andrew cometeu um erro bem visível nos twizzles mas o elemento não foi punido com grau de execução negativo. Caso isso tivesse ocorrido a sua pontuação teria sido inferior e muito provavelmente teria colocado este par na terceira posição. Em termos de execução, a juiz alemã colocou um 0 e a juiz australiana foi a única que aplicou -1. O restante painel marcou +1… Os twizzles receberam 6.11pts. Os twizzles, a sequência parcial de passos (9.46pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.46pts) foram classificados com o nível 3. Os passos obrigatórios (6.20pts) e a figura de elevação (6.04pts) atingiram o nível 4. No que diz respeito aos segmentos que são avaliados na segunda nota, este par obteve médias de 9.04 na perícia, 8.93 nas transições, 9.29 na performance, 9.14 na composição e 9.25 na interpretação da música/timing.


Na dança livre, o par canadiano ficou na segunda posição com uma nota de 107.76pts. As figuras de elevação foram todas classificadas com o nível 4 e permitiram-lhe amealhar 18.04pts. Na minha opinião, a primeira figura de elevação foi a mais impressionante. A posição de ambos os patinadores é lindíssima, bem definida e, acima de tudo, foi muito bem executada. Na terceira figura de elevação, o par ultrapassou o limite de tempo permitido e por isso foi-lhes aplicada uma dedução automática de um ponto. O peão foi de nível 4 e rendeu-lhes 6.63pts. A sequência de passos em círculo foi de nível 3 e obteve 9.30pts. A sequência de passos na diagonal foi meramente de nível 2 e ficou com 7.64pts. Os elementos coreográficos apresentados foram um peão (1.90pts) e uma elevação (2.50pts). Os twizzles receberam 7.37pts mas eu fiquei com dúvidas quanto aos graus de execução atribuídos pela maioria dos juízes. É que na primeira parte dos twizzles, Andrew atrasou-se em relação a Kaitlyn e eles ficaram dessincronizados. Só na segunda secção dos twizzles é que Andrew realinhou a posição com Kaitlyn. Mesmo assim, três juízes marcaram +2 no grau de execução… Nos segmentos dos componentes as suas médias foram excelentes em todos os segmentos: 9.18 na perícia, 9.00 nas transições, 9.36 na performance, 9.25 na composição e 9.36 na interpretação da música/timing.


Alexandra Stepanova e Ivan Bukin conquistaram uma nota de 72.09pts na dança curta que lhes permitiu ficar na terceira posição nessa fase da competição. A figura de elevação (5.96pts), os twizzles (7.54pts) e os passos obrigatórios (5.86pts) atingiram o nível 4. A sequência parcial de passos (9.14pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.14pts) foram de nível 3. Este foi o par que conseguiu a melhor nota técnica na dança curta com 37.64pts. No entanto, nos componentes eles ainda não são tão fortes como Weaver & Poje e os Shibutanis. As médias apuradas nos segmentos foram de 8.39 na perícia, 8.39 nas transições, 8.79 na performance, 8.68 na composição e 8.82 na interpretação/timing.


Na dança livre, Alexandra e Ivan foram terceiros classificados com uma pontuação de 105.32pts. As duas sequências de passos foram classificadas com o nível 3 e totalizaram 17.18pts. O peão (7.06pts) e os twizzles (8.14pts) foram elementos muito bem executados e tiveram um cunho pessoal de originalidade muito apreciado. Esses dois elementos preencheram os critérios exigidos para aplicação do nível 4. As três figuras de elevação também atingiram o nível 4, arrecadando um total de 17.01pts. Não obstante a boa execução, a terceira figura de elevação ultrapassou o limite de tempo permitido pelo código de pontos pelo que lhe foi aplicada automaticamente uma dedução de um ponto. Como elementos coreográficos, Alexandra e Ivan efectuaram um peão (1.90pts) e uma elevação (2.10pts). Em termos de segmentos que são avaliados na nota de apresentação, as médias apuradas foram de 8.64 na perícia, 8.64 nas transições, 8.89 na performance, 9.00 na composição e 8.93 na interpretação da música/timing.




Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov têm sido alvo de vários rumores nesta temporada. Um desses rumores dizia respeito à sua situação com os treinadores. Eles compareceram nesta prova acompanhados por Marina Zoueva. No entanto, é sabido que eles voltaram para Moscovo há alguns meses e têm treinado aí com Oleg Volkov. Ou seja, têm estado afastados do grupo de Marina Zoueva que está sediado nos Estados Unidos. Claro que há sempre a hipótese de gravarem os treinos e enviarem os vídeos para Marina Zoueva, para além, da possibilidade de comunicarem via Skype.


Victoria e Nikita foram quartos classificados na dança curta com uma nota de 70.24pts. Os passos obrigatórios (5.94pts), os twizzles (6.61pts) e a figura de elevação (5.79pts) foram classificados com o nível 4. A sequência parcial de passos (8.83pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.83pts) cumpriram os critérios para o nível 3. Os twizzles beneficiaram de grau de execução positivo apenas em 0.01. Foi no limite. A maioria dos juízes aplicou-lhes o grau 0 nesse elemento enquanto dois juízes marcaram -1. Outros dois juízes marcaram +1. No que diz respeito à segunda nota, as médias obtidas foram de 8.57 na perícia, 8.36 nas transições, 8.64 na performance, 8.61 na composição e 8.61 na interpretação da música/timing.


Na dança livre, este par obteve uma pontuação de 101.70pts. Todos os elementos conquistaram grau de execução positivo apesar de não ter sido com graus tão elevados como aconteceu aos pares que ficaram no pódio. O peão (6.80pts) e os twizzles (7.03pts) atingiram o nível 4. As duas sequências de passos foram classificadas com o nível 3, tendo totalizado 16.87pts. As figuras de elevação foram todas de nível, sendo que lhes garantiram mais 16.67pts. Como elementos coreográficos, este par apresentou um peão (1.80pts) e um twizzle (1.70pts). Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, as médias apuradas foram de 8.36 na perícia, 8.21 nas transições, 8.54 na performance, 8.57 na composição e 8.68 na interpretação da música/timing. Durante o esquema, Victoria revelou algumas inseguranças que afectaram a impressão geral da dança. Quando assistirem ao vídeo da dança livre, podem constatar que Victoria sofreu alguns pequenos desequilíbrios durante o programa.
Destaque também para o par polaco que fez uma dança livre muito gira com a banda sonora do filme “Dirty Dancing”. A ideia é boa e foi bem apresentada.  





Vídeos


Shibutani & Shibutani
Dança curta

Dança livre


Weaver & Poje
Dança curta

Dança livre


Stepanova & Bukin
Dança curta

Dança livre


Sinitsina & Katsalapov
Dança curta

Dança livre


Kaliszek & Spodyriev
Dança curta

Dança livre


Wang & Liu
Dança curta

Dança livre


Cannuscio & McManus
Dança curta

Dança livre


Song & Sun
Dança curta

Dança livre


Chen & Zhao
Dança curta

Dança livre


Resultado final

Sem comentários:

Enviar um comentário