domingo, 13 de novembro de 2016

GP Troféu de França 2016 - Dança

GP Troféu de França 2016


Nos dias 11 e 12 de Novembro

Em Paris




Análise




A categoria de dança no Troféu de França 2016 foi completamente dominada pelos actuais campeões do mundo Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron. Mais uma vez eles espalharam classe e deslumbraram com os seus programas. Nesta competição não houve ninguém que lhes pudesse fazer frente. A luta pela medalha de prata e pela medalha de bronze foi renhida entre três pares: Hubbell & Donohue, Gilles & Poirier e Ilinykh & Zhiganshin.


Como era expectável, Gabriella e Guillaume conquistaram a liderança tanto na dança curta como na livre. Na dança curta eles conseguiram uma nota astronómica de 78.26pts. Com todos os juízes a marcarem-lhe notas de 9.00 ou mais em todos os segmentos avaliados na nota de apresentação. As médias apuradas foram de 9.43 na perícia, 9.29 nas transições, 9.50 na performance, 9.50 na composição e 9.57 na interpretação da música/timing. Apesar da enorme nota recebida, este programa ainda tem margem de manobra para melhorar. É que a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (10.24pts) e a sequência parcial de passos (9.46pts) foram classificadas com o nível 3. Em competições futuras existem hipóteses de melhorar esses elementos em um nível, ou seja, para o nível 4 que é o máximo. Quanto maior for o nível maior será o valor base. Portanto ainda há possibilidade de aumentar a nota técnica de partida. Os twizzles (8.14pts), os passos obrigatórios (6.29pts) e a figura de elevação (6.30pts) atingiram o nível 4. Os graus de execução foram muito bons em todos os elementos com os juízes a marcarem +2 e +3.


Na dança livre, Gabriella e Guillaume conseguiram 115.24pts. Artisticamente eles continuam a seguir a mesma linha que apresentaram nas duas últimas temporadas. Tirando um 8.75 atribuído pelo juiz israelita no segmento de transições, todas as outras notas foram de 9.00 ou mais. A nota atribuída pelo juiz israelita nesse segmento não é descabida. O segmento das transições é o menos brilhante nesta dança livre mas ainda há a possibilidade de melhorar esse pormenor. No entanto, 8.75 é uma nota boa à mesma. Eles são um par com tanta qualidade que mencionar isso até parece mesquinho. As suas médias nos segmentos fixaram-se em 9.50 na perícia, 9.39 nas transições, 9.75 na performance, 9.57 na composição e 9.68 na interpretação da música/timing. Na escala individual de cada juiz, deu para ver que este par recebeu uma nota de 10.00 no segmento de interpretação/timing e duas notas de 10.00 no segmento de performance. Em termos técnicos, as duas sequências de passos conquistaram um total de 19.55pts, sendo que ambas foram de nível 3. As figuras de elevação, os twizzles (8.31pts) e o peão (6.97pts) atingiram o nível 4. O conjunto de figuras de elevação recebeu um total de 18.04pts. Os dois elementos coreográficos apresentados foram um twizzle (2.50pts) e uma elevação (2.40pts). Os graus de execução foram altos com +2 e +3 em todos os elementos. A qualidade na execução dos elementos apresentados é sem dúvida um dos pontos mais fortes deste par.


Madison Hubbell & Zachary Donohue terminaram a sua participação nesta prova com a medalha de prata. Na dança curta eles foram terceiros classificados com uma pontuação de 66.77pts. A coreografia, interpretação e escolhas musicais desta dança curta têm dividido os fãs. Eu confesso que também tenho algumas dúvidas sobre a forma como a composição foi feita e penso que isso deveria reflectir-se na nota dos componentes. Alguns juízes pensaram da mesma forma, nomeadamente o juiz israelita, o juiz bielorrusso, o juiz checo e a juíza canadiana que não lhes atribuíram notas acima de 8.75 em nenhum segmento. O juiz checo pareceu-me o mais acertado de todos ao atribuir-lhes 8.25 na perícia, 8.00 nas transições, 8.25 na performance, 8.00 na composição e 8.25 na interpretação da música/timing. No entanto, por exemplo, três juízes marcaram-lhe 9.00 no segmento de perícia. Não me parece que nesta prestação eles tenham cumprido os critérios para poder receber 9.00 no segmento de perícia. As médias finais apuradas foram de 8.64 na perícia, 8.43 nas transições, 8.57 na performance, 8.61 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing. Os passos obrigatórios (6.20pts) e a figura de elevação (5.70pts) foram classificados com o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 3 e obteve 8.99pts. Os twizzles (4.94pts) e a sequência parcial de passos (6.54pts) foram meramente de nível 2.


Na dança livre, Madison e Zachary conseguiram o segundo lugar com uma pontuação de 107.81pts. Na minha opinião eles estiveram muito melhor na dança livre do que na curta. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação, as médias apuradas foram de 8.86 na perícia, 8.57 nas transições, 8.93 na performance, 8.79 na composição e 8.96 na interpretação da música/timing. Para a nota técnica, eles conseguiram uma maioria de +2 nos graus de execução. As duas sequências de passos conseguiram obter uma pontuação total de 18.44pts e foram classificadas com o nível 3. O peão (6.89pts), os twizzles (7.89pts) e as figuras de elevação atingiram o nível 4. Nas figuras de elevação eles conseguiram amealhar 17.36pts. A distribuição dos elementos no programa foi interessante pois as figuras de elevação foram todas efectuadas na primeira metade do esquema. Talvez seja uma opção devido à gestão do esforço físico. Os elementos coreográficos foram deixados para o fim da dança. Eles realizaram um twizzle (2.00pts) e uma elevação (2.30pts).


Piper Gilles e Paul Poirier formam um par carismático e que consegue cativar o público, tendo por isso uma enorme legião de fãs. Já fiz referência aqui no blogue que Paul é tecnicamente mais dotado do que Piper. Não obstante ela tem feito um esforço notável para evoluir. Depois do seu resultado no grande prémio Skate Canada, Piper e Paul tinham muitas esperanças de conseguir a segunda posição final neste evento para poder ter boas expectativas para se qualificarem para a grande final que se vai realizar em Dezembro.


Na dança curta, Piper e Paul ousaram uma apresentação um pouco diferente de todos os outros pares e mostraram mais uma vez que são intérpretes versáteis. Em termos de nota de apresentação, as suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.57 na perícia, 8.36 nas transições, 8.46 na performance, 8.71 na composição e 8.64 na interpretação da música/timing. No que diz respeito à parte técnica, Piper cometeu um erro durante a execução dos twizzles e o elemento teve de ser punido com grau de execução negativo. Os twizzles receberam apenas 3.96pts. Outro aspecto que os prejudicou foi que eles tiveram dificuldades na obtenção de níveis mais elevados em alguns elementos e isso fez com que o seu valor base fosse mais baixo. Os twizzles, os passos obrigatórios (4.74pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (7.80pts) foram meramente de nível 2. A sequência parcial de passos foi de nível 3 e rendeu-lhes 8.51pts. A figura de elevação foi o único elemento que atingiu o nível 4 e obteve 5.53pts.


Eles recuperaram na dança livre sendo que todos os elementos beneficiaram de graus de execução positivo. A sua nota na dança livre foi de 106.04pts e permitiu-lhes ficar na terceira posição nessa fase da competição. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.64 na perícia, 8.46 nas transições, 8.79 na performance, 8.96 na composição e 8.93 na interpretação da música/timing. A sequência de passos na diagonal foi de nível 2 e obteve 7.80pts enquanto a sequência de passos em círculo foi de nível 3 e recebeu 9.46pts. O peão (7.06pts), os twizzles (7.80pts) e as figuras de elevação (17.28pts) foram classificados com o nível 4. Os elementos coreográficos foram um peão (2.00pts) e uma elevação (2.10pts). Uma coisa que apreciei neste esquema foi a forma como os elementos técnicos foram distribuídos no programa. Eles colocaram duas figuras de elevação na segunda metade do esquema. Os elementos coreográficos foram levados a sérios e estavam mesmo verdadeiramente integrados no esquema. O peão coreográfico foi o quarto elemento e a elevação coreográfica foi apresentada mesmo no fim. Ou seja, eles distribuíram os dois elementos coreográficos pelo esquema em vez de se limitarem a deixá-los para o final.


Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin estiveram a disputar uma medalha mas na dança livre deitaram tudo a perder. Na dança curta eles conseguiram a segunda posição com uma nota de 68.72pts. Quanto aos segmentos que compõem a segunda nota, as suas médias foram de 8.79 na perícia, 8.61 nas transições, 9.07 na performance, 8.93 na composição e 8.89 na interpretação da música/timing. A dança curta está bem construída mas em termos técnicos eles foram prejudicados por níveis baixos em três elementos. Os passos obrigatórios (5.00pts), os twizzles (5.80pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (7.96pts) foram meramente de nível 2. A sequência parcial de passos (8.99pts) e a figura de elevação (5.54pts) foram de nível 3. Se não fossem os graus de execução positivos acumulados, a sua nota técnica podia não ter sido muito famosa…


Na dança livre este par foi quarto classificado com uma nota de 98.68pts. Eles foram penalizados com duas deduções automáticas de um ponto cada uma. Essa deduções referem-se a uma queda sofrida por Elena assim do nada e ao facto da primeira figura de elevação ter ultrapassado o tempo limite permitido pelo código de pontos. Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas foram de 8.68 na perícia, 8.61 nas transições, 8.79 na performance, 9.14 na composição e 8.93 na interpretação da música/timing. Houve alguns juízes que lhes atribuíram a nota de 9.00 ou mais no segmento de perícia. Todos sabemos que Elena e Ruslan têm uma excelente técnica de base mas não foi isso que demonstraram nesta dança pelo que eu concordo com os juízes que lhes marcaram 7.75 e 8.00 nesse segmento. No que diz respeito à nota técnica, eles voltaram a ter problemas na obtenção dos níveis. As duas sequências de passos foram ambas de nível 2 e totalizaram 14.66pts. Os twizzles foram de nível 3 e obtiveram 5.86pts. A maneira como eles executaram os twizzles esteve mesmo no limite para lhe poder ser aplicado grau de execução negativo. Nesse elemento houve quatro juízes que lhe marcaram 0 e um juiz que marcou -1. A figura de elevação em curva foi de nível 3 e as restantes foram de nível 4. Nas figuras de elevação eles totalizaram 16.94pts. O peão atingiu o nível 4 e recebeu 6.63pts. Como elementos coreográficos, a escolha recaiu num twizzle (1.80pts) e numa elevação (1.80pts). Uma curiosidade acerca deste par é que eles não se apresentaram acompanhados por Igor Shpilband mas sim por Elena Kustarova. Na temporada passada foi dada a notícia que Elena e Ruslan se tinham mudado para o grupo de Shpilband nos Estados Unidos mas a verdade é que agora têm estado em Moscovo com Kustarova. Correm os rumores pelos fóruns que Elena e Ruslan perderam um patrocínio importante e tiveram de voltar para a Rússia. Eu não conseguiu encontrar nenhum comunicado oficial a esse respeito mas o que se passou no Troféu de França parece confirmar que eles estão novamente no grupo de Kustarova.




Vídeos

Papadakis & Cizeron
Dança curta

Dança livre


Hubbell & Donohue
Dança curta

Dança livre


Gilles & Poirier
Dança curta

Dança livre


Ilinykh & Zhiganshin
Dança curta

Dança livre


Tobias & Tkachenko
Dança curta

Dança livre


Lauriault & Le Gac
Dança curta

Dança livre


Nazarova & Nikitin
Dança curta

Dança livre


Mansour & Ceska
Dança curta

Dança livre


Alessandrini & Souquet
Dança curta

Dança livre


Kavaliova & Bieliaiev
Dança curta

Dança livre



Resultado final


Sem comentários:

Enviar um comentário