quinta-feira, 17 de novembro de 2016

GP Troféu de França 2016 - Senhoras

GP Troféu de França 2016

Nos dias 11 e 12 de Novembro

Em Paris




Análise


A competição de senhoras no grande prémio Troféu de França 2016 foi algo atribulada. No programa curto houve várias prestações bastante boas. No programa livre quase todas as patinadoras cometeram erros e a impressão geral não foi nada boa. No entanto, verdade seja dita, que a qualidade do gelo durante o programa livre estava longe de ser a ideal e muitas patinadoras devem ter sido prejudicadas por causa disso. Havia uma parte do rinque em que a superfície do gelo não parecia suficientemente sólida. Estava calor a mais junto da pista e isso acabou por ser comentado por várias pessoas.

Destaque também para a situação de Mao Asada. Tudo aponta para que ela esteja a padecer de uma lesão num joelho mas que a sua equipa decidiu que ela não devia desistir para que isso não fosse encarado como uma desculpa devido a um resultado modesto no programa curto.

Evgenia Medvedeva venceu a medalha de ouro de forma destacada confirmando todo o seu favoritismo. A jovem russa fez um programa curto impecável que conseguiu uma excelente nota de 78.52pts. Tecnicamente ela esteve muito bem e realizou uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (12.16pts), um triplo loop (7.21pts) e um duplo axel (4.63pts). Todos os saltos foram efectuados na segunda metade do esquema o que permitiu amealhar pontuação bónus no valor base de cada um deles. Os peões foram todos classificados com o nível 4 e totalizaram 12.76pts. A sequência de passos foi o segmento elemento do programa e recebeu 5.40pts para além de também ter sido classificada com o nível 4. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação, as médias obtidas por Evgenia foram de 8.93 na perícia, 8.89 nas transições, 9.18 na performance, 9.21 na composição e 9.25 na interpretação da música.

No programa livre, Evgenia cometeu um erro num elemento de salto e teve de lutar por vários outros elementos. Não foi uma prestação tão fluída como em outras ocasiões. Ela, tal como várias outras atletas nesta fase da competição, foi prejudicada pela má qualidade do gelo. O erro ocorreu no triplo lutz, sendo que ela caíu na recepção do salto e não definiu claramente a entrada. Eu fiquei com a sensação que ela quis “fugir” a uma parte do gelo que não estava em boas condições e arrastou a definição de entrada a um ponto que não lhe permitiu realizar o salto com sucesso. Evgenia ficou com 3.90pts no triplo lutz graças ao facto de ter completado as rotações todas mas o elemento foi punido com grau de execução negativo. A queda foi ainda penalizada com uma dedução automática de um ponto. Em termos de saltos, Evgenia também nos apresentou uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (11.40pts), triplo loop (6.81pts), triplo flip (7.23pts), combinação de duplo axel-duplo toe loop-duplo toe loop (6.70pts), combinação de triplo salchow-triplo toe loop (10.87pts) e duplo axel (4.06pts). Nos peões ela conseguiu amealhar 12.49pts, sendo que todos atingiram o nível 4. Na sequência coreográfica a nota obtida foi de 3.30pts e a sequência de passos de nível 4 recebeu 5.30pts. As médias fixadas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.86 na perícia, 8.86 nas transições, 9.00 na performance, 9.11 na composição e 9.14 na interpretação da música. Apesar do erro no lutz, Evgenia foi sem dúvida merecedora da medalha de ouro nesta competição.

Maria Sotskova teve uma excelente estreia no circuito sénior do grande prémio ao vencer a medalha de prata no Troféu de França. Mesmo sendo recém-chegada ao escalão sénior, Maria Sotskova já tem um estilo refinado. Ela faz-me lembrar Carolina Kostner quando era mais nova. No programa curto, Maria foi terceira classificada com uma pontuação de 68.71pts. Ela iniciou o esquema com uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.60pts), tendo deixado os restantes saltos para a segunda metade. O triplo flip (6.53pts) e o duplo axel (4.20pts) foram bem executados. Os peões foram todos classificados com o nível 4, totalizando 11.33pts. A sequência de passos recebeu 4.90pts e também foi de nível 4. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 7.61 na perícia, 7.29 nas transições, 7.50 na performance, 7.68 na composição e 7.61 na interpretação da música.

No programa livre, Maria Sotskova foi das poucas atletas que não cometeu erros muito graves e não caiu. Esta patinadora foi segunda classificada nesta fase da competição com uma pontuação de 131.64pts. O único elemento punido com grau de execução negativo foi o triplo lutz isolado pois a terceira rotação não foi efectivamente completa. Esse elemento foi cotado com 3.92pts. Maria executou uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.00pts), triplo flip (5.70pts), triplo loop (6.61pts), combinação de triplo flip-loop simples-triplo salchow (11.42pts), combinação de duplo axel-duplo toe loop (5.13pts) e duplo axel (3.99pts). A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.10pts. A sequência de passos recebeu 5.00pts e foi classificada com o nível 4. Os peões obtiveram 11.90pts e foram todos de nível 4. As médias nos segmentos que compõem a segunda foram de 8.00 na perícia, 7.71 nas transições, 8.07 na performance, 8.07 na composição e 8.07 na interpretação da música.

A jovem japonesa Wakaba Higuchi conquistou a medalha de bronze e fez uma excelente recuperação do programa curto para o livre. Ela teve uma boa carreira no escalão júnior e está a fazer uma transição promissora para o escalão sénior. No programa curto, Higuchi ficou com uma nota de 65.02pts. O maior erro ocorrido no esquema foi no salto isolado. As regras mandam que no programa curto o salto isolado seja no mínimo um triplo. Só que Higuchi apenas realizou um duplo flip. Por esse motivo, o salto isolado foi inválido e não pôde ser pontuado. No duplo axel (4.23pts) e a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.53pts). Em termos de estruturação de esquema, Higuchi arriscou colocar a combinação da segunda parte do programa. A sequência de passos (5.30pts) e todos os peões (11.90pts) foram classificados com o nível 4. As médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 7.89 na perícia, 7.57 nas transições, 7.82 na performance, 7.71 na composição e 7.82 na interpretação da música.

No programa livre a nota conquistada por Higuchi foi de 129.46pts. A atleta japonesa cometeu dois erros: transformou o triplo lutz isolado num salto simples (0.66pts) e na combinação de duplo axel-triplo toe loop-duplo toe loop (8.07pts) pois a terceira rotação do toe loop não foi efectivamente completada. Essa combinação foi punida com grau de execução negativo. Os outros elementos de salto no esquema foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.80pts), triplo loop (6.40pts), triplo salchow (5.80pts), duplo axel (4.49pts) e combinação de triplo flip-duplo toe loop (7.96pts). A sequência de passos foi de nível 3 e obteve 4.16pts. A pontuação atribuída à sequência coreográfica foi de 3.00pts. Os peões foram todos de nível 4 e receberam um total de 11.25pts. Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas das pontuações atribuídas pelos juízes foram de 8.39 na perícia, 7.96 nas transições, 8.29 na performance, 8.21 na composição e 8.32 na interpretação da música.

A canadiana Gabrielle Daleman esteve em excelente posição para garantir um lugar no pódio mas teve de contentar-se com o quarto lugar final. No programa curto a sua pontuação foi de 72.70pts que a colocou na segunda posição nessa fase da competição. Os saltos realizados pela atleta canadiana foram a combinação de triplo toe loop-triplo toe loop (10.70pts), um triplo lutz (7.60pts) e um duplo axel (4.63pts). Os peões foram todos de nível 4 e receberam 12.12pts. A sequência de passos ficou com 4.30pts e foi de nível 3. Nos segmentos dos componentes as médias fixadas foram de 8.50 na perícia, 8.07 nas transições, 8.46 na performance, 8.36 na composição e 8.29 na interpretação da música. No programa, os elementos beneficiaram de graus de execução muito bons.

No programa livre as coisas não correram bem e Gabrielle ficou em sexto lugar nessa fase da competição com uma pontuação de 119.40pts. As coisas começaram mal quando ela falhou a tentativa de combinação de triplo toe loop-triplo toe loop que estava prevista. Ela apenas efectuou o primeiro triplo toe loop e caiu na recepção. O elemento foi punido com grau de execução negativo e foi-lhe aplicada uma dedução automática de um ponto. Esse triplo toe loop apenas obteve 2.20pts. Gabrielle tinha previsto realizar um triplo flip isolado mas apenas apresentou um salto simples (0.49pts) que acabou por ser ligeiramente punido com grau de execução negativo. A sequência de triplo salchow com duplo axel (6.38pts) também foi punido com grau de execução negativo. Os restantes saltos tiveram uma execução mediana. Ela ainda apresentou um triplo lutz (6.30pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo toe loop (9.86pts), triplo loop (6.31pts) e duplo axel (3.92pts). Os peões (11.40pts) e a sequência de passos (5.20pts) atingiram o nível 4. A sequência coreográfica amealhou 3.20pts. Os segmentos dos componentes ficaram com 8.39 na perícia, 7.86 nas transições, 8.07 na performance, 8.21 na composição e 8.18 na interpretação da música.

A super-estrela japonesa Mao Asada teve uma participação discreta no programa curto onde foi oitava classificada com uma pontuação de 61.29pts. Com os peões e a sequência de passos todos de nível 3, ela perdeu alguns pontos no valor base desses elementos. Além disso a combinação de triplo flip-duplo loop foi punida com grau de execução negativo devido à terceira rotação do flip ter sido incompleta em cerca de ¼ de volta. No programa livre, Asada foi décima classificada com apenas 100.10pts. Ela apresentou apenas uma combinação de saltos quando deveria ter realizado três. A única combinação realizada foi de duplo axel-triplo toe loop mas a terceira rotação do toe loop foi incompleta, tendo o elemento sido punido com grau de execução negativo. O único triplo isolado que ela conseguiu fazer foi o loop só que também foi penalizado em sede de grau de execução. De resto só efectuou saltos duplos. As notas dos componentes estiveram longe do que Mao conseguiu noutras ocasiões.

Gracie Gold não está a atravessar uma boa fase na sua carreira. Apesar de ter programas bem construídos nesta temporada, a atleta parece que está sem alma. No programa curto ela teve dois elementos de saltos inválidos: o duplo flip e o axel simples. No programa livre, Gold teve problemas em ambas as tentativas de lutz e no flip. A combinação de duplo axel-triplo toe loop também foi punida com grau de execução negativo.

Alena Leonova esteve em grande destaque no programa curto com uma coreografia diferente do habitual. Ela também ousou no visual ao apresentar-se como uma espécie de “Harley Quinn”. No entanto, no programa livre deitou tudo a perder. Com cinco quedas, Leonova foi das primeiras vítimas das mudanças nas regras constantes do Código de Pontos. É que com tantas quedas, ela levou uma penalização adicional. O total de deduções automáticas foi de nove pontos! A sua nota técnica foi apenas de 35.56pts. Foi uma pena.




Vídeos

Evgenia Medvedeva
Programa curto

Programa livre


Maria Sotskova
Programa curto

Programa livre


Wakaba Higuchi
Programa curto

Programa livre


Gabrielle Daleman
Programa curto

Programa livre


So Youn Park
Programa curto

Programa livre


Laurine Lecavelier
Programa curto

Programa livre


Mae Berenice Meite
Programa curto

Programa livre


Gracie Gold
Programa curto

Programa livre


Mao Asada
Programa curto

Programa livre


Yuka Nagai
Programa curto

Programa livre


Anastasia Galustyan
Programa curto

Programa livre


Alena Leonova
Programa curto

Programa livre



Resultado final


Sem comentários:

Enviar um comentário