sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Campeonatos da Europa 2018 - Homens (Final)

Campeonatos da Europa 


Moscovo 2018




Categoria de Homens

Post sobre o programa curto: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2018/01/campeonatos-da-europa-2018-homens-curto.html

E vão seis...!

Javier Fernandez conquistou o título europeu pela sexta vez consecutiva. Sinceramente parece-me que ele continua a estar num patamar acima dos outros e é claramente o melhor patinador do continente. 
Javier venceu o programa livre com uma pontuação de 191.73pts. O esquema foi iniciado com um quádruplo toeloop (12.73pts) super bem realizado que conquistou uma maioria de +2 e +3 nos graus de execução. Logo depois foi a vez de uma combinação de quádruplo salchow+duplo toeloop (17.09pts) que também foi impecável. Na combinação de triplo axel+duplo toeloop (9.80pts), a saída do duplo toeloop foi um pouquinho desequilibrada. Dois juízes marcaram -1 no grau de execução mas o 0 prevaleceu e esse elemento terminou com o valor base. A sequência coreográfica resultou muito bem e recebeu 3.80pts graças à boa execução. O quinto elemento foi o peão em baixo com mudança de pé que cumpriu os critérios exigidos para o nível 4 e obteve 3.86pts. Como sexto elemento estava prevista a realização de um quádruplo salchow mas o patinador apenas efectuou um triplo que teve uma recepção defeituosa. O triplo salchow ficou com 3.34pts devido à aplicação de grau de execução negativo. O triplo loop (7.11pts) correu bem com momentos de transição antes e depois do salto. O triplo axel (11.35pts) foi efectuado com muita leveza com fluidez na saída. A tentativa de triplo flip (1.19pts) é que correu muito mal - a terceira volta ficou longe de estar completa, faltou elevação e a aresta de entrada não foi definida claramente como mandam as regras. O último elemento de salto foi a combinação de triplo lutz+loop simples+triplo salchow que lhe permitiu obter mais 12.89pts. O peão camel em combinação com mudança de pé (3.63pts) foi de nível 4 mas podia ter sido mais bem executado. A entrada não foi segura e a variação de posições não foi exactamente feita no mesmo eixo. Três juízes marcaram -1 no grau de execução mas este elemento acabou por não ser punido. A sequência de passos foi de nível 4 e obteve 5.80pts. O esquema terminou com um peão de combinação com mudança de pé que foi classificado com o nível 3 e pontuou 4.00pts. No que diz respeito â segunda nota, as suas médias roçaram a perfeição: 9.50 na perícia, 9.36 nas transições, 9.46 na performance, 9.61 na composição e 9.64 na interpretação da música. 
A próxima vez que vamos poder ver o espanhol em acção vai ser nos Jogos Olímpicos 2018.

Dmitri Aliev confirmou a segunda posição que trazia do programa curto com uma boa prestação no livre. A sua pontuação foi de 182.73pts. O primeiro elemento do seu programa livre foi uma combinação de quádruplo toeloop+triplo toeloop (17.03pts) que foi executada com muita suavidade. O quádruplo toeloop que se lhe seguiu também foi bastante bem executado, tendo amealhado 12.44pts. O terceiro elemento foi um triplo axel (9.64pts) mas aqui o painel de juízes dividiu-se quanto ao grau de execução. O juiz n.º 6 marcou 0 e o juiz n.º 7 marcou +3. Eu concordo com a maioria dos juízes que marcou +1 porque ele teve de oscilar a lâmina em curva na recepção do salto - tudo o resto foi bom nesse elemento. Com este começo sólido, Dmitri avançou para um peão camel com entrada saltada que atingiu o nível 4 e recebeu 3.91pts. Ele também apresentou um boa sequência coreográfica que recebeu 3.40pts. O sexto elemento foi um triplo lutz (8.00pts) em que a definição de entrada foi muito bem vincada mas suave ao mesmo tempo. A combinação de triplo axel+duplo toeloop ficou com 11.07pts mas aqui a qualidade de execução foi mediana. A combinação de triplo loop+loop simples+triplo salchow  também correu bem e obteve 11.60pts. O primeiro erro no esquema ocorreu no flip. Era suposto que ele tivesse realizado um triplo mas apenas apresentou um duplo. De qualquer modo, o duplo flip foi bem executado e ficou com 2.13pts. O último salto do esquema foi um duplo axel (3.92pts). A sequência de passos cumpriu as exigências do nível 4 e obteve 5.40pts. Eu gostei da forma como ele marcou bem as arestas com aparente facilidade. O programa terminou com dois peões: o peão de combinação com mudança de pé (3.86pts) de nível 4 e o peão em baixo com mudança de pé (2.89pts) de nível 3. Este último peão foi um pouquinho lento e a mudança para a segunda posição fê-lo sair do ponto onde estava centrado. Houve um juiz que marcou -1 no grau de execução deste último peão. Quanto aos componentes, as médias deste atleta fixaram-se em 8.75 na perícia, 8.54 nas transições, 8.82 na performance, 8.79 na composição e 8.82 na interpretação da música. Esta foi uma estreia promissora para este atleta e aconteça o que acontecer no futuro ele já tem este fantástico resultado no currículo. Quem sabe se ele na próxima temporada não será ele o campeão da Europa? 

Mikhail Kolyada ficou desapontado com a sua prestação no programa curto mas tinha esperanças de ainda conseguir lutar pela medalha de prata. No programa livre, este patinador obteve uma pontuação de 175.49pts, que o colocou na terceira posição. O primeiro elemento do esquema foi o quádruplo lutz. A definição da entrada foi excelente, assim como a posição no ar durante as rotações, mas ele caiu na recepção do salto. Em resultado foram subtraídos 4pts ao valor base de 13.60pts, a que se acrescentou uma dedução automática de ponto devido à queda. O segundo salto do esquema foi um triplo salchow (5.10pts) bem executado mas que deveria ter sido um quádruplo. Seguiu-se uma boa combinação de triplo axel+triplo toeloop (14.23pts). O peão em baixo com entrada saltada foi classificado com o nível 4 e recebeu 3.93pts. A sequència de passos de nível 3 obteve 4.30pts. Já depois da marca da segunda metade do programa, Mikhail arriscou um quádruplo toeloop mas as coisas não resultaram. Ele foi lento com a perna livre e caiu na recepção desse salto. Por causa da má execução foram-lhe retirados 4pts do valor base de 11.33pts, para além da dedução automática obrigatória de um ponto pela queda. O salto seguinte foi um triplo axel impecável que lhe rendeu 11.64pts. O oitavo elemento do programa foi uma combinação de triplo lutz+loop simples+duplo salchow (9.38pts) que foi bem executada mas que não era a que estava prevista. Era suposto que esta combinação consistisse de triplo lutz+loop simples+triplo salchow. O triplo loop foi muito bem conseguido e recebeu 6.21pts. O último elemento de salto foi uma combinação de triplo lutz+duplo toeloop (8.83pts). O peão de combinação com mudança de pé foi de nível 3 e pontuou 4.07pts. Os dois últimos elementos foram a sequência coreográfica (3.30pts) e o peão camel com mudança de pé (4.13pts) que atingiu o nível 4. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota, as médias apuradas foram de 8.79 da perícia, 8.25 nas transições, 8.50 na performance, 8.57 na composição e 8.61 na interpretação da música. O juiz n.º 8 marcou-lhe notas acima de 9.00 em todos os segmentos mas eu não concordo nada com o 9.75 que ele atribuiu no segmento de performance - não nos podemos esquecer que houve duas quedas no programa. Com esta prestação no livre, Mikhail conquistou a medalha de bronze, repetindo o resultado da temporada passada.

O israelita Alexei Bychenko entrou no programa livre determinado a lutar até ao fim. Ele foi oitavo no programa curto e no livre conseguiu uma pontuação de 163.47pts que lhe permitiu ficar em quarto lugar nessa fase da competição. Alexei entrou cheio de força e apresentou uma combinação de quádruplo toeloop+triplo toeloop (15.89pts) e um quádruplo toeloop (12.30pts). O terceiro elemento foi um triplo loop (5.90pts). No entanto, alguns saltos realizados na segunda metade do esquema tiveram deficiências. O triplo axel (8.21pts) e a combinação de triplo axel+toeloop simples (7.35pts) foram penalizados com grau de execução negativo. O triplo lutz (7.70pts), a combinação de triplo flip+loop simples+triplo salchow (11.62pts) e o duplo axel (3.99pts) tiveram apenas uma execução mediana e, por isso, ele não conseguiu capitalizar muito em graus de execução positivos. Em termos de peões, o peão de combinação com mudança de pé (3.43pts) foi o único que chegou ao nível 4. O peão camel com entrada saltada (2.29pts) e o peão em baixo com mudança de pé (2.66pts) apenas foram suficientes para o nível 2. O peão camel com entrada saltada foi mesmo ligeiramente punido com grau de execução negativo. A sequència de passos ficou-se pelo nível 2 e obteve 3.03pts enquanto a sequência coreográfica recebeu 2.60pts. O painel de juízes esteve dividido quanto às notas marcadas nos segmentos dos componentes. No segmento de perícia ele ficou com notas entre 5.75 e 8.50. É uma discrepância muito significativa. A mesma coisa ocorreu no segmento de perícia em que as suas notas ficaram entre 5.50 e 8.75! As médias acabaram por fixar-se em 7.54 na perícia, 7.32 nas transições, 8.04 na performance, 7.71 na composição e 7.64 na interpretação da música. 

O letão Deniss Vasiljevs é um dos patinadores mais acarinhados pelo público que segue as competições menos mediáticas. Este jovem é muito simpático e acessível e tem evoluído bastante como atleta. O facto de ser treinado pelo popular Stephane Lambiel também lhe tem granjeado bastante atenção. Deniss trazia o terceiro lugar do programa curto mas foi incapaz de manter essa posição no livre. No esquema houve três elementos de salto punidos com grau de execução negativo. Foi o que ocorreu na tentativa de quádruplo toeloop, na combinação de triplo lutz+loop simples+triplo salchow e no triplo lutz. Ele tentou o quádruplo toeloop mas faltaram 2/4 de volta para que a última rotação fosse de facto completa - ainda por cima ele caiu na recepção. Na prática o que ele fez foi um triplo toeloop com mais uns pozinhos. Os casos em que faltam 2/4 de volta fazem com o valor base seja alterado. Nesta situação, o valor base foi de 4.30pts. Claro que a queda também fez com que fosse aplicada uma dedução automática de um ponto. Na combinação de triplo lutz+loop simples+triplo salchow perdeu 2.10pts do valor base de 10.01pts, tendo o loop sido mal executado e faltado rotação tanto no loop como no salchow. O triplo lutz também foi incompleto e além disso o patinador fez a recepção nos dois pés. Os saltos que obtiveram grau de execução positivo foram a combinação de triplo axel+triplo toeloop (14.23pts), o triplo axel (10.36pts), o triplo loop (6.61pts) e o triplo flip (6.93pts). A combinação de duplo axel+duplo toeloop ficou meramente com o valor base de 5.06pts. No que toca aos peões, todos eles cumpriram os critérios para aplicação de nível 4 e totalizaram 12.49pts. A sequência de passos também atingiu o nível 4 e recebeu 5.30pts. A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.60pts. As médias nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.29 na perícia, 7.82 nas transições, 8.29 na performance, 8.25 na composição e 8.25 na interpretação da música. 

Alexander Samarin saiu triste do programa curto pois tinha algumas expectativas de ficar bem colocado só que acabou na nona posição. A sua prestação no programa livre foi recompensada com 155.56pts e permitiu-lhe ascender ao sexto lugar final. A primeira coisa a destacar é que ele apenas fez duas combinações de saltos em vez de três e isso fê-lo partir de um valor base inferior ao previsto. O elemento inicial do esquema foi um quádruplo lutz (7.27pts). Esse salto foi o único elemento punido com grau de execução negativo. Foram retirados 2.23pts ao valor base de 9.50 pois ele colocou a mão na pista na recepção do salto e não completou efectivamente a última rotação. Com esta recepção defeituosa, Alexander não arriscou o que tinha previsto fazer: uma combinação quádruplo lutz+triplo toeloop. O seguindo elemento era suposto ter sido um quádruplo lutz isolado mas o patinador apenas apresentou um triplo que recebeu 6.20pts. O terceiro elemento foi um quádruplo toeloop (10.30pts) que não teve a recepção mais elegante e que ficou apenas com o valor base. Na mudança da primeira para a segunda fase do esquema, Alexander efectuou um peão camel com entrada saltada que foi classificado com o nível 4 e obteve 3.70pts. Depois foi a vez da sequência de passos de nível 4 que reuniu 4.90pts. Já na segunda metade do programa, Alexander avançou para um triplo axel (9.92pts). O sétimo elemento foi uma combinação de triplo lutz+loop simples+duplo salchow (8.98pts). No entanto, estava previsto que o salchow fosse triplo. Logo de seguida, ele voltou a facilitar ao transformar a combinação de triplo flip+triplo toeloop em triplo flip+duplo toeloop (6.66pts). A combinação flip+toeloop foi ligeiramente punida em sede de grau de execução, sendo que a definição de entrada no flip não foi feita de forma clara. Os restantes saltos foram um triplo loop (5.71pts) e um duplo axel (3.84pts). Depois foi a vez da sequência coreográfica que lhe rendeu 2.70pts. No final do esquema ele colocou o peão de combinação com mudança de pé (3.79pts) e o peão em baixo com mudança de pé (3.29pts), tendo ambos alcançado o nível 4. No que diz respeito à segunda nota, as médias dele fixaram-se em 8.11 na perícia, 7.43 nas transições, 8.07 na performance, 7.75 na composição e 7.79 na interpretação da música. O painel de juízes esteve dividido nos segmentos e houve algumas discrepâncias nas notas marcadas. Por exemplo, no segmento de transições ele teve notas balizadas entre 6.75 e 8.75. No segmento de interpretação da música as notas ficaram entre 6.75 e 9.00. Em termos de transições acho que 8.75 é uma nota exagerada. Alexander Samarin não apresentou transições no esquema que justifiquem uma nota de 8.75. Com o sexto lugar nos campeonatos da Europa, Alexander Samarin ficou de fora da equipa principal russa para os próximos Jogos Olímpicos. 

Quanto aos resultados de outros atletas é de salientar que Alexander Majorov garantiu à Suécia mais um lugar nesta categoria para os próximos Europeus. Quem também ganhou mais uma vaga para o próximos Europeus foi a Itália, graças à boa classificação de Matteo Rizzo.
A França perdeu um lugar e, por isso, só poderá apresentar um patinador na próxima época. O mesmo aconteceu com a Geórgia. 


Programa livre

Vídeos

Javier Fernandez

Dmitri Aliev

Mikhail Kolyada

Deniss Vasiljevs

Alexei Bychenko

Alexander Samarin

Alexander Majorov

Michal Brezina
Indisponível

Matteo Rizzo
Indisponível

Jorik Hendrickx

Chafik Besseghier

Moris Kvitelashvili

Phillip Harris

Romain Ponsart

Slavik Hayrapetyan

Paul Fentz

Irakli Maysuradze

Stephane Walker

Valtter Virtanen

Felipe Montoya

Daniel Albert Naurits

Sondre Oddvoll Boe

Burak Demirboga

Igor Reznichenko

Resultado Final




Sem comentários:

Enviar um comentário