sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Campeonatos da Europa 2018 - Pares

Campeonatos da Europa 


Moscovo 2018




Categoria de Pares

A categoria de pares foi emocionante até ao fim e houve uma luta renhida entre várias parcerias. Apesar da competição ter tido bons momentos, a verdade é que faltou aqui o par alemão Aljona Savchenko & Bruno Massot. A federação alemã comunicou que Bruno tem padecido de dores nas costas e, por isso, foi melhor abdicar da participação nos campeonatos da Europa. Por outro lado, surgiram relatos que a razão da desistência foi outra: aproveitar este tempo para afinar o triplo axel lançado e os saltos lado-a-lado. Mas esta não foi a única baixa. Minerva-Fabienne Hase & Nolan Seegert, compatriotas de Aljona e Bruno, desistiram devido a uma lesão que afectou a patinadora. O par da Grã-Bretanha Zoe Jones & Christopher Boyadji ficou de fora da competição nas vésperas do programa curto mas não consegui apurar o porquê. Presumo que tenha sido por lesão. 

Os fãs russos tiveram razões para festejar visto que os seus pares arrecadaram as três medalhas em disputa. A vitória sorriu a Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov, com Ksenia Stolbova & Fedor Klimov a terminarem com a medalha de prata e Natalia Zabiiako & Alexander Enbert a fecharem o pódio. Os franceses Vanessa James & Morgan Ciprés perderam um lugar no pódio por uma margem mínima.

Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov não tiveram a vida fácil. Este par ficou na quinta posição no programa curto com uma nota de 70.37pts. O curto começou muito bem com um fantástico triplo twist (8.70pts) que recebeu +3 no grau de execução por parte de todos os juízes. No triplo toeloop lado-a-lado, Evgenia colocou as mãos na pista para se equilibrar na recepção do salto. Esse erro custou-lhe a subtração de um ponto no valor base de 4.30pts. No triplo loop lançado (2.90pts), eles deixaram toda a gente estupefacta pois Evgenia caiu na recepção - por causa da queda foi aplicada uma dedução automática de um ponto. Normalmente este par é muito seguro nos saltos lançados e por isso este erro foi surpreendente. Evgenia demorou um pouco a reentrar no esquema depois da queda e isso fez com que eles perdessem os movimentos de transição que tinham previsto fazer antes da espiral da morte. Este elemento foi de nível 3 e ficou com 4.50pts. Felizmente que eles não perderam a concentração e conseguiram realizar os três elementos seguintes com bastante qualidade. O peão de par (5.64pts), a figura de elevação (5.57pts) e a sequência de passos (5.30pts) cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. Nos componentes que fazem parte da nota de apresentação, as médias obtidas foram de 9.07 na perícia, 8.75 nas transições, 8.61 na performance, 8.96 na composição e 8.93 na interpretação da música. No segmento de performance houve dois juízes que marcaram a nota de 9.00 mas, tendo em conta a queda e o erro no salto lado-a-lado, não posso estar de acordo. Isso acabou por não fazer grande diferença na média mas é sempre bom interpretar as regras numa perspectiva mais rigorosa.
Evgenia e Vladimir recuperaram no programa livre com uma pontuação de 151.23pts. O esquema foi iniciado com um quádruplo twist de nível 2 que conquistou 8.29pts. O valor base do quádruplo twist é de 8.00 e eles amealharam 0.29 no grau de execução mas por mim este elemento devida ter ficado com o valor base. É que Vladimir teve de dar uma ajudinha com o ombro para conseguir colocar Evgenia no gelo. Os outros aspectos da execução foram bons. O segundo elemento foi o triplo salchow lado-a-lado (4.80pts). Eles não capitalizaram tanto no grau de execução como era desejável por causa da posição do braço direito de Vladimir que denunciou uma pequena hesitação na recepção do salto. No triplo salchow lançado (6.30pts) Evgenia foi um pouquinho lenta com a perna livre mas segurou bem o salto. A combinação de triplo toeloop+duplo toeloop+duplo toeloop lado-a-lado foi impecável e recebeu 8.10pts. Depois foi a vez de uma excelente figura de elevação de nível 4 que obteve 8.90pts. Seguiu-se uma espiral da morte exterior para trás que foi classificada com o nível 4 e recebeu 5.50pts. A posição de Evgenia podia ter sido um bocadinho mais baixa e se isso tivesse ocorrido eles teriam conseguido mais qualquer coisa no grau de execução. O peão em paralelo resultou lindamente e foi classificado com o nível 4, tendo ficado com uma nota de 4.64pts. Na sequência coreográfica não ocorreram problemas e o elemento amealhou 3.30pts. O triplo loop lançado foi o nono elemento no esquema e garantiu-lhes 6.60pts. Eu penso que o pé livre de Evgenia tocou no gelo aquando da recepção do salto. Três juízes marcaram +3 no grau de execução do loop lançado mas eu concordo com o juiz n.º 3 que marcou apenas +1. Seguiram-se duas excelentes figuras de elevação de nível 4 que obtiveram 9.00pts e 5.50pts respectivamente. O último elemento foi o peão de par de nível 4 que ficou com 5.50pts. Nos componentes as médias apuradas foram excelentes: 9.43 na perícia, 9.14 nas transições, 9.43 na performance, 9.39 na composição e 9.36 na interpretação da música. 
Apesar do percalço no programa curto e tendo em conta o que os outros pares fizeram, parece-me que Evgenia e Vladimir são os justos vencedores. 

Ksenia Stolbova & Fedor Klimov tinham como objectivo terminar esta competição no topo do pódio. Esse resultado era importante para eles não só por causa desta prova em si mas também para fazerem frente a Tarasova & Morozov na luta pela liderança da selecção russa a caminho dos Jogos Olímpicos. Acontece que eles tiveram de contentar-se novamente com a medalha de prata. 
Ksenia e Fedor ficaram em terceiro lugar no programa curto onde conquistaram uma nota de 72.05pts. O elemento inicial foi o triplo twist de nível 2 que ficou com 6.10pts. Eles só conseguiram acrescentar 0.30 ao valor base porque a execução apenas foi razoável. Este tem sido um elemento problemático para eles desde que Fedor sofreu uma lesão grave nas costas e teve um problema num ombro. Por causa disso, este par esteve sem treinar o twist durante muito tempo. O segundo elemento do programa foi um triplo flip lançado (7.40pts) com excelente qualidade. No triplo toeloop lado-a-lado, a patinadora tinha o eixo de rotação tão inclinado que não conseguiu salvar o salto e caiu na recepção. Esse grande erro fez com que fossem subtraídos 2.10pts ao valor base de 4.30pts. Por causa da queda foi aplicada uma dedução automática de um ponto. O par não perdeu o foco e avançou para um espiral da morte interior para a frente que foi classificada com o nível 3 e obteve 4.30pts. O peão (5.50pts), a figura de elevação (5.64pts) e a sequência de passos (5.80pts) cumpriram com os critérios exigidos para o nível 4. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 9.14 na perícia, 8.82 nas transições, 8.96 na performance, 9.07 na composição e 9.14 na interpretação da música.
No programa livre este par ficou na segunda posição com uma pontuação de 138.96pts. O triplo twist (5.50pts) voltou a ser o elemento inicial mas desta vez ficou-se pelo nível 1. A execução apenas foi razoável e eles não conseguiram reunir mais do que 0.10 no grau de execução. O triplo flip lançado correu bastante bem e recebeu uma nota de 7.00pts. O terceiro elemento foi uma combinação de triplo toeloop+duplo toeloop (5.40pts). Este elemento pareceu bem executado mas na realidade teve um problema que levou à punição com grau de execução negativo. É que Ksenia fez um triplo+triplo enquanto Fedor efectuou um triplo+duplo. Foi isso que os fez perder pontos neste elemento. A sequência coreográfica foi limpa e ficou com 3.00pts. O erro mais grave no esquema ocorreu no elemento seguinte. Ksenia caiu na recepção do triplo salchow lado-a-lado (1.00pts). Por causa da queda foi aplicado um ponto automático de dedução e o elemento foi punido com grau de execução negativo. Felizmente que eles recorreram a toda a sua experiência para manterem a concentração e continuaram com o programa como se nada de mal tivesse ocorrido. A primeira figura de elevação do esquema foi o elemento seguinte, tendo conseguido o nível 4 e 8.70pts. A espiral da morte exterior para trás também foi de nível 4 e recebeu 5.90pts. O peão lado-a-lado de nível 4 obteve 4.07pts. Depois foi a vez de uma figura de elevação (9.20pts), do peão de par (5.50pts) e de outra figura de elevação (5.50pts), todos de nível 4. O último elemento foi o triplo salchow lançado (4.80pts). Eles podiam ter garantido mais pontos no salchow lançado mas Ksenia levou uma mão à pista para se equilibrar no momento da recepção. Tendo em conta todos os requisitos do código de pontos, eu teria optado por deixar o elemento com o valor base de 4.50pts. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação, este par conquistou médias de 9.29 na perícia, 9.25 nas transições, 9.14 na performance, 9.39 na composição e 9.43 na interpretação da música. 

Natalia Zabiiako & Alexander Enbert venceram o Troféu Ondrej Nepela, o Troféu Lombardia e o Troféu Golden Spin of Zagreb nesta temporada, mas esta medalha de bronze é o seu resultado mais significativo nos grandes palcos internacionais. 
O programa curto deste par foi muito bom e permitiu-lhes ficar na segunda posição com uma pontuação de 72.95pts. Este belo programa foi coreografado por Igor Tchiniaev que soube realçar as linhas limpas que estes atletas têm. Tecnicamente estiveram bem e todos os elementos conseguiram grau de execução positivo. O triplo twist de nível 4 foi muito bom e recebeu 7.80pts mas merecia ainda mais pontuação. O salto lado-a-lado foi o triplo toeloop (4.50pts) que se ficou quase pelo valor base pois houve um ligeiro desfasamento no sincronismo do par durante o salto. Natalia começou o salto mais cedo do que Alexander. O triplo loop lançado (6.70pts) foi um dos momentos altos do esquema. A figura de elevação atingiu o nível 4 e recebeu 5.50pts. A espiral da morte foi muito bem executada mas os juízes não os recompensaram tanto quanto podiam. Esse elemento foi de nível 4 e ficou com 4.60pts. A sequência de passos de nível 4 obteve 5.30pts. O peão também atingiu o nível 4 e amealhou 5.21pts. Na segunda nota, as médias obtidas fixaram-se em 8.36 na perícia, 8.14 nas transições, 8.39 na performance, 8.32 na composição e 8.46 na interpretação da música. Na minha opinião, a nota final deste par devia ter sido superior. A nível técnico houve alguns elementos que os juízes não atribuíram graus de execução positivos tão altos como poderiam e nos componentes os segmentos de perícia e performance deviam ter sido mais bem recompensados. Este programa podia ter ficado com pelo menos mais 2 pontos. 
Natalia e Alexander terminaram o programa livre na terceira posição com uma nota de 137.23pts. Este programa foi patinado ao som de "A Bela Adormecida" de Tchaikovsky e a coreografia é da responsabilidade de Giuseppe Arena. O elemento inicial foi um triplo twist de nível 4 que merecia uma maioria de +2 e +3 no grau de execução. Curiosamente houve dois juízes que apenas marcaram +1. O twist pontuou 7.90pts. O segundo elemento foi a combinação de triplo toeloop+duplo loop+loop simples (5.50pts). A combinação foi o único elemento punido com grau de execução negativo. Natalia avançou para o primeiro salto antes de Alexander e isso provocou uma dessincronização entre os dois. Além disso, o último salto era suposto ter sido um duplo loop mas ambos apenas marcaram um loop simples. O elemento seguinte foi um duplo salchow lado-a-lado que deveria ter sido um triplo. O duplo salchow ficou apenas com o valor base de 1.30pts. Eles não perderam o norte e tudo o resto correu bem. O triplo lutz lançado (6.90pts) foi impecável. A primeira figura de elevação teve uma passagem de apoio da mão e anca que atingiu o nível 4 e recebeu 5.43pts. O peão de combinação com entrada saltada e mudança de pé que foi realizado em paralelo obteve 4.36pts e também foi de nível 4. O triplo loop lançado foi bem conseguido e conquistou 6.70pts. A espiral da morte exterior para trás (4.80pts) ficou-se pelo nível 3 pois a linha da cabeça da patinadora podia ter estado um pouco mais baixa em relação à linha dos joelhos do patinador. A sequência coreográfica rendeu-lhes 3.00pts. Depois foi a vez de duas figuras de elevação de nível 4 que receberam 8.70pts cada uma. O último elemento técnico foi um peão de par de nível 4 e recebeu 5.21pts. O painel de juízes foi praticamente unânime no que diz respeito aos segmentos dos componentes. As médias foram sólidas e fixaram-se em 8.64 na perícia, 8.43 nas transições, 8.57 na performance, 8.64 na composição e 8.68 na interpretação da música. 

Vanessa James & Morgan Ciprés tiveram aqui uma oportunidade de ouro para quebrar o enguiço francês pois a última vez que a França venceu este título foi em 1932 com o par Andrée Brunet & Pierre Brunet. Eles chegaram a estes campeonatos com expectativas e sabiam que podiam contar com muito apoio de fãs de todo o mundo. No entanto, havia algumas reservas sobre o estado físico deste par devido à desistência nos campeonatos nacionais franceses por lesão. 
O programa curto correu-lhes de feição e pontuou 75.52pts, o que lhes garantiu o primeiro lugar nessa fase da competição. O primeiro elemento do esquema foi o triplo twist (6.90pts) de nível 2. O twist é um elemento bastante problemático para Vanessa e Morgan devido a deficiências na técnica base. Felizmente que eles têm melhorado imenso nestes últimos tempos porque até dava para arrepiar noutras ocasiões. Alguns juízes entusiasmaram-se um bocadinho na atribuição de notas e marcaram +2 no grau de execução. Parece-me que 0 ou no máximo +1 teria sido o mais adequado. No triplo salchow lado-a-lado (5.40pts) Morgan salvou o salto apesar de ter feito a recepção muito na serrilha. A figura de elevação de nível 4 obteve 5.50pts e foi dos melhores momentos do esquema. O triplo flip lançado recebeu 6.80pts. A espiral da morte exterior para trás atingiu o nível 4 e ficou com 4.60pts. A posição de Vanessa na espiral da morte foi muito boa. A sequência de passos (5.30pts) e o peão (5.57pts) também foram de nível 4. Quanto ao peão eu gostei bastante do controlo demonstrado na saída do elemento. As médias nos segmentos dos componentes foram sólidas: 8.75 na perícia, 8.68 nas transições, 8.93 na performance, 8.96 na composição e 9.00 na interpretação da música. As médias nos segmentos de performance e composição quase chegaram a 9.00 e penso que deveriam mesmo ter alcançado essa marca. 
No entanto, no programa livre Vanessa e Morgan pareciam outro par. Talvez os nervos os tenham afectado muito. A sua nota no livre foi de 134.65pts que os colocou no quarto lugar. O esquema iniciou-se com um triplo twist (6.10pts) de nível 2 cuja execução deixou muito a desejar. Morgan apanhou Vanessa quando ela já estava mesmo em cima dele. O modo como ele a apanhou é errado porque o patinador usou o tronco como apoio para amparar a parceira. Sinceramente não sei como é que este elemento conseguiu obter grau de execução positivo. Apesar de tudo ainda houve 5 juízes que marcaram 0 no grau de execução. O 0 ou o -1 seriam o mais adequado. A combinação de saltos seguintes não correu como previsto. O elemento foi cotado como duplo toeloop+duplo toeloop+toeloop simples. O que eles pretendiam realizar era uma combinação de triplo toeloop+duplo toeloop+duplo toeloop. Morgan fez mesmo um triplo como primeiro salto mas Vanessa apenas realizou um duplo. Além disso, Vanessa foi muito lenta com a perna livre no duplo toeloop e apenas marcou um toeloop simples como terceiro salto. A sincronização também se perdeu um pouco. Com estes erros, o elemento foi penalizado em 0.46pts no valor base de 3.00pts. Depois eles arriscaram um quádruplo salchow lançado que ficou com o valor base de 8.20pts. O quádruplo salchow teve dois problemas: a patinadora fez a recepção com os dois pés e o patinador projectou demais o corpo para a frente quando a lançou. A este propósito deixo uma dica sobre a avaliação dos saltos lançados: não é só a posição da patinadora que conta. Os juízes também têm de avaliar a forma como o homem lança a parceira e como é que fica a postura dele. Um patinador modelo na forma de lançar e da postura com que fica é precisamente Fedor Klimov. Continuando com o programa livre dos franceses, eles apresentaram um triplo salchow lado-a-lado (4.30pts) como elemento seguinte. Este salto foi ligeiramente punido em 0.10 no valor base muito por causa do facto da recepção feita por Morgan ter sido descontrolada devido à oscilação na lâmina do patim do pé de apoio. Depois foi a vez da primeira figura de elevação do programa. Esta elevação foi classificada com o nível 3 e recebeu 7.90pts. Seguiu-se a espiral da morte interior para trás que também foi de nível 3 e ficou com 4.00pts. Mais uma vez devo salientar a excelente posição que Vanessa consegue apresentar nas espirais deste género. Sem hesitações, eles passaram da espiral da morte para o peão de par que conquistou o nível 4 e acrescentou 5.57pts à nota técnica. Neste peão gostei particularmente da originalidade da primeira posição. Não sei o que é que se passou com eles na segunda figura de elevação. Este elemento podia perfeitamente ter sido invalidado visto que Morgan colocou Vanessa na pista mais cedo do que era previsto. O controlador técnico Fabio Bianchetti não quis ser rigoroso porque eles podiam ter ficado sem ponto nenhum neste elemento. Penso que o problema foi com Morgan. Houve ali alguma coisa que pode ter corrido mal com o timing na entrada e na distribuição da força e o patinador ficou algo instável. Esta figura de elevação foi classificada com o nível 3 e foi punida no grau de execução, tendo ficado com 6.30pts. O nono elemento do esquema foi o triplo lutz lançado (6.80pts). A sequência coreográfica obteve 3.80pts. O peão em paralelo de nível 4 foi punido com grau de execução negativo e acabou com 3.40pts. O último elemento do esquema foi uma figura de elevação de nível 4 que pontuou 4.71pts. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.82 na perícia, 8.71 nas transições, 8.86 na performance, 8.96 na composição e 9.04 na interpretação da música. O juiz n.º 3 entusiasmou-se um bocadinho ao marcar-lhes 9.25 no segmento de perícia... 
Vanessa e Morgan terminaram a competição a apenas 0.01 da medalha de bronze. Eu penso que a diferença entre o terceiro e quarto lugar deveria ter sido mais significativa. O problema de Vanessa e Morgan é que não têm uma qualidade base de patinagem que lhes possa valer quando existem erros. Pares como Stolbova & Klimov terão sempre vantagem mesmo com erros devido à excelente técnica base, fluidez no deslizar, suavidade e linhas limpas. Vanessa e Morgan fizeram praticamente tudo no livre à base da pura força. Realmente foi uma pena que eles não tivessem conseguido fazer um livre mais correcto. 

A luta particular entre os pares italianos foi vencida por Valentina Marchei & Ondrej Hotarek. Nicole Della Monica & Matteo são os actuais campeões da Itália mas aqui os seus compatriotas levaram a melhor. 
O par austríaco Ziegler & Kiefer esteve muito bem e o par alemão Hocke & Blommaert mostrou potencial. 

Programa curto

Vídeos 

James & Ciprés

Zabiiako & Enbert

Stolbova & Klimov

Marchei & Hotarek

Tarasova & Morozov

Della Monica & Guarise

Ziegler & Kiefer

Esbrat & Novoselov

Hocke & Blommaert

Conners & Krasnopolski

Barquero & Maestu

Chtchetinina & Akulov

Petranovic & Souza-Kordeiru

Karagodina & Stepanov

Programa livre

Tarasova & Morozov

Stolbova & Klimov

Zabiiako & Enbert

James & Ciprés

Marchei & Hotarek

Della Monica & Guarise

Ziegler & Kiefer

Hocke & Blommaert

Conners & Krasnopolski

Esbrat & Novoselov

Barquero & Maestu

Petranovic & Souza-Kordeiru

Chtchetinina & Akulov

Karagodina & Stepanov

Resultado final



Sem comentários:

Enviar um comentário