quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O que passa com os patinadores chineses?

Olá a todos e obrigada por visitarem o blogue.


A publicação de hoje é inteiramente dedicada ao que se tem passado com patinadores chineses ultimamente. Vamos a isto!

Os patinadores chineses mais proeminentes na categoria masculina nas últimas temporadas têm sido Boyang Jin e Han Yan. 

No final da época 2017/2018 a federação chinesa anunciou oficialmente que Boyang Jin ia passar a ser treinado por Brian Orser. Esta notícia foi recebida com entusiasmo porque Brian Orser é um dos melhores treinadores do mundo e comanda um grupo recheado de grandes nomes (Yuzuru Hanyu, Evgenia Medvedeva, Jason Brown e Gabrielle Daleman são alguns desses patinadores). Boyang Jin tem conseguido excelentes resultados até agora mas ainda tem uma larga margem de progressão. Muita gente pensou imediatamente que Brian Orser seria o treinador ideal para ajudar Boyang a alcançar todo o seu potencial.
Só que já estamos em Agosto e até agora não houve nem sinal de Boyang no grupo de Orser! 
Todos os outros atletas de Orser já foram vistos a trabalhar no clube que ele gere em Toronto (Canadá) com excepção de Boyang. Consta que o atleta está em pleno braço de ferro com a sua própria federação pois prefere ficar com os seus treinadores chineses e não quer mudar-se. Ele tem continuado a trabalhar e até já apresentou o seu novo programa curto num espectáculo que decorreu no Japão no início do mês de Agosto. Podem ver o vídeo em baixo. 
A federação chinesa continua sem emitir um esclarecimento sobre esta situação. 





Quanto a Han Yan a situação é bastante mais complexa. Na temporada passada ele passou por alguns momentos complicados devido a problemas físicos e resultados desapontantes. Primeiro circulou a informação de que Han Yan ia abandonar a patinagem de competição mas a federação chinesa manteve-se em silêncio. Em Junho, o próprio Han Yan revelou que queria continuar a competir, tendo entretanto se mudado para o clube gerido pelos antigos campeões Qing Pang & Jian Tong. No entanto ele apenas foi visto nesse clube a exercer funções de treinador. Pouco depois começaram a circular rumores que a federação chinesa o quis obrigar a mudar-se para a disciplina de dança mas ele recusou. Ao consultar a lista de atletas que fazem parte do programa da selecção chinesa para a temporada 2018/2019 deu para verificar que o nome de Han Yan não aparece sequer nos suplentes. Recentemente Han Yan concedeu uma entrevista e mostrou-se bem ciente dos desafios que vai ter de enfrentar para voltar a poder competir a nível internacional. Uma das consequências da sua exclusão da selecção nacional é que ele apenas poderá participar em pequenas competições locais até conseguir qualificar-se para os campeonatos nacionais. Por isso não será de estranhar que ele não possa competir internacionalmente esta temporada. 


Nota: foto encontrada por pesquisa no google

Na categoria de pares, que é a mais forte neste país oriental, também há novidades.

Recentemente fomos todos surpreendidos pela notícia de que o par Wenjing Sui & Cong Han abdicou da participação no circuito do grande prémio da época 2018/2019. Eles eram os cabeças-de-série no GP de Helsínquia e no GP Troféu NHK mas as duas inscrições foram canceladas. Não consegui encontrar nenhum comunicado oficial em inglês que esclarecesse os detalhes desta decisão. É bem possível que o motivo desta mudança de planos tenha a ver com a recuperação que Wenjing tem estado a fazer. É que a patinadora sofreu uma fractura de estresse num dedo do pé que atirou o par para fora dos mundiais 2018 e, além disso, tem tido problemas nos tornozelos (principalmente no direito). Portanto não é de estranhar que o período de recobro se tenha revelado mais longo do que o inicialmente previsto. 
No entanto, graças à rede social Weibo, surgiram informações credíveis que dão conta que, para além desses problemas, a patinadora partiu o nariz durante uma sessão de treinos no gelo. Foi também referido que a planificação da temporada deste par passou a ter como objectivo regressar à competição internacional nos Campeonatos dos 4 Continentes que se realizarão em 2019. 

Sui & Han


A ausência deste par no circuito do grande prémio não deixa de ser um rude golpe para as aspirações da federação chinesa. Esta categoria é a mais acarinhada na China e Sui & Han formam de longe o seu melhor par. Como este país tem a responsabilidade de organizar os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, é do seu interesse criar as condições para que Sui & Han se assumam como líderes desta disciplina a nível mundial. Neste contexto é compreensível que a federação não insista agora com Sui & Han de modo a proteger a saúde da atleta a longo prazo. Se todos os indícios sobre as lesões de Wenjing Sui se confirmarem, parece-me que esta foi a decisão mais sensata. É que já tivemos bastantes casos de atletas que continuaram a competir apesar das lesões que tinham e depois acabaram por agravá-las. Aliás a própria Wenjing é exemplo disso visto que, no passado, competiu lesionada várias vezes e depois começaram a aparecer notícias sobre as operações e as fracturas de estresse. 

O segundo par chinês mais cotado internacionalmente é composto por Xiaoyu Yu & Hao Zhang. Este par também vai ficar de fora do circuito do grande prémio desta temporada. As repetidas lesões nos pés de Xiaoyu Yu começam a ser alarmantes e desta vez ela teve mesmo de parar. Quanto a Yu & Zhang ainda não há indicação de quando é que eles poderão regressar à competição. 

No início desta temporada era expectável que o par Gao Yumeng & Xie Zhong subisse ao escalão sénior. Eles obtiveram bons resultados enquanto juniores, incluindo a medalha de bronze nos mundiais desse escalão na temporada 2016/2017. Só que este par separou-se e não se sabem quais os motivos. Quando foram divulgadas as listas de inscrições nas provas dos circuito do grande prémio desta temporada foi com enorme surpresa que se viu o nome de Xie Zhong no GP Skate America. A surpresa tem a ver com o facto da sua nova parceira ser Xiangning Li! Ora ela não tem experiência na categoria de pares e costuma competir individualmente. Mas as novidades não se ficaram por aqui porque a federação chinesa confirmou que Xiangning Li vai acumular as duas disciplinas. Esta decisão parece-me arriscada pois esta patinadora é a chinesa mais bem cotada na categoria de Senhoras. Além disso, os responsáveis da federação chinesa praticamente obrigaram Zijun Li a retirar-se precisamente para apoiar Xiangning Li. Como é que Xiangning Li vai aguentar melhorar indivivualmente e na categoria de pares? Boa pergunta…

 Por agora é tudo mas em breve vão ser publicadas mais coisas. Fiquem atentos :)








Sem comentários:

Enviar um comentário