sábado, 6 de outubro de 2018

Open do Japão 2018

A edição de 2018 do Open do Japão teve lugar na cidade de Saitama. A competição decorreu no dia 6 de Outubro. 

Esta competição caracteriza-se por apenas ter duas disciplinas: Senhoras e Homens. Em cada disciplina apenas é patinado o programa livre. Para além dos prémios individuais, há lugar a uma competição por equipas. 

As equipas em prova foram o Japão, América do Norte e Europa.

A equipa do Japão, composta por Shoma Uno, Nobunari Oda, Satoko Miyahara e Kaori Sakamoto, venceu o prémio colectivo com uma nota de 621.91pts.

A equipa da Europa contou com Alina Zagitova, Javier Fernandez, Maria Sotskova e Denis Vasiljevs e colectivamente ficou em segundo lugar com uma nota de 558.14pts.

A equipa da América do Norte teve nas suas fileiras Nathan Chen, Bradie Tennell, Mariah Bell e Jeremy Abbott e terminou na terceira posição com 516.45pts.

Os prémios individuais foram conquistados por Alina Zagitova e Shoma Uno nas suas categorias respectivas. 


Categoria de Senhoras

Alina Zagitova foi ovacionada de pé no final do seu programa depois de uma prestação irrepreensível. Ela esteve sensacional a nível técnico e artisticamente mostrou-se completamente à vontade com a coreografia. Alina conseguiu uma nota de 159.18pts que é a nova melhor marca mundial para um programa livre. Os saltos que a campeã olímpica realizou foram os seguintes: duplo axel, combinação de triplo lutz+triplo toe loop, triplo salchow, duplo axel, combinação de triplo lutz+triplo loop, combinação de triplo flip+duplo toe loop+duplo loop e triplo flip. Todos os piões e a sequência de passos atingiram o nível 4. Na segunda nota, as médias nos segmentos dos componentes balizaram-se entre 9.14 (transições) e 9.43 (interpretação da música).

Na luta entre as japonesas, Kaori Sakamoto levou a melhor sobre Satoko Miyahara. 
Kaori ficou com uma nota de 130.28pts e redimiu-se da sua prestação no Troféu Lombardia. No Open do Japão, Kaori não se livrou de ter três elementos com grau de execução negativo: a combinação inicial de triplo flip+triplo toe loop (a definição de entrada no flip foi feita na aresta errada), combinação de triplo flip+duplo toe loop (a entrada do flip foi novamente incorrecta) e o triplo loop (a terceira rotação não foi cumprida e a recepção foi má). Nos componentes as suas médias fixaram-se entre 7.86 (transições) e 8.36 (perícia).

Quanto a Satoko, a sua pontuação foi de 127.99pts. A elegante patinadora japonesa teve vários saltos punidos com grau de execução negativo: duplo salchow, combinação de triplo lutz+triplo toe loop, o triplo lutz, o triplo flip e a combinação de triplo loop+duplo toe loop+duplo toe loop. Satoko continua a evidenciar problemas em conseguir completar efectivamente a última rotação dos saltos. Talvez com uma melhoria no estado de forma ela seja capaz de corrigir isso durante a temporada. Nos componentes, as suas médias ficaram entre 8.54 (performance) e 8.71 (perícia e composição).

Havia alguma expectativa para ver se Bradie Tennell ia conseguir repetir o mesmo nível de prestação que a levou à conquista do Autumn Classic International. No entanto ela aqui não esteve tão assertiva e correcta nos saltos. Três elementos de saltos foram punidos com grau de execução negativo e o último pião também perdeu pontos no valor base. 

Videos

Alina Zagitova

Kaori Sakamoto

Satoko Miyahara


Categoria de Homens

Shoma Uno venceu à vontade com uma nota de 186.69pts. O início do esquema foi atribulado com problemas no quádruplo salchow (má recepção e falta de cerca de 1/4 de volta na última rotação) e no quádruplo flip (última rotação incompleta e queda) que resultaram na aplicação de grau de execução negativo. Ele manteve a concentração e avançou para um bom programa em que se destacaram a combinação de quádruplo toe loop+duplo toe loop, o triplo axel e a combinação de triplo axel+Euler+triplo flip. Nos segmentos dos componentes ele ficou com médias entre 8.79 (performance) e 9.11 (perícia e composição). Shoma segue imbatível nesta temporada.

Nobunari Oda já não compete internacionalmente e é uma pena pois a sua qualidade mantém-se intacta. Ele ficou em segundo na categoria masculina com uma nota de 176.95pts. A combinação inicial de quádruplo toe loop+triplo toe loop foi impecável e entusiasmou o público. A combinação de triplo axel+Euler+triplo salchow também foi muito bem executada. Nobunari apresentou ainda um triplo axel, um triplo lutz, um triplo loop, uma combinação de triplo flip+triplo toe loop e um duplo axel. Claro que faltaram transições e ele esteve um pouco lento em alguns momentos mas o programa foi giríssimo. Nos componentes as médias ficaram entre 7.79 (transições) e 8.75 (performance).

Finalmente tivemos a oportunidade de ver Javier Fernandez a competir novamente. Ele terminou na terceira posição depois de garantir 157.86pts no seu programa. Houve dois elementos punidos com grau de execução negativo: a combinação de triplo axel+triplo toe loop e o triplo lutz. Também podia ter sido marcado grau de execução negativo no quádruplo toe loop inicial mas a maioria dos juízes foi benevolente. Ele cometeu outro erro ao transformar o que era suposto ser um triplo axel num salto simples. Esta será provavelmente a derradeira temporada competitiva do grande patinador espanhol e o principal objectivo dele é despedir-se com uma vitória nos campeonatos da Europa. Ele não tem treinado a tempo inteiro e por isso não me parece que estes erros comprometam os seus objectivos para os Europeus. Ainda tem tempo para melhorar a forma física visto que Javier abdicou do circuito do grande prémio.

O campeão mundial Nathan Chen (Estados Unidos) esteve longe do seu melhor e terminou em quarto lugar com uma nota de 144.96pts. Dois saltos incompletos e três quedas acabaram com as suas aspirações nesta competição. Só espero que ele não tenha ficado lesionado. 


Videos

Shoma Uno

Nobunari Oda


Javier Fernandez

Nathan Chen

Deniss Vasiljevs

Sem comentários:

Enviar um comentário