domingo, 21 de outubro de 2018

Skate America 2018 - Pares


Olá a todos e bem-vindos ao blogue.

Esta publicação é dedicada à categoria de pares no Skate America 2018 que foi a primeira a ficar concluída neste grande prémio. 

Resultado final



Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov da Rússia entraram na competição como favoritos à conquista da medalha de ouro. Esta foi a segunda competição internacional em que eles participaram esta temporada. Evgenia e Vladimir venceram o Troféu Finlândia no início do mês de Outubro e agora saíram vitoriosos no Skate America.

Eles começaram a sua participação no Skate America com 71.24pts no programa curto. Na Finlândia, Evgenia e Vladimir tinham conseguido 73.27pts. 
O triplo twist de nível 4 foi o elemento estrela neste programa e conseguiu uma maioria de +4 no grau de execução, tendo ficado com 8.31pts. A excelente figura de elevação (6.48pts) e a espiral da morte exterior para trás (6.24pts) também cumpriram os requisitos exigidos para o nível 4 e conseguiram bons graus de execução. O pião em paralelo de nível 4 ficou com 4.10pts mas podia ter sido melhor em termos de execução, essencialmente por parte de Vladimir. 
A sequência de passos foi de nível 3 e recebeu 3.82pts. Os juízes estiveram divididos quanto à aplicação do grau de execução: a juíza alemã aplicou 0 enquanto o juiz italiano marcou +4. A maioria dos juízes aplicou +1. Eu concordo com a aplicação de 0 ou +1 visto que Evgenia teve alguns ligeiros desequilíbrios durante a sequência de passos aquando da variação de arestas. 
Os erros mais graves ocorreram no salto lançado e no salto lado-a-lado. 
O salto lado-a-lado foi o triplo toe loop. Do valor base de 3.15pts foram retirados 0.86pts devido à marcação de grau de execução negativo. No salto feito por Evgenia faltou cerca de 1/4 de volta na última rotação. Além disso, o eixo de rotação de Evgenia estava inclinado durante o voo e a recepção foi má porque ela necessitou de colocar as duas mãos na pista para se equilibrar. A juíza polaca e o juiz italiano marcaram -1 no grau de execução mas a ISU recomenda que em casos destes seja marcado -2 ou -3. A juíza da Rep. Checa exagerou ao marcar -5. Eu penso que o adequado teria sido marcar -3, até porque o salto de Evgenia acumulou erros mas não foi equivalente a queda. Quatro dos juízes do painel marcaram precisamente -3. 
O salto lançado foi o triplo loop que ficou com 5.43pts. A recepção do salto não foi perfeita mas o salto garantiu grau de execução positivo. A ISU recomenda que seja aplicado -1 a -3 quando a posição da recepção não seja boa. Neste caso parece-me que seria de aplicar o -1 porque temos de conjugar esta situação com os restantes critérios como a extensão, altura e posição do corpo durante o voo. Os juízes da China e da Rep. Checa marcaram 0 mas só o dos Estados Unidos é que marcou -2. Apesar de haver alguma discrepância, as notas destes três juízes no salto lançado são compreensíveis. O mesmo não se pode dizer do restante painel que marcou +1 ou +2... 
Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, as médias apuradas foram as seguintes: 8.68 na perícia, 8.57 nas transições, 8.64 na performance, 8.71 na composição e 8.61 na interpretação da música. O juiz russo entusiasmou-se um bocadinho e foi o único a atribuir-lhe notas acima de 9.00 na composição e interpretação da música. O juiz russo marcou-lhes 9.50 na composição e 9.25 na interpretação da música. Lamento mas não me parece correcto. A coreografia é banal e o programa não tem grande história. Além disso, Vladimir parece ainda não estar à vontade com a interpretação. Há muito trabalho a fazer para melhorar o lado artístico deste programa. 
Mesmo assim não há dúvidas que eles ficaram à frente no programa curto com justiça. 

Vídeo do programa curto

Evgenia e Vladimir também ficaram à frente no programa livre com uma nota de 133.61pts. 
Apesar de terem ocorrido alguns erros, a sua vitória foi justa. 
Em termos de impressão geral do programa, tanto a coreografia como a interpretação resultam muito melhor no livre do que no curto. A escolha musical parece muito mais adequada ao estilo natural de patinagem deste par. Os dois atletas parecem mais à vontade neste estilo e o impacto do programa é muito mais significativo. A minha única crítica à composição do programa tem a ver com a escolha da música para os momentos iniciais do esquema. É que a música só começa a sério depois da realização do salchow lado-a-lado. Até esse momento apenas se ouvem notas no piano muito espaçadas entre si, havendo momentos de silencio. Isto pisa o risco das regras para as músicas que podem ser usadas em programas de competição. 
Os elementos punidos com grau de execução negativo foram o salchow lado-a-lado e o triplo lutz lançado. 
No salto isolado lado-a-lado, era suposto que os patinadores tivessem efectuado um triplo salchow mas Evgenia desmanchou o salto. O salchow de Evgenia foi classificado como duplo embora penalizado com a marcação do sinal >>. Ela apenas fez uma volta e meia no ar. Apesar de Vladimir ter feito um bom triplo salchow, as regras ditam que o valor base a aplicar será sempre pelo menor. Como Evgenia apenas fez uma volta e meia, o valor base do salchow ficou-se por 0.40pts. A maioria do painel de juízes aplicou -4 no grau de execução conforme mandam as regras e o salchow lado-a-lado apenas obteve 0.23pts. 
Quanto ao triplo lutz lançado, o elemento perdeu 1.36pts do valor base de 5.30pts porque a recepção de Evgenia não foi boa. 
O triplo loop lançado conseguiu grau de execução positivo mas fiquei com algumas dúvidas sobre isso visto que a patinadora teve alguma dificuldade em segurar a saída. A ISU recomenda que para casos destes possa ser aplicado entre -1 e -3. Devido à conjugação de critérios, o 0 ou o -1 seria o adequado. Portanto, o elemento deveria ter ficado somente com o valor base ou ligeiramente penalizado com -1. Só o juiz da China aplicou -1 enquanto o restante painel marcou +1 e +2. 
O triplo twist de nível 4 foi o elemento estrela e conseguiu 8.40pts. 
A combinação de triplo toe loop+duplo toe loop+duplo toe loop recebeu 7.94pts. A sequência coreográfica obteve 4.07pts. A terceira figura de elevação (6.04pts) foi excelente mas apenas chegou para o nível 3 assim como a espiral da morte interior para a frente (4.70pts). As outras duas figuras de elevação (total de 17.30pts) e o pião (5.59pts) alcançaram o nível 4. 
Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas fixaram-se em 8.68 na perícia, 8.61 nas transições, 8.68 na performance, 8.82 na composição e 8.71 na interpretação da música. 
Acredito que á medida que o programa tenha mais rodagem, que as notas nos segmentos dos componentes aumentem e cheguem aos 9.00.

Vídeo do programa livre

A situação da equipa técnica de Evgenia e Vladimir continua a levantar algumas questões. Maxim Trankov aparece listado como treinador principal, tendo Nina Mozer e Robin Szolkowy como coadjuvantes. Quem acompanha a modalidade mais de perto sabe que há já algum tempo que Nina Mozer estará a fazer uma pausa na carreira e por isso é que Maxim começou a trabalhar mais a sério com este par. No Skate America, Maxim é que esteve sempre a acompanhar Evgenia e Vladimir. No entanto, Nina Mozer esteve em Everett durante a competição a acompanhar outro par! Nina Mozer tem estado a auxiliar Ashley Cain & Timothy LeDuc (Estados Unidos) e esteve a acompanhá-los nos bastidores. Nina Mozer também já tinha sido vista a acompanhar Natalia Zabiiako & Alexander Enbert no Troféu Lombardia. Algo nesta história está mal contada…

Nina Mozer com Cain & LeDuc nos bastidores do GP Skate America


A medalha de prata no Skate America foi conquistada por Alisa Efimova & Alexander Korovin. Esta temporada eles já venceram o Troféu Nebelhorn e agora conseguiram mais um excelente resultado. Eu acompanho a evolução deste par à cerca de 4 anos e é com satisfação que vejo que federação russa começou finalmente a dar asas a Alisa e Alexander, para que eles possam competir internacionalmente com mais regularidade e em provas mais prestigiadas. 

No programa curto, Alisa e Alexander terminaram na segunda posição depois de obterem uma nota de 62.38pts. Durante o programa notou-se que eles ainda precisam de mais rodagem e experiência. 
Tecnicamente o destaque recaiu no triplo twist de nível 3 (7.08pts) e no triplo loop lançado (6.43pts). A figura de elevação (6.05pts) e a sequência de passos (4.85pts) cumpriram os requisitos exigidos para o nível 4. A espiral da morte exterior para trás ficou com o nível 3 e recebeu 5.28pts. 
Alisa e Alexander cometeram dois erros graves. No triplo salchow lado-a-lado (1.84pts), Alisa fechou muito a curva na entrada para o salto e isso perturbou o resto do elemento. Ela não conseguiu tanta elevação como é habitual e a recepção foi má, tendo a patinadora colocado as mãos na pista para se equilibrar. Além disso, Alisa não cumpriu efectivamente a última rotação do salchow. Quatro juízes aplicaram -5 no grau de execução e isso foi um bocado exagerado. A ISU recomenda a aplicação de -2 a -3 para quando falte cerca de 1/4 de volta e também para quando a recepção seja má. Com a conjugação de factores nos critérios seria lógica a aplicação do -3 mas apenas a juíza da Alemanha marcou esse grau de execução. Os juízes da China, dos Estados Unidos e da Itália marcaram -4 que também é aceitável por causa da conjugação de critérios. 
No pião lado-a-lado, Alexander falhou uma das posições e isso afectou não só o grau de execução como também o nível do elemento. O pião acabou com 1.24pts depois de ter sido bem punido com grau de execução negativo e apenas serviu para o nível 2. 
Em termos de componentes, as médias apuradas foram as seguintes: 7.46 na perícia, 7.29 nas transições, 7.32 na performance, 7.36 na composição e 7.57 na interpretação da música. 

Vídeo do programa curto

No programa livre Alisa e Alexander ficaram na terceira posição com 116.60pts. 
Os saltos lado-a-lado não saíram bem e foram os únicos elementos punidos com grau de execução negativo. Como salto isolado, Alisa e Alexander quiseram jogar pelo seguro e fizeram apenas um duplo axel. A estratégia correu mal e ambos os patinadores cometeram erros. O axel foi marcado com o sinal "<<", o que significa que foi avaliado não como duplo mas como simples. O valor base foi reduzido para 1.10 e penalizado em 0.52 por causa do grau de execução negativo. 
A combinação de saltos prevista era de triplo salchow+euler+duplo toe loop mas Alisa caiu na recepção do salchow. Na prática eles ficaram sem combinação e perderam imensos pontos por causa disso. Para além de ter sido marcado -5 em toda a linha, foi ainda aplicada uma dedução automática de um ponto por causa da queda. 
O triplo twist (7.33pts) e a espiral da morte interior para a frente (4.20pts) foram classificados com o nível 3. Todas as figuras de elevação (total de 21.97pts) e o pião (5.27pts) alcançaram o nível 4. 
No que diz respeito às notas, eu penso que a última figura de elevação devia ter sido punida com grau de execução negativo devido à instabilidade durante o elemento. Dois juízes marcaram -1 enquanto quatro juízes marcaram 0. O 0 até se compreende por causa da conjugação de critérios. Só não percebo por que é que três juízes marcaram grau de execução positivo. 
A sequência coreográfica obteve 4.07pts. 
Na segunda nota, as médias apuradas nos segmentos foram de 7.54 na perícia, 7.46 nas transições, 7.46 na performance, 7.61 na composição e 7.57 na interpretação da música. Acho que eles mereciam um pouquinho mais na composição e na interpretação da música. A coreografia tem diversos detalhes que exploram bem o tema. 

No geral gostaria de destacar o facto deste par estar a mostrar uma identidade própria em vez de tentar copiar outros. É um sinal muito positivo. 


Video do programa livre de Alisa e Alexander 

Por falar em identidade própria… Ashley Cain & Timothy LeDuc estão com as garras de fora para se tornarem os líderes da disciplina nos Estados Unidos e arriscaram a nível técnico. Esta temporada, Ashley e Timothy já venceram duas competições do circuito Challenger Series: US Classic e o Troféu Ondrej Nepela. No Skate America eles conseguiram a medalha de bronze com todo o mérito. Esta é a sua primeira medalha numa prova do circuito do grande prémio sénior. 
De momento, Ashley e Timothy estão a ser treinados pelos pais da patinadora e recebem auxílio de Nina Mozer e Vladislav Zhovnirski. 

O programa curto foi atribulado mas chegou para uma nota de 57.72pts. 
O primeiro erro significativo aconteceu no triplo twist de nível 1 logo no início do esquema. A patinadora fez a recepção do elemento com os dois pés e a ISU recomenda que seja aplicado -2 ou -3 no grau de execução nessa situação. No entanto, apenas quatro juízes do painel respeitaram a recomendação da ISU e aplicaram -2 no grau de execução. A juíza da Rep. Checa ignorou as regras e aplicou +2 enquanto o juiz italiano aplicou +1. A juíza alemã foi mais longe e marcou -4 e isso foi severo demais. 
Como salto lado-a-lado, Ashley e Timothy arriscaram um triplo loop e Timothy caiu na recepção. A queda fez com que fosse automaticamente aplicada uma dedução de um ponto. No grau de execução teve de ser aplicado o -5 mas o juiz dos Estados Unidos marcou -4. As regras são claríssimas: uma queda leva SEMPRE à aplicação de -5 no grau de execução do elemento. 
No triplo lutz lançado a patinadora teve dificuldade em segurar a saída e o elemento acabou por ser penalizado em sede de grau de execução. O triplo lutz lançado perdeu 1.59pts do valor base de 5.30pts. 
A figura de elevação (5.32pts), a sequência de passos (4.85pts) e o pião (4.00pts) cumpriram os critérios estabelecidos para o nível 4. O pião foi muito original principalmente pela exibição de flexibilidade por parte dos dois atletas. A dificuldade do pião também foi bastante elevada. É verdade que a execução do pião podia ter sido melhor mas é de louvar que eles tenham arriscado. A espiral da morte exterior para trás foi de nível 3 e recebeu 4.61pts. 
Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, as médias apuradas foram de 7.36 na perícia, 7.39 nas transições, 7.29 na performance, 7.57 na composição e 7.64 na interpretação. 
Este programa tem imenso potencial. Só é preciso que eles consigam controlar melhor a sua energia para evitar pequenas dessincronizações durante todo o esquema e, claro está, acertar em todos os elementos técnicos. 
É de salientar que apesar dos erros logo no início do programa eles não baixaram os braços e continuaram a lutar até ao fim.


Programa curto de Ashley & Timothy

Ashley e Timothy ficaram com uma nota de 117.34pts no programa livre que os colocou na segunda posição nessa fase da competição. 
O triplo twist voltou a ser de nível 1 e foi penalizado com grau de execução negativo. A longa preparação e o facto de Timothy só ter apanhado Ashley muito em baixo foram os principais motivos para a penalização. 
O salto isolado lado-a-lado foi o triplo loop que perdeu 0.42 do valor base de 3.68pts porque no salto da patinadora faltou cerca de 1/4 de volta na última rotação. 
Na combinação de saltos lado-a-lado era suposto que eles tivessem efectuado triplo salchow+duplo toe loop+duplo loop. Timothy realizou os três saltos mas Ashley não conseguiu terminar a combinação. Esse foi o principal motivo pelo qual a combinação acabou punida com grau de execução negativo. 
A primeira figura de elevação de nível 3 ficou meramente com o valor base de 6.60pts. Houve alguma instabilidade na realização da figura que podia perfeitamente ter levado a uma ligeira penalização no grau de execução. Aliás, três juízes no painel chegaram mesmo a aplicar grau de execução entre -1 e -2 nesse elemento. As outras duas figuras de elevação atingiram o nível 4 e totalizaram 12.71pts. A espiral da morte interior para a frente foi de nível 3 e rendeu-lhes 3.95pts. O pião de par permitiu-lhes garantir mais 5.08pts e alcançou o nível 4. 
Os saltos lançados foram o triplo lutz e o triplo salchow. O lutz foi um dos elementos mais bem executados no esquema e obteve 6.74pts. O salchow conseguiu grau de execução positivo mas foi por pouco. A recepção de Ashley não foi boa e devia ter sido marcado grau de execução negativo de pelo menos -1. Apenas a juíza da Geórgia aplicou o grau -1. Três juízes marcaram 0 e os restantes deram grau de execução positivo...
A sequência coreográfica ficou com 4.07pts. 
Na segunda nota, este par ficou com médias de 7.71 na perícia, 7.64 nas transições, 7.75 na performance, 7.79 na composição e 7.71 na interpretação da música. 


Vídeo do programa livre

Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim terminaram o Skate America em quarto lugar e comprometeram seriamente as suas aspirações de se qualificarem para a final. 
Neste momento começa a ser duvidoso que eles mantenham a condição de líderes da categoria na selecção dos Estados Unidos mas eles declararam à imprensa que estão focados no objectivo a longo prazo em vez que quererem resultados imediatos.
Durante a competição foi anunciado que eles chegaram ao Skate America sem treinador. 
Na temporada passada, Alexa e Chris abandonaram a sua treinadora de longa data Delilah Sappenfield e juntaram-se a Aljona Savchenko de forma surpreendente. Alexa e Chris arriscaram muito porque Aljona não tem experiência como treinadora de topo e além disso tem outros compromissos. Aljona continua a patinar em espectáculos juntamente com Bruno Massot e por isso tem de viajar bastante. 
As coisas não resultaram e consta que a ruptura com Aljona ocorreu na véspera do GP Skate America depois de uma grande discussão.
Alexa e Chris vão agora para Chicago para tentar reorganizar a sua carreira e encontrar uma nova equipa técnica. 

O par alemão composto por Annika Hocke & Ruben Blommaert está longe da sua melhor forma e isso notou-se bastante nesta competição. 
No entanto convém esclarecer que Ruben esteve lesionado e só conseguia andar com o apoio de muletas. O regresso ao gelo ocorreu há pouco tempo. Temos de ter paciência com eles. 
Os seus compatriotas Minerva Fabienne Hase & Nolan Seegert tiveram um bom resultado no programa curto com um terceiro lugar. Infelizmente eles acusaram a pressão no livre e desceram para a quinta posição. 

Quem deu nas vistas demonstrando potencial para o futuro foram os estadunidenses Nica Digerness & Danny Neudecker que são treinados por Delilah Sappenfield. 

Por agora é tudo.

Até à próxima! 








Sem comentários:

Enviar um comentário