terça-feira, 23 de outubro de 2018

Skate America 2018 - Senhoras


Olá a todos e bem-vindos ao blogue :)

O GP Skate America 2018 terminou no dia 21-10-2018 e o programa livre feminino foi a última disciplina a ficar concluída. 
Esta publicação é dedicada precisamente à categoria de Senhoras.

Resultado final


Esta competição ficou marcada pelo excelente desempenho das três primeiras classificadas. 
Satoko Miyahara, Kaori Sakamoto e Sofia Samodurova brilharam tanto no programa curto como no livre e fizeram programas bastante bons em termos técnicos e artísticos. 

Satoko Miyahara deslumbrou nas duas fases da competição e venceu o Skate America pelo segundo ano consecutivo. 
Satoko patinou num excelente estado de forma. A atleta japonesa mostrou estar completamente à vontade com as duas coreografias e a sua maturidade e elegância não deixaram ninguém indiferente. A velocidade em pista foi excelente e esta temporada nota-se a inclusão de mais transições nos seus programas e isso valoriza a nota dos componentes. A qualidade base de patinagem também está mais aprimorada e o deslizar dela foi muito suave. Outra melhoria face a programas anteriores tem a ver com os saltos. Desta vez ela conseguiu completar a rotação em todos os saltos. 
No programa curto Satoko ficou com uma nota de 73.86pts, tendo todos os elementos técnicos beneficiado de grau de execução positivo. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 8.64 na perícia, 8.39 nas transições, 8.64 na performance, 8.64 na composição e 8.75 na interpretação da música. Quanto a saltos, Satoko realizou uma combinação de triplo lutz+triplo toe loop, um duplo axel e um triplo flip. 
No que diz respeito ao triplo flip, eu penso que devia ter sido aplicado grau de execução negativo porque o controlador técnico marcou o símbolo "!" devido ao facto da aresta de entrada não ter sido definida de forma clara como mandam as regras. A ISU recomenda que para estes casos seja aplicado grau de execução negativo entre -1 a -3. Como o resto do salto foi correcto, o painel de juízes devia ter optado pelo -1. No entanto apenas dois juízes marcaram -1 no grau de execução do flip. Quatro juízes marcaram 0 e três juízes atribuíram grau de execução positivo entre +1 e +2. 
Os piões e a sequência de passos cumpriram todos os requisitos para o nível 4. 

Satoko Miyahara


Satoko ficou com uma nota de 145.85pts no programa livre. A coreografia deste programa foi feita por Tom Dickson e assenta-lhe que nem uma luva. Tanto a coreografia como a interpretação foram muito sofisticadas e refinadas. Isso reflectiu-se nas boas médias que ela obteve na nota dos componentes: 8.93 na perícia, 8.64 nas transições, 8.96 na performance, 8.86 na composição e 8.89 na interpretação da música. O juiz n.º 5 atribuiu-lhe notas entre 9.00 e 9.50 em todos os segmentos. 
Todos os elementos técnicos conseguiram grau de execução positivo. A sua nota técnica de partida foi de 61.91pts e foi melhorada para 75.00pts. O plano de saltos foi o seguinte: triplo salchow, combinação de triplo lutz+triplo toe loop, triplo loop, triplo lutz, combinação de duplo axel+triplo toe loop, combinação de triplo flip+duplo toe loop+duplo loop e duplo axel. Tal como aconteceu no curto, o flip foi sinalizado com o símbolo "!" que significa que a aresta da lâmina do patim não foi marcada de forma clara como mandam as regras. Só por isso devia ter sido aplicado grau de execução negativo entre -1 a -3. Devido à conjugação de critérios, podia ter sido aplicado -1 ou então 0. Nenhum juiz aplicou -1 e três juízes aplicaram 0 enquanto os restantes optaram por grau de execução positivo. 
Os piões e a sequência de passos atingiram o nível 4. 

Satoko Miyahara

Depois da competição, Satoko confirmou à imprensa que tem trabalhado muito fora das pistas de gelo para melhorar a sua condição física. Ela tem estado a fazer trabalho específico no ginásio para fortalecer as pernas. O objectivo é alcançar mais potência nos saltos. Visto que ela conseguiu realizar os saltos todos nesta prova sem problemas de falta de rotação, é caso para dizer que este trabalho já está a dar frutos.

Satoko confirmou também que mudou o seu regime alimentar. Isto já tinha sido referido na imprensa japonesa mas agora foi confirmado internacionalmente. A atleta japonesa estava com um peso abaixo do recomendado e, para salvaguardar a sua saúde, consultou um nutricionista. Agora ela anda sempre com um saquinho com petiscos para comer muitas vezes durante o dia de forma espaçada.  

Com a vitória no Skate America, Satoko Miyahara está a um passo de qualificar-se para a grande final que vai decorrer em Dezembro.
A próxima competição de Satoko no circuito do grande prémio é o Troféu NHK. 

Kaori Sakamoto está em clara ascensão e arrecadou a medalha de prata no Skate America com duas prestações impecáveis. Na temporada passada ela também ficou com a medalha de prata no Skate America. 
Esta temporada a japonesa ficou na quarta posição no Troféu Lombardia e o segundo lugar no Open do Japão. Este resultado no Skate America foi o seu melhor da época até agora. 

Kaori conseguiu uma nota de 71.29pts, tendo os elementos técnicos obtido grau de execução positivo. Os saltos que ela efectuou foram a combinação de triplo flip+triplo toe loop, o duplo axel e triplo loop. 
O triplo loop foi maravilhoso. O juiz do Japão aplicou o grau máximo na execução que é o +5. Os juízes da França e da Itália marcaram +4. Os restantes juízes optaram entre +2 e +3. A entrada para o triplo loop foi difícil e original, o voo foi bom assim como a extensão e a altura. A posição do corpo durante o voo e a recepção também foram boas. Este salto tinha merecido receber pelo menos +4 por parte de todos os juízes pois os critérios estabelecidos pela ISU foram praticamente todos preenchidos. 
O pião camel com entrada saltada e a sequência de passos foram de nível 3. Os outros piões foram de nível 4. 
No que diz respeito aos componentes, o juiz da Ucrânia foi o mais generoso e marcou notas entre 8.75 e 9.25 nos segmentos. E de facto a composição, interpretação e performance foram muitíssimo boas. O segmento mais modesto foi claramente o das transições. As médias finais fixaram-se em 8.32 na perícia, 8.14 nas transições, 8.46 na performance, 8.32 na composição e 8.46 na interpretação da música.

Kaori Sakamoto

No programa livre de Kaori obteve 142.61pts. Kaori brilhou nesta fantástica coreografia da responsabilidade de Benoit Richaud. 
O plano de salto que ela apresentou foi uma combinação de triplo flip+triplo toe loop, duplo axel, triplo lutz, triplo salchow, combinação de duplo axel+triplo toe loop+duplo toe loop, combinação de triplo flip+duplo toe loop e triplo loop. 
O único salto punido com grau de execução negativo foi o triplo lutz essencialmente porque a definição da aresta na entrada no salto não foi realizada de forma clara. 
Todos os piões foram classificados com o nível 4 e o mesmo aconteceu com a sequência de passos. 
Alguns dos meus momentos favoritos nesta prestação foram a variação de aresta após a recepção da combinação de triplo flip+triplo toe loop, a entrada difícil no duplo axel e a sequência de passos. 
Na segunda nota as médias apuradas nos segmentos dos componentes foram de 8.39 na perícia, 8.11 nas transições, 8.54 na performance, 8.46 na composição e 8.50 na interpretação da música. 
No segmento das transições houve algumas discrepâncias entre os juízes e as notas flutuaram entre 7.50 e 9.00. Eu penso que o 9.00 é exagerado. Olhando para as regras, 7.75 e 8.00 seriam os mais adequados. No que diz respeito ao segmento da performance, o juiz ucraniano foi demasiado severo e apenas marcou 7.75. 

Brevemente poderemos ver Kaori a competir internacionalmente no GP de Helsínquia. 


Kaori Sakamoto

Sofia Samodurova estreou-se no circuito do grande prémio sénior com um excelente resultado no Skate America. A jovem russa de 16 anos ganhou a medalha de bronze e ficou muito contente. 
Ninguém estava à espera que Sofia ficasse no pódio. Mas mais do que o resultado, o que impressionou foi a forma como ela patinou tanto no curto como no livre. 

Sofia foi a primeira atleta a patinar no programa curto. Essa é sempre uma posição ingrata porque normalmente os juízes têm tendência para "guardar" as notas. 
O programa foi executado de forma correcta e conseguiu 64.41pts. Todos os elementos técnicos obtiveram grau de execução positivo. Os saltos efectuados por Sofia foram uma combinação de triplo flip+triplo toe loop, triplo loop e duplo axel. Anne G. Shean dos Estados Unidos foi a única pessoa no painel de juízes que marcou -2 na combinação de saltos ou em qualquer outro elemento. Esta decisão foi surpreendente e incompreensível. 
Todos os piões cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. 
Quanto aos componentes, a sua nota podia ter sido bem melhor não fosse o facto de ela ter sido a primeira a patinar. As médias finais foram de 7.14 na perícia, 7.00 nas transições, 7.25 na performance, 7.18 na composição e 7.18 na interpretação da música. O painel de juízes esteve dividido quanto às notas a atribuir a Sofia nos segmentos dos componentes e verificaram-se algumas discrepâncias. Por exemplo, no segmento de composição as notas oscilaram entre 6.25 e 8.00! Os juízes da Coreia da Sul e da França foram os mais severos nos segmentos dos componentes ao marcarem notas entre 6.25 e 6.75. 

Sofia Samodurova

Sofia foi recompensada com 134.29pts no programa livre. Ela esteve muito bem e contagiou o público com a sua energia. O programa livre coreografado por Ilya Averbukh realçou as suas qualidades e mostrou que ela sabe conjugar a parte técnica com a artística. 
A jovem russa não se deixou afectar pela pressão e atacou o programa do início ao fim demonstrando uma boa atitude competitiva.

A nota técnica de partida foi de 61.11pts e ela conseguiu melhora-la para 72.07pts, graças aos graus de execução positivos amealhados em todos os elementos. Os saltos que ela apresentou foram os seguintes: combinação de triplo flip+triplo toe loop, triplo lutz, triplo loop, triplo salchow, combinação de duplo axel+triplo toe loop, triplo flip e combinação de duplo axel+duplo toe loop+duplo loop. A sequência de passos foi de nível 3 e todos os piões alcançaram o nível 4. 
A minha única critica ao ajuizamento tem a ver com o triplo flip isolado pois o controlador técnico deu o alerta com o símbolo "!", por causa da falta de clareza da aresta na definição de entrada do salto, e o elemento ficou à mesma com grau de execução positivo. Devia ter sido aplicado o grau -1. Em alternativa era aceitável a aplicação do grau 0 por causa da conjugação de critérios. Quatro juízes marcaram precisamente 0 no grau de execução. Os restantes deram grau de execução positivo entre +1 e +2.
No que diz respeito à segunda nota, Sofia ficou com médias de 7.71 na perícia, 7.46 nas transições, 7.96 na performance, 7.86 na composição e 7.89 na interpretação da música. Desta vez o painel foi bem mais consistente na atribuição das notas. 
Em termos de componentes, o segmento mais débil é o das transições. 

No geral gostaria que Sofia pudesse acrescentar mais transições ao programa livre e diminuir o tempo de preparação na maioria dos saltos. Vamos ver se no futuro serão acrescentados mais pormenores.

Em declarações à imprensa, Sofia disse que ficou surpreendida com o seu resultado e ficou muito feliz. Sofia também referiu que para ela a competição mais difícil da temporada será o campeonato nacional russo. 

Sofia Samodurova 

Bradie Tennell estava a jogar em casa e era uma das favoritas a vencer. Esta temporada ela já fez um brilharete no Autumn Classic International, onde ficou com a medalha de ouro e bateu Evgenia Medvedeva. Desta vez as coisas não lhe correram tão bem muito por causa da pressão e da expectativa em torno dela. 

No programa curto ela ficou-se pelo quinto lugar. Ela cometeu um erro grave na combinação ao fazer um triplo lutz+loop simples em vez de triplo+triplo conforme estava previsto. No curto as regras não permitem que seja feito um salto simples e ditam que seja marcado -5 no grau de execução em consequência. Foi precisamente o que aconteceu. 
Outro erro notório foi a indefinição da aresta na entrada do triplo flip que foi óbvia e devia ter sido punida com grau de execução negativo. Esse erro não escapou ao controlador técnico que alertou para esse facto com o símbolo "!" mas três juízes marcaram grau de execução positivo à mesma. 

No programa livre Bradie teve vários problemas nos saltos devido a falta de rotação. Três elementos de salto foram mesmo punidos com grau de execução negativo. O triplo flip escapou à punição no grau de execução mas também devia ter sido penalizado por causa da indefinição na aresta na entrada do salto. 

Bradie estava nervosa no curto e no livre e isso transpareceu durante a sua prestação. Infelizmente os programas não tiveram o mesmo impacto artístico do que no Autumn Classic International. 
Espero que Bradie dê a volta a esta situação para se apresentar melhor nos próximos eventos.

Marin Honda do Japão tem uma técnica base de sonho no que diz respeito ao deslizar. A qualidade no deslizar é mesmo estupenda. Artisticamente ela é das patinadoras mais interessantes em todo o mundo. No entanto as coisas precisam de melhorar bastante no que diz respeito aos saltos pois quase todos apresentaram problemas. Vários saltos foram incompletos e a aresta na definição de entrada não foi clara nos dois flips que ela tentou no livre. O pião camel com entrada saltada no livre foi apenas de nível 2 e isso também não ajudou na nota técnica.
É de salientar que no programa curto Marin foi pouco ambiciosa na combinação e realizou um triplo loop+triplo toe loop. 

Depois da prova Marin confessou à imprensa que se tinha magoado num tornozelo durante uma sessão de treinos. Espero que ela se cure dessa lesão rapidamente. 

Marin Honda

Quanto a Polina Tsurskaya e Starr Andrews infelizmente as coisas não correram de feição. Ambas ficaram bastante desapontadas com as suas provas. 

A belga Loena Hendrickx tinha algumas expectativas para esta competição mas no programa curto não foi além da 10.ª posição. Loena acabou por desistir no dia do programa livre alegando que estava doente.

Elena Radionova estava inscrita no Skate America mas desistiu com alguma antecedência. Elena não está em boa forma e consta que se lesionou nas costas.

Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue. 

Até breve! 













Sem comentários:

Enviar um comentário