quinta-feira, 4 de outubro de 2018

CS Troféu Nebelhorn 2018 - Alina Zagitova

A 50.ª edição do prestigiado Troféu Nebelhorn decorreu em Obersdorf (Alemanha) entre os dias 26 e 29 de Setembro de 2018. Esta competição faz parte do circuito Challenger Series 2018/2019. 

A campeã olímpica Alina Zagitova foi a grande estrela desta competição e colocou a fasquia bem alta para o resto da temporada. 

Curiosamente não estava previsto que Alina competisse nesta prova. Ela estava inscrita no Troféu Ondrej Nepela que decorreu na Eslováquia na passada semana. No entanto, a inscrição teve de ser cancelada mesmo em cima da hora porque Alina não conseguiu sair da Rússia. Tudo isso aconteceu porque houve um problema burocrático - Alina só tem 16 anos e por isso apenas pode viajar para fora do país com autorização da família. O documento de autorização que ela tinha já estava expirado e não foi possível apresentar um novo em tempo útil para ela ir para a Eslováquia. 
Rapidamente foi encontrada uma solução: a federação russa inscreveu Alina no Troféu Nebelhorn (Alemanha) mesmo no limite.

Alina não se deixou afectar por nada disto e apresentou-se em Obersdorf com tranquilidade. Embora a júnior Alexandra Trusova, que é sua colega de treino, mantenha os recordes de nota técnica mais elevada quer no programa curto quer no livre nesta temporada, Alina tem totais melhores. Alina é a actual detentora da melhor nota no programa curto com 79.93pts, no programa livre com 158.50pts e no total combinado com 238.43pts. 

Vamos então dissecar as notas que Alina recebeu aqui.

No programa curto Alina convenceu com uma prestação muito sólida.

O primeiro elemento de salto foi a combinação em que Alina apresentou triplo lutz+triplo loop. Esta combinação de saltos é uma espécie de imagem de marca desta atleta. Ela mostrou-se à vontade na execução. O valor base desta combinação é de 10.80pts e, graças aos graus de execução positivos acumulados, ela conseguiu ficar com 12.81pts. Na combinação, três juízes do painel marcaram +3 no grau de execução e outros três marcaram +4. A mim parece-me que estavam preenchidos critérios suficientes para a aplicação do grau +4 mas o mais +3 também se aceita se aplicarmos uma interpretação mais restritiva das regras. No entanto, a juíza Nicole Leblanc-Richard do Canadá surpreendeu ao aplicar apenas +2. Foram várias as coisas boas na execução dos dois saltos: entrada, elevação, posição do corpo durante o voo, desenvoltura, ritmo entre os dois saltos e a saída. Olhando para o código de pontos podem considerar-se preenchidos quatro dos seis critérios suficientes para +4. Por isso tenho alguma dificuldade em compreender a marcação da juíza canadiana. 

O segundo elemento de salto foi o duplo axel. A entrada foi impressionante e com uma variação de aresta bem difícil. Ao valor base de 3.30pts foram somados 1.06pts por causa dos graus de execução positivos. Três juízes marcaram +4, dois juízes marcaram +3, um juiz marcou +2 e outro juiz marcou +1. Eu concordo com a aplicação de +3 ou +4 por causa dos critérios preenchidos. Só não compreendo a aplicação do grau +1 por parte de Nicole Leblanc Richard. É que no caso do axel podem considerar-se preenchidos cinco dos seis critérios existentes. 

O salto isolado foi o triplo flip. Com as regras em vigor para esta temporada, apenas o flip teve direito a pontuação bónus no valor base por ter sido executado na segunda metade do esquema. Somaram-se 1.91pts ao valor base de 5.83pts por causa dos graus de execução positivos. No caso do flip a entrada também foi precedida de uma variação de aresta bem difícil. A forma como o salto foi efectuado preencheu pelo menos cinco dos seis critérios exigidos. Um dos juízes aplicou o grau +5, três juízes marcaram +4 e dois juízes marcaram +3. Mais uma vez, a juíza canadiana Nicole Leblanc Richard voltou a discordar do restante painel e aplicou apenas +2. 

O primeiro pião do esquema foi o camel com entrada saltada, o segundo foi o layback e o último foi o de combinação com mudança de pé. Todos os piões foram classificados com o nível 4 e renderam-lhe 13.08pts. 

A sequência de passos foi excelente e conseguiu o nível 4 juntamente com 5.54pts. Novamente a juíza Nicole Leblanc Richard surpreendeu ao aplicar apenas +2 no grau de execução em contraste com os +4 e +5 do restante painel. 

As médias apuradas nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota foram as seguintes: 9.05 na perícia, 8.85 nas transições, 9.30 na performance, 9.10 na composição e 9.20 na interpretação da música. Tal como aconteceu na marcação dos graus de execução, Nicole Leblanc Richard foi a juiz mais severa e não foi além de notas entre 8.25 e 8.75. 

A impressão geral do programa é boa mas a forma como os vários trechos musicais estão encadeados é um pouco brusca. Isso retira um pouco de brilho ao impacto artístico porque a música acaba por distrair em vez de cativar quem está a ver. 


Programa curto de Alina Zagitova

Alina deslumbrou no programa livre e revelou um estado de forma excelente para esta fase da temporada. 

Os saltos realizados por Alina foram estes: duplo axel (4.36pts), combinação de triplo lutz+triplo toe loop (12.46pts), triplo salchow (5.93pts), duplo axel (4.29pts), combinação de triplo lutz+triplo loop (13.53pts), combinação de triplo flip+duplo toe loop+duplo loop (10.72pts) e triplo flip (7.74pts). 
As combinações de triplo lutz+triplo loop e de triplo flip+duplo toe loop+duplo loop e o triplo flip receberam pontuação bónus no valor base porque foram realizadas na segunda metade do esquema. 

A forma como os saltos estão conjugados com a música é um dos grandes destaques do programa. Isso foi particularmente evidente no primeiro duplo axel, no triplo salchow e no segundo duplo axel. 

Chamo a atenção para o facto da saída da combinação triplo lutz+triplo loop ter sido dificílima porque ela fez uma variação de aresta complicada de controlar e avançou imediatamente para figuras coreográficas sem tomar qualquer balanço extra. 

A sequência de passos foi de nível 4 e rendeu-lhe 5.46pts enquanto a sequência coreográfica ficou com 4.90pts. 

Os piões realizados por Alina foram todos classificados com o nível 4 e conseguiram um total de 14.15pts.

Na segunda nota, as médias apuradas nos segmentos dos componentes foram de 9.35 na perícia, 9.20 nas transições, 9.45 na performance, 9.40 na composição e 9.45 na interpretação da música.

Eu gostei muito mais do programa livre do que do curto. Confesso que quando foi anunciado que Alina iria patinar o livre ao som de "Carmen" não fiquei particularmente entusiasmada com a ideia. Mas o programa afinal resulta! O tipo de interpretação escolhido é o de casar os movimentos com a música em vez de procurar fazer uma demonstração teatral da história associada a esse tema. Essa escolha do coreógrafo Daniil Gleykhengauz parece ter sido a mais acertada tendo em conta que Alina tem apenas 16 anos e seria estranho vê-la interpretar o papel de "mulher fatal"...

O programa livre já está muito bom mas podiam ser acrescentadas mais transições na primeira metade do esquema. 


Programa livre de Alina Zagitova

Alina aproveitou a presença em Oberstdorf para debutar um novo programa de exibição. E que programa! Este visual assenta-lhe que nem uma luva e ela demonstra imensa atitude e presença em pista. Alguns dos momentos são insanos na qualidade de controlo das arestas em variações muito difíceis. Fantástica! 


Novo programa de exibição

Sem comentários:

Enviar um comentário