domingo, 6 de maio de 2012

Notícias: Zhang & Zhang separaram-se!

O par chinês Dan Zhang & Hao Zhang decidiu separar-se! Esta é uma notícia um pouco surpreendente pois este era um dos pares com melhores resultados competitivos na cena mundial.
Juntos venceram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Turim em 2006, quatro medalhas em campeonatos do mundo (três de prata e uma de bronze), sete medalhas nos campeonatos dos 4 Continentes (duas de ouro, duas de prata e três de bronze), quatro medalhas na final do circuito do Grande Prémio - Grand Prix Final - (três de prata e uma de bronze), para além de várias medalhas, incluindo de ouro, em troféus internacionais de grande prestígio como a Taça da China, Troféu Eric Bompard, Skate America, Taça da Russia, Troféu NHK e Skate Canada.

Em declarações à imprensa chinesa, Dan Zhang afirmou que o facto de se ter tornado demasiado alta para o seu parceiro foi o que os levou a tomar esta decisão. O seu 1,70cm passou a dificultar nas figuras de elevação, nos saltos lançados e nos saltos assistidos. Dan Zhang afirmou ainda que não pensa em arranjar outro parceiro e que se vai dedicar aos estudos na universidade de Pequim.
Hao Zhang já arranjou uma nova parceira e pensa competir pelo menos até aos Jogos Olímpicos de 2014.

Temos muita pena que Dan Zhang acabe a sua carreira competitiva desta maneira. Esta atleta vai ficar para sempre nos nossos corações depois da sua demonstração de coragem, dedicação e vontade quando nos Jogos Olimpicos em 2006 teve aquela queda horrível no programa livre, ficando lesionada, e mesmo assim voltou para completar o que faltava do programa. Uma verdadeira lição de espirito olímpico e uma metáfora para a vida do dia-a-dia - ter força para ultrapassar adversidades.
Obrigada Dan Zhang.

Link para video do programa livre nos jogos olímpicos de 2006: http://www.youtube.com/watch?v=yemYXpZEnXg&feature=related

Link para video do programa livre no Troféu Eric Bompard em 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=6stSMqF60Rs

Link para video do programa livre numa competição na China:
http://www.youtube.com/watch?v=d2dUqG7xTLE&feature=related






Link para entrevista em chinês:
http://sports.sina.com.cn/o/2012-05-06/20216051097.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário