sábado, 27 de setembro de 2014

Challenger Series - Troféu Nebelhorn 2014 - Parte 1

Na temporada 2014/2015, o famoso e prestigiado Troféu Nebelhorn foi integrado no novo formato competitivo conhecido como ISU Challenger Series. Esta foi a terceira etapa do Challenger Series.
Esta competição decorreu na Alemanha entre os dias 24 e 27 de Setembro 2014.

PARES
Notas soltas

A categoria de pares foi marcada pelo regresso de Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov às grandes competições internacionais, após terem estado ausentes durante praticamente toda a temporada passada devido a lesões. O momento mais alto da prestação deste par ocorreu, na minha opinião, no programa livre quando os patinadores efectuaram um quadruplo salchow lançado. A posição de recepção do salto não foi a mais perfeita por parte de Yuko mas a rotação foi completa. Nota-se que eles ainda estão a precisar de ritmo competitivo e de maior precisão na execução dos elementos mas com certeza que serão um par a considerar para os lugares cimeiros nos eventos em que participarem nesta época. 
Durante o programa livre foram vários os pares que tiveram problemas na execução de figuras de elevação. 
Videos

Kavaguti & Smirnov
Curto

Livre


Tarasova & Morozov
Curto

Livre


Scimeca & Knierim
Curto

Livre


James & Ciprés

Livre

Resultado final


1.ºYuko Kavaguti & Alexander Smirnov

Rússia
195.89pts

2.ºEvgenia Tarasova & Vladimir Morozov

Rússia
178.98pts

3.ºAlexa Scimeca & Chris Knierim

EUA
166.10pts

4.ºVanessa James & Morgan Ciprés

França
164.15pts

5.ºVanessa Grenier & Maxime Deschamps

Canadá
157.06pts

6.ºMadeline Aaron & Max Settlage

EUA
143.85pts

7.ºNarumi Takahashi & Ryuichi Kihara

Japão
134.59pts

8.ºAmani Fancy & Christopher Boyadji

Grã-Bretanha
123.04pts

9.ºMaria Paliakova & Nikita Bochkov

Bielorrússia
122.12pts

10.ºParis Stephens & Matthew Dodds

Austrália
87.24pts

HOMENS


Notas soltas

Jason Brown optou por patinar o seu programa livre ao som de "Tristão e Isolda" de Maxime Rodriguez, apresentando uma coreografia bastante dramática em claro contraste com a alegria do "Riverdance" que usou na temporada passada. A coreografia do seu novo programa livre é lindíssima e Jason é sem dúvida um artista. A minha única crítica prende-se com a opção coreográfica para o momento da música em que se ouve água a correr e o som de alguém a beber. Nessa altura, Jason colocou as mãos em concha e fingiu que estava a beber água. Esta música já foi usada por diversas vezes na patinagem artística e sempre que chega essa parte do som de "beber água" todos fazem sempre a mesma coisa: mãos em concha e fingem estar a beber. Basta lembrar os programas de Abitbol & Bernadis e de Pushkash & Guerreiro. Se calhar já estava na altura de deixarem de fazer esse gesto...
Michal Brezina optou por patinar o seu programa curto ao som de um arranjo do tema principal da série "A Guerra dos Tronos". No programa livre ele usou música da famosa obra "As bodas de Fígaro". Apesar de ser uma música bastante conhecida e num estilo clássico, a verdade é que parece ter sido uma escolha acertada para Brezina. Uma coisa que notei é que Brezina se parece cada vez com o antigo patinador Viktor Petrenko. O perfil dele, a roupa usada no programa livre e o corte de cabelo fazem mesmo lembrar o campeão olímpico de 1992.
Fiquei bastante impressionada com a escolha musical que Konstantin Menshov fez para o seu programa livre. Fora do vulgar, intensa e com variações, esta música permitiu a Menshov apresentar uma coreografia com bons detalhes. Houve momentos em que até me esqueci que estava a ver um programa de competição. Parabéns ao coreógrafo. Infelizmente, a qualidade na execução dos elementos técnicos não foi totalmente correcta e isso não lhe permitiu subir mais lugares na classificação geral.
Comparando os três primeiros classificados, nota-se claramente que Brown leva vantagem do ponto de vista artístico por ter qualidades de bailarino e entertainer enquanto Brezina e Menshov estão mais para atletas puros.
Era suposto que o patinador Denis Ten (Cazaquistão) tivesse competido nesta prova mas ele desistiu antes do programa curto.


Videos

Brown
Curto
Livre

Brezina
Curto
Livre

Menshov
Curto
Livre

Resultado final


1.ºJason Brown
EUA
237.17pts
2.ºMichal Brezina
Rep. Checa
228.48pts
3.ºKonstantin Menshov
Rússia
211.03pts
4.ºSergei Voronov
Rússia
210.05pts
5.ºElladj Baldé
Canadá
196.78pts
6.ºAlexander Johnson
EUA
191.41pts
7.ºAlexei Bychenko
Israel
178.71pts
8.ºIvan Righini
Itália
177.89pts
9.ºLiam Firus
Canadá
172.54pts
10.ºRyuju Hino
Japão
155.70pts
11.ºDaniel Samohin
Israel
144.53pts
12.ºPaul Fentz
Alemanha
141.80pts
13.ºAlexander Bjelde
Alemanha
134.29pts
14Andrew Dodds
Austrália
122.65pts


Sem comentários:

Enviar um comentário