sábado, 29 de outubro de 2016

GP Skate America 2016 - Pares

GP Skate America 2016



Em Chicago (Estados Unidos)


Nos dias 21 e 22 de Outubro de 2016






Análise


A categoria de pares foi mais interessante do que inicialmente se esperava. O par canadiano composto por Julianne Séguin e Charlie Bilodeau foi o grande vencedor com duas prestações sólidas. Este par tem feito uma excelente transição do escalão júnior para o sénior e já uma certeza. A federação canadiana pode estar contente com os resultados obtidos por estes dois jovens patinadores.

Séguin & Bilodeau ficaram na terceira posição no programa curto com uma pontuação de 66.49pts. O programa começou de forma um pouco tremida com um triplo twist (6.95pts) de nível 4 que dividiu o painel de júri pois houve dois juízes que aplicaram +2 na escala do grau de execução do elemento enquanto um juiz marcou -2 e outros dois optaram por -1. Como salto isolado era suposto terem apresentado um triplo loop como segundo elemento do esquema. No entanto, o salto apenas foi cotado como duplo devido a um erro cometido por Bilodeau e só recebeu 0.90pts visto que houve lugar a punição por grau de execução negativo. Daí para a frente as coisas estabilizaram e correram melhor. O triplo lutz lançado recebeu 6.43pts. O peão (3.75pts), a figura de elevação (8.43pts), a espiral da morte (4.32pts) e a sequência de passos (5.18pts) conseguiram cumprir os critérios necessários para a classificação de nível 4. Olhando para a escala do grau de execução de cada um dos elementos, verifiquei que houve um juiz que lhes marcou 0 em três elementos e considerou os outros quatro elementos deviam ser penalizados em sede de execução. Essa não foi a posição da maioria dos juízes. No que diz respeito aos segmentos que fazem parte da nota dos componentes, as médias obtidas por este par foram de 7.71 na perícia, 7.38 nas transições, 7.50 na performance, 7.75 na composição e 7.83 na interpretação da música.

No programa livre, Séguin e Bilodeau impuseram-se à concorrência e também beneficiaram dos erros cometidos pelo par russo Tarasova & Morozov. Séguin & Bilodeau venceram o programa livre com uma nota de 130.82pts, sendo que todos os elementos beneficiaram de grau de execução positivo, com excepção do twist que ficou com grau 0. Aliás, o triplo twist foi precisamente o primeiro elemento do esquema, tendo alcançado o nível 4 e recebido o valor base de 6.60pts. O saltos lado-a-lado que eles apresentaram foram a combinação de triplo toe loop-duplo toe loop (6.50pts) e o triplo salchow (5.40pts). Os saltos lançados foram efectuados na segunda metade do programa e foram o triplo lutz (5.70pts) e o triplo loop (5.60pts). Os dois peões foram classificados com o nível 4 e totalizaram 8.88pts. A sequência coreográfica pontuou 3.20pts. A espiral da morte recebeu 4.80pts e também foi de nível 4. No que toca a figuras de elevação, a primeira foi do grupo 3 de dificuldade e foi de nível 4 (5.29pts). A segunda figura de elevação foi do grupo 5 de dificuldade e foi de nível 3 (6.79pts). A terceira figura de elevação também foi do grupo 5 de dificuldade e foi classificada com o nível 3 (7.80pts). Nos segmentos dos componentes do programa, as médias deste par fixaram-se em 7.96 em perícia, 7.71 nas transições, 8.21 na performance, 8.14 na composição e 8.14 na interpretação da música.

O par Haven Denney  & Brandon Frazier (Estados Unidos) teve de passar por uma longa ausência da competição devido a uma sucessão de lesões. A lesão mais grave foi a que afectou Denney num joelho. Ela ainda tem de usar uma protecção como precaução tal como foi visível nesta prova. Ainda bem que eles conseguiram voltar pois fizeram uma boa carreira no escalão júnior, onde chegaram a conquistar o título mundial.

Denney & Frazier ficaram em segundo lugar no programa curto com uma nota de 67.29pts. O único elemento punido com grau de execução negativo foi o triplo salchow lado-a-lado (3.00pts). O triplo twist (7.02pts) e a espiral da morte (3.67pts) foram classificados com o nível 3. O peão (4.25pts), a sequência de passos (4.60pts) e a figura de elevação (8.55pts) preencheram os critérios para poderem ser considerados de nível 4. Eles também apresentaram um triplo loop lançado (6.40pts). As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 7.50 na perícia, 7.25 nas transições, 7.50 na performance, 7.46 na composição e 7.54 na interpretação da música.

O programa livre de Denney & Frazier obteve uma nota de 125.36pts que lhes permitiu ficar em segundo lugar nesta fase da competição. O programa teve bons momentos e resultou bem em termos artísticos. A única coisa que correu mal foram os saltos lado-a-lado: tanto a combinação de triplo salchow-duplo toe loop (3.30pts) como o elemento que era suposto ser um duplo axel mas que foi cotado como axel simples (0.70pts) acabaram por ser punidos com grau de execução negativo. Em termos de saltos lançados, este par apresentou um triplo loop (6.10pts) e um triplo salchow (5.10pts). A espiral da morte foi de nível 2 e ficou com 3.70pts. Os dois peões foram classificados com o nível 4 e receberam um total de 9.36pts. O triplo twist efectuado chegou para o nível 3 e obteve 7.00pts. A sequência coreográfica recebeu 3.10pts. As três figuras de elevação conseguiram preencher os critérios exigidos para aplicação do nível 4 e conquistaram a respeitável soma de 22.86pts. Quanto aos segmentos dos componentes, o painel de júri não manifestou grandes discrepâncias, tendo as suas médias se fixado em 7.93 na perícia, 7.75 nas transições, 8.11 na performance, 8.11 na composição e 8.18 na interpretação da música. No entanto, depois de rever o programa três vezes fiquei com a ideia de que se eles tivessem a competir noutro país qualquer as suas médias nos componentes teriam ficado todas na casa dos sete e não teriam dado para ultrapassar oito. Mas é de referir que esse pormenor não coloca em causa a sua classificação neste evento.

Os russos Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov começaram a sua participação no Skate America 2016 com um excelente programa curto que pontuou 75.24pts. Este programa curto tem uma coreografia que ajuda este par a mostrar uma nova faceta em termos artísticos e isso é demonstrativo da evolução que eles têm feito ao longo destas temporadas. Os elementos técnicos tiveram boa qualidade e beneficiaram todos de grau de execução positivo. O triplo twist de nível 4 foi o melhor da competição e obteve 8.47pts. O triplo toe loop lado-a-lado conquistou 4.88pts. O triplo loop lançado obteve 6.40pts. A espiral da morte foi de nível 3 e recebeu 4.60pts. A figura de elevação (7.97pts), a sequência de passos (5.30pts) e o peão (3.92pts) foram de nível 4. Na segunda nota, as suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.42 na perícia, 8.25 nas transições, 8.58 na performance, 8.38 na composição e 8.50 na interpretação da música.

Se o programa curto foi bastante bom, o mesmo não se pode dizer do programa livre. Tarasova & Morozov foram quintos classificados no livre com uma pontuação de 110.70pts. O esquema começou com um erro que acabou por arruinar a impressão geral do programa. Eles tentaram efectuar um quádruplo twist como elemento inicial. O timing entre eles falhou na recepção do twist e a patinadora acabou por cair logo a seguir. Claro que por causa da queda lhes foi aplicada uma dedução automática de um ponto e o elemento foi punido com grau de execução negativo, ficando com 5.00pts. O problema é que Tarasova pareceu ter ficado nervosa com esse erro e talvez também afectada pela sensação de vertigem. O twist é um elemento extremamente exigente e, no caso das patinadoras, pode causar uma sensação de vertigem aquando da descida do voo. Quem já sofreu de vertigens sabe que não é uma coisa muito agradável e pode mesmo deixar-nos com um embrulho no estômago. Ela ficou abalada e foram vários os pequenos erros que se acumularam nos elementos seguintes. O triplo salchow lado-a-lado que estava planeado acabou por apenas poder ser cotado como salchow simples que ainda por cima foi punido com grau de execução negativo, tendo ficado com 0.13pts. A combinação de saltos lado-a-lado também não foi boa. Eles acabaram por realizar um duplo toe loop-duplo toe loop-toe loop simples (2.57pts) que também foi penalizado com grau de execução negativo. Nos saltos lançados, este par apresentou um triplo salchow (4.80pts) e um triplo loop (5.80pts). A espiral da morte (3.50pts) não foi perfeita e  apenas chegou para o nível 1. O peão em paralelo (4.21pts) foi de nível 4 mas o peão de par (4.43pts) foi de nível 3. A primeira figura de elevação tal como a segunda foram classificadas com o nível 4. A terceira figura de elevação foi de nível 3. Nas figuras de elevação, eles conquistaram 16.90pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 2.50pts. As médias nos segmentos dos componentes foram de 8.04 na perícia, 7.61 nas transições, 7.61 na performance, 7.79 na composição e 7.61 na interpretação da música.

A competição de pares ficou marcada pela consistência de Séguin & Bilodeau e pelo regresso de Denney & Frazier. Tarasova & Morozov desperdiçaram toda a vantagem que traziam do programa curto e este resultado pode colocar em causa as suas aspirações à qualificação para a final do grande prémio. Os franceses James & Ciprés tinham uma boa oportunidade de aspirar a uma medalha neste evento mas acabaram bem longe do pódio. Quem também deve ponderar bem o que fazer no futuro são os pares Kayne & O’Shea e Castelli & Tran pois a luta interna por um lugar na selecção nacional dos Estados Unidos não lhes está a correr de feição. Denney & Frazier tiveram muito tempo fora da competição e não se sabia o que esperar deles mas depois do Skate America eles estão na linha da frente desta disciplina nos Estados Unidos. Não nos podemos esquecer dos seus compatriotas Scimeca & Knierim (que não estiveram neste evento) que são o par n.º 1 dos Estados Unidos até agora. Isto deixa Castelli & Tran numa posição algo frágil. Tanto Marissa Castelli como Mervin Tran já provaram serem excelentes atletas e tiveram bons resultados nas suas anteriores parcerias. No entanto, parece que estão a ter alguma dificuldade em impor-se na equipa dos Estados Unidos e esta prestação no Skate America não ajudou a melhorar a sua posição...
 



Vídeos

Séguin & Bilodeau
Programa curto

Programa livre


Denney & Frazier
Programa curto

Programa livre


Tarasova & Morozov
Programa curto

Programa livre


James & Ciprés
Programa curto

Programa livre


Astakhova & Rogonov
Programa curto

Programa livre


Kayne & O'Shea
Programa curto

Programa livre


Castelli & Tran
Programa curto

Programa livre


Marchei & Hotarek
Programa curto

Programa livre




Resultado final


Sem comentários:

Enviar um comentário