domingo, 30 de outubro de 2016

GP Skate America 2016 - Homens

Skate America 2016



Chicago (Estados Unidos)


Entre os dias 20 e 23 de Outubro




Análise


A competição correu bem aos atletas dos Estados Unidos pois conseguiram a medalha de prata e a medalha de bronze perante o seu público. Jason Brown e Adam Rippon fizeram as delícias da sua vasta legião de fãs e patinaram de maneira que superou as expectativas. O vencedor acabou por ser o japonês Shoma Uno que conquistou a medalha de ouro de forma categórica. Um dos favoritos a um lugar no pódio era o chinês Boyang Jin pois ele venceu a medalha de bronze nos mundiais da temporada passada. Só que Jin teve de contentar-se com o quinto lugar. Na disputa interna na equipa russa, Sergei Voronov levou a melhor sobre o seu compatriota Maxim Kovtun.


Shoma Uno foi primeiro classificado tanto no programa curto como no programa livre. Uno patinou e encantou.


No programa curto, Uno obteve uma nota de 89.15pts. A sua nota podia ter sido melhor não tivesse sido o caso de todos os saltos terem sido penalizados em sede de grau de execução. O quádruplo flip perdeu 0.51 do valor base de 12.30, a combinação de quádruplo toe loop-triplo toe loop perdeu 4.00pts do valor base de 13.30pts e o triplo axel perdeu 0.14 do valor base de 9.35pts. Como podem reparar, o esquema de saltos deste patinador é super ambicioso. Além disso ele é o único patinador que está a apresentar o quádruplo flip. Apesar dessas penalizações o programa curto não foi nenhum desastre. O erro mais grave ocorreu na combinação pois ele caiu. Essa queda fez com que fosse aplicada uma dedução automática de um ponto. O peões foram todos classificados com o nível 4 e receberam um total de 12.34pts. A sequência de passos foi de nível 3 e obteve 4.23pts. Quanto aos segmentos que fazem parte da nota dos componentes, as suas médias fixaram-se em 8.75 na perícia, 8.39 nas transições, 8.68 na performance, 8.71 na composição e 8.75 na interpretação da música.


O programa livre correu muito melhor e recebeu uma nota de 190.19pts. Shoma Uno, apesar de ser um patinador que passou ao escalão sénior há pouco tempo, tem uma presença fantástica e é muito carismático. Espero que vejam o vídeo do programa livre dele porque vale mesmo a pena. E digam lá se ele não tem alguns movimentos que fazem lembrar o saudoso Daisuke Takahashi? Em termos técnicos houve apenas um elemento punido com grau de execução negativo. Isso ocorreu no triplo axel isolado apresentado na segunda metade do esquema visto que o patinador caiu na recepção do salto. Esse triplo axel ficou com uma pontuação de 3.49pts. A queda fez com que tivesse de ser aplicada uma dedução automática de um ponto. Os outros saltos realizados no programa tiveram sucesso: quádruplo flip (13.73pts), quádruplo toe loop (12.59pts), triplo loop (6.10pts), combinação de triplo axel-triplo toe loop (16.51pts), combinação de quádruplo toe loop-duplo toe loop (14.19pts), triplo lutz (7.30pts) e triplo salchow (5.54pts). É um esquema de saltos impressionante. O quádruplo flip e a combinação de triplo axel-triplo toe loop foram os grandes destaques do programa na minha opinião. Os peões alcançaram todos o nível 4 e obtiveram um total de 12.77pts. A sequência de passos rendeu-lhe 4.59pts e a sequência coreográfica permitiu-lhe amealhar mais 3.30pts. Nos segmentos dos componentes as suas médias fixaram-se em 9.11 na perícia, 8.86 nas transições, 9.21 na performance, 9.11 na composição e 9.25 na interpretação da música. Mesmo com o erro no triplo axel isolado, esta foi uma prestação de encher o olho.


Jason Brown conquistou a medalha de prata e também encantou. Ele é um dos melhores patinadores da actualidade no que diz respeito a qualidade base de patinagem, peões, transições e interpretação. Brown esteve parado durante algum tempo devido a lesão mas parece que conseguiu recuperar a sua melhor forma.


No programa curto Jason Brown foi terceiro classificado com uma nota de 85.75pts. Este patinador arriscou um quádruplo toe loop que ainda é um elemento novo para ele. Desta vez não teve sucesso e caiu. Por causa da queda foi necessário aplicar um ponto de dedução de forma automática. O salto foi punido com grau de execução negativo e ficou com 6.30pts. Ele conseguiu amealhar 10.50pts no triplo axel e recebeu 12.33pts na combinação de triplo lutz-triplo toe que foi realizada na segunda metade do esquema. O maior problema no seu programa curto, para além da queda no quádruplo, aconteceu no segundo peão pois o controlador técnico determinou que o elemento foi inválido. Brown falhou na transição entre posições durante o peão, penso que na passagem da primeira para a segunda, e ficou com 0.00 nesse elemento. O peão flying sit e o peão de combinação atingiram o nível 4 e receberam 8.29pts. A sequência de passos também foi de nível 4 e obteve 5.90pts. Nos segmentos dos componentes do programa, as suas médias foram as seguintes: 8.50 na perícia, 8.57 nas transições, 8.71 na performance, 8.79 na composição e 8.86 na interpretação da música.


Jason Brown foi segundo classificado no programa livre com 182.63pts. Apesar de não ter sido uma prestação isenta de erros, o programa foi espantoso. Os erros aconteceram no quádruplo toe loop e na combinação de triplo flip-triplo toe loop. O quádruplo toe loop perdeu 1.03 do valor base de 8.00pts pois faltou ¼ de volta para que a quarta rotação fosse efectivamente completada. A combinação de triplo flip-triplo toe loop, efectuada na segunda metade do esquema, foi penalizada em 0.10 no valor base de 10.56pts pois a definição de entrada no flip não foi realizada de forma clara. Os outros saltos efectuados no esquema foram uma combinação de triplo axel-duplo toe loop (11.37pts), triplo axel (9.78pts), triplo lutz (7.80pts), duplo axel (4.13pts), triplo loop (6.41pts) e uma maravilhosa combinação de triplo lutz-loop simples-triplo salchow (13.19pts). O primeiro peão recebeu 4.70pts e o segundo peão obteve 4.50pts, sendo que ambos foram classificados com o nível 4. O terceiro peão foi de nível 3 e ficou com 4.00pts. Na sequência de passos de nível 4 e na sequência coreográfica, ele obteve 5.60pts e 3.70pts respectivamente. Nos segmentos dos componentes do programa as suas médias foram as seguintes: 8.89 na perícia, 8.79 nas transições, 9.11 na performance, 9.04 na composição e 9.18 na interpretação da música.


Adam Rippon tem imensos fãs espalhados por todo o mundo e nestas últimas temporadas tem-se tornado numa espécie de ícone gay do nosso amado desporto. O seu novo programa curto vem um pouco nesta sequência e resultou às mil maravilhas junto do público que assistiu ao vivo ao Skate America.


No programa curto a nota de Rippon foi de 87.32pts permitiu-lhe ficar em segundo lugar nessa fase da competição. Esquema foi iniciado com uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts) a que se seguiu um triplo axel (9.79pts). O terceiro elemento foi um peão de combinação que atingiu o nível 4 e recebeu 4.57pts. Já na segunda metade do esquema ele efectuou um triplo lutz (7.60pts). O peão flying camel (3.99pts) também foi de nível 4. A sequência de passos (4.44pts) e o último peão (3.53pts) foram de nível 3. As médias obtidas por este patinador nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.43 na perícia, 8.18 nas transições, 8.79 na performance, 8.61 na composição e 8.89 na interpretação da música.


Adam Rippon foi terceiro classificado no programa livre com uma nota de 174.11pts. O único elemento punido com grau de execução negativo foi a tentativa de quádruplo toe loop pois Rippon caiu na recepção do salto. O quádruplo perdeu 4.00pts do valor base de 6.30pts. A queda também teve como consequência a aplicação de uma dedução automática de um ponto. Em várias ocasiões passadas, Rippon tentou o quádruplo lutz mas desta vez decidiu atacar o toe loop. Talvez seja uma boa opção estratégica para ele. O restante esquema de saltos foi o seguinte: combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts), triplo salchow (4.70pts), combinação de triplo axel-duplo toe loop (12.21pts), triplo axel (10.64pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (10.11pts), triplo loop (6.31pts) e triplo lutz (8.10pts). O primeiro peão (3.51pts) e a sequência de passos (4.16pts) foram classificados com o nível 3. Os outros peões foram de nível 4 e receberam 9.21pts. A sequência coreográfica obteve 3.50pts. As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.50 na perícia, 8.21 nas transições, 8.75 na performance, 8.68 na composição e 8.79 na interpretação da música.


O russo Sergei Voronov foi quinto classificado tanto no programa curto como no livre e parece ter voltado a ganhar confiança em si mesmo. Comparado com o que ele passou na temporada passada, a mudança de treinadora parece ter sido uma boa opção. Voronov está agora integrado no grupo de Inna Goncharenko e treina ao lado de Elena Radionova e Maxim Kovtun.


No programa curto Voronov recebeu uma pontuação de 78.68pts. Ele começou o programa com um quádruplo toe loop mas caiu na recepção. O elemento foi penalizado em 4.00 em sede de grau de execução e ficou com 6.30pts. Esse quádruplo era suposto ter sido parte da combinação mas por causa da queda ele teve de improvisar uma solução. Ficar sem combinação no programa curto é um erro muito grave. Voronov não perdeu a calma e transformou o salto isolado na combinação. Assim ele fez um triplo loop-triplo toe loop (10.64pts) na segunda metade do esquema. O triplo axel (10.35pts) também foi efectuado na segunda metade do programa. O quádruplo toe loop ficou então cotado como o salto isolado. Os peões foram todos classificados com o nível 4 e totalizaram 11.06pts. A sequência de passos foi de nível 3 e permitiu-lhe amealhar 3.73pts. Nos segmentos dos componentes as médias apuradas foram de 7.71 na perícia, 7.18 nas transições, 7.57 na performance, 7.57 na composição e 7.57 na interpretação da música.


O programa livre de Voronov recebeu 166.60pts. O primeiro elemento foi um quádruplo toe loop impressionante que pontuou 12.30pts. A combinação de triplo axel-duplo toe loop (11.23pts) também foi bem executada. Ele apresentou uma combinação de triplo toe loop-triplo toe loop (9.80pts). Eu penso que com o evoluir da temporada não será descabido considerar o plano de transformar esta combinação em quádruplo-toe loop. Na segunda metade do esquema, Voronov executou um triplo axel (10.07pts), um triplo flip (3.27pts), um triplo lutz (7.40pts), uma combinação de triplo loop-duplo toe loop-duplo loop (9.92pts) e um duplo axel (4.13pts). O triplo flip foi o único elemento punido com grau de execução negativo devido ao facto da definição de entrada ter sido incorrecta. Os peões totalizaram 10.92pts e atingiram todos o nível 4. A sequência de passos foi de nível 3 e recebeu 4.16pts. A sequência coreográfica ficou com 2.80pts. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.18 na perícia, 7.54 nas transições, 8.36 na performance, 8.11 na composição e 8.11 na interpretação da música. Apesar de não ter conseguido conquistar uma medalha, eu penso que este foi um bom resultado para Voronov tendo em consideração o que se passou na época passada.


Quanto ao chinês Boyang Jin, eu fiquei com a impressão que ele está em fase de maturação. Na temporada passada ele deslumbrou por causa dos saltos mas houve muita gente que o criticou devido aos componentes. Esta época parece que ele está focado em desenvolver os aspectos referentes à performance, à composição e à interpretação da música. Talvez devido a ainda se estar a habituar a coreografias mais exigentes, desta vez ele cometeu diversos erros nos saltos.


Maxim Kovtun tem talento e tem muitas capacidades mas voltou a falhar num evento internacional mesmo tendo bons programas para mostrar. Tal como Voronov, Kovtun também mudou de treinadora no final da temporada passada mas talvez lhe fizesse falta ser acompanhado por um psicólogo desportivo. É que nos treinos ele parece excelente e depois chega a certas competições e erra sem se perceber muito bem porquê. No passado, atletas como Alexei Yagudin recorreram ao auxílio de um psicólogo desportivo e as coisas mudaram para melhor. Quem sabe se Kovtun precisa de uma solução igual para poder desbloquear.




Vídeos


Shoma Uno
Programa curto


Programa livre



Jason Brown
Programa curto


Programa livre


Adam Rippon
Programa curto


Programa livre



Boyang Jin
Programa curto


Programa livre



Nam Nguyen
Programa curto


Programa livre



Maxim Kovtun
Programa curto


Programa livre



Timothy Dolensky
Programa curto


Programa livre



Jorik Hendrickx
Programa curto

Programa livre



Brendan Kerry
Programa curto


Programa livre





Resultado final

Sem comentários:

Enviar um comentário