domingo, 30 de outubro de 2016

GP Skate Canada 2016 - Pares

Skate Canada 2016


Em Mississauga (Canadá)

Entre os dias 27 e 30 de Outubro



Análise




Meagan Duhamel e Eric Radford eram os favoritos para conquistar a medalha de ouro nesta competição devido ao facto de serem detentores de dois títulos mundiais e de estarem a jogar em casa. Meagan e Eric confirmaram todo o favoritismo e arrecadaram a medalha de ouro. O par chinês Xiaoyu Yu & Hao Zhang, recém-formado, era uma incógnita mas deram excelentes indicações ao levar a medalha de prata para casa. Liubov Iliushechkina & Dylan Moscovitch (Canadá) fecharam o pódio com a medalha de bronze embora as coisas tenham tremido um pouco no programa livre. Os russos Yuko Kavaguti & Alexander Smirnov eram apontados como grandes candidatos às medalhas mas terminaram a prova bem longe do pódio.


Apesar de terem tido dois elementos punidos com grau de execução negativo, Meagan e Eric alcançaram a liderança do programa curto com uma pontuação de 78.39pts. O triplo twist (7.50pts) foi classificado com o nível 3 mas a figura de elevação (8.80pts), o peão (4.43pts), a sequência de passos (5.10pts) e a espiral da morte (4.90pts) cumpriram os critérios estabelecidos para o nível 4 que é o mais elevado. Já se sabe que quanto maior foi o nível maior será também o valor base do elemento. Os problemas neste programa ocorreram no triplo lutz lado-a-lado (5.90pts) e no triplo axel lançado (7.27pts). Esses foram os dois elementos punidos com grau de execução negativo. O lutz perdeu 0.10 e o axel perdeu 0.43. Não é habitual ver um par a tentar um triplo axel lançado mas deu a sensação que Meagan e Eric quiseram dar resposta a todo o entusiasmo gerado em torno do par alemão Aliona Savchenko & Bruno Massot. É que Aliona e Bruno avisaram bem cedo que iriam tentar o triplo axel lançado e que queriam a fasquia da dificuldade bem elevada. Os alemães não competiram nesta prova mas o desafio foi lançado. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota, as médias alcançadas por Meagan e Eric foram consistentes e fixaram-se em 8.61 na perícia, 8.36 nas transições, 8.75 na performance, 8.75 na composição e 8.64 na interpretação da música.


No programa livre, Meagan e Eric ficaram em primeiro lugar com uma pontuação de 139.91pts. O triplo twist de nível 3 foi o elemento de abertura e conquistou 7.40pts. Seguiram-se dois elementos punidos com grau de execução negativo: o triplo lutz lado-a-lado (5.30pts) e o quádruplo salchow lançado (5.20pts). A queda no quádruplo salchow lançado levou a que tivesse de ser aplicada uma dedução automática de um ponto. Mesmo assim, a aposta no risco compensou. É que esses dois elementos têm valores base elevados e, apesar da aplicação de grau de execução negativo, ainda pontuaram bastante. Houve um outro elemento no programa que foi penalizado em sede de grau de execução. Tratou-se da combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo toe loop (6.10pts) que ficou sem 0.80 no valor base. O segundo salto lançado apresentado por este par foi o triplo flip que lhes valeu mais 6.20pts. As figuras de elevação (total de 23.47pts), os peões (total de 9.58pts) e a espiral da morte (5.90pts) foram classificados com o nível 4. Na sequência coreográfica, eles conseguiram amealhar mais 3.20pts. Em termos técnicos há que destacar que o painel de juízes não esteve de acordo quanto à marcação do grau de execução no triplo twist. O juiz n.º 6 marcou -3 mas o juiz n.º 2 marcou +3, ou seja, foram de um extremo ao outro… Na construção da nota de apresentação, as médias conquistadas nos segmentos dos componentes foram de 8.64 na perícia, 8.46 nas transições, 8.61 na performance, 8.64 na composição e 8.50 na interpretação da música.


Muitos fãs estavam relutantes sobre a parceria de Xiaoyu Yu e Hao Zhang mas eles demonstraram que têm potencial. No programa curto eles ficaram em segundo lugar com uma pontuação de 69.43pts. Apenas um elemento foi punido com grau de execução negativo. O elemento penalizado foi o peão (3.33pts). O peão cumpriu os critérios para alcançar o nível 4 mas a execução deixou um pouco a desejar, tendo perdido 0.17 no valor base. O triplo twist (8.10pts), a figura de elevação (8.50pts), a sequência de passos (4.50pts) e a espiral da morte (4.40pts) atingiram o nível 4. Como salto lado-a-lado eles apresentaram um triplo toe loop que ficou com 4.60pts. O salto lançado efectuado foi o triplo loop (6.40pts). As médias nos segmentos dos componentes foram promissoras para um par que está junto à pouco tempo: 7.64 na perícia, 7.18 nas transições, 7.36 na performance, 7.54 na composição e 7.29 na interpretação da música. Neste último segmento, o juiz n.º 9 apenas marcou 5.75 o que me parece que foi um pouco severo.


No programa livre, Yu e Zhang garantiram o segundo lugar com uma nota de 132.65pts. Desta vez eles tiveram dois elementos punidos com grau de execução negativo: o duplo axel lado-a-lado (3.09pts) e o peão em paralelo (2.20pts). Se há elementos em que este par chinês tem de melhorar são os peões. O peão em paralelo apenas chegou para o nível 2 e o peão de par (3.21pts) foi meramente de nível 1. Como sabem o valor base dos peões é determinado pelo nível. Quanto mais baixo for o nível mais baixo será o valor base. O triplo twist (8.70pts), a espiral da morte (5.90pts) e todas as figuras de elevação (total de 22.50pts) atingiram todos o nível 4. A combinação de saltos lado-a-lado foi de triplo toe loop-duplo toe loop (5.80pts). Os saltos lançados realizados foram o triplo loop (7.00pts) e o triplo salchow (5.90pts). Na sequência coreográfica eles amealharam 3.10pts. As médias apuradas nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota foram de 8.32 na perícia, 7.93 nas transições, 8.21 na performance, 8.14 na composição e 8.18 na interpretação da música. Em termos de escala individual de cada juiz nos segmentos dos componentes, o juiz n.º 4 foi o único que destoou um pouco dos seus colegas de painel ao atribuir apenas 6.75 nas transições e na composição.


Lubov Iliushechkina & Dylan Moscovitch ficaram em terceiro lugar quer no programa curto (67.53pts) como no programa livre (122.69pts).


No programa curto, Lubov e Dylan falharam no salto lado-a-lado. Eles tinham previsto realizar um triplo toe loop mas o elemento apenas foi cotado como duplo e não foi bom em termos de execução. O duplo toe loop ficou apenas com 0.73pts. No triplo lutz lançado eles receberam 6.70pts. O triplo twist (6.90pts) foi de nível 2 e a espiral da morte (4.20pts) foi de nível 3. A figura de elevação (8.70pts), o peão (4.07pts) e a sequência de passos (5.10pts) foram classificados com o nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes foram boas e fixaram-se em 7.71 na perícia, 7.54 nas transições, 7.89 na performance, 7.89 na composição e 7.89 na interpretação da música.


No programa livre, Lubov e Dylan tiveram três elementos punidos com grau de execução negativo e sofreram dois pontos de dedução automática devido a quedas. Os problemas ocorreram no triplo lutz lançado (3.50pts), na combinação que foi meramente cotada como triplo toe loop (0.90pts) e no duplo salchow lado-a-lado (0.93pts). A patinadora caiu na recepção do triplo lutz lançado e por isso não havia maneira desse elemento escapar da penalização. Na combinação de saltos, a patinadora caiu na recepção do triplo toe loop, que ainda por cima foi incompleto em termos de rotação. Devido a essa queda, Lubov não teve possibilidades de efectuar o segundo salto da combinação. Como tal, apesar de Dylan ter realizado o segundo salto, o código de pontos só permite que seja valorado o primeiro salto nestas situações. Quanto ao salchow lado-a-lado, se verificarem o vídeo da prestação deles podem reparar que Lubov apenas realizou um salto duplo. O triplo twist (7.40pts) foi de nível 2 e a espiral da morte (5.20pts) foi de nível 3. As figuras de elevação totalizaram 23.20pts e atingiram todas o nível 4. Os peões foram ambos classificados com o nível 4 e contribuíram com mais 9.22pts para a nota técnica. O segundo salto lançado do esquema foi o triplo loop que recebeu 5.80pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 3.40pts. Na segunda nota, as médias apuradas nos segmentos dos componentes foram de 8.14 na perícia, 7.93 nas transições, 8.11 na performance, 8.21 na composição e 8.32 na interpretação da música.


Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov não têm tido sorte com as lesões graves que os têm afectado a ambos. Os antigos campeões da Europa estiveram longe da sua melhor forma física nesta competição e terminaram bem longe da medalha de ouro – que era o seu objectivo.


Yuko e Alexander ficaram em quinto lugar no programa curto com uma nota de 64.40pts. Houve dois elementos no esquema que foram punidos com grau de execução negativo: o triplo toe loop lado-a-lado (2.20pts) e o peão (2.61pts). Para além de perderem pontos em sede de grau de execução no salto lado-a-lado, também houve lugar à aplicação de um ponto de dedução devido a queda. O triplo twist (6.60pts) e o peão foram classificados com o nível 3. A figura de elevação (8.80pts) e a sequência de passos (4.70pts) atingiram o nível 4. No entanto, a espiral da morte foi meramente de nível 1, que é o básico, e eles apenas receberam 3.30pts nesse elemento. No triplo loop lançado eles conseguiram arrecadar 6.00pts. Nos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 7.96 na perícia, 7.75 nas transições, 7.64 na performance, 7.96 na composição e 7.68 na interpretação da música.


No programa livre Yuko e Alexander obtiveram uma nota de 118.35pts. Os saltos lado-a-lado correram mal e tiveram de ser penalizados em sede de grau de execução. O triplo toe loop ficou apenas com 0.70pts, tendo ainda havido lugar à aplicação de uma dedução automática de um ponto devido a queda. Era suposto que este par tivesse realizado uma sequência de duplo axel-duplo axel mas ela apenas pôde ser cotada como axel simples-duplo axel (2.95pts). O triplo twist foi de nível 2 e conseguiu 6.20pts. Apesar de ter obtido grau de execução positivo, quatro juízes do painel não ficaram nada convencidos e três marcaram 0 enquanto outro marcou -2. O peão de par (2.39pts) apenas cumpriu os requisitos mínimos e ficou com o nível 1. O peão lado-a-lado foi de nível 4 e recebeu 4.00pts. Como saltos lançados, Yuko e Alexander apresentaram um triplo salchow (4.90pts) e um triplo loop (6.00pts). A espiral da morte obteve 3.60pts e foi de nível 3. As figuras de elevação atingiram todas o nível 4 e totalizaram 21.63pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 3.10pts. Nos segmentos dos componentes as médias apuradas foram as seguintes: 7.86 na perícia, 8.14 nas transições, 7.82 na performance, 8.29 na composição e 7.82 na interpretação da música.





Vídeos

Duhamel & Radford
Programa curto

Programa livre


Yu & Zhang
Programa curto

Programa livre


Iliushechkina & Moscovitch
Programa curto

Programa livre


Denney & Frazier
Programa curto

Programa livre


Kavaguti & Smirnov
Programa curto

Programa livre


Della Monica & Guarise
Programa curto

Programa livre


Jones & Reagan
Programa curto

Programa livre



Resultado final





Sem comentários:

Enviar um comentário