segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Challenger Series - US International Figure Skating Classic 2017

Challenger Series 2017/2018


US International Figure Skating Classic 2017






O segunde evento do circuito Challenger Series 2017/2018 decorreu nos Estados Unidos com o US International Figure Skating Classic.


Na categoria de dança, o par Madison Hubbell & Zachary Donohue (Estados Unidos) dominou completamente a competição e conseguiu a medalha de ouro com mais de 25pts de vantagem sobre os seus compatriotas Kaitlin Hawayek & Jean-Luc Baker.


Hubbell & Donohue obtiveram uma nota de 71.15pts na dança curta. Os twizzles (6.25pts) e a sequência parcial de passos (7.80pts) não foram além do nível 2. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.30pts) e a figura de elevação em curva (5.50pts) foram classificadas com o nível 3. Os passos obrigatórios de rumba (6.20pts) atingiram o nível 4. Nos segmentos dos componentes, este par ficou com médias de 8.88 na perícia, 9.00 nas transições, 9.00 na performance, 9.13 na composição e 9.13 na interpretação da música/interpretação. Se eles conseguirem trabalhar os twizzles e essencialmente a sequência parcial de passos para um nível superior, então é bom que comecem a considerá-los como uma séria ameaça para os campeonatos nacionais dos Estados Unidos. O lugar de n.º 1 na selecção americana está ao alcance deles para esta temporada.


Na dança livre, Hubbell & Donohue conquistaram uma nota de 107.65pts. Em termos técnicos, este par conseguiu uma prestação promissora e houve apenas um senão: a primeira sequência de passos (7.80pts) foi de nível 2. A sequência de passos na diagonal foi de nível 3 e recebeu 9.03pts. As figuras de elevação atingiram todas o nível 4 e totalizaram 17.25pts. A terceira figura de elevação levou a que lhes fosse aplicada uma dedução automática de um ponto devido ao facto de ter sido ultrapassado o limite de tempo permitido pelas regras. O peão (6.80pts) e os twizzles (8.40pts) também foram de nível 4. Uma coisa que gostei na construção do desenho do esquema é que os dois elementos coreográficos foram distribuídos pelo programa. Eles optaram por um peão coreográfico (2.58pts) como terceiro elemento e por um twizzles coreográfico (2.40pts) no final do programa. As suas médias nos componentes foram excelentes: 9.00 na perícia, 8.81 nas transições, 9.13 na performance, 9.19 na composição e 9.19 na interpretação da música/timing. O juiz n.º 1 é que parece não ter ficado muito convencido pois a nota mais alta que lhes marcou foi um 8.25 na interpretação da música/timing.


No início desta competição esperava-se que o par dinamarquês Fournier-Beaudry & Sorensen estivesse na luta por uma medalha, depois dos bons resultados que têm obtido nas últimas temporadas. O resultado obtido aqui foi desapontante pois ficaram em quarto lugar, a uma distância pontual de 9.49 da medalha de bronze. Na categoria de dança, esse fosso pontual é muito grande.


A medalha de bronze ficou nas mãos do par japonês Kana Muramoto & Chris Reed.


Na categoria de senhoras não faltou animação. A jovem japonesa Marin Honda chegou, viu e venceu na sua estreia no escalão sénior a nível internacional. Honda ficou em primeiro lugar tanto no programa curto como no programa livre e não parecia minimamente incomodada por estar a competir contra atletas muito mais experientes do que ela.


Marin Honda iniciou o seu programa curto com um peão layback (3.00pts) de nível 4, a que se seguiu a combinação de triplo flip+triplo toeloop (10.44pts). Depois ela avançou para o peão flying camel de nível 4 que recebeu 3.90pts. A sequência de passos foi de nível 3 e obteve 4.10pts. Já na segunda metade do programa, ela apresentou o triplo loop (7.01pts) e o duplo axel (4.23pts), tendo assim beneficiado de bónus no valor base. O esquema foi terminado com um peão de combinação com mudança de pé que atingiu o nível 4 e recebeu 4.10pts. As médias obtidas por Honda nos componentes que fazem parte da segunda nota foram fixadas em 7.50 na perícia, 7.25 nas transições, 7.65 na performance, 7.60 na composição e 7.65 na interpretação da música. A sua pontuação total no programa curto foi de 66.90pts.


No programa livre, Marin Honda obteve uma pontuação de 131.52pts. Na primeira metade do esquema, ela efectuou um triplo lutz (6.28pts) e uma combinação de triplo flip+triplo toeloop (10.86pts). Na segunda metade do programa, Honda realizou uma combinação de duplo axel+triplo toeloop (9.34pts), um triplo flip (7.09pts), duplo salchow (1.55pts), um triplo loop (6.59pts) e uma combinação de duplo axel+duplo toeloop+duplo toeloop (6.79pts). O que Honda executou na competição não foi o plano de saltos que ela tinha previsto fazer. O início do programa foi igual ao estipulado mas na segunda metade ocorreram alterações significativas. Em vez do triplo flip isolado, era suposto que Honda tivesse realizado uma combinação de triplo lutz+duplo toeloop+duplo loop. O duplo salchow era suposto ter sido um triplo. A combinação final de duplo axel+toeloop+toeloop era suposto ter sido um axel isolado. No entanto, como ela não arriscou a combinação do lutz teve de improvisar uma solução para não ficar com uma combinação a menos no programa, o que lhe teria custado muitos pontos. A sequência de passos foi de nível 3 e ficou com 3.90pts enquanto a sequência coreográfica lhe garantiu 3.26pts. Os peões foram todos classificados com o nível 4 e permitiram-lhe amealhar um total de 10.90pts. Nos componentes as suas médias fixaram-se em 8.20 na perícia, 7.85 nas transições, 8.25 na performance, 8.10 na composição e 8.20 na interpretação da música.


Mirai Nagasu, quarta classificada nos Jogos Olímpicos de Vancouver em 2010, ficou com a medalha de prata. A sua participação nesta competição tem muito a ver com a luta interna que decorre no seio da equipa dos Estados Unidos para a qualificação para a equipa que irá representar o país nos Jogos Olímpicos de 2018. Para já, as coisas correram bem a Nagasu pois deixou para trás a sua compatriota Karen Chen que teve de contentar-se com o bronze, a 1.22pts da prata.  


Mirai Nagasu obteve uma nota de 63.81pts no programa curto que lhe permitiu segurar o terceiro lugar nessa fase da competição. A grande novidade técnica no reportório de Nagasu foi que ela arriscou um triplo axel logo no início do programa. O axel foi punido com grau de execução negativo e ficou com 6.90pts. O triplo flip foi o segundo elemento e recebeu 3.76pts depois de também ter sido punido com grau de execução negativo. Como combinação de saltos, Mirai Nagasu optou por um triplo lutz+duplo toeloop na segunda metade do esquema. A combinação ficou com o valor base de 8.03pts. A entrada no lutz não foi definida com clareza e o painel técnico não deixou passar isso em branco. O esquema de saltos é, de facto, ambicioso mas com Mirai nunca se sabe… Se ela conseguir melhorar o seu estado de forma e ganhar consistência nas suas prestações talvez tenha hipóteses nos nacionais dos Estados Unidos. A sequência de passos (3.90pts) foi de nível 3 e os peões foram todos de nível 4 (total de 11.70pts. Como médias nos segmentos dos componentes, Mirai conquistou 7.50 na perícia, 7.10 nas transições, 7.35 na performance, 7.60 na composição e 7.35 na interpretação da música.


No programa livre, Mirai Nagasu ficou com uma nota de 119.73pts, que a colocou na segunda posição dessa fase da competição. Dos sete elementos de salto, seis foram punidos com grau de execução negativo. Apenas o triplo loop final foi considerado limpo e recebeu 6.17pts. Os saltos penalizados foram o triplo axel (8.10pts), a combinação de triplo flip+triplo toeloop (7.60pts), triplo salchow (2.40pts), combinação de duplo axel+triplo toeloop+duplo toeloop (7.12pts), triplo lutz (2.52pts) e combinação de triplo flip+duplo toeloop (4.94pts). Mirai tem um problema crónico de falta de rotação e aldraba constantemente a última volta, tornando os saltos incompletos. Ironicamente, a rotação no triplo axel foi completa. Os peões foram todos de nível 4, tendo obtido um total de 12.10pts. A sequência coreográfica rendeu-lhe 2.70pts e a sequência de passos de nível 3 recebeu 3.80pts. Este programa deve ter sido um pesadelo para o painel de juízes pois foi radicalmente alterado do que estava previsto. O elemento de abertura devida ter sido a combinação de triplo flip+triplo toeloop mas ela apresentou o triplo axel. O segundo elemento estava para ser o triplo lutz mas Mirai executou uma combinação de triplo flip+triplo toeloop. Supostamente, a sequência de passos deveria ter sido o quarto elemento mas Mirai fez um peão de combinação com mudança de pé. Onde era suposto realizar uma combinação de triplo loop+duplo toeloop, a patinadora apresentou o triplo lutz isolado. O triplo loop isolado estava planeado como oitavo elemento mas em vez disso Mirai realizou a combinação flip+toeloop. O nono elemento estava previsto ser o peão de combinação mas Mirai fez a sequência de passos. Onde deveria estar um duplo axel isolado, Mirai realizou a sequência coreográfica. Onde era suposto estar a sequência coreográfica, Mirai fez um triplo loop isolado. Resumindo: uma dor de cabeça das grandes. Depois disto tudo, como é que um programa pode ter uma boa avaliação em sede de componentes? É que até a sequência de passos e a sequência coreográfica foram mudadas de sítio! Que coerência pode ter um programa destes? Mesmo assim, Mirai safou-se com médias de 8.05 na perícia, 7.65 nas transições, 7.90 na performance, 8.05 na composição e 7.90 na interpretação da música.


Na categoria masculina, Nathan Chen (Estados Unidos) confirmou todo o favoritismo e venceu a medalha de ouro confortavelmente. Max Aaron, também dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata e o canadiano Liam Firus segurou a medalha de bronze. Desilusão para Takahito Mura (Japão), Michal Brezina (Rep. Checa) e Daniel Samohin (Israel) que ficaram afundados na classificação geral e longe das suas melhores prestações.


Nathan Chen liderou o programa curto com uma nota de 91.80pts. O esquema foi iniciado com um triplo axel (10.10pts), a que se seguiu um peão flying sit (3.80pts) de nível 4. O terceiro elemento foi um peão camel com mudança de pé que foi classificado com o nível 3 e recebeu 3.20pts. Na segunda metade do esquema, Nathan arriscou uma combinação de quádruplo flip+duplo toeloop (13.76pts) que perdeu 1.20pts do valor base devido à aplicação de grau de execução negativo. Depois foi a vez do triplo lutz (7.44pts). Seguidamente, ele realizou a sequência de passos de nível 3 que recebeu 4.60pts. O esquema foi terminado com um peão de combinação com mudança de pé de nível 4 que lhe rendeu 4.50pts. Nos segmentos dos componentes do programa, as suas médias fixaram-se em 8.85 na perícia, 8.80 nas transições, 8.85 na performance, 8.95 na composição e 8.95 na interpretação da música.


Nathan Chen ficou em primeiro lugar no programa livre com uma nota de 183.24pts. Como já vem sendo hábito, Nathan brindou-nos com dois quádruplos logo no início do programa. Ele realizou um quádruplo loop (13.60pts) e um quádruplo lutz (15.80pts). Como terceiro elemento, este patinador efectuou uma combinação de triplo flip+triplo toeloop (10.58pts). Os restantes saltos foram colocados na segunda metade do esquema: combinação de triplo lutz+duplo toeloop (8.87pts), um triplo flip (6.81pts), um duplo toeloop (1.59pts) e uma combinação de triplo axel+duplo toeloop+duplo loop (12.13pts). Na última combinação, o duplo toeloop foi considerado inválido pois já era o terceiro duplo toeloop do esquema e isso corresponde a uma violação da regra conhecida como Zayak para a limitação de repetição do mesmo salto durante um esquema. Todos os peões foram de nível 4 e totalizaram 12.90pts. A sequência de passos foi de nível 3 e recebeu 4.30pts. A sequência coreográfica amealhou 2.98pts. As médias apuradas nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota fixaram-se em 8.75 na perícia, 8.45 nas transições, 8.80 na performance, 9.05 na composição e 8.95 na interpretação da música.


Na categoria de pares a vitória sorriu ao par canadiano composto por Kirsten Moore-Towers & Michael Marinaro. As medalhas de prata e de bronze ficaram com pares da casa: Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim e Chelsea Liu & Brian Johnson respectivamente. Haven Denney & Brandon Frazier surpreenderam pela negativa e terminaram em quarto lugar mas bem longe dos terceiros classificados em termos de pontuação.


Moore-Towers & Marinaro concluíram o programa curto com uma nota de 65.76pts. O triplo twist de nível 1, elemento de abertura, ficou meramente com o valor base de 5.40pts. Os outros elementos beneficiaram de grau de execução positivo. Como saltos lado-a-lado, este par optou pelo triplo toeloop que recebeu 5.14pts. O salto lançado foi um triplo loop que obteve 5.42pts. A sequência de passos (5.02pts), a figura de elevação (5.50pts), a espiral da morte interior (4.76pts) e o peão (5.20pts) foram todos classificados com o nível 4. Em termos de componentes, as médias obtidas fixaram-se em 7.40 na perícia, 7.15 nas transições, 7.25 na performance, 7.35 na composição e 7.50 na interpretação da música.


No programa livre, Moore-Towers & Marinaro ficaram com uma pontuação de 123.00, que os colocou em segundo lugar, atrás de Scimeca-Knierim & Knierim, nessa fase da prova. O par canadiano contou com dois elementos punidos com grau de execução negativo: a tentativa de combinação de duplo axel+loop+triplo salchow (6.30pts) e a segunda figura de elevação (3.40pts). As outras duas figuras de elevação foram de nível 3 e totalizaram 13.00pts. O salto isolado lado-a-lado foi o triplo toe loop (4.58pts). O tripo twist foi de nível 2 e ficou com 6.22pts. Os saltos lançados foram o triplo loop (6.40pts) e o triplo salchow (5.20pts). Os dois peões atingiram o nível 4 e totalizaram 8.84pts. A espiral da morte exterior para trás foi de nível 3 e obteve 5.26pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 2.28pts. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 7.70 na perícia, 7.55 nas transições, 7.70 na performance, 7.80 na composição e 7.70 na interpretação da música.




Senhoras

Vídeos

Marin Honda
Curto

Livre


Mirai Nagasu
Curto

Livre


Karen Chen
Curto

Livre




Resultado final

1.º - Marin Honda (Japão) - 198.42pts
2.º - Mirai Nagasu (EUA) - 183.54pts
3.º - Karen Chen (EUA) - 182.32pts
4.º - Kaori Sakamoto (Japão) - 169.12pts
5.º - Mariah Bell (EUA) - 168.66pts
6.º - Alicia Pineault (Canadá) - 150.52pts
7.º - Brooklee Han (Austrália) - 131.02pts
8.º - Michelle Long (Canadá) - 119.98pts
9.º - Paige Rydberg (EUA) - 119.71pts
10.º - Aimee Buchanan (Israel) - 107.78pts
Desistência - Stephanie Yuung-Shuh Chang (Taipé)

Homens

Vídeos

Nathan Chen
Curto

Livre


Max Aaron
Curto

Livre
Não disponível

Liam Firus
Curto
Livre



Resultado final

1.º - Nathan Chen (EUA) - 275.04pts
2.º - Max Aaron (EUA) - 261.56pts
3.º - Liam Firus (Canadá) - 248.29pts
4.º - Yaroslav Paniot (Ucrânia) - 233.16pts
5.º - Kazuki Tomono (Japão) - 225.30pts
6.º - Timothy Dolensky (EUA) - 214.94pts
7.º - Takahito Mura (Japão) - 205.38pts
8.º - Sean Rabbitt (EUA) - 204.46pts
9.º - Michal Brezina (Rep. Checa) - 193.95pts
10.º - Daniel Samohin (Israel) - 191.20pts
11.º - Bennet Toman (Canadá) - 188.31pts
12.º - Jordan Dodds (Austrália) - 152.70pts
13.º - Andrew Dodds (Austrália) - 143.24pts
14.º - Chih-Sheng Chang (Taipé) - 114.68pts

Pares

Vídeos

Moore-Towers & Marinaro
Curto
Não disponível

Livre



Scimeca-Knierim & Knierim
Curto

Livre



Liu & Johnson
Curto
Não disponível

Livre




Resultado final

1.º - Kirsten Moore-Towers & Michael Marinaro (Canadá) - 188.76pts
2.º - Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim (EUA) - 186.08pts
3.º - Chelsea Liu & Brian Johnson (EUA) - 181.40pts
4.º - Haven Denney & Brandon Frazier (EUA) - 168.47pts
5.º - Paige Conners & Evgeni Krasnopolski (Israel) - 165.38pts
6.º - Deanna Stelatto & Nathan Bartholomay (EUA) - 165.36pts
7.º - Sidney Kolodziej & Maxime Deschamps (Canadá) - 164.32pts
8.º - Sumire Suto & Francis Boudreau-Audet (Japão) - 153.60pts
9.º - Paris Stephens & Matthew Dodds (Austrália) - 84.84pts

Dança

Vídeos

Hubbell & Donohue
Dança curta

Dança livre

Hawayek & Baker 
Dança Curta

Dança Livre 

Muramoto & Reed 
Dança Curta 

Dança Livre 



Fournier-Beaudry & Sorensen 
Dança Curta 

Dança Livre 


Resultado final

1.º - Madison Hubbell & Zachary Donohue (EUA) - 178.80pts
2.º - Kaitlin Hawayek & Jean-Luc Baker (EUA) - 153.55pts
3.º - Kana Muramoto & Chris Reed (Japão) - 151.45pts
4.º - Laurence Fournier-Beaudry & Nikolaj Sorensen (Dinamarca) - 141.71pts
5.º - Carolane Soucisse & Shane Firus (Canadá) - 137.43pts
6.º - Tina Garabedian & Simon Proulx-Senecal (Arménia) - 133.26pts
7.º - Olivia Smart & Adriá Diaz (Espanha) - 132.13pts
8.º - Julie Biechler & Damian Dodge (EUA) - 127.12pts
9.º - Adel Tankova & Ronald Zilberberg (Israel) - 102.59pts

Sem comentários:

Enviar um comentário