quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Fim-de-semana de testes na Rússia 2017

Fim-de-semana de testes na Rússia





A federação russa de patinagem organiza todos os anos sessões de testes onde vários patinadores pré-selecionados, em todas as disciplinas, têm de se apresentar para fazer demonstrações dos seus novos programas perante um grupo de responsáveis federativos e de especialistas técnicos bem como de coreógrafos conceituados. Os testes referentes à temporada 2017/2018 decorreram em Sochi no sul da Rússia.
Como já vem sendo hábito, a federação russa deu um bombom a alguns fãs ao permitir a presença de público no rinque durante algumas sessões dos testes.
Este é sempre um evento muito aguardado por todos os aqueles que acompanham a modalidade com entusiasmo, dada a importância dos patinadores russos no circuito mundial. Normalmente, após a divulgação dos vídeos há sempre lugar a debates acalorados ou a desabafos sobre expectativas frustradas ou manifestações de júbilo com algumas surpresas por parte de quem menos se espera.
Esta temporada, a propósito dos testes, fui fazendo a divulgação de vídeos e partilhando algumas primeiras impressões na página Magia Gelada no facebook. Mas claro está que os seguidores do blogue não ficaram esquecidos e é sempre bom ter os vídeos compilados pois no futuro até dá jeito para consultar a lista e comparar as versões apresentadas nos testes com as que forem efectuadas em competição.

Vamos lá ao que interessa.

A primeira grande notícia sobre os testes teve a ver com par Ksenia Stolbova & Fedor Klimov. Os vice-campeões olímpicos de 2014 patinaram em Sochi mas apenas o fizeram "à porta fechada", ou seja, sem presença de público. Apenas o grupo designado pela federação teve oportunidade de ver os novos programas. Isto aconteceu devido ao facto de Fedor ter estado lesionado. Essa lesão atrapalhou seriamente a preparação deste par durante o Verão pois eles não puderam treinar elementos como o triplo twist ou as figuras de elevação.
Quanto a Yuko Kavaguti & Alexander Smirnov, um dos pares mais acarinhados do circuito, não marcaram presença. Nenhum deles falou publicamente sobre a retirada da patinagem de competição mas parece óbvio que eles já estão a pensar avançar para outras fases da sua vida. Aliás, Alexander Smirnov tem sido visto a trabalhar como treinador de vários jovens.
Anna Pogorilaya esteve em Sochi mas não patinou pois dispensada pela federação. Consta que Anna ainda não recuperou psicologicamente do desaire que sofreu nos mundiais da temporada passada. Entretanto foi anunciado que o veterano treinador Viktor Kundryatsev, renomado especialista em técnica de saltos, está a trabalhar com Pogorilaya apesar de Anna Tsareva se manter como treinadora principal.
Alena Leonova também beneficiou de dispensa por parte da federação russa. A vice-campeã mundial de 2012 teve de receber tratamento hospitalar devido a uma crise renal.
Maxim Kovtun foi outro dos dispensados por motivos de saúde mas no seu caso não encontrei detalhes sobre a situação.
Na categoria de dança, o par Alexandra Stepanova & Ivan Bukin fez as delícias dos fãs com a apresentação da sua nova dança curta mas acabaram por não patinar no dia de apresentação da dança livre conforme estava previsto. É que Ivan ficou doente e estava cheio de febre. Então a federação achou melhor dispensá-los.
Foi com alguma surpresa que vimos Julia Lipnitskaya marcar presença em Sochi. A campeã europeia de 2014 anunciou recentemente a sua retirada da patinagem artística mas aproveitou para apoiar os ex-colegas da selecção nacional e para dar algumas entrevistas sobre o seu adeus às pistas de gelo.



Compilação de vídeos

Categoria de Senhoras

Evgenia Medvedeva
Curto

Livre

Elena Radionova
Curto

Livre


Elizaveta Tuktamysheva
Curto

Livre

Alina Zagitova
Curto

Livre


Maria Sotskova
Curto

Livre



Categoria de Homens

Mikhail Kolyada
Curto

Livre

Sergei Voronov
Curto

Livre

Alexander Samarin
Curto

Livre



Dmitri Aliev
Curto

Livre




Alexander Petrov
Curto


Livre



Andrei Lazukin
Curto

Livre



Categoria de Dança

Bobrova & Soloviev
Curta

Livre


Stepanova & Bukin
Curta


Sinitsina & Katsalapov
Curta

Livre


Zahorski & Guerreiro
Curta

Livre


Popova & Mozgov
Curta

Livre


Ilinykh & Shibnev
Curta

Livre


Evdokimova & Bazin
Curta

Livre


Morozov & Bagin
Curta

Livre


Categoria de Pares

Tarasova & Morozov
Curto

Livre


Zabijako & Enbert
Curto

Livre


Astakhova & Rogonov
Curto

Livre

Efimova & Korovin
Curto

Livre





Sem comentários:

Enviar um comentário