sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Skate America 2012 - Homens (Análise programa curto)

O programa curto masculino teve algumas surpresas no troféu Skate America 2012.
Aqui ficam os resultados e a respectiva análise:

Dia de sorrisos para a delegação japonesa... e tristeza para os checos!

Em actualização

1.º - Yuzuru Hanuy (Japão) --- 95.07pts
O fenómeno japonês está de volta. Depois de ter arrebatado a audiência nos mundiais de Nice, Hanyu regressou à competição em grande estilo. Esta nota de programa curto é, nada mais nada menos, do que record do mundo. Na parte da nota dos componentes, Hanyu obteve 8.64 pela qualidade base da sua patinagem, 8.36 pelas transições e passos de ligação, 8.89 pela performance e execução, 8.68 pela coreografia e 8.79 pela interpretação. Na parte técnica, Hanyu esteve fortissimo. O seu quadruplo toe loop partiu de uma nota base de 10.30 e devido ao grau de execução positivo rendeu-lhe um total de 12.30 nesse elemento. Os peões que executou no esquema totalizaram 11.44. A sequência de passos obrigatória foi classificada de nível 3 e permitiu-lhe amealhar mais 4.37. O triplo axel e a combinação de triplo lutz com triplo toe loop foram realizados na segunda metade do esquema e por isso Hanyu recebeu uns pontos extra (24.11 por esses elementos).
Ainda estamos no primeiro troféu do grande prémio nesta temporada e Hanyu já mandou o recado aos seus adversários: "eu estou aqui para ganhar". O seu carisma é inegável e a sua liberdade de movimentos é extraordinária. Apesar desta nota total estrondosa, a verdade é que Hanyu tem margem para conseguir mais pois podem reparar neste video que nos peões ele teve algumas oscilações e quando corrigir esses problemas vai ter mais pontos devido a um grau de execução superior.

2.º - Takahiko Kozuka (Japão) --- 85.32pts
Kozuka está de volta! A temporada passada foi complicada para ele e não conseguiu resultados ao nível da medalha de prata que conquistou nos mundiais de 2011. Esta estreia no circuito do grande prémio 2012-2013 é muito promissora. O programa em si é muito bonito e tem momentos lindissimos na coreografia. Todos os seus elementos técnicos tiveram um grau de execução positivo, com excepção do quadruplo toe loop. Na nota dos componentes obteve um total de 39.75pts (8.04 quanto à qualidade base da sua patinagem, 7.71 pelas transições e passos de ligação, 8.14 pela performance e execução, 7.93 pela coreografia e 7.93 pela interpretação). Pessoalmente atribuiria um pouco mais de pontos nos segmentos de coreografia e interpretação.

3.º - Jeremy Abbott (EUA) --- 77.71pts
Artisticamente, Abbott é dos patinadores que mais gosto de ver em acção. Coreograficamente, este programa curto não desilude e é tão interessante quanto o da época passada. Os juízes também gostaram da coreografia e atribuíram-lhe 8.36 nesse segmento e 8.43 quanto à respectiva interpretação. O total da nota dos componentes foi de 40.90.
Tecnicamente, o início do esquema não foi perfeito para Abbott pois ele caíu na tentativa de execução do quadruplo toe loop.  Ele teve um ponto de penalização automaticamente descontado por causa da queda. O valor base desse elemento era 7.20 mas ele apenas conseguiu 4.20. O resto correu melhor. A combinação de triplo lutz com triplo toe loop foi sólida (11.10) e no triplo axel amealhou 9.35. Foi pena que nenhum dos seus peões tenha chegado ao nível 4 mas talvez com o decorrer da época esse pormenor seja corrigido. Muito promissor!

4.º - Tatsuki Machida (Japão) --- 75.78pts
Machida provou que não foi ao troféu Skate America meramente para participar e está claramente a assumir-se como um outsider que ainda tem hipóseses de chegar ao pódio. Uma coisa que Machida terá de trabalhar para o futuro é ao nível do grau de execução dos elementos para tentar buscar mais alguns pontinhos. Ao nível dos saltos realizou um triplo axel (10.50) e um triplo lutz (7.00). A sua combinação foi de triplo lutz com triplo toe loop (9.00) mas os juízes consideraram que a definição da entrada do lutz não foi correcta. Ao nível da nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o da interpretação onde obteve 7.57. No geral este patinador esteve muito bem.

5.º - Konstantin Menshov (Russia) --- 73.32pts
Em termos de escolha musical e coreografia, este programa curto é sem dúvida um dos meus favoritos. Na nota técnica Menshov alcançou 39.72pts. O seu triplo axel rendeu-lhe 9.36 e a combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop 16.11. No entanto, Menshov tinha planeado fazer um triplo lutz isolado que não correu bem pois apenas fez um duplo com grau de execução negativo. Dos três peões que efectuou um foi de nível 3 e os restantes de nível 4. Na sequência de passos obrigatória conseguiu 3.10. Na nota dos componentes, o seu segmento mais forte foi o da qualidade base da sua patinagem (7.11). Achei que os juízes podiam ter-lhe dado mais alguma décimas no segmento de coreografia pois parece-me que o programa é original e bem construído. Será difícil a Menshov chegar ao pódio mas ainda tem algumas hipóteses de chegar pelo menos à medalha de bronze.


 
6.º - Michal Brezina (Rep. Checa) --- 69.26pts
7.º - Armin Mahbanoozadeh (EUA) --- 68.27pts
8.º - Alexander Majorov (Suécia) --- 60.48pts
9.º - Tomas Verner (Rep. Checa) --- 58.79pts
Este não foi o dia de Verner. A escolha de música é interessante (banda sonora do filme Drácula) e o fato é praticamente perfeito. Mas falta qualquer coisa. Este Verner nem parece o mesmo que venceu os europeus em 2008 e ficou em 4.ª lugar nos mundiais. Aquela chama que ele costumava ter em competição ultimamente só tem aparecido em exibições. Mas como ainda estamos no início da temporada pode ser que com o passar do tempo as coisas melhorem significativamente para ele. O seu principal problema ao nível técnico foi ter tido três elementos com grau de execução negativo: o quadruplo toe loop (que ainda por cima os juízes consideraram que as 4 rotações não foram completas convenientemente e por isso deram-lhe pontos como se fosse um triplo), a combinação pois Verner não conseguiu fazer o triplo lutz triplo toe loop conforma tinha planeado, e o último peão. O seu melhor elemento técnico foi o triplo axel com 8.79. A nível dos componentes, Verner obteve 34.85pts, sendo que o seus melhores segmentos foram o da qualidade base da sua patinagem e da coreografia.

10.º - Douglas Razzano (EUA) --- 57.06pts

Sem comentários:

Enviar um comentário