sábado, 27 de outubro de 2012

Skate Canada 12 - Senhoras - Final + Análise

A prova de senhoras no troféu Skate Canadá terminou no dia 27-10-2012. Os resultados foram os seguintes:

OURO - Kaetlyn Osmond (Canadá) --- 176.45pts
PRATA - Akiko Suzuki (Japão) --- 175.16pts
BRONZE - Kanako Murakami (Japão) --- 168.04pts
4.º - Elizaveta Tuktamysheva (Russia) --- 168.00pts
5.º - Elene Gedevanishvili (Geórgia) --- 160.52pts
6.º - Ksenia Makarova (Russia) --- 154.11pts
7.º - Gracie Gold (Estados Unidos) --- 151.57pts
8.º - Amélie Lacoste (Canadá) --- 151.44pts
9.º - Caroline Zhang (Estados Unidos) --- 149.87pts 
10.º - Polina Shelepen (Russia) --- 124.29pts

Análise
A competição de senhoras foi muito interessante mas pode-se dizer que houve alguma polémica na atribuição da medalha de ouro. É verdade que Suzuki não vinha bem classificada do programa curto (5.ª) e teve de recuperar os 5,44 pontos que tinha de atraso em relação a Osmond. O programa livre de Suzuki foi sólido, muito bom a nível técnico e artistico e sem qualquer queda.
Suzuki realizou combinação de triplo lutz com duplo toe loop e duplo loop, combinação de duplo axel com triplo toe loop, combinação de triplo flip com toe loop simples, triplo flip, triplo loop, triplo salchow, duplo axel, ou seja, teve 7 elementos técnicos de saltos. Suzuki realizou também 3 peões (um de nível 3 e os restantes de nível 4), uma sequência de passos de nível quatro e a sequência coreográfica que lhe valeu 3.20pts. Comparando o teor técnico do esquema livre, Osmond fez uma combinação de triplo flip com duplo toe loop, tentou um triplo lutz e caiu, combinação de duplo axel com triplo toe loop, triplo salchow, triplo flip e triplo toe loop (saída desequilibrada), finalizando com uma combinação de duplo axel com duplo toe loop e duplo toe loop. Osmond também fez 3 peões (2 de nível 4 e um de nível 3). A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.20pts e a sequência de passos foi de nível 4. O grande problema reside na nota dos componentes. No segmento de performance/execução, Suzuki obteve 7.57 contra 7.61 de Osmond, sendo que convém recordar que Osmond teve uma queda! Um dos juízes chegou ao cúmulo de dar 9.00 na execução do programa de Osmond! Tambem no segmento de interpretação temos algumas dúvidas como é que Osmond pode receber 7.61 contra 7.57 de Suzuki. É que Osmond é uma atleta com um talento inegável mas ainda tem muito que evoluir para chegar à qualidade artistica de Suzuki. A nota dos componentes é que fez a diferença a favor de Osmond.
Murakami teve um programa livre lindo ao som de Astor Piazzola. Sem quedas e demonstrando enorme segurança, Murakami pareceu mesmo determinada em segurar um lugar no pódio mostrando garra e muita atitude competitiva. A nível técnico o seu principal problema foi uma chamada de atenção dos juízes no triplo lutz por ter definido mal a entrada para o triplo lutz e três situações que lhe faltou um bocadinho para conseguir completar a rotação dos saltos. De resto foi um programa que vale a pena rever.
Tuktamysheva só se pode queixar de si própria. Não fora a queda no triplo lutz e teria ficado no pódio. Foi por uma unha negra. Mas que atitude que Tuktamysheva demonstrou! O esquema livre não começou bem mas ela agarrou o resto dos elementos e deixou o erro para trás das costas, lutando por cada pontinho até ao fim. O programa é bonito e a nível de interpretação ela esteve bem. A sua expressão está melhor desde a temporada passada. É claro que ela gostaria de ter vencido esta prova novamente mas é de salientar que este ano a preparação da época foi diferente. Agora ela já compete como senior e tem de pensar em ter o seu pico de forma lá mais para a frente. Portanto, o início desta época também tem sido mais cauteloso. Convém também referir que ela esteve algum tempo a recuperar de uma lesão nos ligamentos.
Uma palavra ainda para Elene Gedevanishvili. O seu programa livre está bem desenhado e ela demonstrou que tem um lado artistico mais desenvolvido do que na temporada passada. No entanto, os erros técnicos traíram-na e ela acabou por cair para a 5.º posição no final.
Nota final: Makarova tem um programa livre extraordinariamente coreografado mas os erros técnicos custaram-lhe caros.

Sem comentários:

Enviar um comentário