sábado, 20 de outubro de 2012

Skate America 2012 - Homens - Resultados finais + Análise

Aqui estão os resultados finais da categoria de individuais masculinos no troféu Skate America 2012:

OURO - Takahiko Kozuka (Japão) --- 251.44
PRATA - Yuzuru Hanyu (Japão) --- 243.74pts
BRONZE - Tatsuki Machida (Japão) --- 229.95pts
4.º - Konstantin Menshov (Russia) --- 212.53pts
5.º - Jeremy Abbott (EUA) --- 211.35pts
6.º - Michal Brezina (Rep. Checa) --- 209.67pts
7.º - Armin Mahbanoozadeh (EUA) --- 203.65pts
8.º - Tomas Verner (Rep. Checa) --- 197.36pts
9.º - Douglas Razzano (EUA) --- 187.73pts
10.º - Alexander Majorov (Suécia) --- 182.42pts

Esta edição do troféu Skate America foi no minímo intensa no que diz respeito à categoria de individuais masculinos. Logo no programa curto assistimos a um momento incrível com Yuzuru Hanyu a bater o record do mundo para a nota mais alta neste segmento da competição. Com a vantagem que conseguiu assegurar para o segundo classificado parecia impossível que Hanyu se fosse embora de Seattle sem o ouro. Mas tal não aconteceu. O seu compatriota Takahiko Kozuka, qual fénix renascida das cinzas, acabou por vencer a classificação geral. A época passada foi muito difícil para Kozuka mas parece que este ano as coisas serão diferentes... para melhor! Outro aspecto que merece destaque é que o Japão conseguiu colocar os seus três atletas no pódio, ou seja, "limparam" as medalhas todas. Parabéns ao país do sol nascente. (salienta-se que o Japão ainda tem Daisuke Takahashi e Nobunari Oda - muita qualidade para tão poucos lugares disponíveis).
Mas se os japonses tiveram razão para ir para casa satisfeitos já o mesmo não se poderá dizer dos checos. Michal Brezina, o vencedor deste troféu no ano passado, desta vez ficou muito longe das medalhas. Já o seu compatriota Tomas Verner também ficou longe de resultados de outros tempos terminando num modesto 8.º lugar. Tanto Verner como Brezina podem ter aqui hipotecado seriamente as suas hipóteses de qualificação para a final do circuito do grande prémio.
Menshov pode regressar à Russia com a sensação de dever cumprido. Os seus programas são interessantes e, no geral, as coisas correram-lhe bem. O seu 4.º lugar serve de "chapada de luva branca" aos responsáveis da federação russa que, no passado, preferiram favorecer Sergei Voronov na selecção nacional em detrimento de Menshov.
Finalmente, Jeremy Abbott ficou sem medalha e só se pode queixar de si próprio. Mais uma vez parece que o seu maior problema é ao nível psicológico. Ele tem o lado técnico e artistico bem equilibrados mas parece que bloqueia psicologicamente em momentos cruciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário